tb na xtbD@emoon Escreveu: ↑01 out 2025 11:38Deve ser o IB1T, versão europeia do IBIT, o ISIN é o XS2940466316 e está pelo menos na Tradind 212 e Invest que andei a pesquisar.Joseba Escreveu: ↑01 out 2025 11:26 Vi no Expresso Economia (jornal em papel) que a Blackrock já disponibiliza o ETF de BTC em Portugal.
Alguém já o viu por cá?
iShares Bitcoin ETP (a reportagem não põe o ISDIN)
A BlackRock, gestora de ativos norte-americana, já estreou o seu ETF de bitcoin, o maior do mundo em valor sob gestão, em Portugal.
ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 33 times
- Been thanked: 95 times
Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
-
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 406 times
- Been thanked: 481 times
É isso, o ouro acarreta mais riscos, mais complicado depois de teres liquidez. O BTC vendes com um click, sem sair de casa. Mas fora aquilo do crédito, não vejo a vantagem de investir num ETF de bitcoin quando ao vender o ativo após 365 dias não há imposto a pagar (acho errado, mas é o que é).
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 887 times
- Been thanked: 1177 times
Às vezes é mesmo uma questão de comodidade: compras um ETF e sabes que está a ser gerido por uma gestora, sem grandes complicações. Já no caso do BTC, mesmo que seja simples comprar numa app como a Revolut, sabes que o ideal é transferir para uma carteira própria para realmente ser teu e não ficares tão exposto a hackers. Mas isso implica investir mais de 50€ numa carteira física, lidar com um processo de transferência que pode parecer complexo e ainda ter de guardar as 12 ou 24 palavras de recuperação num local seguro… Para muita gente, isso acaba por ser demasiado trabalhoso.Lvsitano Escreveu: ↑02 out 2025 11:03
É isso, o ouro acarreta mais riscos, mais complicado depois de teres liquidez. O BTC vendes com um click, sem sair de casa. Mas fora aquilo do crédito, não vejo a vantagem de investir num ETF de bitcoin quando ao vender o ativo após 365 dias não há imposto a pagar (acho errado, mas é o que é).
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- D@emoon
Exactamente, bem sabemos que na maioria das pessoas não partilha o que tem com a mulher/marido e filhos

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Era mais no sentido das 12/24 palavras que estão guardadas não serem mais acessíveis pelos herdeiros...

-
Pois, mas estar sujeito a tributação vs não estar sujeito, eu preferia arriscar na segunda. Não é que eu vá investir, mas fiquei curioso, porque ao contrário do ouro é relativamente fácil de ter custódia e também é simples de obter liquidez.
- D@emoon
É só um bocado chato, um ETF é só carregar no vender, no BTC se fazes custódia tens de passar para uma correctora ( custo ), depois na correctora vendes ( custo ) e depois transferes para uma conta bancária ( mais um custo ).
Sim, nesse aspecto da tributação sem dúvida alguma que não há comparação. Tax free after 365 days é imbatível!
Agora, se me perguntas se acho que isso vai se manter assim no futuro? Ou até mesmo nos próximos 3 anos??

-
-
Não sabemos o dia de amanhã, hoje está assim, e temos que fazer os planos com o que temos. Conheço quem ainda não mudou para um banco sem custos de manutenção de conta, porque supostamente iria haver um dia que também começavam a cobrar. A espera já se mantém há mais de 10 anos (e os custos também)

Se eu me decidisse a investir em BTC, não seria por um ETF, enquanto existir este benefício fiscal às criptomoedas.
Nem ao SPYY, já agora....
Mas para a malta que já investiu no VWCE é sempre bom.
Até porque devido à fiscalidade não compensa mudar só pela TER mais baixa.
Temos de estar agradecidos à Vanguard ter lançado o VWCE. Na altura, a TER de 0,25 (ou 0,24%, já não me lembro), era imbatível por comparação com os existentes (IUSQ, SPYY, SPYI) cujas TER eram entre 0,40 e 0,60%. Baixou depois para 0,22 e “obrigou” os concorrentes a baixarem também para serem competitivos. Entretanto apareceram outros (FWIA/ WEBN) e a Vanguard não mexeu. Baixar agora para 0,19% continua a ser o mais caro (excepto IUSQ). Basta comparar o equivalente nos EUA (VT) e ver que tem uma TER de 0,06%.
O VWCE é a galinha de ovos de ouro da Vanguard na Europa, e baixar muito a TER acarretaria uma quebra de receitas brutal. Quem começou a investir, tem tendência a manter o investimento. Continua a ser um excelente ETF, e a referência. Mas tal como o IWDA, já existem outras alternativas. E ainda bem para os investidores.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
-
O SPYY é outro índice. Ninguém precisa de liquidar, basta deixar de investir no VWCE e começar a investir noutro e deixar o VWCE a fermentar.