Não tens o efeito de "juro composto" .
ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
-
Ferrari2020
- Registado: 22 mai 2024 14:37
- Has thanked: 3 times
Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Bom dia, qual a vossa opinião em comprar ETFs deixar valorizar e vender, ou seja um trading de curta duração em vez de ter o mesmo ETF a longo prazo.
Tenho uma carteira a longo prazo e tem tido bons resultados, para mais tarde na reforma começar a utilizar, mas gostava de saber a vossa opinião tipo colocar 10k num IWDA deixar valorizar tipo 5 a 8% e vender.
Obrigado
Tenho uma carteira a longo prazo e tem tido bons resultados, para mais tarde na reforma começar a utilizar, mas gostava de saber a vossa opinião tipo colocar 10k num IWDA deixar valorizar tipo 5 a 8% e vender.
Obrigado
-
Lvsitano
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 417 times
- Been thanked: 495 times
A questão é quanto tempo vai ser necessário para atingir os 5 a 8%. Depois de impostos, ficarias com uma rentabilidade máxima de 5,76% (assumindo os 8% brutos), menos de 600€ de rentabilidade. É que podes entrar amanhã, e os mercados caírem 50%, e demorarem 3 anos a recuperar, se estiveres bem com isso.Ferrari2020 Escreveu: ↑04 nov 2025 12:16 Bom dia, qual a vossa opinião em comprar ETFs deixar valorizar e vender, ou seja um trading de curta duração em vez de ter o mesmo ETF a longo prazo.
Obrigado
-
Woman_Respector
- Registado: 02 mai 2025 14:17
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Ferrari2020 Escreveu: ↑04 nov 2025 12:16 Bom dia, qual a vossa opinião em comprar ETFs deixar valorizar e vender, ou seja um trading de curta duração em vez de ter o mesmo ETF a longo prazo.
Obrigado
Porque queres fazer trading com ETF's?
Derivatives Trader, into Quantitative Finance
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 607 times
- Been thanked: 1093 times
-
blackbeardow
- Registado: 08 abr 2025 11:15
- Has thanked: 19 times
- Been thanked: 19 times
Como é que existem 1M de investidores em ETFs e taxa de literacia financeira é uma das mais baixas?JRJordao Escreveu: ↑14 nov 2025 14:10 [Jornal Económico] Já existem cerca de um milhão de investidores em ETF em Portugal
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 921 times
- Been thanked: 1220 times
Parece contraditório, mas eu recordo que nos últimos anos os grandes bancos entrarem em força na venda de fundos e ETFs estrangeiros, o que não quer dizer que a literacia financeira tenha subido, também tens uma grande democratização de investimento através de plataformas, um puto qualquer de 15 anos a ouvir alguns youtubers vai á revolut ou xtb e compra um ETF e não quer dizer que tenha literacia financeira alta, entre muitas outras coisas que se podia apontar, deixa lá quando vier um novo bear market muitos saem.blackbeardow Escreveu: ↑18 nov 2025 12:21
Como é que existem 1M de investidores em ETFs e taxa de literacia financeira é uma das mais baixas?
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
-
Lvsitano
Os bancos normalmente não tentam vender ETFs, aliás há gestores de conta que nem sabem o que isso é. PPRs sim, e seguros, e depósitos estruturados.
- D@emoon
Olha que não, vai ver os relatórios da cmvm e vê quem está no topos, em fundos de investimento estarngeiros quem dantes aparecia no topo eram sempre o BiG, Best, Activo, Deutsche Bank, agora o banco com mais fundos vendidos é o BCP...Abanca continua no topo mas depois vem o BPI, novobanco, Santander...os outros já estão a meio da tabela.
Em ETFs ainda tenho de ver se consigo descobrir, não sei bem onde eles aparecem ou onde estão incluidos, admito que se faça mais ETFs em plataformas ou bancos mais pequenos, mas não sei não, eles estão muito fortes ao contrário do que se possa pensar, eles descobriram um nicho e apostam nisso.
-
Lvsitano
Pois, mas ETFs é diferente. Sim, há bancos a sugerir fundos, por exemplo no BCP há gestores a sugerir fundos de tesouraria da IMGA. Mas também há gestores de conta do BCP que nem sabem o que é um ETF (sei disso porque falei com um, e ficou a olhar para mim e perguntou-me o que é um ETF).
- D@emoon
Estou mesmo a falar em fundos estrangeiros, dantes os grandes bancos só recomendavam fundos da gestão deles, olha só estes valores dos top 5:Lvsitano Escreveu: ↑18 nov 2025 16:01 Pois, mas ETFs é diferente. Sim, há bancos a sugerir fundos, por exemplo no BCP há gestores a sugerir fundos de tesouraria da IMGA. Mas também há gestores de conta do BCP que nem sabem o que é um ETF (sei disso porque falei com um, e ficou a olhar para mim e perguntou-me o que é um ETF).
Banco Comercial Português, SA 1.374.117.407,7
ABANCA Corporación Bancaria, SA 1.243.699.624,0
Banco BPI, SA 1.075.265.725,2
Novo Banco, S.A. 1.029.313.327,8
Banco Santander Totta, SA 955.802.920,7
- D@emoon
Bem, no Chat Gpt diz que nessa tabela podem estar incluidos os ETFs porque também são considerados OICVM, se alguém conseguir confirmar era bom, fiquei curioso, mas mantenho a convicção que os bancos andam mesmo a vender tudo o que podem incluindo ETFs 
-
blackbeardow
- Registado: 08 abr 2025 11:15
- Has thanked: 19 times
- Been thanked: 19 times
O meu palpite não estava assim tão longeD@emoon Escreveu: ↑18 nov 2025 12:28Parece contraditório, mas eu recordo que nos últimos anos os grandes bancos entrarem em força na venda de fundos e ETFs estrangeiros, o que não quer dizer que a literacia financeira tenha subido, também tens uma grande democratização de investimento através de plataformas, um puto qualquer de 15 anos a ouvir alguns youtubers vai á revolut ou xtb e compra um ETF e não quer dizer que tenha literacia financeira alta, entre muitas outras coisas que se podia apontar, deixa lá quando vier um novo bear market muitos saem.blackbeardow Escreveu: ↑18 nov 2025 12:21
Como é que existem 1M de investidores em ETFs e taxa de literacia financeira é uma das mais baixas?
Mas, de facto, é contraditório, até porque vai corroborar este gráfico:

- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 607 times
- Been thanked: 1093 times
Investir em ETFs só porque o finfluencer recomendou ou porque os amigos o fazem, para depois vender em pânico na primeira queda, é pior que não investir.blackbeardow Escreveu: ↑18 nov 2025 12:21 Como é que existem 1M de investidores em ETFs e taxa de literacia financeira é uma das mais baixas?
Acredito que haja muitos investidores iletrados. Que não sabem responder a questões básicas sobre os seus investimentos.