Cartões de crédito - Melhores benefícios

Aqui discute-se tudo o que é cartões e bónus dos mesmos
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 809 times
Been thanked: 1537 times

Re: Cartões de crédito - Melhores benefícios

Mensagem por JRJordao »

Afinal, parece que o cartão Universo continua a funcionar para débitos diretos. Apesar da app ter deixado de expor os dois IBAN (tem conta crédito e conta débito) e se ter de pedir ao apoio ao cliente.

Estou há meia hora à espera que me atendam (chat). Tenho os IBAN registados mas foi há mais de dois anos, quero confirmar se se mantêm e aproveito para informar que será para utilizar em autorizações de débito direto.
BABM
Registado: 09 jun 2025 13:34
Has thanked: 123 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por BABM »

Qual a vantagem de ter os débitos diretos domiciliados em cartões de crédito? beneficiam de cashback em algum? qual?

ou é só por uma questão de "conveniência de tesouraria", de ter "crédito" gratuito e pagar a 100% apenas no mês seguinte?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

BABM Escreveu: 24 ago 2026 16:26 Qual a vantagem de ter os débitos diretos domiciliados em cartões de crédito? beneficiam de cashback em algum? qual?

ou é só por uma questão de "conveniência de tesouraria", de ter "crédito" gratuito e pagar a 100% apenas no mês seguinte?
Não ter de manter dinheiro à ordem nem para isso. Digo "nem", porque os pagamentos já são todos com cartão de crédito, com ou sem cashback. Até para enviar a alguém ou fazer um raro levantamento recorro a eles + MBWay. O cashback é apenas a cereja no topo do bolo.
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 114 times
Been thanked: 242 times

Mensagem por Joseba »

BABM Escreveu: 24 ago 2026 16:26 Qual a vantagem de ter os débitos diretos domiciliados em cartões de crédito? beneficiam de cashback em algum? qual?

Ter mais 30 dias para pagar a fatura.
Não me preocupar se a conta tem ou não saldo.
Não distribuir o IBAN da minha conta principal a torto e a direito (quem esteve no mercado da eletricidade na época das TAR's negativas sabe o que isto significa).
BABM
Registado: 09 jun 2025 13:34
Has thanked: 123 times

Mensagem por BABM »

JRJordao Escreveu: 24 ago 2026 17:20

Não ter de manter dinheiro à ordem nem para isso. Digo "nem", porque os pagamentos já são todos com cartão de crédito, com ou sem cashback. Até para enviar a alguém ou fazer um raro levantamento recorro a eles + MBWay. O cashback é apenas a cereja no topo do bolo.
Percebo essa vantagem de não ter que ter dinheiro parado na conta à ordem, nem para as despesas "domésticas" (água, luz, gás, telecomunicações, etc). Mas levantar dinheiro de um cartão de crédito num ATM, via MBway, não é considerada uma operação de cash advance? não implica custos?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

BABM Escreveu: 25 ago 2026 02:28 Percebo essa vantagem de não ter que ter dinheiro parado na conta à ordem, nem para as despesas "domésticas" (água, luz, gás, telecomunicações, etc). Mas levantar dinheiro de um cartão de crédito num ATM, via MBway, não é considerada uma operação de cash advance? não implica custos?
Envio dinheiro por MBWay de cartão de crédito para (o cartão de) uma conta à ordem, de onde depois levanto. Não é cash advance, apenas uma operação MBWay que alguns cartões, crédito ou débito, permitem e em alguns de forma gratuita. Uso para isso o Cetelem Black e o Unibanco, a partir de novembro resta-me o primeiro.

Mas é algo que raramente faço. Tenho uma pequena reserva de numerário em casa e pago praticamente tudo com cartão.
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 693 times
Been thanked: 91 times

Mensagem por atbreu »

JRJordao Escreveu: 25 ago 2026 08:22
BABM Escreveu: 25 ago 2026 02:28 Percebo essa vantagem de não ter que ter dinheiro parado na conta à ordem, nem para as despesas "domésticas" (água, luz, gás, telecomunicações, etc). Mas levantar dinheiro de um cartão de crédito num ATM, via MBway, não é considerada uma operação de cash advance? não implica custos?
Envio dinheiro por MBWay de cartão de crédito para (o cartão de) uma conta à ordem, de onde depois levanto. Não é cash advance, apenas uma operação MBWay que alguns cartões, crédito ou débito, permitem e em alguns de forma gratuita. Uso para isso o Cetelem Black e o Unibanco, a partir de novembro resta-me o primeiro.

Mas é algo que raramente faço. Tenho uma pequena reserva de numerário em casa e pago praticamente tudo com cartão.
O wizink julgo que também permite enviar dinheiro para cartão de conta à ordem via mbway, assim como o cofidis. Este último também deixará de o permitir em breve.
Coverdale
Registado: 14 dez 2023 09:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Mensagem por Coverdale »

Eu costumo usar o Unibanco precisamente para não ter dinheiro à ordem. A conta das despesas correntes é sempre alimentada assim.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 131 times
Been thanked: 47 times

Mensagem por pge »

atbreu Escreveu: 25 ago 2026 12:53

O wizink julgo que também permite enviar dinheiro para cartão de conta à ordem via mbway, assim como o cofidis. Este último também deixará de o permitir em breve.
O cofidis vai deixar de dar pra enviar por mbway de forma gratuita? Dass era o que usava sempre até tinha aumentado o plafond mesmo pra isso? E top up vai dar ou cobrar?
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 693 times
Been thanked: 91 times

Mensagem por atbreu »

pge Escreveu: 25 ago 2026 16:29
atbreu Escreveu: 25 ago 2026 12:53

O cofidis vai deixar de dar pra enviar por mbway de forma gratuita? Dass era o que usava sempre até tinha aumentado o plafond mesmo pra isso? E top up vai dar ou cobrar?
Pelo que ouvi, sim. Tal como o Unibanco.
njorge
Registado: 06 mai 2024 23:12
Has thanked: 17 times

Mensagem por njorge »

JRJordao Escreveu: 24 ago 2026 10:50 Afinal, parece que o cartão Universo continua a funcionar para débitos diretos. Apesar da app ter deixado de expor os dois IBAN (tem conta crédito e conta débito) e se ter de pedir ao apoio ao cliente.

Estou há meia hora à espera que me atendam (chat). Tenho os IBAN registados mas foi há mais de dois anos, quero confirmar se se mantêm e aproveito para informar que será para utilizar em autorizações de débito direto.
Conseguiu validar com o chat?
Responder