Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Tenho andado menos participativo, mas isso também é fruto de ter a carteira já estabilizada há uns tempos. Vi falarem dos AB USA growth e sustainable, já os tenho há algum tempo, gosto muito.

Eu quando tenho dúvidas sobre escolher entre 2 bons fundos da mesma categoria, acabo por escolher os 2 e deixa-los andar. Por exemplo em USA Blend tenho 4 fundos atualmente a competir entre si. Global tenho 3. USA Value já tive 3, agora só tenho 1. A ideia é se vir que há um que se destaca pela nagativa, removê-lo, como fiz com os de Value, mas no caso dos USA blend, ainda está engraçado os desempenhos mês após mês.

Europa optei no ano passado ou já em 2021 deixar de ter participação direta. Neste início de ano tinha-me dado jeito. :) Tive o MFS Europe Value, que tem subido bastante bem YTD.

Mantenho-me bullish long-term em healthcare e energy até final de 2023.

Falaram aí atrás do Fidelity SP500, atenção à comissão de subscrição de 2%.

O Fidelity Tech é simplesmente fenomenal.

Deixo aqui as minhas escolhas atuais convosco. Uma carteira praticamente toda assente em USA (85%).
Temáticos
Fidelity Funds - Global Technology Fund E-acc-eur
Blackrock Global Funds - World Energy Fund E2 Eur
Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc Eur
Blackrock Global Funds - World Healthscience Fund E2

USA Blend

Pictet-usa Index R Eur
Fidelity S&p 500 Index Fund Eur P Acc
Jpmorgan Funds - America Equity Fund D (acc) - Eur
Schroder International Selection Fund Us Large Cap B Accumulation Eur

USA Growth
Ab Sicav I –sustainable Us Thematic Portfolio Class C Acc
Ab - American Growth Portfolio C Acc
T. Rowe Price Funds Sicav - Us Smaller Companies Equity Fund A Eur

USA Value
Invesco Funds - Invesco Us Value Equity Fund E Accumulation Eur

Global Blend+Growth
Caixa Ações Líderes Globais
Nordea 1 - Global Portfolio Fund E Eur
T. Rowe Price Funds Sicav - Global Focused Growth Equity Fund A Eur
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 671 times

Mensagem por D@emoon »

Mais uns dados incríveis no desemprego do EUA... o FED tem de deixar de olhar para o desemprego, não vale a pena, qualquer dia não há desemprego nos EUA lol
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 03 fev 2023 12:12 Tenho andado menos participativo
Ainda no outro dia disse ao D@vid que andavas caladito :lol: Essa carteira é para as "carteiras da comunidade"? :D
Tb não percebo isso. Até o David Almas falou de quanto interessante era esse fundo na newsletter ,ais recente dele. Para ter index mais vale ETFs, mesmo no banco são tipo 0.15% de custos, não 2%!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Rmad Escreveu: 03 fev 2023 11:41 Já agora deixo a questão e se conseguem fazer a comparação no site do investidor pf (btw grande grande trabalho! Obg) com o amundi funds us pioneer c eur lu1883872688.
É assim. Eu posso fazer uma app num par de horas para vocês testarem isso mas têm que compreender que vai ser versão mesmo Beta, no sentido que não vai dar para inventar e os inputs têm de ser bem colocados :lol: Por outro lado vai-se testando os possíveis erros para depois passar para uma app a sério.

Seria algo que vos interessaria?
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Virtua Escreveu: 03 fev 2023 14:35
Tb não percebo isso. Até o David Almas falou de quanto interessante era esse fundo na newsletter ,ais recente dele. Para ter index mais vale ETFs, mesmo no banco são tipo 0.15% de custos, não 2%!!
Penso que poderá ser pela questão da guarda de títulos, com fundos não se paga com ETFs, dependendo de onde se tenha, paga-se.
Se forem valores grandes, ou mesmo médios, continua a não compensar, se for para pessoas que tenham valores baixos investidos pode fazer sentido porque uns 6€/trimestre ainda afeta ao final do ano.
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

Virtua Escreveu: 03 fev 2023 14:49
Rmad Escreveu: 03 fev 2023 11:41 Já agora deixo a questão e se conseguem fazer a comparação no site do investidor pf (btw grande grande trabalho! Obg) com o amundi funds us pioneer c eur lu1883872688.
É assim. Eu posso fazer uma app num par de horas para vocês testarem isso mas têm que compreender que vai ser versão mesmo Beta, no sentido que não vai dar para inventar e os inputs têm de ser bem colocados :lol: Por outro lado vai-se testando os possíveis erros para depois passar para uma app a sério.

