Discussão sobre melhor preçário de eletricidade

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Re: Endesa - Desconto Planos de Eletricidade

Mensagem por Louie »

Email recebido hoje:

Na Endesa estamos junto dos nossos clientes oferecendo sempre as melhores soluções em cada momento.
Por esta razão, em 2022, comprometemo-nos a não alterar os seus preços de eletricidade e não discriminar
o valor do custo do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade mantendo assim a
competitividade nos preços praticados.

Em 2023, apesar da volatilidade do custo de aquisição de energia, na Endesa continuamos junto dos
nossos clientes, com a intenção de manter o valor global das suas faturas de eletricidade.

A partir do dia 16 de janeiro de 2023, irá ser discriminado na sua fatura o valor do custo do Mecanismo de
Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade. Contudo, com a previsão de manter o valor global da sua
fatura, iremos reduzir os seus preços de eletricidade referentes à sua morada com os valores da tabela abaixo.
Estes preços incluem a previsão das novas tarifas de acesso às redes em vigor a partir de janeiro de 2023 e
o preço base aplicado pela Endesa.

Preço sem desconto e sem impostos
Energia 0,121825 €/kWh
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,265725 €/kWh
Potência 0,1439 €/dia
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,0535 €/dia

Informamos que o preço final da eletricidade poderá ser atualizado em função do valor final que defina a
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para as tarifas de acesso às redes.

A manutenção do valor global da sua fatura de eletricidade, acima mencionada, está realizada com a
melhor estimativa para o valor do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade, e durante o
período previsto em que esta medida esteja em vigor.

É importante reforçar que todos os descontos e vantagens exclusivas que tem por ser cliente Endesa serão
mantidos conforme o previsto.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 585 times

Mensagem por JRJordao »

O meu sogro também recebeu um email desses hoje (eu ainda não).

Energia 0,072134 €/kWh
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,216034 €/kWh
Potência 0,3714 €/dia
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,1902 €/dia

Ainda não analisei os valores com atenção, pois sinceramente não os percebo no que toca à energia. Apresentam um preço de energia "sem tarifa de acesso às redes". Nunca vi isso ser aplicado à energia (kWh), só à potência (dia). E esse preço "sem tarifa de acesso às redes" (0,216034) é superior ao que parece ser o preço total da energia (0,072134)?!
Filipe
Registado: 05 out 2022 10:32
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por Filipe »

Também recebi:

Energia 0,121675 €/kWh
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,265575 €/kWh
Potência 0,4049 €/dia
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,2237 €/dia

Passado 1 hora já tinha tratado da mudança para o regulado.
AguadeirodoFIRE
Registado: 09 out 2022 10:14
Has thanked: 12 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por AguadeirodoFIRE »

Vou fazer simulações, preciso perceber se isto é ou não negativo e se o regulado compensa ou não
Cartão Plutus- 3% de Cashback+Perk 10€ mês+10€ após activação Aqui | DeGiro - Ganha 100€ de voucher para cobrir os custos Aqui | Moey - Ganha 10€ após gastar 20€ Aqui :!:
andre611
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 31 times
Been thanked: 51 times

Mensagem por andre611 »

JRJordao Escreveu: 11 dez 2022 12:22 O meu sogro também recebeu um email desses hoje (eu ainda não).

Energia 0,072134 €/kWh
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,216034 €/kWh
Potência 0,3714 €/dia
- Preço base sem tarifa de acesso às redes 0,1902 €/dia

Ainda não analisei os valores com atenção, pois sinceramente não os percebo no que toca à energia. Apresentam um preço de energia "sem tarifa de acesso às redes". Nunca vi isso ser aplicado à energia (kWh), só à potência (dia). E esse preço "sem tarifa de acesso às redes" (0,216034) é superior ao que parece ser o preço total da energia (0,072134)?!
Não é só o termo fixo que tem a componente da TAR (Tarifa de Acesso às Redes), o termo de energia também a tem.
No entanto, na fatura este nunca é discriminado.

Eu apenas sei disto porque um ano destes reclamei com a Endesa pela atualização dos preços na viragem do ano. Fui à procura do IPC e verifiquei que o aumento do preço €/kWh tinha sido algo acima desse valor.
Passado algumas insistências, lá me responderam que o TAR tinha sido modificado pela ERSE.
Na altura fui de novo aos PDFs libertados pela ERSE no virar do ano, procurar numa das mil e quinhentas tabelas com valores semelhantes, e lá estava esse valor, mas não me perguntem qual é a tabela.

Acontece que a previsão da TAR para 2023 é de -0,1439 €/kWh.
Sim, é um sinal negativo que aí está!
É assim que se justifica que:
JRJordao Escreveu: 11 dez 2022 12:22 E esse preço "sem tarifa de acesso às redes" (0,216034) é superior ao que parece ser o preço total da energia (0,216034) )?!

Código: Selecionar todos

0,216034 + (-0.1439) = 0,072134
E bate certo para os outros valores postados também.
É a previsão da Endesa (que é a previsão da ERSE) para o que a TAR vai ser a 1 de Janeiro de 2023.

O que eu não percebo é os valores que estão no site para novos contratos. Já incluem estes valores de TAR? Por exemplo.
Tarifa e-luz & gás: preço base: 0,168591 €/kWh
Admitindo que a TAR este ano é 0 (não é, é positiva, mas vá), se o preço base com o virar do ano levar com a nova TAR, fico com energia a 0,024691€/kWh?!?! (não esquecendo que será aplicado o MIBEL, mas isso é um custo do produtor, passado para o cliente, portanto creio que não é relevante nesta exposição).

É que a data do documento no site da Endesa com estes valores para a tarifa e-luz & gás é de 08/11/2022.
Curve: DWBB5POD
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

andre611 Escreveu: 12 dez 2022 01:09 Acontece que a previsão da TAR para 2023 é de -0,1439 €/kWh.
Sim, é um sinal negativo que aí está!
É assim que se justifica que:
JRJordao Escreveu: 11 dez 2022 12:22 E esse preço "sem tarifa de acesso às redes" (0,216034) é superior ao que parece ser o preço total da energia (0,216034) )?!

0,216034 + (-0.1439) = 0,072134
E bate certo para os outros valores postados também.
É a previsão da Endesa (que é a previsão da ERSE) para o que a TAR vai ser a 1 de Janeiro de 2023.
Nunca mais lá chegava! :o
Muito obrigado pelo excelente esclarecimento.

Também não percebo como "encaixam" esses valores para novos contratos. E em breve vou sentir na pele (mudança de morada).
AguadeirodoFIRE

Algum cliente da Tarifa aniversário que já tenha renovado o contrato recebeu a comunicação de alteração tarifaria?
Cartão Plutus- 3% de Cashback+Perk 10€ mês+10€ após activação Aqui | DeGiro - Ganha 100€ de voucher para cobrir os custos Aqui | Moey - Ganha 10€ após gastar 20€ Aqui :!:
AguadeirodoFIRE

De acordo com o Pedro Andersom depois da Luzboa a Endesa continua a ser a mais barata (isto sem considerar o plano amigo de 12 Euros ano nem tarifa aniversário e etc).
O meu contrato de tarifário aniversário renovou no mês passado e não recebi qualquer missiva da endesa a alterar as condições - se assim for, é muito bom
andre611
Registado: 04 out 2022 11:16
Has thanked: 31 times
Been thanked: 51 times

Mensagem por andre611 »

Atenção que o valor da TAR não foi o que a Endesa estava à espera da ERSE.
A Endesa enviou a comunicação assumindo que a TAR seria -0,1439, e na realidade a ERSE ficou em -0,0958.

Vou assumir também que a frase:
Informamos que o preço final da eletricidade poderá ser atualizado em função do valor final que defina a
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para as tarifas de acesso às redes.
Significa que os preços comunicados vão ser diferentes dos faturados.

Pegando no exemplo do Louie:
Louie Escreveu: 11 dez 2022 12:13 Preço sem desconto e sem impostos
Energia 0,121825 €/kWh
Eu diria que o preço na fatura será:

0,265725 + (-0.0958) = 0,169925
Ao que ainda vai somar o MIBEL.

Acho que vou dar um salto ao mercado regulado, porque dificilmente me compensa ficar na Endesa.
Curve: DWBB5POD
Louie

Mensagem por Louie »

andre611 Escreveu: 21 dez 2022 14:17 Atenção que o valor da TAR não foi o que a Endesa estava à espera da ERSE.
A Endesa enviou a comunicação assumindo que a TAR seria -0,1439, e na realidade a ERSE ficou em -0,0958.

Vou assumir também que a frase:
Significa que os preços comunicados vão ser diferentes dos faturados.

Pegando no exemplo do Louie:
Louie Escreveu: 11 dez 2022 12:13 Preço sem desconto e sem impostos
Energia 0,121825 €/kWh
Eu diria que o preço na fatura será:

0,265725 + (-0.0958) = 0,169925
Ao que ainda vai somar o MIBEL.

Acho que vou dar um salto ao mercado regulado, porque dificilmente me compensa ficar na Endesa.
Obrigado pelo alerta.
Em todo o caso, penso que o regulado vai ficar um pouco acima dos 0,16€.
Na Endesa ainda há os 14% de desconto mais o plano amigo.
Eu vou esperar pela primeira fatura para ver.

Já agora, porquê regulado e não gold energy?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

[Contas Poupança] ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Janeiro de 2023)

As tarifas no mercado indexado estão imbatíveis. Uma opção para quem tiver a paciência de acompanhar a evolução de preços e disponibilidade para mudar quando justificável.
Preço do kWh em Janeiro
Regulado (Su Eletricidade): 0,1624 € (Não vai aplicar MIBEL)
Goldenergy: 0,1465 € (Não vai aplicar MIBEL)
EDP Comercial: 0,1549 € + MIBEL
Endesa: 0,1450 € + MIBEL
Luzboa (Indexado): 0,0282 € + MIBEL
A Endesa vai aplicar o MIBEL a partir de 16 janeiro.
Louie

Mensagem por Louie »

Como é que é definido o preço da tarifa que vais pagar?
Também é de acordo com a média dos últimos x dias?
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Epah vi esse artigo e simulei agora no site da ERSE os meus consumos de Dezembro.
Paguei 66€ na Endesa, na Lusboa pagaria 35€.
Como é que funciona esse mercado indexado? Acho que vou trocar de operadora.
tcs
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Mensagem por tcs »

CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 16:05 Epah vi esse artigo e simulei agora no site da ERSE os meus consumos de Dezembro.
Paguei 66€ na Endesa, na Lusboa pagaria 35€.
Como é que funciona esse mercado indexado? Acho que vou trocar de operadora.
Com base nesse artigo também fui procurar mais sobre o calculo do preço na tarifa indexada. Não fiquei muito confortável com o que encontrei nos sites (Luzboa e Coopernico), porque aparentemente o valor é calculado com base no preço do mercado naquele momento. O que acontece? Durante a madrugada o valor chega a estar perto de 0€ mas durante o dia (especialmente à noite, quando maioritariamente estamos em casa) o valor sobe bastante. O valor médio é baixo mas quando estamos a utilizar se calhar estamos a pagar uma tarifa mais alta que nos tarifários fixos.
Que implicações isso tem?
Isto significa que o preço final ao qual vendemos eletricidade também varia a cada hora, o que torna impossível uma previsão exata de quanto cada cliente irá pagar. Comparativamente a tarifários fixos que outras empresas ofereçam, o nosso tarifário pode ser mais caro em algumas horas e mais barato noutras.
https://www.coopernico.org/files/docume ... dexado.pdf
Podem acompanhar os preços de mercado em:
https://www.omie.es/es/spot-hoy

Se alguém tiver mais informação que consiga partilhar, agradeço! :)

P.S. Isto não está relacionado com a Endesa por isso se calhar merecia ter um tópico novo "Tarifas fixas vs indexadas", deixo ao critério da Administação da tasca.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

tcs Escreveu: 10 jan 2023 10:09 P.S. Isto não está relacionado com a Endesa por isso se calhar merecia ter um tópico novo "Tarifas fixas vs indexadas", deixo ao critério da Administação da tasca.
Ora vê lá se tb tens essa possibilidade? :lol:
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-10 105559.png
Captura de ecrã 2023-01-10 105559.png (6.7 KiB) Visto 3051 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Responder