estou a ser demasiado conservador?

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
0csav
Registado: 17 jul 2026 15:24

estou a ser demasiado conservador?

Mensagem por 0csav »

Boas!

Tenho 22 anos, sou estudante e vou começar o mestrado no próximo ano letivo. Se tudo correr como planeado, devo começar a trabalhar daqui a cerca de 2 anos.

Depois de começar a trabalhar, provavelmente ainda ficarei 1 ou 2 anos em casa dos meus pais.

Neste momento, a minha situação é a seguinte:
  • Cerca de 3k investidos em sp500 na xtb
  • 10k na trade republic a render 3% ao ano
  • 5k numa conta poupança (que estou a pensar retirar o dinheiro para meter na TR ou na xtb).
Não tenho dívidas, não pago renda, praticamente não tenho despesas fixas, carro para já também não é uma necessidade, porém provavelmente quando começar a trabalhar será.

Tendo em conta a minha idade, o facto de ainda viver com os meus pais, de ter um horizonte de investimento longo e de, à partida, continuar sem grandes despesas durante alguns anos, faz sentido manter os 10k (+5k) na Trade Republic? Ou seria mais inteligente aumentar a percentagem investida em etfs, seja no sp500 ou num índice global

A questão é mais perceber se, na minha situação específica, não estarei a ser demasiado conservador

O que fariam se estivessem na minha situação? Mantinham a distribuição atual ou investiam uma fatia maior no mercado?

Obrigado desde já!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1072 times
Been thanked: 1473 times

Re: estou a ser demasiado conservador?

Mensagem por D@emoon »

0csav Escreveu: 17 jul 2026 15:31 Boas!

Tenho 22 anos, sou estudante e vou começar o mestrado no próximo ano letivo. Se tudo correr como planeado, devo começar a trabalhar daqui a cerca de 2 anos.

Depois de começar a trabalhar, provavelmente ainda ficarei 1 ou 2 anos em casa dos meus pais.

Neste momento, a minha situação é a seguinte:
  • Cerca de 3k investidos em sp500 na xtb
  • 10k na trade republic a render 3% ao ano
  • 5k numa conta poupança (que estou a pensar retirar o dinheiro para meter na TR ou na xtb).
Não tenho dívidas, não pago renda, praticamente não tenho despesas fixas, carro para já também não é uma necessidade, porém provavelmente quando começar a trabalhar será.

Tendo em conta a minha idade, o facto de ainda viver com os meus pais, de ter um horizonte de investimento longo e de, à partida, continuar sem grandes despesas durante alguns anos, faz sentido manter os 10k (+5k) na Trade Republic? Ou seria mais inteligente aumentar a percentagem investida em etfs, seja no sp500 ou num índice global

A questão é mais perceber se, na minha situação específica, não estarei a ser demasiado conservador

O que fariam se estivessem na minha situação? Mantinham a distribuição atual ou investiam uma fatia maior no mercado?

Obrigado desde já!

Eu diria que sim, estás numa posição relativamente conservadora para a tua idade, sobretudo porque tens poucas obrigações financeiras e um horizonte temporal muito longo, no entanto, a decisão não deve depender apenas da idade, mas também dos objetivos para os próximos anos.

O erro mais comum que vejo não é ter demasiada liquidez, é investir dinheiro que depois faz falta e ser obrigado a vender durante uma queda do mercado ( ela vem sempre e faz em média recuar 2/3 anos o nosso património ).

Se o dinheiro dos 10/15 mil euros não tiver um destino previsto nos próximos 5 anos e tiveres tolerância para a volatilidade, faz sentido considerar aumentar gradualmente a exposição a ETFs, se uma parte desse montante servir para comprar carro, entrada de casa ou outras despesas de curto prazo, mantê-la em ativos de baixo risco continua a ser uma opção prudente.

Em vez de investires tudo de uma vez, também podes fazê-lo de forma faseada (por exemplo, mensalmente ao longo de 12 a 24 meses), o que reduz o risco de entrares no mercado num momento desfavorável, embora historicamente investir mais cedo tenha, em média, produzido melhores resultados do que esperar.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder