Eu que tenho praticamente 30 anos de mercado, aquilo que vou vendo com a evolução dos tempos, é que o investidor de hoje pensa muito mais no curto prazo do que no longo prazo do que antes, a sociedade do imediato, das criptomoedas, a velocidade da informação, faz com que uma noticia boa faça subir o mercado em 3% e uma noticia má nos minutos seguintes faça o mesmo mercado cair 3%, deixando para trás se as empresas estão bem ou mal, se as taxas de juros estão altas ou baixas, se a inflação está alta ou baixa, etc.
Com este "novo" paradigma, sem dúvida nenhuma que o investidor vencedor vai ser na mesma o que pensa no longo prazo, o mais passivo vai continuando no seu DCA, e o mais activo vai esperando que os irrequietos e nervosos ( sem dúvida os investidores mais jovens ) vendam á minima notícia para irem comprando mais barato.
DCA é sempre porreiro, se o mercado está a subir estamos a valorizar, se o mercado está a cair estamos a comprar mais barato, não tem como que enganar ( desde que se tenha escolhido bons ativos e não andarem a brincar com o €

), os mais ativos, por incrivel que pareça, acabam por serem os mais passivos, porque aguardam quedas de 5%, 10% ou 20% para apostarem forte, as quedas de 20% podem demorar 2,3,4,5 anos...
Em toda esta vida nos mercados, e olhando para o gráfico do S&P 500, não me recordo de uma linha tão íngreme em apenas 2 meses.