Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 101 times
Been thanked: 130 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 25 ago 2026 11:30 O meu fundo de eleição há já bastantes anos em termos de Europa é o Jupiter European que agora tem no nome Select Class LU0260085492

Coloquei hoje outro no TOP, o JPMorgan Funds - Europe Equity Plus Fund D (perf) (acc) EUR LU0289214628, bastante interessante.
É o meu Europeu da carteira core.

Imagem
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 273 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por Pirata »

Ja agora patanisca ( comi 2 ontem e que boas! ) esses fundos estão detidos nessa carteira em banco , como o invest ou best ou em correctora? tks
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1089 times
Been thanked: 1514 times

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 25 ago 2026 11:33
D@emoon Escreveu: 25 ago 2026 11:30 O meu fundo de eleição há já bastantes anos em termos de Europa é o Jupiter European que agora tem no nome Select Class LU0260085492

Coloquei hoje outro no TOP, o JPMorgan Funds - Europe Equity Plus Fund D (perf) (acc) EUR LU0289214628, bastante interessante.

Imagem
+43% ao ano no Gold nos últimos 3 anos é brutal :D até faz parecer que os outros nem estão assim tão bem mesmo com +8% ao ano :D
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Pirata Escreveu: 25 ago 2026 13:01 Ja agora patanisca ( comi 2 ontem e que boas! ) esses fundos estão detidos nessa carteira em banco , como o invest ou best ou em correctora? tks
Banco Best.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 25 ago 2026 13:45

Imagem
+43% ao ano no Gold nos últimos 3 anos é brutal :D até faz parecer que os outros nem estão assim tão bem mesmo com +8% ao ano :D
Não estou a perceber esses números. 8% ao ano? A 3 anos?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 25 ago 2026 14:25
D@emoon Escreveu: 25 ago 2026 13:45

Imagem
Não estou a perceber esses números. 8% ao ano? A 3 anos?
Sim, rentabilidades anualizadas a 3 anos:

JPMorgan Equity Plus 8,07%
Fidelity Global Technology 8,06%
Fidelity S&P 500 13,52%

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Tenho as fórmulas atrofiadas, de facto bem me parecia que era pouco :lol: , é mais de 20% ao ano :D e o Gold 57%/ano.

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

a 3 anos anualizado:

JPMorgan Europe D - 21.08 %
Fidelity S&P 500 - 18.61%
Fidelity Global Tech - 20.98%
Franklin Gold - 56.69%
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 37 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por superkinas »

eu na europa tb tenho o
M&G (Lux) European Strategic Value Fund EUR A Acc Ações Europa valor LU1670707527
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 25 ago 2026 21:29 eu na europa tb tenho o
M&G (Lux) European Strategic Value Fund EUR A Acc Ações Europa valor LU1670707527
Escapou bem a 2022... para estudo amanhã e quem sabe para a primeira página.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Soube agora através de uma pessoa amiga, que o NB FCP Euro Bond LU0062574610 foi liquidado, sendo ele primo próximo do fundo NB Obrigações Europa ( basicamente era igual só que com domicialiação no Luxemburgo ), vaticino que um dia acontece o mesmo ao NB OE, espero que o pessoal que o tinha já não o tenha, até porque um fundo que caminha para o 6.º ano de rentabilidade negativa é mesmo um sinal a dizer: VENDAM-ME :lol:

Atendendo ao risco de volatilidade e rentabilidade, é trocar pelo Property, nem vale a pena pensar em algum outro de Obrigações, mal a mal só se fosse o NB Rendimento Plus.

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 26 ago 2026 13:28nem vale a pena pensar em algum outro de Obrigações
Depende. Eu uso este para estacionar liquidez. Está a fazer o lugar do Pictet Short Term Money Market

DWS Invest ESG Floating Rate Notes LC LU1965927921 ( +2.40% a 12m )
https://global.morningstar.com/en-eu/in ... H7YH/quote

Pictet-Short-Term Money Market EUR R LU0128495834 ( +1.82% a 12m )
https://global.morningstar.com/en-eu/in ... 0JBH/quote
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 26 ago 2026 14:35
D@emoon Escreveu: 26 ago 2026 13:28nem vale a pena pensar em algum outro de Obrigações
Depende. Eu uso este para estacionar liquidez. Está a fazer o lugar do Pictet Short Term Money Market

