Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 19 jan 2023 14:52 Já simulaste reduzir para 2 ou 3 fundos para ver a diferença? Por exemplo 2 globais?
O pessoal dos fundos é mesmo assim. Atiram com tudo e algum há-de dar. Depois dizem que o pessoal dos ETFs é que não fazem o trabalho de casa :lol:

Fora de brincadeiras, no caso de fundos pode de facto diversificação em ter dois fundos "semelhantes", no caso de ETFs é que muito provavelmente não. Mais vale ter só o melhor e mais nada.

Deixem-me só acabar aqui umas coisas que começo a fazer o software de tracking de posições e abrimos aí um canto para carteiras da comunidade ;-) (lazy ou semi-lazy)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

A carteira que coloquei é mesmo com o objectivo de estar diversificada, um growth e outro value por exemplo no caso dos EUA e Europa, Asia, dificil deixar o Consumer de fora, Real Estate..até deixei de fora o que é para mim um dos melhores fundos do mercado que é o Acatis, só se o Virtua me deixasse meter 11 em vez de 10... hahah

Acho que é boa para o que se pretende, na primeia página há outras ou iguais alternativas para estudo da comunidade, quanto a mim pessoalmente já disse até que terei apenas 4 fundos num futuro próximo, vá 5...porque o Real Estate faz parte mas noutro dossier lol.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:29 A carteira que coloquei é mesmo com o objectivo de estar diversificada, um growth e outro value por exemplo no caso dos EUA e Europa, Asia, dificil deixar o Consumer de fora, Real Estate..até deixei de fora o que é para mim um dos melhores fundos do mercado que é o Acatis, só se o Virtua me deixasse meter 11 em vez de 10... hahah

Acho que é boa para o que se pretende, na primeia página há outras ou iguais alternativas para estudo da comunidade, quanto a mim pessoalmente já disse até que terei apenas 4 fundos num futuro próximo, vá 5...porque o Real Estate faz parte mas noutro dossier lol.
Porque complicas a tua carteira da comunidade se pessoalmente tens menos? :| Tipo, comprem isto tudo. Eu só tenho metade mas vocês comprem tudo :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 15:34
D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:29 A carteira que coloquei é mesmo com o objectivo de estar diversificada, um growth e outro value por exemplo no caso dos EUA e Europa, Asia, dificil deixar o Consumer de fora, Real Estate..até deixei de fora o que é para mim um dos melhores fundos do mercado que é o Acatis, só se o Virtua me deixasse meter 11 em vez de 10... hahah

Acho que é boa para o que se pretende, na primeia página há outras ou iguais alternativas para estudo da comunidade, quanto a mim pessoalmente já disse até que terei apenas 4 fundos num futuro próximo, vá 5...porque o Real Estate faz parte mas noutro dossier lol.
Porque complicas a tua carteira da comunidade se pessoalmente tens menos? :| Tipo, comprem isto tudo. Eu só tenho metade mas vocês comprem tudo :lol:
Mau, acho que o objectivo é terem uma visão ampla da coisa ou não? lol, eu calço o 41 mas há quem calce o 39 ou o 45 lol, eu não estou aqui para recomendar nada :lol: acho que com o tempo vão vendo a evolução da mesma e tirar conclusões, que se calhar é melhor ter menos , ou mais, ainda hoje no site do BB vi mais um novo tema, Agricultura... :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

O D@vid ainda há de trocar tudo pelo IWDA :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:39 se calhar é melhor ter menos , ou mais
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 19 jan 2023 15:42 O D@vid ainda há de trocar tudo pelo IWDA :lol:
Não te recordas noutro tasco a comparação que fiz da minha carteira com o IWDA? :lol: o IWDA a levar porrada? :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 15:48
D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:39 se calhar é melhor ter menos , ou mais
Tens a carteira de 4 fundos, Legg Mason, Jupiter European Growth, Acatis Gane e NB Obrigações Europa, podes meter essa e apago já a outra :lol:

Acho que estás com medo de levar alta porrada em comparação com os ETFs :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:54 Não te recordas noutro tasco a comparação que fiz da minha carteira com o IWDA? :lol: o IWDA a levar porrada? :lol: :lol:
Por isso é que quero a tua carteira, não uma inventada para "ajudar". Quero uma que bata o IWDA (se for dinâmica). Deixa a ajuda para a parte educativa que pretendo fazer. Aqui é mesmo para testar carteiras e o posicionamentos das várias pessoas em termos de investimento. Eu só vou colocar uma, a minha (que é moderada).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:54
Louie Escreveu: 19 jan 2023 15:42 O D@vid ainda há de trocar tudo pelo IWDA :lol:
Não te recordas noutro tasco a comparação que fiz da minha carteira com o IWDA? :lol: o IWDA a levar porrada? :lol: :lol:
Lembro, essa injusta comparação. O IWDA deveria estar acompanhado de ETF's equivalentes aos teus fundos ;)
E na altura só meteste 4 fundos, faltavam os 7 de lastro que ainda tens :lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 19 jan 2023 15:57
D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:54 Não te recordas noutro tasco a comparação que fiz da minha carteira com o IWDA? :lol: o IWDA a levar porrada? :lol: :lol:
Por isso é que quero a tua carteira, não uma inventada para "ajudar". Quero uma que bata o IWDA (se for dinâmica). Deixa a ajuda para a parte educativa que pretendo fazer. Aqui é mesmo para testar carteiras e o posicionamentos das várias pessoas em termos de investimento. Eu só vou colocar uma, a minha.
E porque não disse logo? :lol: pensei que fosse algo mais abrangente e coiso e tal.

Legg Mason CB US Lg Cp Gr A EUR Acc https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F000000F87
Jupiter European Growth L EUR Acc https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F000000275
BGF World Technology E2 https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... 0P0000VHOM
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000QFM6
Acatis Value Event Fonds A https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F000002EX0
NB Obrigações Europa https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04VDP
Square Property Core Real Estate A https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F000015J26
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 19 jan 2023 15:59
D@vid Escreveu: 19 jan 2023 15:54
Louie Escreveu: 19 jan 2023 15:42 O D@vid ainda há de trocar tudo pelo IWDA :lol:
Não te recordas noutro tasco a comparação que fiz da minha carteira com o IWDA? :lol: o IWDA a levar porrada? :lol: :lol:
Lembro, essa injusta comparação. O IWDA deveria estar acompanhado de ETF's equivalentes aos teus fundos ;)
E na altura só meteste 4 fundos, faltavam os 7 de lastro que ainda tens :lol:
São sempre injustas as comparações ;)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

Arranjar ETFs que batem largamente o IWDA também não é difícil.... Mas claro, a comparação justa é comparar os retornos de instrumentos financeiros com volatilidade semelhante.

Imagem

(deixo o desafio ao @David, existe algum fundo que desde que foi lançado em finais de 2009que conseguiu um retorno acumulado de 2.170%, tal como aquele "azul" ? :lol: :lol: )
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 19 jan 2023 16:14 Arranjar ETFs que batem largamente o IWDA também não é difícil.... Mas claro, a comparação justa é comparar os retornos de instrumentos financeiros com volatilidade semelhante.

Imagem

(deixo o desafio ao @David, existe algum fundo que desde que foi lançado em finais de 2009que conseguiu um retorno acumulado de 2.170%, tal como aquele "azul" ? :lol: :lol: )
Não sei Gajo, até porque a minha preocupação é mais risco/volatilidade do que rentabilidade, procuro a menor volatilidade para a mim, claro que quando olho para a carteira e vejo rentabilidade média de 12%/13% ao ano fico satisfeito, por isso é que cada um é como cada qual quando investe em fundos ou ETFs, nem todos procuram o mesmo objectivo.

É muito bom esses 2170%, e fico sempre feliz pelos outros que se sentem bem com o que têm ;)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 19 jan 2023 16:14 Arranjar ETFs que batem largamente o IWDA também não é difícil.... Mas claro, a comparação justa é comparar os retornos de instrumentos financeiros com volatilidade semelhante.

Imagem

(deixo o desafio ao @David, existe algum fundo que desde que foi lançado em finais de 2009que conseguiu um retorno acumulado de 2.170%, tal como aquele "azul" ? :lol: :lol: )
Lá estás tu com os leveraged :lol: Picas o pessoal e depois tens de perder tempo a dizer para não investirem neles :D

Deixem-se de backtests. Quero é ver-vos com fowardtests quando constituirmos as carteiras ;)
Última edição por Virtua em 19 jan 2023 16:32, editado 2 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder