Viva,
Ainda agora me registei e já estou a fazer perguntas, pois tenho pressa em resolver isto... Agradeço antecipadamente!
O que aconselhariam para as poupanças de uma idosa que:
- não entrega IRS;
- depende dos juros para completar a sua pensão, por isso quer receber os juros na sua conta à ordem;
- não gosta muito de mudanças e gostaria de manter a sua conta à ordem no banco atual (embora isto não seja prioritário);
Queria uma coisa que possa ficar a longo prazo (para não andar sempre a mudar), mas com possibilidade de mobilização em caso de necessidade.
Alguém aconselharia um depósito em particular?
(Ela tinha Certificados do Tesouro, mas agora terminaram e os novos não me parecem muito apelativos)
Muito grata!
Sara
Poupanças e juros para uma pessoa idosa
-
- Registado: 20 set 2025 17:26
- Been thanked: 2 times
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 575 times
- Been thanked: 1047 times
Re: Poupanças e juros para uma pessoa idosa
Se a senhora recebe uma pensão modesta, provavelmente ganhava em entregar IRS englobando os juros.
Englobamento no IRS: Recupere o dinheiro dos juros - Guia para idosos e pessoas com baixos rendimentos
Podes ver nos links abaixo os depósitos a prazo e contas remuneradas mais rentáveis.
Englobamento no IRS: Recupere o dinheiro dos juros - Guia para idosos e pessoas com baixos rendimentos
Podes ver nos links abaixo os depósitos a prazo e contas remuneradas mais rentáveis.
-
-
E agora vou revelar toda a minha ENORME ignorância...
Qual é a diferença entre um depósito a prazo e uma conta remunerada? Por favor não corram comigo do fórum por fazer uma pergunta tão básica.
Qual é a diferença entre um depósito a prazo e uma conta remunerada? Por favor não corram comigo do fórum por fazer uma pergunta tão básica.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 575 times
- Been thanked: 1047 times
Como fazer para corrigir os IRS 4 anos para trás e receber o que devia ter recebido
Pode valer a pena entregar pelo menos para os anos que o portal das finanças ainda permite. Se cada ano resultar num reembolso superior a 100€ (simular), deve compensar a possível multa por entrega fora de prazo.
Aqui não há provas de acessoSaraNaoSabeNada Escreveu: ↑20 set 2025 21:51 E agora vou revelar toda a minha ENORME ignorância...

A conta remunerada permite reforçar e levantar a qualquer momento sem penalização, mas a taxa pode ser alterada (só algumas da lista, como a Openbank Boas-vindas, garante). O depósito a prazo não tem reforços, quando permite levantar antes do final do prazo é com penalização, mas a taxa está garantida pelo prazo.
Anteriormente não mencionei os certificados de aforro, pois referiste a preferência de receber os juros na conta à ordem. Mas são uma opção que pode ser usada com a conta bancária atual, dura até 15 anos, e com a tua ajuda a senhora poderia ir levantando o que precisasse (após os primeiros 3 meses). Estão a pagar cerca de 2% TANB, que irão variar ao longo do tempo.
-
Muito obrigada pelas informações, tanto sobre o IRS como sobre os depósitos e afins.
(Acho que agora vou mudar o meu username para SaraAprendeuAlgumaCoisa)
Vou agora fazer o trabalhinho de casa e escolher aquilo que mais se adequar.
Este site é fantástico, e a ajuda foi TOP!
Sara
(Acho que agora vou mudar o meu username para SaraAprendeuAlgumaCoisa)

Vou agora fazer o trabalhinho de casa e escolher aquilo que mais se adequar.
Este site é fantástico, e a ajuda foi TOP!
Sara