Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 792 times
Been thanked: 1487 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 jul 2026 23:15 A explorar a IA...acho que devia de meter na primeira página :lol:
A IA não é adepta de DCA :)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 497 times
Been thanked: 602 times

Mensagem por Lvsitano »

A IA tem razão, o problema é saber quando é que bateu no fundo, e isso nem a IA sabe :lol:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1075 times
Been thanked: 1484 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2026 16:10 A IA tem razão, o problema é saber quando é que bateu no fundo, e isso nem a IA sabe :lol:
Mas não se pretende adivinhar o fundo, o que se pretende é ter a noção que se um ativo tem um "saldo" aproveitar para comprar, não invalida que o saldo na semana ou mês seguinte não seja mais alto, mas esperar por quedas maiores geralmente não corre bem ;)
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 100 times
Been thanked: 121 times

Mensagem por Patanisca »

Sou só eu que sinto algum receio que o pop da bolha do AI está muito perto e que isso contamine todo o mercado global de stocks? Já fiz bastantes vendas este ano para reduzir exposição, mas ainda tenho 58% da carteira em FI de stocks, com grande concentração nos EUA, os outros 42% estão na Square. Custa-me estar a fazer mais vendas, mas quanto mais leio sobre o tema AI mais sinto que não é sustentável financeiramente e que o sentimento para com o AI está a passar rapidamente de bestial a besta porque parece longe de cumprir o que promete. É uma tool interessante com um ROI positivo em sectores de nicho da sociedade, muito longe das valorizações que lhe estão a atribuir. Depois há a China a apresentar custos por token muito inferiores aos modelos americanos, que deitam por terra o argumento de investir sem fim na construção data centers atrás de data centers.

Gostava de ouvir algumas opiniões sobre o vosso sentimento em relação ao estado do mercado de stocks atual.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1075 times
Been thanked: 1484 times

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 01 ago 2026 13:05 Sou só eu que sinto algum receio que o pop da bolha do AI está muito perto e que isso contamine todo o mercado global de stocks? Já fiz bastantes vendas este ano para reduzir exposição, mas ainda tenho 58% da carteira em FI de stocks, com grande concentração nos EUA, os outros 42% estão na Square. Custa-me estar a fazer mais vendas, mas quanto mais leio sobre o tema AI mais sinto que não é sustentável financeiramente e que o sentimento para com o AI está a passar rapidamente de bestial a besta porque parece longe de cumprir o que promete. É uma tool interessante com um ROI positivo em sectores de nicho da sociedade, muito longe das valorizações que lhe estão a atribuir. Depois há a China a apresentar custos por token muito inferiores aos modelos americanos, que deitam por terra o argumento de investir sem fim na construção data centers atrás de data centers.

Gostava de ouvir algumas opiniões sobre o vosso sentimento em relação ao estado do mercado de stocks atual.
O mercado de IA ( como quase sempre na tech ao longo dos tempos ), está quase sempre sobrevalorizado a curto prazo, mas é estruturalmente tranformadora a longo prazo, correção podemos ter e o mais provável é termos, ainda espero pelo bear ( que pensei que fossemos para lá há uns meses ), mas a contaminação ao mercado global é mais pela macro global do que da própria IA, quando há uma narrativa de " a IA vai tranformar tudo", " a IA é a nova eletricidade", é meio caminho andado para a dita bolha, mas a questão é que esta bolha parece-me um pouco diferente de outras, porque apesar de estarmos provávelmente em bolha, temos algo que está a ser implementada no dia a dia, nos bancos, energia, saúde, retalho etc, tem sustentação.

Aquilo que poderia preocupar mais a curto prazo, é o S&P 500 ter uma concentração em mais de 30% em pouquissimas empresas, basicamente em 7 empresas, e a IA está concentradissima nas 7.

O que parece é que tens um desconforto com o que tens, demonstra um sinal importante, quando uma carteira de investimento não nos deixa "dormir", o risco da mesma está desalinhada com o nosso perfil de risco atual, e isso é normal á medida que vamos avançando na idade, era bom podermos continuar a ganhar dinheiro nos mercados com risco mais baixo e sem preocupações com bolhas, mas infelizmente isso não existe, sem risco não há maior ganho, sem quedas não á gasolina para novos máximos, mas quando isso já não nos importa então o ideal é recuar e ir para algo mais conservador.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder