Nos EUA é muito comum o investimento nos mercados de capitais, ao contrário de Portugal, onde é maioritariamente depósitos a prazo e certificados de aforro (não só Portugal).
Lvsitano Escreveu: ↑24 mai 2025 17:51
Nos EUA é muito comum o investimento nos mercados de capitais, ao contrário de Portugal, onde é maioritariamente depósitos a prazo e certificados de aforro (não só Portugal).
O intuito não seria comprar com os EUA ou menos Canadá porque o gráfico esconde algumas coisas nesses dois países.
Visto que é quase obrigatório investir na bolsa e a mentalidade consumista norte americana, temos de medir a literacia financeira complementando outros aspectos.
Para além que, podemos ver a racio da população por rendimento anual.
Eu pessoalmente nem acho tão complexo como literacia financeira. o S&P é um mercado vencedor. Para eles investir dinheiro nos mercado financeiros equivale a ganhar dinheiro. Se crescesses num local em que o teu avô ganhou dinheiro a investir em acções, o teu pai ganhou dinheiro a investir em acções, os teus amigos idem, claro que a pessoa comum tb investe muito facilmente. Nem precisa de mais literacia financeira!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua Escreveu: ↑25 mai 2025 07:36
Eu pessoalmente nem acho tão complexo como literacia financeira. o S&P é um mercado vencedor. Para eles investir dinheiro nos mercado financeiros equivale a ganhar dinheiro. Se crescesses num local em que o teu avô ganhou dinheiro a investir em acções, o teu pai ganhou dinheiro a investir em acções, os teus amigos idem, claro que a pessoa comum tb investe muito facilmente. Nem precisa de mais literacia financeira!!
Sim, é verdade e concordo! A relação dos americanos com a bolsa e investimentos é histórica, igualmente o espírito empreendedor o que faz os EUA, os EUA.
Mas isso não explica porque é que países como Austrália, Nova Zelândia, Suécia têm uma participação acima de 1/3 da população e Singapura nem aparece na lista.
Já tinha partilhado essa imagem no dia 12, só sei que Portugal tem muito mais dinheiro investido do que se dá a entender, faz parte da nossa cultura evitar falar de dinheiro ou revelar onde se investe, cada vez há mais plataformas de investimento que escapam ao radar, sem contar com os mais de 50 mil milhões de euros em offshores
D@emoon Escreveu: ↑25 mai 2025 10:05
Já tinha partilhado essa imagem no dia 12, só sei que Portugal tem muito mais dinheiro investido do que se dá a entender, faz parte da nossa cultura evitar falar de dinheiro ou revelar onde se investe, cada vez há mais plataformas de investimento que escapam ao radar, sem contar com os mais de 50 mil milhões de euros em offshores
Dinheiro em offshores não é propriamente o português comum Aqui vê-se mais como investimento comprar raspadinhas ou apostar no totoloto