Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB
Discussão Sobre Mercados
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 814 times
- Been thanked: 1045 times
Re: Discussão Sobre Mercados
Até o Papa é dos EUA 

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 512 times
- Been thanked: 931 times
Hoje está a correr bem lá prós Américas
.
.
- Anexos
-
- Capture.PNG (25.62 KiB) Visto 761 vezes
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1030 times
- Been thanked: 1322 times
...
- Anexos
-
- Screenshot 2025-05-08 at 20.10.19.png (273.62 KiB) Visto 730 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Não precisavas de ler o estudo com detalhe, bastava olhares para a imagem que colocaste, as tarifas do Trump em 2018, afectavam 0,4% das exportações da UE, agora 100%, o mesmo se passa com os restantes paises, parece-me que salta à vista a diferença sem grande analise, não?

Mas para não alongar muito esta conversa é bom voltar ao teu comentário que deu origem ao meu comentário inicial:
As tarifas foram canceladas pelo Trump (algumas) ainda no 1º mandato e outras foram canceladas pelo Biden (por exemplo a UE), por isso das tuas afirmações, alguma são parcialmente corretas, outras são totalmente incorretas.Louie Escreveu: ↑05 mai 2025 10:59 Na verdade, as tarifas já existiam, só foram aumentadas em valor.
Já assistimos a isto em 2018 e os mercados acabaram por assimilar os novos parâmetros.
Aliás, o Biden manteve as tarifas todas que o Trump subiu em 2018 e os mercados continuaram a ir à lua frequentemente.
Também o Biden adotou politicas económicas protecionistas como o Inflaction Reduction Act, Chips Act, etc.
Porque é que "desta vez é diferente"?![]()
É verdade que há diferenças nas taxas entre os blocos, mas sabes globalmente (serviços e bens) quem é que tem mais receita nessas taxas? UE ou os EUA?
Meu caro, se é para desenterrar, então desenterremos mais fundo

É normal que concluas isso quando tens por base a tua ideia que está incorreta.
é melhor ficarmos por aqui

Quero acreditar que não estás de má fé ao misturar factos cronologicamente inconsistentes e que é apenas pura teimosia.
O Biden cancelou as tarifas do Trump à UE, facto. Tendo a UE cancelado as tarifas retaliatórias aos EUA, facto. O Trump regressou e impôs tarifas novas à Europa, facto.
E se queres que as tuas fontes sejam avaliadas deixa o link, é uma boa pratica quando se troca argumentos, e truncar textos como fizeste acima não serve para nada.
Por muitas voltas que dês a realidade não muda, as tarifas que o Trump aplicou agora (valor e abrangência) não tem nada a ver com as de 2018, tu mesmo ao colocares aquela imagem provaste que estás errado.

Amigos como dantes.

- Virtua
Não percebo como é que se fica emocional a discutir factos. É que vocês nem estão a discutir uma ideologia ou algo com diferentes perspectivas.
Deixem uma fonte ou prova do que dizem em vez de dizerem que têm razão.
Eu por exemplo até podia ter aprendido algo com a vossa discussão mas não vi nada palpável sobre o que as tarifas eram ou deixaram de ser no primeiro mandato. Já nem me lembrava que o Trump as tinha imposto.
Relembro que ideia destes fóruns é aumentar a literacia de quem lê, algo que poderia ter acontecido depois de eu ter lido a vossa discussão
Eu por exemplo até podia ter aprendido algo com a vossa discussão mas não vi nada palpável sobre o que as tarifas eram ou deixaram de ser no primeiro mandato. Já nem me lembrava que o Trump as tinha imposto.
Relembro que ideia destes fóruns é aumentar a literacia de quem lê, algo que poderia ter acontecido depois de eu ter lido a vossa discussão

