Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 86 times
Been thanked: 17 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Pirata »

Já tive Imga Global Selection cat A até há uns tempos atrás quando decidi liquidar e vender a UP.

É um bom fundo, com uma carteira diversificada entre vários sectores e valorizou se ao longo dos anos.

Nada de rentabilidades loucas, mas houve uma boa margem. Sei que está comercializado no BCP Millenium, entre outros, pois foi através desse banco.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 466 times
Been thanked: 536 times

Mensagem por Lvsitano »

Pirata Escreveu: 22 abr 2026 07:58 Já tive Imga Global Selection cat A até há uns tempos atrás quando decidi liquidar e vender a UP.

É um bom fundo, com uma carteira diversificada entre vários sectores e valorizou se ao longo dos anos.

Nada de rentabilidades loucas, mas houve uma boa margem. Sei que está comercializado no BCP Millenium, entre outros, pois foi através desse banco.
2.175% de comissão de gestão? :shock:
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 105 times

Mensagem por superkinas »

descobri no Invest o fundo global
IE00BYR8H148 - Jupiter Merian World Equity L EUR Acc
em que a 3, 5 e 10 anos chega a bater o IWDA a 3 e 5 anos e igual a 10 anos.
Não existe no Best
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1374 times

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 22 abr 2026 08:21 descobri no Invest o fundo global
IE00BYR8H148 - Jupiter Merian World Equity L EUR Acc
em que a 3, 5 e 10 anos chega a bater o IWDA a 3 e 5 anos e igual a 10 anos.
Não existe no Best
Parece porreiro...
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 105 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por pge »

Lvsitano Escreveu: 22 abr 2026 08:01
Pirata Escreveu: 22 abr 2026 07:58 Já tive Imga Global Selection cat A até há uns tempos atrás quando decidi liquidar e vender a UP.

Sim eu reparei mas nos PT a referência era o líderes globais que se anda a arrastar e eu quero o fundo para amealhar durante 12 meses e depois vender e meter no etf. Nem é pra longo prazo, nem é pra valores muito grandes, é pra ser simples, sem IRS.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 105 times

Mensagem por superkinas »

pge Escreveu: 22 abr 2026 09:34

Sim eu reparei mas nos PT a referência era o líderes globais que se anda a arrastar e eu quero o fundo para amealhar durante 12 meses e depois vender e meter no etf. Nem é pra longo prazo, nem é pra valores muito grandes, é pra ser simples, sem IRS.
tens tb alguns fundos nacionais de empresas pt como por exemplo
Caixa Ações Portugal Espanha - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações
que nos ultimos anos tem batido o sp500.....
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 86 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Pirata »

A comissão na altura fazia parte de um pacote de conta de activos financeiros com outros activos em globo, no total, anualmente era cerca de 45 47 euros.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 22 abr 2026 08:01 2.175% de comissão de gestão? :shock:
Se em comparação com outros tiver bom rendimento isso não interessa muito.

USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 29 times
Been thanked: 45 times

Mensagem por USD »

Boa tarde Caros Foristas.
Em Fundos Index comercializados pelo Best quando se paga 2% mais imposto de selo no ato de subscrição, na altura do resgate e posterior declaração de IRS, é possível declarar essa despesa? É possível deduzir? Será no anexo J 9.2 em "despesas a deduzir"?
E o campo: "Respeita a valores mobiliários admitidos
à negociação ou a partes de OIC abertos?"
Este último deve ser preenchido? Como?

Desde já muito, Obrigado
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 22 abr 2026 14:14 Boa tarde Caros Foristas.
Em Fundos Index comercializados pelo Best quando se paga 2% mais imposto de selo no ato de subscrição, na altura do resgate e posterior declaração de IRS, é possível declarar essa despesa? É possível deduzir? Será no anexo J 9.2 em "despesas a deduzir"?
E o campo: "Respeita a valores mobiliários admitidos
à negociação ou a partes de OIC abertos?"
Este último deve ser preenchido? Como?

Desde já muito, Obrigado
Penso que isso vem preenchido naquela declaração de mais menos valias que eles enviam todos os anos, até diz lá onde declarar, mas sim podes colocar essa despesa que vai deduzir ao valor da mais valia.

No resto acho que é SIM, porque isso vai determinar uma taxa de IRS mais baixa nos fundos.
Última edição por D@emoon em 22 abr 2026 15:00, editado 3 vezes no total.

Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 91 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por Patanisca »

pge Escreveu: 21 abr 2026 22:59 Alguém tem sugestões de um fundo de ações Global ou só América com isin PT pra não ter declarar, pois é pra resgatar 1 vez por ano? De de preferência queria que houvesse no Activo ou no Bankinter, mas pode ser noutro.
Pra já estou inclinado pro Imga Global que há no Activo.
Tenho no CA:
- Imga Global Selection cat A
- IMGA Ações América A

Not Great, not Terrible. Tenho-os porque sou obrigado a investir via CA. A oferta do CA nem é má de todo, tem os próprios e depois alguns IMGA que estão na média ou acima, face á categoria. Não são nenhuns Fidelity Index, mas gosto deles.

Imagem
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 466 times
Been thanked: 536 times

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 22 abr 2026 14:54 No resto acho que é SIM, porque isso vai determinar uma taxa de IRS mais baixa nos fundos.
Mais baixa devido à antiguidade? Se for isso não é, porque a AT não está a considerar em muitos casos, independentemente de estar aí sim ou não.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 697 times
Been thanked: 1282 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 22 abr 2026 15:27
D@emoon Escreveu: 22 abr 2026 14:54 No resto acho que é SIM, porque isso vai determinar uma taxa de IRS mais baixa nos fundos.
Mais baixa devido à antiguidade? Se for isso não é, porque a AT não está a considerar em muitos casos, independentemente de estar aí sim ou não.
A AT pode não considerar em casos em que devia (e ter de se reclamar), mas ao escolher NÃO prescinde-se da redução.

[CIRS 43]
5 - Quando respeitem a valores mobiliários admitidos à negociação ou a partes de organismos de investimento coletivo abertos, sob a forma contratual ou societária, o saldo referido no n.º 1, respeitante às operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, excluindo os rendimentos referidos no n.º 3 deste artigo e nas alíneas b) e c) do n.º 18 do artigo 72.º, quando positivo ou negativo, é considerado nos seguintes termos:

a) São excluídos da tributação 10 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período superior a 2 anos e inferior a 5 anos;

b) São excluídos da tributação 20 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 5 anos e inferior a 8 anos;

c) São excluídos da tributação 30 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 8 anos.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 91 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por Patanisca »

Eu este ano a preencher o J, tive algumas dezenas de vendas a declarar, algumas com mais de 2 anos e uma com mais de 5 anos, nestas, em que se aplica a redução de 10% e 20% respetivamente, a validação da declaração alertou para a obrigatoriedade de meter lá o SIM ou NÃO nessa do qq coisa OIC, eu tive que meter que SIM, nos restantes movimentos que são <2 anos, não apareciam com fundo a vermelho, portanto ele sabe que metendo SIM ou Não, não vai aplicar nenhuma redução. Fiquei mais sossegado ao ver que o sistema me exigiu preencher o SIM, por forma a (penso eu) aplicar a correção dos coeficientes de antiguidade, já que no ano passado a Ordem dos Contabilistas emitiu qualquer documentação a dizer que o sistema estava a ignorar a antiguidade e não aplicava os coeficientes... Vamos ver. Eu já simulei tudo no Excel, não há por onde falhar o valor. Se na liquidação não vier essa diferença, tenho que reclamar, que ainda é um valor que vale a pena perder tempo.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 697 times
Been thanked: 1282 times

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 22 abr 2026 16:47 Eu este ano a preencher o J, tive algumas dezenas de vendas a declarar, algumas com mais de 2 anos e uma com mais de 5 anos, nestas, em que se aplica a redução de 10% e 20% respetivamente, a validação da declaração alertou para a obrigatoriedade de meter lá o SIM ou NÃO nessa do qq coisa OIC, eu tive que meter que SIM, nos restantes movimentos que são <2 anos, não apareciam com fundo a vermelho, portanto ele sabe que metendo SIM ou Não, não vai aplicar nenhuma redução. Fiquei mais sossegado ao ver que o sistema me exigiu preencher o SIM, por forma a (penso eu) aplicar a correção dos coeficientes de antiguidade, já que no ano passado a Ordem dos Contabilistas emitiu qualquer documentação a dizer que o sistema estava a ignorar a antiguidade e não aplicava os coeficientes... Vamos ver. Eu já simulei tudo no Excel, não há por onde falhar o valor. Se na liquidação não vier essa diferença, tenho que reclamar, que ainda é um valor que vale a pena perder tempo.
No ano passado, faltava essa coluna "OIC" no quadro 9.2. Esperemos que com a sua existência este ano já considerem bem essa questão.
Responder