Já pus na página anterior um gráfico bem mais elucidativo
Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento
Porque a utilidade do Ouro hoje em dia é muito mais limitada do que há milénios atrás. Não fará sentido no futuro substituir por um metal precioso mais raro e útil?
Eu não sei, mas não excluiria essa hipótese.
Concordo que a questão dos Diamantes é pura parvoíce, mas é essa a realidade, as "coisas" raras têm valores parvos, o Ouro é só mais uma
Mas a questão é essa. O diamante não é raro. Pode ser produzido num laboratório e é quimicamente IGUAL ao natural!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Refiro-me a estas maturidades:D@vid Escreveu: ↑24 jan 2023 16:08Primeiro deves ver bem a correlação, se vão te trazer correlações próximas do que já tens em ETFs melhor ficares quietoStormer Escreveu: ↑24 jan 2023 16:01 Boa tarde, sou mais adepto de ETFs, mas em tempos comecei por investir em F.I e até fui muito feliz em particular com uns Pimcos e com 1 de acões sector bens de consumo mais particularmente o Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR mas foram outros tempos.
Estou neste momento a pensar criar uma carteira de fundos uma vez que já tenho uma de ETFs com os seguintes :
ETF V80A
IWDA
EEM
A ideia de fundos era a seguinte:
Jupiter European Growth L EUR Acc
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR
Acatis Value Event Fonds A
Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR
Square CA Património Crescente A
Tenho muitas duvidas nos seguintes fundos se devem ou não fazer parte da carteira:
Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating Para não me estar a sobrepor ao ETF IWDA e estar a investir a dobrar nos mesmos ativos.
BlackRock World Technology E2 (EUR) Este devido ao estado em que estão as tecnológicas uma vez que cada vez mais se vê despedimento no sector parece que deram um passo maior que a perna.
NB Obrigações Europa FI Acc Este devido ás obrigações em carteira vencerem a maioria em 2023/2024 e achar que as obrigações PT neste momento não têm assim tanta margem para subir como em outros tempos.
Gostava de ler algumas opiniões para não estar a exagerar entre ETFs e F.I nas mesmas coisas, no caso das obrigações talvez algum Pimco esteja melhor para investir não sei, este investimento apenas o deva fazer depois das reuniões de dia 1 e 2 de Fevereiro.
Cumprs
O fidelity é optimo, basta ir ao nosso site para teres uma noção o que é esse fundo.
Não percebi em relação ao NB OE, PT? só vendo na CMVM mas devem ter muito pouco, o maior peso era a Holanda.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 596 times
- Been thanked: 673 times
A minha dúvida era na parte de obrigações PT...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- D@emoon
Uma dúvida que me assolou agora...
Um Seguro PPR tem a garantia da seguradora
Um Fundo PPR tem a garantia da seguradora + SII ? lol
10. O SII cobre os planos poupança reforma (PPR) ?
Os PPR são fundos de poupança e podem adotar a forma de fundo de investimento mobiliário, de fundo de pensões ou de unit linked.
O SII só cobre as unidades de participação de PPR que assumam a forma de fundos de investimento mobiliário, desde que aquelas se encontrem à guarda da entidade participante que origina o acionamento do SII.
Como interpretam isto?
Um Seguro PPR tem a garantia da seguradora
Um Fundo PPR tem a garantia da seguradora + SII ? lol
10. O SII cobre os planos poupança reforma (PPR) ?
Os PPR são fundos de poupança e podem adotar a forma de fundo de investimento mobiliário, de fundo de pensões ou de unit linked.
O SII só cobre as unidades de participação de PPR que assumam a forma de fundos de investimento mobiliário, desde que aquelas se encontrem à guarda da entidade participante que origina o acionamento do SII.
Como interpretam isto?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Pois realmente PT não parece a ter, mas tem algumas no fim da maturidade isso não vai tirar valor ao fundo ?
- D@emoon
Depende do preço a que compraram, recebem 100%, caso tenham comprado abaixo ainda vai render ao fundo, depois compram outras, têm quase 40% em liquidez.
Bom depois de algum estudo apurei que:D@vid Escreveu: ↑24 jan 2023 16:08Primeiro deves ver bem a correlação, se vão te trazer correlações próximas do que já tens em ETFs melhor ficares quietoStormer Escreveu: ↑24 jan 2023 16:01 Boa tarde, sou mais adepto de ETFs, mas em tempos comecei por investir em F.I e até fui muito feliz em particular com uns Pimcos e com 1 de acões sector bens de consumo mais particularmente o Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR mas foram outros tempos.
Estou neste momento a pensar criar uma carteira de fundos uma vez que já tenho uma de ETFs com os seguintes :
ETF V80A
IWDA
EEM
A ideia de fundos era a seguinte:
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR
Tenho muitas duvidas nos seguintes fundos se devem ou não fazer parte da carteira:
Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating Para não me estar a sobrepor ao ETF IWDA e estar a investir a dobrar nos mesmos ativos.
BlackRock World Technology E2 (EUR) Este devido ao estado em que estão as tecnológicas uma vez que cada vez mais se vê despedimento no sector parece que deram um passo maior que a perna.
NB Obrigações Europa FI Acc Este devido ás obrigações em carteira vencerem a maioria em 2023/2024 e achar que as obrigações PT neste momento não têm assim tanta margem para subir como em outros tempos.
Gostava de ler algumas opiniões para não estar a exagerar entre ETFs e F.I nas mesmas coisas, no caso das obrigações talvez algum Pimco esteja melhor para investir não sei, este investimento apenas o deva fazer depois das reuniões de dia 1 e 2 de Fevereiro.
Cumprs
O fidelity é optimo, basta ir ao nosso site para teres uma noção o que é esse fundo.
Não percebi em relação ao NB OE, PT? só vendo na CMVM mas devem ter muito pouco, o maior peso era a Holanda.
JPM Asia Pacific Equity D (acc) EUR Já tenho o ETF EEM que basicamente repete as 10 maiores empresas do FI.
Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating Repete em muito algumas posições do ACATIS e do ETF MSCI
BlackRock World Technology E2 Entre ETFs e FI que vou escolher já tenho muita Tecnologia.
NB Obrigações Europa FI Acc A duvida está mesmo neste, para não estar tão exposto ao mercado acionista tenho bastante duvidas em qual escolher de obrigações.
Então sem ainda saber qual o FI de obrigações a escolher está assim a ideia.
Cumprs
Porque é que haveria de tirar?
Então mas um tipo não pode pegar no ouro e trocar por dinheiro numa banca dum centro comercial ou ourivesaria? Não tem valor? Parece-me lógico que ainda hoje é um activo a considerar numa lógica de diversificação ou de "seguro-moeda".
Não me batam, que sou um autêntico noob nestas coisas.
Não me batam, que sou um autêntico noob nestas coisas.
Mas assumo que por teres perguntado há uma lógica. Eu sou uma pessoa muito curiosa por natureza e é esse pensamento que te levou a perguntar que eu queria entender. Por ter maturidade baixa tem rentabilidade baixa? Foi nisso que pensaste? Há de facto uma relação entre a longevidade das maturidades e a rentabilidade mas estaria mais em linha com a maturidade média do fundo (que não sei qual é) do que com uma obrigação individual que eles têm em carteira.
Para além que estes fundos fazem muito trading. Não dá bem para avaliar pelo que eles têm na carteira neste momento. Não são tipo os ETFs. Aqui é mais acreditares que o gestor vai fazer, ou não, um bom trabalho na minha opinião.
Sim era esse o pensamento de ter maturidade baixa tinha rentabilidade baixa.Virtua Escreveu: ↑24 jan 2023 23:18Mas assumo que por teres perguntado há uma lógica. Eu sou uma pessoa muito curiosa por natureza e é esse pensamento que te levou a perguntar que eu queria entender. Por ter maturidade baixa tem rentabilidade baixa? Foi nisso que pensaste? Há de facto uma relação entre a longevidade das maturidades e a rentabilidade mas estaria mais em linha com a maturidade média do fundo (que não sei qual é) do que com uma obrigação individual que eles têm em carteira.
Para além que estes fundos fazem muito trading. Não dá bem para avaliar pelo que eles têm na carteira neste momento. Não são tipo os ETFs. Aqui é mais acreditares que o gestor vai fazer, ou não, um bom trabalho na minha opinião.
- D@emoon
Stormer Escreveu: ↑24 jan 2023 23:27Sim era esse o pensamento de ter maturidade baixa tinha rentabilidade baixa.Virtua Escreveu: ↑24 jan 2023 23:18Mas assumo que por teres perguntado há uma lógica. Eu sou uma pessoa muito curiosa por natureza e é esse pensamento que te levou a perguntar que eu queria entender. Por ter maturidade baixa tem rentabilidade baixa? Foi nisso que pensaste? Há de facto uma relação entre a longevidade das maturidades e a rentabilidade mas estaria mais em linha com a maturidade média do fundo (que não sei qual é) do que com uma obrigação individual que eles têm em carteira.
Como falei acima, depende sempre do que o gestor fez nessa determinada obrigação, se comprou a 100% agora recebe 100% e o rendimento foi só o cupão, se está acima de 100% mais vale vender, se comprou acima de 100% e agora está a 105% por exemplo, mais vale vender que esperar pelos 100%, se comprou abaixo de 100% terá sempre lucro.
O Vasco Teles está no fundo há 15 anos e tenho-o como um dos melhores gestores de fundos da nossa praça, ele saberá o que faz melhor que nós, entretanto acredito que tenham sido desafiantes estes últimos anos, o fundo está a cair desde 2021, não me recordo de o ver a cair dois anos consecutivos como aconteceu agora, e este ano vai com cerca de 2% em queda novamente, mas mesmo assim mantém uma rentabilidade média de quase 6% ao ano desde 1994!!
Entre este, o Pimco Global Bond ou o Jupiter Dynamic, podes ver qual o que melhor se adapta a ti ( dei estes exemplos da primeira página mas o que não faltam são fundos para pesquisar )