Eu não fiquei emocional. Apenas não gosto que me atirem postas de pescada sem sustentação.
O que eu disse desde o inicio é que as tarifas sempre existiram. Isso é um facto.
O Trump subiu tarifas em 2018 à China, UE, México e Canadá. Perante dúvidas que foram colocadas sobre os 3 últimos, apresentei esses dados e foram desvalorizados por considerarem o valor irrelevante.
O Biden manteve e até agravou algumas tarifas, particularmente à China. Aos restantes parceiros pode ter "reduzido" (não eliminou totalmente).
Trump 2.0 voltou a subir tarifas.
Não trunquei textos nem dados. São factos. Muitos deles do conhecimento geral.
O que se procurou fazer foi descontextualizar e alterar a semântica do que eu referi, falando em tarifas generalizadas e aumentos brutais (whatever that means) e ainda minimizar o défice comercial introduzindo a vertente dos serviços, que não entra nas contas para a história em questão por estarmos a falar de bens. Portanto se alguém procurou truncar a conversa não fui eu.
Aliás, o facto de ter sido eu o único a apresentar fontes e não estar aqui apenas a falar "de cor" é revelador
Edit: da minha parte esta discussão está encerrada.
O que eu disse desde o inicio é que as tarifas sempre existiram. Isso é um facto.
O Trump subiu tarifas em 2018 à China, UE, México e Canadá. Perante dúvidas que foram colocadas sobre os 3 últimos, apresentei esses dados e foram desvalorizados por considerarem o valor irrelevante.
O Biden manteve e até agravou algumas tarifas, particularmente à China. Aos restantes parceiros pode ter "reduzido" (não eliminou totalmente).
Trump 2.0 voltou a subir tarifas.
Não trunquei textos nem dados. São factos. Muitos deles do conhecimento geral.
O que se procurou fazer foi descontextualizar e alterar a semântica do que eu referi, falando em tarifas generalizadas e aumentos brutais (whatever that means) e ainda minimizar o défice comercial introduzindo a vertente dos serviços, que não entra nas contas para a história em questão por estarmos a falar de bens. Portanto se alguém procurou truncar a conversa não fui eu.
Aliás, o facto de ter sido eu o único a apresentar fontes e não estar aqui apenas a falar "de cor" é revelador

