Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 544 times
Been thanked: 978 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Taxa para agosto: 1,987%
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 83 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por pge »

Em relação aos depósitos se calhar até já começa a valer a pena.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 28 jul 2025 17:44 Em relação aos depósitos se calhar até já começa a valer a pena.
Ainda há bastantes depósitos a prazo com 2,50% TANB ou mais.

E um seguro PPR com ~3% TANB a um ano.
m0nam3
Registado: 25 mar 2024 10:56
Has thanked: 12 times

Mensagem por m0nam3 »

Olá a todos,

Sou um pequeno investidor com perfil conservador, e estou a tentar proteger e rentabilizar as minhas poupanças sem correr grandes riscos. Tenho acompanhado os Certificados de Aforro Série F, que neste momento estão a render cerca de 2,07% brutos, com garantia do Estado.

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre este tipo de investimento, especialmente nestes tempos em que a Euribor tem vindo a descer e há alguma incerteza política e económica, tanto cá como lá fora.

Algumas dúvidas que tenho:

1 - Acham que os Certificados de Aforro continuam a ser uma boa escolha para quem procura segurança?
2 - A descida da Euribor pode tornar este produto pouco interessante a médio prazo?
3 - Alguém aqui está a complementar com outros produtos seguros, como depósitos a prazo ou fundos conservadores?
4 - Como veem o impacto da instabilidade política (Portugal, EUA, guerras, etc.) nestes investimentos?
5 - Que estratégias usam para manter liquidez e segurança ao mesmo tempo?

Agradeço desde já todas as partilhas e conselhos. Estou a tentar construir uma estratégia sólida e tranquila para o futuro, e acredito que a troca de experiências pode ajudar bastante.

Um abraço a todos!
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

neste momento estão a render cerca de 2,07% brutos
2,011% este mês, 1,987% em agosto, prevendo-se continuar a cair até meados de 2026.

1 - Há produtos de capital garantido mais rentáveis, nomeadamente contas remuneradas e depósitos a prazo.

2 - Já não é muito interessante agora, e vai piorar antes de melhorar.

3 - Tenho CA série E, contas remuneradas, depósitos a prazo, seguros financeiros e fundos imobiliários.

4 - Uso produtos em EUR de capital garantido ou baixa volatilidade para não me chatear com isso. Nem tenho paciência para noticiários. Os CA existem desde 1960 e já passaram por muito. Impactos podem sempre existir, mas a probabilidade é muito menor que em "produtos de risco".

5 - Os vários produtos indicados no ponto 3 + cartões de crédito sem custo e com cashback.

Sem produtos de maior risco (ex: ETF de ações), não conseguirás aumentar significativamente o teu património com investimento. Não querendo com isto insinuar que estás obrigado a recorrer a eles, há outros caminhos possíveis (ex: rendimento de trabalho muito superior às despesas durante décadas).

Deves investir no que compreendes e te deixa confortável, diversificando e ajustando a % por tipo de produto.
Última edição por JRJordao em 30 jul 2025 13:06, editado 1 vez no total.
colmeias
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 27 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por colmeias »

m0nam3 Escreveu: 30 jul 2025 12:04 Olá a todos,

1 - Acham que os Certificados de Aforro continuam a ser uma boa escolha para quem procura segurança?
2 - A descida da Euribor pode tornar este produto pouco interessante a médio prazo?
3 - Alguém aqui está a complementar com outros produtos seguros, como depósitos a prazo ou fundos conservadores?
4 - Como veem o impacto da instabilidade política (Portugal, EUA, guerras, etc.) nestes investimentos?

Agradeço desde já todas as partilhas e conselhos. Estou a tentar construir uma estratégia sólida e tranquila para o futuro, e acredito que a troca de experiências pode ajudar bastante.

Um abraço a todos!
Boa Tarde Amigo, vou partilhar a minha opinião, para o momento actual, neste momento Certificados de Aforro, não é nada interessante, para alem da rentabilidade ser muito baixa a cada 3 meses tens que entregar 28% de retenção.

Neste momento:
Faz uma analise a Fundos de Investimento de Obrigações, ETFs de Obrigações, diversificados. E podes usar correctoras ou bancos estrangeiros, para não pagares guarda de titulos em ETFs.

E tambem podes usar ETF mistos a Vanguard tem alguns muito interessantes.

JRJordão:
"Sem produtos de maior risco (ex: ETF de ações), não conseguirás aumentar significativamente o teu património com investimento. Não querendo com isto insinuar que estás obrigado a recorrer a eles, até porque há outros caminhos possíveis (ex: rendimento de trabalho muito superior às despesas durante décadas)."

