Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

https://eco.sapo.pt/entrevista/e-enorme ... depositos/

Continuam a bater no ceguinho. Os depósitos são créditos do ponto de vista do banco. Quem é que vai pagar mais só porque sim? As pessoas é que têm de começar a tirar o dinheiro de lá e colocar em certificados e assim. Os bancos só pagarão mais se obrigados pelo mercado. Enquanto o stock de depósitos não baixar eles não têm razão nenhuma em aumentar as taxas.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 147
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 66 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Virtua Escreveu: 20 jan 2023 15:37 Continuam a bater no ceguinho. Os depósitos são créditos do ponto de vista do banco. Quem é que vai pagar mais só porque sim? As pessoas é que têm de começar a tirar o dinheiro de lá e colocar em certificados e assim. Os bancos só pagarão mais se obrigados pelo mercado. Enquanto o stock de depósitos não baixar eles não têm razão nenhuma em aumentar as taxas.
A verdade é que as pessoas, principalmente as mais velhas, são muito avessas a mudanças, o meu velhote só tirou dinheiro do bando no final do ano para fazer aforro depois de lhe andar a chatear a cabeça há uns bons 3 meses. Isto apesar de ele ter o dinheiro há uns 2, ou até mais, anos a dar 0.

E ainda assim no dia que o ia fazer teve que levar nova lavagem cerebral porque estava com “pena das pessoas do balcão” claro que tive que lhe fazer ver que até agora estiveram eles a rentabilizar o dinheiro dele a custo 0 e que ele tem é que pensar na vida dele, o banco se começar a sentir falta do negócio terá que remunerar os clientes para os ter de volta.

Estamos a falar de uma pessoa que fez agora 60 anos, imagino o pessoal mais velho.
Osvaldo65
Mensagens: 36
Registado: 04 out 2022 12:54
Been thanked: 12 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Osvaldo65 »

3rdWorldBuffett Escreveu: 20 jan 2023 18:38
Virtua Escreveu: 20 jan 2023 15:37 Continuam a bater no ceguinho. Os depósitos são créditos do ponto de vista do banco. Quem é que vai pagar mais só porque sim? As pessoas é que têm de começar a tirar o dinheiro de lá e colocar em certificados e assim. Os bancos só pagarão mais se obrigados pelo mercado. Enquanto o stock de depósitos não baixar eles não têm razão nenhuma em aumentar as taxas.
A verdade é que as pessoas, principalmente as mais velhas, são muito avessas a mudanças, o meu velhote só tirou dinheiro do bando no final do ano para fazer aforro depois de lhe andar a chatear a cabeça há uns bons 3 meses. Isto apesar de ele ter o dinheiro há uns 2, ou até mais, anos a dar 0.

E ainda assim no dia que o ia fazer teve que levar nova lavagem cerebral porque estava com “pena das pessoas do balcão” claro que tive que lhe fazer ver que até agora estiveram eles a rentabilizar o dinheiro dele a custo 0 e que ele tem é que pensar na vida dele, o banco se começar a sentir falta do negócio terá que remunerar os clientes para os ter de volta.

Estamos a falar de uma pessoa que fez agora 60 anos, imagino o pessoal mais velho.
"A literacia financeira dos portugueses está em último lugar, entre os 19 países da zona euro, segundo o ranking do Banco Central Europeu (BCE), de 2020."

Esta é a realidade que nós temos. Uma nota pessoal, eu sou quase da idade do velhote :) do 3rdWorldBuffett, confirmo isso mesmo. Tentei que a minha mãe nos seus 80 anos, coloca-se uma percentagem ainda que reduzida dos seus depósitos em CA, mas desisti, após algumas tentativas. O pânico do "desconhecido" ainda que sejam CA é superior a qualquer tentativa de racionalização.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 110
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 64 times
Been thanked: 22 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por CountMeIn »

Eu tou preso a tentar convencer um familiar a passar um PPR Seguro que tem para um fundo de Obrigações...
Quando lhes digo que não tem capital garantido, apesar de mostrar tudo e mais alguma coisa, retorno, ganhos anuais etc..., vira-me logo a casaca.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

CountMeIn Escreveu: 21 jan 2023 00:33 Eu tou preso a tentar convencer um familiar a passar um PPR Seguro que tem para um fundo de Obrigações...
Quando lhes digo que não tem capital garantido, apesar de mostrar tudo e mais alguma coisa, retorno, ganhos anuais etc..., vira-me logo a casaca.
Nesses casos é não insistir. Para quem não tem interesse natural ou perfil adequado, a falta do selo "garantia de capital" é uma fonte de stress, independentemente dos resultados passados (que não são garantia dos futuros). À primeira desvalorização significativa entra-se em modo de pânico e culpa-se quem aconselhou.
Lvsitano
Mensagens: 460
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 146 times
Been thanked: 127 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Lvsitano »

