Investimento Pais Reformados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 887 times
Been thanked: 1177 times

Re: Investimento Pais Reformados

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2025 13:08
Sobre a diversificação nestes fundos "tuning", podem sempre meter 50/50 no Best property Core e a outra metade no Crédito Agrícola... :lol: :lol:
Acho que não faz muito sentido, estamos a falar da mesma gestora, diversificação de quê? de imóveis? são semelhantes, a diferença é que um fundo tem imóveis há 15 anos e o outro há 5.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 576 times
Been thanked: 1055 times

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2025 13:08 Eu estou a falar e também estou em posição para fazer o que estou a dizer, mas eu não gosto de imobiliário. :lol: Prefiro os FI. E os tais FI imobiliário comercial "tuning" da Square...

Sobre a diversificação nestes fundos "tuning", podem sempre meter 50/50 no Best property Core e a outra metade no Crédito Agrícola... :lol: :lol:
É o meu caso. Lidar com inquilinos e manutenção, não obrigado.

Tenciono aplicar o valor de um pequeno imóvel, dividido entre os dois fundos Square. Vai ser o meu imóvel arrendado, sem chatices, com controlo sobre a realização do rendimento (IRS). Arrendamento acumulativo, em vez de distributivo :D
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 01 ago 2025 13:15
Acho que não faz muito sentido, estamos a falar da mesma gestora, diversificação de quê? de imóveis? são semelhantes, a diferença é que um fundo tem imóveis há 15 anos e o outro há 5.
Acho que faz sentido. Os imóveis requerem manutenção, sofrem acidentes, os inquilinos não renovam ou deixam de pagar. Dividindo o capital por mais imóveis, está-se menos exposto a cada um. Não havendo custo de subscrição, e podendo as contas nos dois bancos ser gratuitas (> 12,5k no CA), parece-me vantajoso.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 406 times
Been thanked: 481 times

Mensagem por Lvsitano »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2025 13:08 Eu não gosto de imobiliário, porque é preciso lidar com pessoas. Mas comprar um imóvel para uso próprio, segunda casa, até nem me parece má decisão, para quem procura ser conservador. Uma casa é sempre uma casa, é tangível. O mercado até pode desvalorizar, mas se a ideia é ser conservador, não se antevê dinamismo nesses 300k, mesmo que haja daqui a uns 5 anos um crash imobiliário que abafe 30% do valor das casas, até lá, ao ritmo de subida que se tem verificado, só se irá perder os ganhos, já que o imobiliário anda a valorizar acima dos 10% ao ano...
Um imóvel de habitação fechado também tem despesas constantes, e embora possa existir uma valorização do mesmo durante algum tempo, depois acaba por existir uma depreciação pelo estado de conservação. Obras, acarretam mais custos. E como eu disse anteriormente, está sempre a mercê de um futuro governo com ideias extremistas, que se lembre de taxar forte segundas habitações ou até iniciar arrendamentos coercivos. Em Portugal é um risco enorme.
Se adquirir uma loja bem situada, hoje em dia tem uma renda muito boa garantida, e sem os problemas do imobiliário residencial. E mesmo com valores altos os indianos alugam, para aquelas lojas de fachada :lol:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 01 ago 2025 13:44 E mesmo com valores altos os indianos alugam, para aquelas lojas de fachada :lol:
Essas andam é a sofrer vandalismo, por parte do pessoal que acha que já Chega
.
Anexos
capture.png
capture.png (356 KiB) Visto 812 vezes
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 01 ago 2025 14:28
Lvsitano Escreveu: 01 ago 2025 13:44 E mesmo com valores altos os indianos alugam, para aquelas lojas de fachada :lol:
.
Mas aí é problema dos inquilinos...
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 01 ago 2025 15:47
JRJordao Escreveu: 01 ago 2025 14:28
Mas aí é problema dos inquilinos...
Não sendo os inquilinos responsáveis pelos danos, não sobra para o senhorio?
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 82 times
Been thanked: 92 times

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 01 ago 2025 13:15
Estava a ser sarcástico! :D
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2025 17:30 Estava a ser sarcástico! :D
Dentro da mesma entidade gestora, não vês vantagem em diversificar nos imóveis e inquilinos?
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 82 times
Been thanked: 92 times

Mensagem por Patanisca »

JRJordao Escreveu: 01 ago 2025 17:54
Patanisca Escreveu: 01 ago 2025 17:30 Estava a ser sarcástico! :D
Dentro da mesma entidade gestora, não vês vantagem em diversificar nos imóveis e inquilinos?
Sim, nesse aspeto é bem visto, mas eu estava mais a ver a coisa da perspectiva de a gestora dar uma de Ricardo Salgado e rebentar tudo, os dois fundos vão de vela.
Atenção, eu por enquanto só estou exposto ao do Best, mas a médio prazo também vou criar exposição do lado do CA precisamente para diversificar.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 01 ago 2025 15:54 Não sendo os inquilinos responsáveis pelos danos, não sobra para o senhorio?
Não, porque o senhorio tem caução, entregou a loja sem vidros partidos. O inquilino que proteja as coisas. Não estamos a falar num tubo de água roto.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 140 times
Been thanked: 112 times

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 01 ago 2025 21:13
JRJordao Escreveu: 01 ago 2025 15:54 Não sendo os inquilinos responsáveis pelos danos, não sobra para o senhorio?
Não, porque o senhorio tem caução, entregou a loja sem vidros partidos. O inquilino que proteja as coisas. Não estamos a falar num tubo de água roto.
Não sei se tens razão mas tenho duvidas sobre o tema, é um ato de vandalismo do qual o inquilino não tem responsabilidade.
A minha casa tem seguro de atos de vandalismo, é como um incêndio, é da responsabilidade do proprietário ter seguro do imóvel.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Poderá ser um seguro a pagar, mas te garanto que não será o proprietário.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 140 times
Been thanked: 112 times

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 02 ago 2025 08:48 Poderá ser um seguro a pagar, mas te garanto que não será o proprietário.
Porque é que os atos de vandalismo são da responsabilidade do arrendatário?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 02 ago 2025 15:58
Lvsitano Escreveu: 02 ago 2025 08:48 Poderá ser um seguro a pagar, mas te garanto que não será o proprietário.
Porque é que os atos de vandalismo são da responsabilidade do arrendatário?
O arrendatário tem o dever de zelar pelo imóvel. Ora tu alugas um apartamento, deixas a porta aberta, entra lá um tipo e começa a partir as paredes, e o senhorio é que tem de pagar o vandalismo? E é simples, o senhorio não troca os vidros, e tu ficas com um negócio aberto com vidros partidos, vamos ver quanto tempo aguentas :lol:
Responder