Eu tenho de comentar esta frase do nosso Grande Amigo JRJordão, que já me ajudou bastante e que eu preso muito, mas é muito conservador. Quando falamos de ETF de indices tipo SP500 ou MSCI, nunca podemos falar em grande risco no medio e longo prazo, sabemos que tem uma valorização media nos ultimos 50 anos de 10% anual. Produtos de risco são Turbo Warrants, Futuros, Opções e Forex.
Em Relação ao rendimento do trabalho, quando falas em Muito superior, dependo muito da remuneração que conseguimos auferir, muitas pessoas não conseguem suportar as suas despesas.
Como eu gosto de bater na cabeça do Mestre :lol: :lol: :lol:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

colmeias Escreveu: 30 jul 2025 13:06 Quando falamos de ETF de indices tipo SP500 ou MSCI, nunca podemos falar em grande risco no medio e longo prazo, sabemos que tem uma valorização media nos ultimos 50 anos de 10% anual. Produtos de risco são Turbo Warrants, Futuros, Opções e Forex.
Em Relação ao rendimento do trabalho, quando falas em Muito superior, dependo muito da remuneração que conseguimos auferir, muitas pessoas não conseguem suportar as suas despesas.
Não falei em grande risco. Falei em maior risco que os produtos que indiquei.

Quanto ao cenário do rendimento muito maior, não alego ser frequente. Mas também é lugar-comum assumir que é impossível para qualquer um que por aqui passe.

Conheço duas razões para se correr risco em investimento
  • Ser necessário para atingir os objetivos
  • Gostar, como desafio
Há perfis, talvez raros, aos quais nenhuma se aplica. E quem não precise nem goste, vai correr risco para quê? ;)
m0nam3
Registado: 25 mar 2024 10:56
Has thanked: 12 times

Mensagem por m0nam3 »

colmeias Escreveu: 30 jul 2025 13:06

Um abraço a todos!
Boa Tarde Amigo, vou partilhar a minha opinião, para o momento actual, neste momento Certificados de Aforro, não é nada interessante, para alem da rentabilidade ser muito baixa a cada 3 meses tens que entregar 28% de retenção.

Neste momento:
Faz uma analise a Fundos de Investimento de Obrigações, ETFs de Obrigações, diversificados. E podes usar correctoras ou bancos estrangeiros, para não pagares guarda de titulos em ETFs.

E tambem podes usar ETF mistos a Vanguard tem alguns muito interessantes.

JRJordão:
"Sem produtos de maior risco (ex: ETF de ações), não conseguirás aumentar significativamente o teu património com investimento. Não querendo com isto insinuar que estás obrigado a recorrer a eles, até porque há outros caminhos possíveis (ex: rendimento de trabalho muito superior às despesas durante décadas)."

Eu tenho de comentar esta frase do nosso Grande Amigo JRJordão, que já me ajudou bastante e que eu preso muito, mas é muito conservador. Quando falamos de ETF de indices tipo SP500 ou MSCI, nunca podemos falar em grande risco no medio e longo prazo, sabemos que tem uma valorização media nos ultimos 50 anos de 10% anual. Produtos de risco são Turbo Warrants, Futuros, Opções e Forex.
Como eu gosto de bater na cabeça do Mestre :lol: :lol: :lol:
Quanto se paga por um corretor para fazer este tipo de trabalho?
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 383 times
Been thanked: 462 times

Mensagem por Lvsitano »

Neste momento:
No Banco Invest, é nacional e não paga guarda de títulos. Não é preciso ser estrangeiro ;)

Sou um pequeno investidor com perfil conservador, e estou a tentar proteger e rentabilizar as minhas poupanças sem correr grandes riscos. Tenho acompanhado os Certificados de Aforro Série F, que neste momento estão a render cerca de 2,07% brutos, com garantia do Estado.
Certificados de aforro não é investimento, é aforro. Um investimento acarreta um risco, menor ou maior, mas está associado. Quem coloca as poupanças em depósitos e CA são aforristas, não são investidores.

Não há muita volta a dar, ainda ninguém descobriu nenhum produto sem risco e com alta rentabilidade :lol: Os mercados financeiros compensam o risco, daí que se quer mais rentabilidade vai ter que estar disposto a correr mais risco.

Entendo que se coloque o fundo de emergência em produtos sem risco, de liquidez imediata (ou quase), mas colocar tudo quanto se tem nesses produtos é andar a remar contra a maré. A inflação não perdoa, e não dorme, está lá constantemente a criar erosão no nosso capital.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 137 times
Been thanked: 106 times

Mensagem por Alex »

É verdade o que dizes no entanto também há muita gente que tem bons ordenados e não poupa. Na realidade há de tudo, por exemplo atualmente gasto (o meu agregado familiar) em média 35% do rendimento (e viajo várias vezes pelo estrangeiro e fico em hotéis de 4/5 estrelas) mas para chegar a este patamar defini uma estratégia há 33 anos atrás, tive alguma sorte pelo caminho mas a sorte prepara-se. Enquanto o meus amigos trocavam de carro de 3 em 3 anos ou de 4 em 4 anos, eu tinha um carro até "rebentar". Tenho rendimento para ter um Porsche mas tenho um VW, os meus filhos andaram sempre na escola publica e tiveram mais de 18 nos exames de matemática do 12º ano. Alguns amigos meus com bons ordenados tinham carros mais caros, os filhos andaram em escolas privadas e atualmente não têm o desafogo financeiro que eu tenho. Aproveito as promoções dos supermercados, aproveitei os incentivos do Estado para investir em energias renováveis de forma a reduzir as despesas fixas, etc...

Sou um grande consumidor de peixe grande (garoupas, cherne, corvinas, pargo, etc..) dei-me ao trabalho de ver qual a percentagem do peso da cabeça para ver se é mais vantajoso comprar o peixe inteiro ou à posta tendo em conta o preço na duas situações... :mrgreen:
colmeias
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 27 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por colmeias »

Alex Escreveu: 31 jul 2025 01:15
É verdade o que dizes no entanto também há muita gente que tem bons ordenados e não poupa. Na realidade há de tudo, por exemplo atualmente gasto (o meu agregado familiar) em média 35% do rendimento (e viajo várias vezes pelo estrangeiro e fico em hotéis de 4/5 estrelas) mas para chegar a este patamar defini uma estratégia há 33 anos atrás, tive alguma sorte pelo caminho mas a sorte prepara-se. Enquanto o meus amigos trocavam de carro de 3 em 3 anos ou de 4 em 4 anos, eu tinha um carro até "rebentar". Tenho rendimento para ter um Porsche mas tenho um VW, os meus filhos andaram sempre na escola publica e tiveram mais de 18 nos exames de matemática do 12º ano. Alguns amigos meus com bons ordenados tinham carros mais caros, os filhos andaram em escolas privadas e atualmente não têm o desafogo financeiro que eu tenho. Aproveito as promoções dos supermercados, aproveitei os incentivos do Estado para investir em energias renováveis de forma a reduzir as despesas fixas, etc...

Sou um grande consumidor de peixe grande (garoupas, cherne, corvinas, pargo, etc..) dei-me ao trabalho de ver qual a percentagem do peso da cabeça para ver se é mais vantajoso comprar o peixe inteiro ou à posta tendo em conta o preço na duas situações... :mrgreen:
Concordo com a tua forma utilizada de poupança, mas quando precisares por exemplo de serviços de Cuidados Continuados, e tens um saldo bancário superior a 125K, vai ter de pagar 95,84 euros por dia, enquanto os teus amigos desfrutaram toda a vida, agora podem usufruir do mesmo serviço gratuitamente.
Resumo: Desfrutar da vida, pq temos um Estado muito generoso com quem aproveita a vida no ser melhor carpediem.

Imagem
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Dispenso bem as ajudas do Estado por baixo património/rendimentos.

É "bom" (bom sinal) pagar uma taxa elevada de IRS, devido a rendimentos elevados. Melhor ainda, ter património acumulado e dele realizar rendimentos modestos, os necessários para as despesas, e ser menos tributado pela via do englobamento.

Se para chegar a tal situação se exerceu algum controlo de despesas não essenciais ao longo da vida, parece-me um preço muito baixo a pagar pela independência financeira. O Porsche que ficou por comprar há 10 ou 20 anos, vale alguma coisa em comparação?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

colmeias Escreveu: 31 jul 2025 08:24 Concordo com a tua forma utilizada de poupança, mas quando precisares por exemplo de serviços de Cuidados Continuados, e tens um saldo bancário superior a 125K, vai ter de pagar 95,84 euros por dia, enquanto os teus amigos desfrutaram toda a vida, agora podem usufruir do mesmo serviço gratuitamente.
Resumo: Desfrutar da vida, pq temos um Estado muito generoso com quem aproveita a vida no ser melhor carpediem.

Imagem
Ainda melhor do que isso é viver da economia paralela, ter mais de 125k ocultos, desfrutar a vida, e depois usufruir do mesmo serviço gratuitamente :lol: E há muito boa gente neste país, a viver da economia paralela, e a colher tudo aquilo que o Estado tem para oferecer a quem no papel é pobre.
JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 08:45 É "bom" (bom sinal) pagar uma taxa elevada de IRS, devido a rendimentos elevados.
Discordo. Pagar taxa elevada de IRS só desincentiva o mérito, quanto mais te esforçares, mais o Estado te come, tanto que te pode comer metade do salário.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 10:03
JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 08:45 É "bom" (bom sinal) pagar uma taxa elevada de IRS, devido a rendimentos elevados.
Discordo. Pagar taxa elevada de IRS só desincentiva o mérito, quanto mais te esforçares, mais o Estado te come, tanto que te pode comer metade do salário.
Queria dizer que é bom estar-se na situação de elevados rendimentos, não tanto pagar a taxa elevada.

Mas estaremos tão piores que no resto da Europa, ou é "mal geral"?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 31 jul 2025 10:24 Mas estaremos tão piores que no resto da Europa, ou é "mal geral"?
Portugal está no 6º lugar nos impostos sobre rendimentos de trabalho (mais elevados).
Responder