Fundos de Investimento
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 714 times
- Been thanked: 904 times
Re: Fundos de Investimento
Montares uma estratégia de carteira com exposição ao ouro pode fazer sentido, ter em atenção que esse fundo não replica o ouro mas sim um conjunto de matérias-primas preciosas, no entanto sair de um ativo com forte potencial de valorização a longo prazo como as ações dos EUA apenas porque está a passar por uma correção é um erro, devias aliás estar a reforçar, mas como diz o relatório da Morninsgtar -> Mind the Gap => "Os investidores tendem a ter retornos mais baixos do que os fundos onde investem, porque entram e saem nos piores momentos — o "gap" vem do comportamento, não do produto".
https://www.morningstar.com/lp/mind-the-gap
https://www.morningstar.com/lp/mind-the-gap
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Têm razão, estar a vender EUA agora seria um erro, já o deveria ter feito antes. É que tenho 80% de exposição a EUA stocks.
Depois deste reforço no Franklin Gold também fica só com um peso de 2.5%, nem aquece nem arrefece.
Isto são aqueles momentos que nos põem à prova que me levam a pensar em escapatórias para a sangria desatada dos EUA, porque estou extremamente exposto. Mas lets stick to the plan, continuar forte (e cada vez mais pobre)!
Depois deste reforço no Franklin Gold também fica só com um peso de 2.5%, nem aquece nem arrefece.
Isto são aqueles momentos que nos põem à prova que me levam a pensar em escapatórias para a sangria desatada dos EUA, porque estou extremamente exposto. Mas lets stick to the plan, continuar forte (e cada vez mais pobre)!
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 30 times
- Been thanked: 90 times
acho que a maioria das pessoas está na mesma situação, mesmo tendo por exemplo IWDA este tem salvo erro 70% states.
A maioria dos fundos sectoriais é só states.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 714 times
- Been thanked: 904 times
Na listagem da primeira página em fundos de ações globais e temáticos, acrescentei Commodities e coloquei dois fundos de ações de empresas ligadas à mineração de metais preciosos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Exato, só mesmo alguns gatos pingados unicamente expostos a economias emergentes ou apenas Europa. O resto mesmo que estejam em fundos de economias desenvolvidas, levam sempre com exposição aos EUA.superkinas Escreveu: ↑21 abr 2025 22:27 acho que a maioria das pessoas está na mesma situação, mesmo tendo por exemplo IWDA este tem salvo erro 70% states.
É possível alterar o peso dos EUA nos investimentos, é simples fazer um "blend" entre um ETF do S&P500, do stoxx 600 ou (stoxx50) e/ou um ETF mercados desenvolvidos sem EUA. Eu tenho algo parecido e não sou um gato pingado.Lvsitano Escreveu: ↑22 abr 2025 17:22Exato, só mesmo alguns gatos pingados unicamente expostos a economias emergentes ou apenas Europa. O resto mesmo que estejam em fundos de economias desenvolvidas, levam sempre com exposição aos EUA.superkinas Escreveu: ↑21 abr 2025 22:27 acho que a maioria das pessoas está na mesma situação, mesmo tendo por exemplo IWDA este tem salvo erro 70% states.

E se observarmos a performance dos últimos 3 meses de um EXUS ou de um SXRT, por exemplo, acabam por sofrer também por arrasto devido à conjuntura. Podem sofrer menos que um SPYL ou SXR8, mas estão no vermelho também.
Mas concordo, claro está, com a diversificação, ainda para mais no contexto atual.
Não dá nada, é fazer uma conta de dividir.... ou duas se quiseres ter 3 etf em vez de dois.
O que eu faço actualmente é diferente e não aconselho ninguém a fazê-lo a não ser que tenha muito tempo livre em que a única alternativa é estar em frente ao PC.
Daqui a 3/4 anos faço a avaliação, se tiver bons resultados mantenho a estratégia, se não tiver simplifico a coisa, faço um blend com 4 ETF, nomeadamente EUA, Europa, China e India ou 5, juntando um da Asia desenvolvida e Oceania.
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 30 times
- Been thanked: 90 times
se bater ETF de acções globais podes continuar, caso contrário mais vale ir pela simplicidade e ter etf acçoes mundiaisAlex Escreveu: ↑22 abr 2025 21:37Não dá nada, é fazer uma conta de dividir.... ou duas se quiseres ter 3 etf em vez de dois.
O que eu faço actualmente é diferente e não aconselho ninguém a fazê-lo a não ser que tenha muito tempo livre em que a única alternativa é estar em frente ao PC.
Daqui a 3/4 anos faço a avaliação, se tiver bons resultados mantenho a estratégia, se não tiver simplifico a coisa, faço um blend com 4 ETF, nomeadamente EUA, Europa, China e India ou 5, juntando um da Asia desenvolvida e Oceania.
Bater por 0,1% valerá o trabalho? E 1%? 5%?superkinas Escreveu: ↑22 abr 2025 21:41se bater ETF de acções globais podes continuar, caso contrário mais vale ir pela simplicidade e ter etf acçoes mundiaisAlex Escreveu: ↑22 abr 2025 21:37Não dá nada, é fazer uma conta de dividir.... ou duas se quiseres ter 3 etf em vez de dois.

Não é bem assim, deixo o grafico, praticamente desde que o Trump tomou posse.atbreu Escreveu: ↑22 abr 2025 21:32E se observarmos a performance dos últimos 3 meses de um EXUS ou de um SXRT, por exemplo, acabam por sofrer também por arrasto devido à conjuntura. Podem sofrer menos que um SPYL ou SXR8, mas estão no vermelho também.
Mas concordo, claro está, com a diversificação, ainda para mais no contexto atual.
E o EXUS na minha opinão não é equilibrado, o Japão tem quase 20%, a Alemanha tem 8,5%, a Suiça e o Canadá têm mais peso que a Alemanha, não reflete o peso da economia de cada país no mundo, de qualquer forma e apesar de ser um ETF cotado em USD vê-se bem o impacto da ausência dos EUA.

Qual consideras mais equilibrado que o EXUS, caso queiras partilhar?Alex Escreveu: ↑22 abr 2025 22:02Não é bem assim, deixo o grafico, praticamente desde que o Trump tomou posse.atbreu Escreveu: ↑22 abr 2025 21:32E se observarmos a performance dos últimos 3 meses de um EXUS ou de um SXRT, por exemplo, acabam por sofrer também por arrasto devido à conjuntura. Podem sofrer menos que um SPYL ou SXR8, mas estão no vermelho também.
E o EXUS na minha opinão não é equilibrado, o Japão tem quase 20%, a Alemanha tem 8,5%, a Suiça e o Canadá têm mais peso que a Alemanha, não reflete o peso da economia de cada país no mundo, de qualquer forma e apesar de ser um ETF cotado em USD vê-se bem o impacto da ausência dos EUA.
![]()
Obrigado