DWS Invest ESG Floating Rate Notes LC LU1965927921 ( +2.40% a 12m )
https://global.morningstar.com/en-eu/in ... H7YH/quote

Pictet-Short-Term Money Market EUR R LU0128495834 ( +1.82% a 12m )
https://global.morningstar.com/en-eu/in ... 0JBH/quote
Acho que não é bem a mesma coisa:

DWS Risco 1
Pictet Risco 1
NB OE Risco 2
NB Rendimento Plus Risco 2

Quando falo em Obrigações, não posso falar nesses DWS e Pictet, são diferentes na sua composição, por isso é que estão em Fundos de Tesouraria/Monetário na 1ª página.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Fundos mais subscritos de julho: ações mantêm liderança, mas investidores reforçam a diversificação ( Best e Carregosa )

Julho não trouxe grandes novidades ao ranking do Banco Best dos fundos mais subscritos. As estratégias de investimento em ações continuam a dominar, ocupando uma parte significativa da lista. “Isto evidencia a persistente procura por ativos com potencial de valorização a longo prazo”, explica Rui Castro Pacheco, responsável de Investimentos do Banco Best. Ao mesmo tempo, mantém-se a tendência de diversificação das carteiras, com uma procura crescente por ativos alternativos, estratégias de proteção e soluções de perfil mais defensivo. Segundo o profissional, esta evolução reflete “uma abordagem de investimento mais equilibrada perante um contexto de mercado marcado por alguma incerteza macroeconómica e geopolítica”.

Entre os segmentos de perfil mais conservador, continuam a destacar-se os fundos de mercado monetário e de obrigações de taxa variável. “O Pictet-Short-Term Money Market mantém-se como uma solução relevante para a gestão de liquidez de curto prazo, enquanto o DWS Invest ESG Floating Rate Notes continua a atrair investidores que procuram reduzir a sensibilidade das suas carteiras às oscilações das taxas de juro”, explica Rui Castro Pacheco. Também o Property Core Real Estate Fund reforça a presença de ativos alternativos no ranking, oferecendo exposição ao mercado imobiliário através de uma estratégia centrada em ativos geradores de rendimento e com potencial de estabilidade no longo prazo.

Nos perfis de maior risco, o destaque continua a recair sobre os fundos de ações, com três tendências principais a marcar as preferências dos investidores: gestão passiva, temas estruturais de crescimento e ativos de refúgio. Na área da gestão passiva, continuam em evidência os principais índices globais e norte-americanos, através do Fidelity MSCI World Index e do Fidelity S&P 500 Index. A preferência por estes fundos reflete a procura por soluções amplamente diversificadas, eficientes em termos de custos e com exposição a alguns dos principais mercados acionistas mundiais.

O setor tecnológico mantém igualmente um papel de relevo, representado pelo BlackRock World Technology Fund, acompanhando o interesse estrutural dos investidores por empresas ligadas à inovação, à digitalização e à inteligência artificial. “Paralelamente”, acrescenta o profissional, “mantêm-se estratégias temáticas diferenciadoras, como o Echiquier Space, focado nas oportunidades de crescimento associadas à economia espacial, um segmento com potencial de expansão sustentada nos próximos anos”.

Uma das principais novidades deste mês é, contudo, a forte presença de estratégias ligadas aos metais preciosos. O Jupiter Gold & Silver Fund e o Franklin Gold and Precious Metals Fund integram o Top dos fundos mais adquiridos. “Esta tendência sugere uma maior procura por ativos tradicionalmente considerados de refúgio, capazes de desempenhar um papel de diversificação e proteção das carteiras em períodos de maior volatilidade dos mercados”, explica Rui Castro Pacheco. A entrada do Jupiter Merian Global Equity Absolute Return evidencia, por outro lado, o interesse crescente por estratégias de retorno absoluto, que procuram gerar rendimentos positivos independentemente da direção dos mercados e podem contribuir para uma gestão mais equilibrada do risco.

“No conjunto, o ranking deste mês demonstra que os investidores continuam comprometidos com o potencial de crescimento dos mercados acionistas, mas revelam simultaneamente uma preocupação crescente com a diversificação e a proteção das carteiras, recorrendo a ativos alternativos, metais preciosos e estratégias menos dependentes do comportamento dos mercados tradicionais”, afirma.

Do lado dos resgates, julho voltou a ser marcado pela concentração dos resgates em fundos de mercado monetário, numa possível indicação de reorientação das carteiras para estratégias com maior potencial de valorização. “Após um período em que estas soluções beneficiaram da subida das taxas de juro e ofereceram uma alternativa atrativa para a gestão de liquidez, observa-se agora uma tendência de transferência de capitais para classes de ativos com maior exposição ao risco”, conclui Rui Castro Pacheco.

Europa ganha espaço nas carteiras
No sentido contrário, as subscrições de julho do Banco Carregosa revelam uma inflexão face ao mês anterior. “O apetite pelo risco não recua, mas redistribui-se, deslocando-se do risco acionista concentrado para exposições mais equilibradas e para a Europa”, afirma Tiago Gaspar, responsável pela Análise e Seleção de Fundos da entidade.

O Fidelity Euro Cash lidera a tabela, embora a sua presença simultânea no topo dos resgates aponte mais para um movimento de rebalanceamento em fundos de grande volume do que para uma tendência direcional. “O elemento mais expressivo é a entrada do Allianz Dynamic Multi Asset Strategy SRI 50 na segunda posição – uma estratégia multiativos equilibrada, com controlo explícito de volatilidade – cuja procura sinaliza uma preferência por uma exposição moderada e delegada num mês em que a volatilidade regressou aos mercados”, afirma. O Fundo VIP mantém, pelo terceiro mês consecutivo, o imobiliário direto como âncora de ativos reais. Seguem-se o BNY Mellon Global Equity Income, orientado para ações de dividendo em mercados desenvolvidos, e o PIMCO GIS Income, ambos igualmente presentes na tabela de resgates e dentro da mesma classe de ativos.

No segmento acionista, destaca-se sobretudo a rotação geográfica. “O BlackRock GF European Value e o Allianz Europe Equity SRI introduzem exposição europeia – respetivamente, através de uma carteira de valor e de uma carteira de perfil misto com filtro de sustentabilidade –, num movimento sem paralelo nos meses anteriores e coerente com um enquadramento em que a inflação da zona euro prossegue em desaceleração e os serviços asseguram o suporte à atividade”, explica Tiago Gaspar.

O Fidelity Global Technology mantém-se entre os fundos mais procurados, em contraste com o resgate do Franklin Technology, sinalizando uma possível rotação entre gestores dentro do mesmo tema tecnológico. No rendimento fixo, a entrada do PIMCO GIS Emerging Markets Bond, exposto a dívida soberana de mercados emergentes em moeda forte, acrescenta uma componente de risco de crédito remunerado.

Do lado dos resgates, o topo da tabela é dominado por movimentos de rebalanceamento. O Fidelity Euro Cash, o PIMCO GIS Income e o Pictet USA Index figuram entre os fundos mais resgatados, apesar de também marcarem presença na tabela de subscrições. A sua presença em ambas as listas sugere, assim, movimentos de rotação ou realização de posições, mais do que uma tomada de posição direcional sobre estas classes de ativos.

A comparação entre as duas tabelas reforça esta leitura. No segmento acionista, verifica-se, na opinião de Tiago Gaspar, “uma rotação geográfica clara: saída de carteiras concentradas de crescimento e qualidade norte-americanas e entrada de exposição europeia, tanto em valor como em perfil misto, a que se soma a procura por uma estratégia multiativos com controlo de volatilidade”. No segmento obrigacionista, o movimento é de sentido inverso: a saída de dívida europeia de elevada qualidade creditícia, a par da entrada em dívida soberana emergente em moeda forte, representa uma extensão deliberada do risco de crédito em busca de maior remuneração. O desinvestimento em recursos naturais e em rendimento acionista asiático completa o quadro, refletindo, segundo o profissional, o alívio do choque energético e uma maior cautela perante o agravamento tarifário e a fragmentação das cadeias de abastecimento. “Este comportamento é consistente com um mês em que a narrativa de mercado deixou de assentar exclusivamente na inteligência artificial e nos lucros empresariais, passando a incorporar um prémio de risco associado à inflação, à política monetária e à geopolítica”, conclui Tiago Gaspar.
Anexos
top.png
top.png (61.21 KiB) Visto 98 vezes

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 815 times
Been thanked: 1556 times

Mensagem por JRJordao »

Dia de aniversário :)
Anexos
Property6Anos.png
Property6Anos.png (66.85 KiB) Visto 55 vezes
Responder