Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

ETFs Com Dividendos

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Re: ETFs Com Dividendos

Mensagem por Virtua »

Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 Volto a dizer que em termos de eficiência fiscal o acc é a escolha certa mas para quem acumulou capital apreciável e não quer mexer nas UPS, para não entrar no capital, o dist. faz sentido.
Esquece isso, no início. Estamos a ver um caso específico. Concordamos que no início é vantajoso. Avancemos.
Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 para não entrar no capital, o dist. faz sentido.
Mas a minha questão é que não faz sentido. Este caso especifico. Vamos-nos focar nisto!!
Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 Os 80€ será dinheiro na conta, proveniente de distribuições, e que foi aplicado a preço de saldo.
A minha questão é essa. Esses 80 euros são provenientes de uma distribuição sem penalização no valor da up? Em Portugal NUNCA, mas NUNCA é vantajoso!!

Pergunta: Sabes que quando há uma distribuição o valor da UP corrige em baixa pelo mesmo valor?

Se houver uma distribuição de 80 euros a venda do fundo Inc vai ser 80 euros abaixo do fundo ACC porque já distribui o capital. Ou seja, o fundo sera vendido a 40 euros. 120 - 80 = 40).

(esta conversa é útil para me ajudar a fazer um artigo sobre isto!!)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Guernica
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 26 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 15 jun 2025 22:05
Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 Volto a dizer que em termos de eficiência fiscal o acc é a escolha certa mas para quem acumulou capital apreciável e não quer mexer nas UPS, para não entrar no capital, o dist. faz sentido.
Esquece isso, no início. Estamos a ver um caso específico. Concordamos que no início é vantajoso. Avancemos.
Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 para não entrar no capital, o dist. faz sentido.
Mas a minha questão é que não faz sentido. Este caso especifico. Vamos-nos focar nisto!!
Guernica Escreveu: 15 jun 2025 17:38 Os 80€ será dinheiro na conta, proveniente de distribuições, e que foi aplicado a preço de saldo.
A minha questão é essa. Esses 80 euros são provenientes de uma distribuição sem penalização no valor da up? Em Portugal NUNCA, mas NUNCA é vantajoso!!
Pergunta: Sabes que quando há uma distribuição o valor da UP corrige em baixa pelo mesmo valor?
Se houver uma distribuição de 80 euros a venda do fundo Inc vai ser 80 euros abaixo do fundo ACC porque já distribui o capital. Ou seja, o fundo sera vendido a 40 euros. 120 - 80 = 40).
(esta conversa é útil para me ajudar a fazer um artigo sobre isto!!)
A uma distribuição segue-se uma descida no preço regra geral igual a distribuição. Por vezes o valor ex-dividendo não desconta totalmente a distribuição o que é uma vantagem.
A tributação da distribuição pode não ser feita no momento, depende do domicílio da corretora e é recomendado o uso de produtos domiciliados na Irlanda ou Luxemburgo, permitindo diferir-se o pagamento para o momento do acerto de contas com o fisco.
Guernica
Guernica

Mensagem por Guernica »

O que precisamos em Portugal é de algo equivalente as famosas contas ISA do Reino Unido.
Em Portugal receber distribuições mensais ou trimestrais é proibitivo devido ao imposto que imediatamente é retido no pagamento.
Portugal precisa de impostos altos e muitos para manter o satus quo em vigor.
Guernica
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 132 times
Been thanked: 101 times

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 12 jun 2025 21:31 A resposta a isto é simples. Dêem-me um caso e eu provo matematicamente como o não dividendo é superior. Daria um bom artigo.

Façam o vosso melhor
É um tema que tenho estudado e a comparação não é fácil e passo a explicar.
Um ETF focado na distribuição de dividendos escolhe empresas que normalmente fazem distribuição de dividendos generosos, um ETF de indice de acumulação não.
Comparando o EUNL com o VDIV, verificas que o VDIV é melhor em YTD, 1 ano e 5 anos, nos 3 anos estão sensivelmente idênticos e no máximo ( 9 anos) é o EUNL que leva a melhor.

Agora é fazer o seguinte exercício (ainda não fiz por falta de tempo, vim hoje de férias), investes 1M€ e as tuas despesas anuais são de 40K€, sendo que para efeitos de ter os 40k€ de rendimento vou considerar a venda do EUNL nas datas de 1 de março, 1 de junho, 1 de setembro e 1 de Dezembro ( o VDIV faz pagamento de dividendos nesses meses).

Escolhi o VDIV e o EUNL porque apesar de não terem o mesmo peso nas várias geografias parecem-me os mais abrangentes.

neste gráfico a rentabilidade do VDIV inclui os dividendos:
Imagem

neste gráfico não inclui:

Imagem

A olho parece-me que o VDIV é mais interessante.
Última edição por Alex em 20 jun 2025 17:37, editado 1 vez no total.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 512 times
Been thanked: 930 times

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 20 jun 2025 17:29 É um tema que tenho estudado e a comparação não é fácil e passo a explicar.
Um ETF focado na distribuição de dividendos escolhe empresas que normalmente fazem distribuição de dividendos generosos, um ETF de indice de acumulação não.
Porque não comparar "o mesmo" ETF nas duas versões? Como SXR8 e IUSA? Neste caso, o cabaz de empresas será igual, certo?

Mas a valorização do ETF é só uma parte da questão. O imposto que se paga sobre o rendimento é que é totalmente diferente. Tem de se comparar o rendimento líquido.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 20 jun 2025 17:36
Alex Escreveu: 20 jun 2025 17:29 É um tema que tenho estudado e a comparação não é fácil e passo a explicar.
Porque não comparar "o mesmo" ETF nas duas versões? Como SXR8 e IUSA? Neste caso, o cabaz de empresas será igual, certo?
Até pode ser igual mas eu nunca compraria um ETF de distribuição que não esteja focado na maximização do valor a distribuir, até já tenho os ETF escolhidos (VDIV e IDVY).

O IUSA tem nos últimos 5 anos um dividendo entre 1,12% e 1,51%, é curto.....
O VDIV tem nos últimos 5 anos um dividendo entre 4,63% e 5,28%.

Se quero viver dos dividendos escolho empresas ou ETF que maximizam esse valor, assim como quando quero apostar no crescimento escolho empresas/ETF que potenciam essa vertente.

Imagem
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 20 jun 2025 17:46 Até pode ser igual mas eu nunca compraria um ETF de distribuição que não esteja focado na maximização do valor a distribuir, até já tenho os ETF escolhidos (VDIV e IDVY).

O IUSA tem nos últimos 5 anos um dividendo entre 1,12% e 1,51%, é curto.....
O VDIV tem nos últimos 5 anos um dividendo entre 4,63% e 5,28%.

Se quero viver dos dividendos escolho empresas ou ETF que maximizam esse valor, assim como quando quero apostar no crescimento escolho empresas/ETF que potenciam essa vertente.
Compreendo, mas se queremos fazer uma comparação "pura" de valorização entre ACC e DIST (penso ser esse o objetivo do Virtua), temos de comparar o mesmo cabaz de ativos. Senão, os resultados são "contaminados" pela diferença do cabaz.

Não é melhor primeiro apostar em força no crescimento, e depois viver de pequenas vendas desse enorme crescimento acumulado, com uma tributação muitíssimo inferior à dos dividendos? Isto para uma situação fiscal regular, creio que tu tens umas isenções especiais.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 20 jun 2025 18:05 Compreendo, mas se queremos fazer uma comparação "pura" de valorização entre ACC e DIST (penso ser esse o objetivo do Virtua), temos de comparar o mesmo cabaz de ativos. Senão, os resultados são "contaminados" pela diferença do cabaz.
Eu quero comparar estratégias e não os mesmo activos com e sem distribuição, se quero viver dos rendimentos escolho activos que maximizem essa estratégia , se quero fazer crescer o meu patrimônio escolho activos que maximizem essa vertente. Parece-me que os activos a escolher são provavelmente diferentes. ;)

JRJordao Escreveu: 20 jun 2025 18:05 Não é melhor primeiro apostar em força no crescimento, e depois viver de pequenas vendas desse enorme crescimento acumulado, com uma tributação muitíssimo inferior à dos dividendos? Isto para uma situação fiscal regular, creio que tu tens umas isenções especiais.
Não discordo de ti, mas depende da realidade de cada um (idade, patrimônio acumulado, despesas, etc...), os meus filhos com 22 e 25 anos é 100% no crescimento, eu com 59 anos tenho um misto (rendimento e crescimento) , como já referi no meu tópico, quero ter na vertente de rendimento um valor anual equivalente às minhas despesas do dia-a-dia anuais, a vertente de crescimento é para deixar de herança e a reforma é um bônus. :D

Infelizmente esse beneficio fiscal acaba a 31/12/2028, depois é igual a qualquer residente fiscal português
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por Virtua »

Alex Escreveu: 20 jun 2025 18:28 Eu quero comparar estratégias e não os mesmo activos com e sem distribuição, se quero viver dos rendimentos escolho activos que maximizem essa estratégia , se quero fazer crescer o meu patrimônio escolho activos que maximizem essa vertente.
Mas eu não estou a falar de investir com estratégias diferentes (tb podemos discutir isso). Estou a falar de ACC vs Dist. Um fundo pode-se focar em por exemplo dividend aristocrats e ser acc. Não confundamos as coisas, uma coisa é a estratégia, outra é a forma de distribuição do capital.

O que eu disse que é clear cut foi ACC vs INC em Portugal, em que acc é sempre melhor que inc.

Por outro lado, estratégias já pode ser alvo de discussão!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Alex

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 20 jun 2025 18:52
O que eu disse que é clear cut foi ACC vs INC em Portugal, em que acc é sempre melhor que inc.
Depende do que estiver a ser comparado, se só tiveres SXR8 ou IUSA, considerando as novas regras de IRS talvez sim.
Mas estas regras podem mudar, não é liquido que se mantenham, suspeito que ao vir uma crise em que as finanças publicas fiquem desiquilibradas, acabem com estas reduções.

E ao venderes no 1º ano, se tiveres mais valias pagas os mesmos 28% além dos custos de venda, acredito que a diferença é residual mas como te digo, com tempo faço uma simulação com os 2 ETF acima referidos a partir de 2020. ;)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 360 times
Been thanked: 430 times

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 21 jun 2025 14:49 Mas estas regras podem mudar, não é liquido que se mantenham, suspeito que ao vir uma crise em que as finanças publicas fiquem desiquilibradas, acabem com estas reduções.
Infelizmente é um dos males deste país: a instabilidade fiscal. As coisas mudam ao sabor da maré, ou melhor dizendo, dos governos. Temo que se houver uma mudança de governo mais à esquerda no futuro, esta medida seja para cair logo. Todos os partidos de esquerda são contra estas reduções fiscais pois no ponto de vista deles "é ajudar os ricos e poderosos".
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 21 jun 2025 14:49 E ao venderes no 1º ano, se tiveres mais valias pagas os mesmos 28% além dos custos de venda, acredito que a diferença é residual mas como te digo, com tempo faço uma simulação com os 2 ETF acima referidos a partir de 2020. ;)
Dividendos são apenas rendimento tributado.

Uma venda inclui capital + rendimento. Recebendo-se o mesmo valor, realizou-se menos rendimento.
Guernica

Mensagem por Guernica »

Desculpem interromper mas não vale mesmo a pena discutir se em Portugal compensa mais o distributivo ou o ACC. Este último é claramente o mais rentável devido ao reinvestimento dos dividendos sem tributação.
Em países como o UK e EUA existem regimes especiais que permitem viver-se de dividendos sem tributação (até determinados montantes bem generosos - p. ex. UK a conta ISA é 20.000 € de investimento anual com isenção de impostos).
Em Portugal temos que pagar o imposto de 28% no momento da distribuição e andasse sempre a pensar numa estratégia de eficiência fiscal que nem sempre existe, tendo-se que pagar os 28% no caso dos escalões de IRS mais elevados, sendo a desgraça ainda maior caso exista a realização de mais valias que serão tributadas pelo valor mais elevado.
Guernica
Guernica

Mensagem por Guernica »

Alex Escreveu: 20 jun 2025 17:46
JRJordao Escreveu: 20 jun 2025 17:36
Alex Escreveu: 20 jun 2025 17:29
Até pode ser igual mas eu nunca compraria um ETF de distribuição que não esteja focado na maximização do valor a distribuir, até já tenho os ETF escolhidos (VDIV e IDVY).
Porque não apenas o VDIV com melhor rentabilidade a não ser que pretendas uma exposição acrescida à europa.
Guernica
Alex

Mensagem por Alex »

Guernica Escreveu: 23 jun 2025 17:12 Porque não apenas o VDIV com melhor rentabilidade a não ser que pretendas uma exposição acrescida à europa.
Vários motivos, um é que nos últimos 3 anos o IDVY tem estado melhor, outro é que no VDIV pago 15% de IRS sobre os dividendos, no IDVY pago 0 (infelizmente é só até 31/12/2028) e por fim, diversificação.
Responder