Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Reorganizar carteira – mudar corretoras para banco?

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Mrlutz
Registado: 15 jun 2025 18:58
Has thanked: 5 times

Reorganizar carteira – mudar corretoras para banco?

Mensagem por Mrlutz »

Olá a todos,

Sou novo por aqui, por isso antes de mais gostaria de agradecer por este espaço bastante útil onde já aprendi bastante.

Infelizmente, só “acordei” para o mundo do investimento há pouco mais de um ano. Desde então, tenho tentado aprender o máximo possível e coloquei as minhas poupanças para investimento com um horizonte de 10 a 15 anos.

Atualmente, tenho cerca de 50k investidos entre a XTB, Degiro e IBKR, sendo que, acabei por investir maioritariamente em ETF do S&P 500, divididos entre VUAA / SPYL / SXR8 de modo a ter mais diversificação.

Sei que a diversificação de corretoras e ETFs pode ser redundante ou até contraproducente nesta fase, por isso venho pedir a vossa ajuda/opinião, e perdoem-me se a pergunta for de rookie, mas gostava mesmo de ouvir o que fariam no meu lugar.

A ideia que estou a considerar é simplificar tudo: vender o que tenho nas corretoras e passar a investir através de um banco, de forma mais espaçada (trimestral ou semestral), com montantes um pouco maiores.
O objetivo seria ter menos complexidade e centralizar tudo num sítio só, mesmo que isso implique algumas comissões ligeiramente mais altas. A ideia seria chegar daqui a um valor maior, entre 100k-150k, e quando lá chegasse daqui a uns anos depois considerar investir noutro banco ou até mesmo na IBKR. Ha medida que me for aproximando dos 10/15 anos que tenho estabelecido quero também passar a investir mais em ouro e não 100% em equity.

A questão é:
1 - Acham que esta estratégia faz sentido, ou estou a complicar/descomplicar da forma errada?
2 - O Banco Invest é uma boa opção para este tipo de investimento passivo e de longo prazo?
3 - Acham que, tendo apenas cerca de 600€ de lucro, faz sentido vender tudo e reinvestir pelo banco, ou tentar fazer uma transferência de ativos das corretoras?

Agradeço desde já a quem tirar uns minutos para dar uma opinião. Mesmo sendo iniciante, quero construir uma base sólida e conto com a vossa experiência para tomar melhores decisões.

Obrigado!
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 425 times
Been thanked: 48 times

Re: Reorganizar carteira – mudar corretoras para banco?

Mensagem por atbreu »

Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 Olá a todos,

Sou novo por aqui, por isso antes de mais gostaria de agradecer por este espaço bastante útil onde já aprendi bastante.

Infelizmente, só “acordei” para o mundo do investimento há pouco mais de um ano. Desde então, tenho tentado aprender o máximo possível e coloquei as minhas poupanças para investimento com um horizonte de 10 a 15 anos.

Atualmente, tenho cerca de 50k investidos entre a XTB, Degiro e IBKR, sendo que, acabei por investir maioritariamente em ETF do S&P 500, divididos entre VUAA / SPYL / SXR8 de modo a ter mais diversificação.

Sei que a diversificação de corretoras e ETFs pode ser redundante ou até contraproducente nesta fase, por isso venho pedir a vossa ajuda/opinião, e perdoem-me se a pergunta for de rookie, mas gostava mesmo de ouvir o que fariam no meu lugar.

A ideia que estou a considerar é simplificar tudo: vender o que tenho nas corretoras e passar a investir através de um banco, de forma mais espaçada (trimestral ou semestral), com montantes um pouco maiores.
O objetivo seria ter menos complexidade e centralizar tudo num sítio só, mesmo que isso implique algumas comissões ligeiramente mais altas. A ideia seria chegar daqui a um valor maior, entre 100k-150k, e quando lá chegasse daqui a uns anos depois considerar investir noutro banco ou até mesmo na IBKR. Ha medida que me for aproximando dos 10/15 anos que tenho estabelecido quero também passar a investir mais em ouro e não 100% em equity.

A questão é:
1 - Acham que esta estratégia faz sentido, ou estou a complicar/descomplicar da forma errada?
2 - O Banco Invest é uma boa opção para este tipo de investimento passivo e de longo prazo?
3 - Acham que, tendo apenas cerca de 600€ de lucro, faz sentido vender tudo e reinvestir pelo banco, ou tentar fazer uma transferência de ativos das corretoras?

Agradeço desde já a quem tirar uns minutos para dar uma opinião. Mesmo sendo iniciante, quero construir uma base sólida e conto com a vossa experiência para tomar melhores decisões.

Obrigado!
Viva!
Os 3 etfs que referes seguem o sp&500, sem tirar nem pôr! Não conferem à tua carteira qualquer diversificação a não ser uma TER diferente. Pensa nisso e boa sorte.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 359 times
Been thanked: 430 times

Mensagem por Lvsitano »

Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 Atualmente, tenho cerca de 50k investidos entre a XTB, Degiro e IBKR, sendo que, acabei por investir maioritariamente em ETF do S&P 500, divididos entre VUAA / SPYL / SXR8 de modo a ter mais diversificação.
Não é diversificação alguma. Estás a apostar na mesma equipa 3x, só que com custos diferentes.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 Sei que a diversificação de corretoras e ETFs pode ser redundante ou até contraproducente nesta fase, por isso venho pedir a vossa ajuda/opinião, e perdoem-me se a pergunta for de rookie, mas gostava mesmo de ouvir o que fariam no meu lugar.
Teres o capital por várias corretoras não é contraproducente não, desde que não acarrete mais custos, o que eu duvido. De cada compra em alguns casos estás a ter custos.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 A ideia que estou a considerar é simplificar tudo: vender o que tenho nas corretoras e passar a investir através de um banco, de forma mais espaçada (trimestral ou semestral), com montantes um pouco maiores.
Porquê vender? Vais despoletar eventos fiscais sem necessidade, e possivelmente até ter desvalorização. Simplesmente deixas de investir e o que lá fica, está a crescer ao longo dos 10 a 15 anos. Desde que não pagues comissões de custódia de títulos, não vejo porque vender.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 O objetivo seria ter menos complexidade e centralizar tudo num sítio só, mesmo que isso implique algumas comissões ligeiramente mais altas. A ideia seria chegar daqui a um valor maior, entre 100k-150k, e quando lá chegasse daqui a uns anos depois considerar investir noutro banco ou até mesmo na IBKR. Ha medida que me for aproximando dos 10/15 anos que tenho estabelecido quero também passar a investir mais em ouro e não 100% em equity.

A questão é:

Obrigado!
O banco Invest não tem custódia de títulos logo só irás ter o custo da aquisição das UPs, mas se vais fazer compra semestral ou anual não fará grande diferença (desde que não sejam valores demasiados baixos). Como já respondi anteriormente, não faz sentido vender. Se conseguires transferir todo o portfolio sem custos é uma opção. Tens de analisar essa possibilidade, os custos, e se o Invest comercializa todos os títulos que deténs.

Em relação à estratégia de ir reduzindo o investimento em ações, parece-me ok, ouro apenas é que não.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 511 times
Been thanked: 930 times

Mensagem por JRJordao »

atbreu Escreveu: 15 jun 2025 20:07 Os 3 etfs que referes seguem o sp&500, sem tirar nem pôr! Não conferem à tua carteira qualquer diversificação a não ser uma TER diferente.
Lvsitano Escreveu: 15 jun 2025 20:09 Não é diversificação alguma. Estás a apostar na mesma equipa 3x, só que com custos diferentes.
Está a diversificar em emitentes (falência) e corretoras (fraude), mas não em mercado (valorização).
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 15 jun 2025 20:16 Está a diversificar em emitentes (falência) e corretoras (fraude), mas não em mercado (valorização).
Aí seria mais correto redução de risco do que diversificar ;)
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 511 times
Been thanked: 930 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 15 jun 2025 20:33
JRJordao Escreveu: 15 jun 2025 20:16 Está a diversificar em emitentes (falência) e corretoras (fraude), mas não em mercado (valorização).
Aí seria mais correto redução de risco do que diversificar ;)
Diversificar nas empresas que podem dar o berro :lol:

De acordo.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Estaria mais preocupado com liquidação ou fusão de ETFs do que falência das gestoras do ETF. Imagina investires num ETF, já tens ali 1 década de investimento, e a gestora lembra-se a liquidar o fundo... Em ETFs da Amundi parece que esse pesadelo é mais realista.
Mrlutz

Mensagem por Mrlutz »

Sim, expliquei-me mal, sei que todos replicam o sp500, queria dizer que neste caso estava a diversificar nas corretoras e nos emissores, caso alguma coisa dê para o torto não ter tudo no mesmo cesto. Mas já mudei de ideias dai estar a querer colocar tudo no banco invest.

E a razão de querer vender seria porque apenas tenho esses tais 600€ de lucro neste momento, seria simplificar essa parte, ter tudo no mesmo sitio, num banco portuguÊs com balcão e mesmo com mais facilidade na altura de preencher o IRS.
Mas pelo que vejo e caso não esteja a perceber mal, se vendesse todas as minhas posições nas 3 corretoras e quisesse depositar no Invest, iria pagar cerca de 70€ só para depositar esses 50k no VUAA por exemplo. Isso já seria bastante a meu ver...
Lvsitano Escreveu: 15 jun 2025 21:04 Estaria mais preocupado com liquidação ou fusão de ETFs do que falência das gestoras do ETF. Imagina investires num ETF, já tens ali 1 década de investimento, e a gestora lembra-se a liquidar o fundo... Em ETFs da Amundi parece que esse pesadelo é mais realista.
O que acontece nesse caso?

E em relação a não investir apenas em Ouro à medida que nos vamos aproximando da idade da reforma, o que sugeres? também bonds? Eu estava a pensar em algo mais 60% equity -40% ouro (Etf)
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 21:32 Sim, expliquei-me mal, sei que todos replicam o sp500, queria dizer que neste caso estava a diversificar nas corretoras e nos emissores, caso alguma coisa dê para o torto não ter tudo no mesmo cesto. Mas já mudei de ideias dai estar a querer colocar tudo no banco invest.

E a razão de querer vender seria porque apenas tenho esses tais 600€ de lucro neste momento, seria simplificar essa parte, ter tudo no mesmo sitio, num banco portuguÊs com balcão e mesmo com mais facilidade na altura de preencher o IRS.
Se venderes tudo agora, vais ter uma chatice a preencher o IRS :lol: A mesma que estás a querer evitar.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 21:32 Mas pelo que vejo e caso não esteja a perceber mal, se vendesse todas as minhas posições nas 3 corretoras e quisesse depositar no Invest, iria pagar cerca de 70€ só para depositar esses 50k no VUAA por exemplo. Isso já seria bastante a meu ver...
Na verdade 78€. Mas é fácil de reduzir, se optares pelo SPXS ou CSPX. Nesses casos como estão cotados em Amesterdão, pagarias 52€ pelo mesmo investimento.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 21:32 O que acontece nesse caso?
O ETF é liquidado ao preço que estiver no mercado e recebes o valor. Se estiver desvalorizado, paciência. Se tinhas uma estratégia a longo prazo, paciência :lol:
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 21:32 E em relação a não investir apenas em Ouro à medida que nos vamos aproximando da idade da reforma, o que sugeres? também bonds? Eu estava a pensar em algo mais 60% equity -40% ouro (Etf)
Vai depender muito da tua perspectiva de vida. Uma pessoa normalmente depois da reforma ainda costuma durar talvez uns 20 anos, aí ainda faz sentido um investimento acionista. Mas para quem quer estar a fazer resgates constantes para viver a vida, é optar por investir em baixa volatilidade. Bonds seria uma opção. Atenção que não estou a dizer para resgatares todo o capital em ETF no dia da reforma e aplicar o mesmo em bonds, o que já foi investido até é aí é ganho, apenas começar a alterar os investimentos daí em diante.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 166 times

Mensagem por Louie »

Lvsitano Escreveu: 16 jun 2025 08:37 Bonds seria uma opção. Atenção que não estou a dizer para resgatares todo o capital em ETF no dia da reforma e aplicar o mesmo em bonds, o que já foi investido até é aí é ganho, apenas começar a alterar os investimentos daí em diante.
Aproveitando esta deixa, de modo a manter as coisas simples agora e no futuro (resgates) uma opção poderá ser começar a investir nos Vanguard Life Strategy, consoante a alocação que vás querendo de Bonds com o avançar do tempo.
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 78 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por Kosta »

Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 1 - Acham que esta estratégia faz sentido, ou estou a complicar/descomplicar da forma errada?
Não tem mal nenhum querer simplificar as coisas de modo a ficar tudo bem organizado em apenas um banco/corretora, se isso te facilita na hora de consultar e te deixa mais tranquilo pelo facto de teres um local onde te dirigir para reclamar vai em frente.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 2 - O Banco Invest é uma boa opção para este tipo de investimento passivo e de longo prazo?
Sim, o Invest é uma opção válida porque não cobra guarda de títulos, no entanto deves equacionar as plataformas de trading do Best ou Carregosa porque as comissões de compra e venda são mais baixas.
Mrlutz Escreveu: 15 jun 2025 19:07 3 - Acham que, tendo apenas cerca de 600€ de lucro, faz sentido vender tudo e reinvestir pelo banco, ou tentar fazer uma transferência de ativos das corretoras?
Se decidires avançar o melhor é liquidar tudo e voltar a comprar o mais rápido possível, gastas umas dezenas de €€€ em comissões e mais uns trocos pelo spread, nada de relevante e poupas a chatice de transferir os ativos.
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 67 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por paulsky »

A questão é:

Obrigado!
1. Acho que faz sentido, principalmente se ultrapassar os 20K garantidos pelas corretoras. Tambem é bom no caso se por exemplo uma das contas for temporariamente bloqueada por alguma razão técnica entre outros.
2. O Banco Invest é porreiro, tens mais assistência e utiliza o Interactive Brokers (pelo Invest Btrader) no entanto nota que é mais caro do que as outras corretoras...
3. Depende... tens de ver qual o custo da transferência de ativos... Pode ficar caro se tiveres mtos investimentos...

Eu recomendo a abrires conta na corretora que pretendes, e lentamente tentar recomeçar o teu portfólio la, e ao mesmo tempo continuas com as outras corretoras ate fazer sentido mover ou vender as mesmas...
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 84 times
Been thanked: 73 times

Mensagem por Carlos R »

A questão é:

Obrigado!
Olá
1. Acho que não estás a complicar nada. Estás a querer arrumar a casa aos investimentos, em vez de deixares várias contas abertas. Faz sentido.
2. Sim. É uma opção. Pagas mais pela compra e venda, mas se reduzires as compras ao longo do ano, realizando por valores maiores (qualquer coisa acima de 2-3k de cada vez penso já compensar os custos). Há que considerar tambem que estes custos são dedutiveis aquando da venda e preenchimento do IRS. Está lá um campo para isso.
3. Podes tentar a transferência, era melhor. Incorres em menos custos. Mas por esses valores também não é grave vender e recomprar. Incorres em mais valias, mas tens até ao final do ano para gerir o tax harvesting. Ou seja, se alguma posição que abrires estiver em perda no final do ano, vendes novamente e recompras logo a seguir para baixar as mais valias a pagar.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Mrlutz

Mensagem por Mrlutz »

Carlos R Escreveu: 18 jun 2025 22:13 Olá
1. Acho que não estás a complicar nada. Estás a querer arrumar a casa aos investimentos, em vez de deixares várias contas abertas. Faz sentido.
2. Sim. É uma opção. Pagas mais pela compra e venda, mas se reduzires as compras ao longo do ano, realizando por valores maiores (qualquer coisa acima de 2-3k de cada vez penso já compensar os custos). Há que considerar tambem que estes custos são dedutiveis aquando da venda e preenchimento do IRS. Está lá um campo para isso.
3. Podes tentar a transferência, era melhor. Incorres em menos custos. Mas por esses valores também não é grave vender e recomprar. Incorres em mais valias, mas tens até ao final do ano para gerir o tax harvesting. Ou seja, se alguma posição que abrires estiver em perda no final do ano, vendes novamente e recompras logo a seguir para baixar as mais valias a pagar.
Muito obrigado Carlos.

Duas questões, se fizer a venda dos ativos nas 3 corretoras e depois fechar a conta, no final do ano na altura do IRS recebo sem problema os relatorios no e-mail para ajudar ao preenchimento do IRS? Ou aconselham a fechar as contas só quando essa parte estiver resolvida?

A outra questão é se acham irresponsável ter todo o investimento num único sitio (banco invest), ou se o grau de risco acaba por ser o mesmo ?

Obrigado
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Eu se fosse a ti não encerrava as contas até teres os relatórios anuais. O encerrares a conta depois pode trazer dificuldades nisso. Na teoria deverias receber na mesma, na prática não sei se é bem assim. Desde que não acarrete custos nenhuns, não vejo problema. Se acarretar custos, podes sempre usar o extrato mensal do mês de venda, que vai ter lá o que necessitas em relação à venda.

Quando compras ETFs no Invest, os mesmos não são do banco, são teus. Se o Invest falisse, os títulos seriam transferidos para outra instituição, e sendo um banco nacional seria bem mais fácil resolver isso. O risco da emissora do ETF falir é independente do banco ou corretora. Por isso não vejo nenhum problema em teres tudo num só banco ou corretora, desde que seja credível.
Responder