Edit: da minha parte esta discussão está encerrada.
1º
"Furthermore, following the United States' announcement that they will remove Section 232 tariffs on EU steel and aluminium exports up to past trade volumes, the European Union will take the steps to suspend its rebalancing measures against the United States. The two sides have also agreed to pause their respective WTO disputes on this issue."
Fonte:
https://ec.europa.eu/commission/pressco ... ip_21_5721
3º
Nem uma, nem outra colocam barreiras alfandegárias (taxas ou quotas) ou impedem qualquer tipo de venda de bens ou serviços nos EUA por parte de empresas estrangeiras ou venda de bens e serviços nos EUA, produzidos por empresas americanas fora dos EUA.
Fonte:
https://www.usda.gov/about-usda/news/pr ... uction-act
https://www.thecgo.org/research/the-pol ... ience-act/
Incorreto, algumas tarifas já existiam, 100% (2025) é diferente de 14,9% (2018).
Fonte:3. In total, all of these special tariffs now cover 14.9 percent of US imports
Getting the full picture of US special protection requires dealing with one other measurement issue. The flip side of the concern over double counting of antidumping and countervailing duties is that earlier use of those same laws had resulted in other, additional imported products being covered by US special tariffs that were not a part of one of Trump’s five actions. Furthermore, most of the antidumping and countervailing duties in effect in 2018 were not imposed by Trump but one of the six preceding administrations—some dating as far back as 1977.
As of 2018, US antidumping and countervailing duties cover 3.7 percent of US imports. Again, 2.3 percentage points of those imports overlap with products also now hit by one or more of Trump’s five special tariffs under other US laws.[5] Thus, 1.4 percentage points of imports were covered by antidumping or countervailing duties alone.
The most important point? Adding up all forms of US special protection implies an estimated 14.9 percent of US imports are covered by tariffs of one form or another in 2018 (figure 1).
2ºLouie Escreveu: ↑02 mai 2025 17:00 Tens aqui uma fonte credível onde podes ver: https://www.piie.com/blogs/trade-and-in ... -takeaways
Incorreto, o Biden suspendeu as tarifas do Trump à UE assim como a UE suspendeu as tarifas retaliatórias aos EUA.
"Furthermore, following the United States' announcement that they will remove Section 232 tariffs on EU steel and aluminium exports up to past trade volumes, the European Union will take the steps to suspend its rebalancing measures against the United States. The two sides have also agreed to pause their respective WTO disputes on this issue."
Fonte:
https://ec.europa.eu/commission/pressco ... ip_21_5721
3º
Incorreto, o Inflaction Reduction Act e o Chips Act não são consideradas politicas econômicas protecionistas.
Nem uma, nem outra colocam barreiras alfandegárias (taxas ou quotas) ou impedem qualquer tipo de venda de bens ou serviços nos EUA por parte de empresas estrangeiras ou venda de bens e serviços nos EUA, produzidos por empresas americanas fora dos EUA.
Fonte:
https://www.usda.gov/about-usda/news/pr ... uction-act
https://www.thecgo.org/research/the-pol ... ience-act/
Para mim a discussão não tem nada de emocional (dai eu não entrar em discussões de futebol), é meramente factual.Virtua Escreveu: ↑09 mai 2025 13:04 Não percebo como é que se fica emocional a discutir factos. É que vocês nem estão a discutir uma ideologia ou algo com diferentes perspectivas.
Relembro que ideia destes fóruns é aumentar a literacia de quem lê, algo que poderia ter acontecido depois de eu ter lido a vossa discussão![]()
Não estou a discutir opiniões, se o amarelo é mais bonito que o castanho, etc...
Estamos a falar de factos, algo concreto, 1+1=2, é ou não é?
Entendi o comentário do Louie ao teu como se as novas politicas do Trump fossem algo que o Biden também tinha feito "apenas" com valores mais altos.
Li os argumentos dele e limitei-me a apontar o que não estava correto, só isso. Estou um bocado saturado das verdades "alternativas", já Goebbels dizia uma mentira repetida 1000 vezes passa a ser verdade, é o que estou a tentar evitar, que se instale uma narrativa sobre algo que não é verdade.
Não é um "ataque" ao Louie, sou da opinião que se deve corrigir a informação que circula no espaço publico da internet, ainda ontem corrigi um artigo do Expresso, como faço sempre que encontro um erro.
- Virtua
Mercados em Pausa com Sinais de Estabilização nas Negociações Comerciais
Os mercados bolsistas norte-americanos encerraram a semana praticamente inalterados, traduzindo uma pausa na recente volatilidade provocada pela intensificação das tensões comerciais. Esta acalmia surge na sequência de novos desenvolvimentos que deixam antever um eventual abrandamento no conflito global em torno das tarifas.
A administração Trump anunciou a celebração de um acordo comercial com o Reino Unido e deixou antever uma redução nas tarifas sobre as importações provenientes da China, revendo em baixa a taxa proposta de 145% para 80%. Contudo, os dados mais recentes das exportações chinesas revelaram uma queda acentuada nos envios para os Estados Unidos em Abril, evidenciando as pressões económicas em curso. Os investidores mantiveram uma postura de cautela perante a aproximação de novas rondas negociais de alto nível entre representantes norte-americanos e chineses, destinadas a aliviar as hostilidades comerciais. Apesar de algum optimismo gerado pelas perspetivas de acordo, os agentes de mercado permaneceram vigilantes face à possibilidade de um regresso da volatilidade após estas conversações.
Este momento de estabilidade evidencia o equilíbrio frágil que os investidores procuram gerir num contexto de incerteza comercial, com o desenrolar das negociações a manter-se como um fator determinante na evolução dos mercados financeiros.
Os mercados bolsistas norte-americanos encerraram a semana praticamente inalterados, traduzindo uma pausa na recente volatilidade provocada pela intensificação das tensões comerciais. Esta acalmia surge na sequência de novos desenvolvimentos que deixam antever um eventual abrandamento no conflito global em torno das tarifas.
A administração Trump anunciou a celebração de um acordo comercial com o Reino Unido e deixou antever uma redução nas tarifas sobre as importações provenientes da China, revendo em baixa a taxa proposta de 145% para 80%. Contudo, os dados mais recentes das exportações chinesas revelaram uma queda acentuada nos envios para os Estados Unidos em Abril, evidenciando as pressões económicas em curso. Os investidores mantiveram uma postura de cautela perante a aproximação de novas rondas negociais de alto nível entre representantes norte-americanos e chineses, destinadas a aliviar as hostilidades comerciais. Apesar de algum optimismo gerado pelas perspetivas de acordo, os agentes de mercado permaneceram vigilantes face à possibilidade de um regresso da volatilidade após estas conversações.
Este momento de estabilidade evidencia o equilíbrio frágil que os investidores procuram gerir num contexto de incerteza comercial, com o desenrolar das negociações a manter-se como um fator determinante na evolução dos mercados financeiros.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 814 times
- Been thanked: 1045 times
EUA e China cortarão tarifas para 30% e 10% por 90 dias
"Os Estados Unidos e a China concordaram em reduzir temporariamente as tarifas sobre produtos do outro país, disseram os dois lados em uma declaração conjunta na segunda-feira".
Baha Breaking News (BBN) / NP
"Os Estados Unidos e a China concordaram em reduzir temporariamente as tarifas sobre produtos do outro país, disseram os dois lados em uma declaração conjunta na segunda-feira".
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
E os mercados a reagir positivamente a essa notícia! Up up.D@emoon Escreveu: ↑12 mai 2025 08:07 EUA e China cortarão tarifas para 30% e 10% por 90 dias