3rdWorldBuffett Escreveu: 20 jan 2023 18:38
Virtua Escreveu: 20 jan 2023 15:37 Continuam a bater no ceguinho. Os depósitos são créditos do ponto de vista do banco. Quem é que vai pagar mais só porque sim? As pessoas é que têm de começar a tirar o dinheiro de lá e colocar em certificados e assim. Os bancos só pagarão mais se obrigados pelo mercado. Enquanto o stock de depósitos não baixar eles não têm razão nenhuma em aumentar as taxas.
A verdade é que as pessoas, principalmente as mais velhas, são muito avessas a mudanças, o meu velhote só tirou dinheiro do bando no final do ano para fazer aforro depois de lhe andar a chatear a cabeça há uns bons 3 meses. Isto apesar de ele ter o dinheiro há uns 2, ou até mais, anos a dar 0.

E ainda assim no dia que o ia fazer teve que levar nova lavagem cerebral porque estava com “pena das pessoas do balcão” claro que tive que lhe fazer ver que até agora estiveram eles a rentabilizar o dinheiro dele a custo 0 e que ele tem é que pensar na vida dele, o banco se começar a sentir falta do negócio terá que remunerar os clientes para os ter de volta.

Estamos a falar de uma pessoa que fez agora 60 anos, imagino o pessoal mais velho.
Sem dúvida alguma. E com uma população cada vez mais idosa, há muito negócio que ainda vive à custa disso. Os bancos tradicionais com as suas comissões e taxinhas viram que há muitos clientes dispostos a pagar tudo quanto peçam e não mudam. O mesmo se passa com o investimento, ficam milhares de euros à ordem, outros tantos a prazo a render 0 (isto por cliente), e enquanto isso durar não há nem incentivo para dar mais juros, nem para alterar o modelo de negócio.

Quem diz bancos, diz seguros automóveis, há imensas pessoas a pagar fortunas por um seguro obrigatório contra terceiros com receio de mudar para uma seguradora que não tem porta para a rua, com receio de se tiver alguma chatice, não ter onde ir reclamar.

A aversão à mudança, o comodismo pagam-se caros em Portugal. E temos milhares de portugueses a jogar literalmente dinheiro à rua todos os dias por coisas desnecessárias. Mas não são apenas os idosos, há jovens com mentalidade bem mais retrógada do que pessoas com 80 anos.

Eu pessoalmente não tento incentivar ninguém a nada, porque já percebi que pior do que ser cego, é aquele que não quer ver. Há pessoas que simplesmente não aceitam os conselhos. É deixar andá-los mesmo que sejam familiares. Eu a mim custa-me ver pessoas com poucos rendimentos a pagar dezenas de euros por ano em comissões bancárias, só porque não querem mudar. Mas pronto, cada um sabe de si.

Como foi aqui referido, a literacia financeira em Portugal é péssima. Para quem quer produtos com capital garantido já há depósitos a prazo com juros mais interessantes, no caso do Invest Novos Montantes, TANB 2%. Sempre é melhor que 99% dos outros bancos.
superkinas
Mensagens: 426
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 84 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por superkinas »

A Euribor a três meses, que entrou em 14 de julho em terreno positivo pela primeira vez desde abril de 2015, também subiu hoje, ao ser fixada em 2,449%.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Atingiu os 2,5(01)%
superkinas
Mensagens: 426
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 84 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por superkinas »

:)
A Euribor a três meses, que entrou em 14 de julho em terreno positivo pela primeira vez desde abril de 2015, também subiu hoje, ao ser fixada em 2,501%, mais 0,052 pontos e um novo máximo desde janeiro de 2009.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Taxa de fevereiro: 3,403%
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Stormer »

JRJordao Escreveu: 26 jan 2023 11:43 Taxa de fevereiro: 3,403%
Tanto assim ? Onde viste ainda ontem a 3 meses acho que estava a 2,458 %
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Stormer Escreveu: 26 jan 2023 12:37
JRJordao Escreveu: 26 jan 2023 11:43 Taxa de fevereiro: 3,403%
Tanto assim ? Onde viste ainda ontem a 3 meses acho que estava a 2,458 %
A taxa base dos CA é a média da Euribor em 10 dias + 1% ;)
A calculadora será certamente atualizada em breve. Só falta o valor de hoje, 2,468% (que vi nas notícias).
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Stormer »

JRJordao Escreveu: 26 jan 2023 12:42
Stormer Escreveu: 26 jan 2023 12:37
JRJordao Escreveu: 26 jan 2023 11:43 Taxa de fevereiro: 3,403%
Tanto assim ? Onde viste ainda ontem a 3 meses acho que estava a 2,458 %
A taxa base dos CA é a média da Euribor em 10 dias + 1% ;)
A calculadora será certamente atualizada em breve. Só falta o valor de hoje, 2,468% (que vi nas notícias).
Ok ok obrigado estava a esquecer o 1% :)
Responder