Seria algo que vos interessaria?
Muito interessante. :D
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Ainda no outro dia disse ao D@vid que andavas caladito :lol: Essa carteira é para as "carteiras da comunidade"? :D
Se estivermos a falar do Best tens nos ETFs comissão na compra, venda e custódia, às tantas até anda ela por ela...é uma questão de fazer contas...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 03 fev 2023 15:14
Penso que poderá ser pela questão da guarda de títulos, com fundos não se paga com ETFs, dependendo de onde se tenha, paga-se.
Se forem valores grandes, ou mesmo médios, continua a não compensar, se for para pessoas que tenham valores baixos investidos pode fazer sentido porque uns 6€/trimestre ainda afeta ao final do ano.
O "segredo" aí é mudar de conta digital para a trading, é menos 1€ na custódia...se for na plataforma BTP é gratuita mas estamos a falar de outra coisa lol.

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 03 fev 2023 15:47 Se estivermos a falar do Best tens nos ETFs comissão na compra, venda e custódia, às tantas até anda ela por ela...é uma questão de fazer contas...
Estou a falar do Invest que é onde tenho os meus. 0.15% por ordem, sem comissão de guarda de títulos! Tem é um mínimo. de 15 eurs por ordem ou assim. Não dá para meter 25 euros de cada vez como nos PPR :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

FTSE 100 acaba de chegar ao seu mais alto valor... :shock:

Virtua

Mensagem por Virtua »

Anexos
Captura de ecrã 2023-02-03 183109.png
Captura de ecrã 2023-02-03 183109.png (95.72 KiB) Visto 952 vezes
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

Patanisca Escreveu: 03 fev 2023 12:12 Tenho andado menos participativo, mas isso também é fruto de ter a carteira já estabilizada há uns tempos. Vi falarem dos AB USA growth e sustainable, já os tenho há algum tempo, gosto muito.

Eu quando tenho dúvidas sobre escolher entre 2 bons fundos da mesma categoria, acabo por escolher os 2 e deixa-los andar. Por exemplo em USA Blend tenho 4 fundos atualmente a competir entre si. Global tenho 3. USA Value já tive 3, agora só tenho 1. A ideia é se vir que há um que se destaca pela nagativa, removê-lo, como fiz com os de Value, mas no caso dos USA blend, ainda está engraçado os desempenhos mês após mês.

Europa optei no ano passado ou já em 2021 deixar de ter participação direta. Neste início de ano tinha-me dado jeito. :) Tive o MFS Europe Value, que tem subido bastante bem YTD.

Mantenho-me bullish long-term em healthcare e energy até final de 2023.

O Fidelity Tech é simplesmente fenomenal.

Deixo aqui as minhas escolhas atuais convosco. Uma carteira praticamente toda assente em USA (85%).
Temáticos
Fidelity Funds - Global Technology Fund E-acc-eur
Blackrock Global Funds - World Energy Fund E2 Eur
Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc Eur
Blackrock Global Funds - World Healthscience Fund E2

USA Blend

Pictet-usa Index R Eur
Fidelity S&p 500 Index Fund Eur P Acc
Jpmorgan Funds - America Equity Fund D (acc) - Eur
Schroder International Selection Fund Us Large Cap B Accumulation Eur

USA Growth
Ab Sicav I –sustainable Us Thematic Portfolio Class C Acc
Ab - American Growth Portfolio C Acc
T. Rowe Price Funds Sicav - Us Smaller Companies Equity Fund A Eur

USA Value
Invesco Funds - Invesco Us Value Equity Fund E Accumulation Eur

Global Blend+Growth
Caixa Ações Líderes Globais
Nordea 1 - Global Portfolio Fund E Eur
T. Rowe Price Funds Sicav - Global Focused Growth Equity Fund A Eur
No caso categoria acções mundiais
nos mistos vou só deixar caixa lideres, vou vender o GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR e o MFS Meridian Global Concntr A1 EUR
o segundo ate é jeitoso. Apesar de ir sair com 30% de lucro o GSglobal desiludiu-me um pouco.
Ando a olhar para 1 fundo de acções mundiais growth e estou inclinado para o Allianz Global Investors Fund - Allianz Thematica AT EUR
LU1981791327, o outro que estou interessado é mais volátil e tem minimo 1000€ - T. Rowe Price Funds Sicav - Global Focused Growth Equity Fund A Eur
Alguém tem recomenda mais algum ?
Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Rmad »

Não utilizo ETF por opção. Sinto me mais confortável com FI. Por agora, pelo menos. A literacia aumentará e talvez mude mais a jusante.
Ainda assim e comparando numa calculadora indicada num artigo do David Almas os 2 FI que tinha mencionado: o Fidelity (2% de subscrição inicial e TER 0,06) e o Amundi (TER 2,50 sem subscrição inicial) co investimento inicial de 100€ a 10 anos o Amundi sai “mais caro” 19,1% com uma rendibilidade para os dois FI de 5,20% ano (meramente exemplo).

Tendo em conta que utilizo FI como veículo não os comparei com etf. Mas em posts antigos creio haver comparações onde alguns FI (podem não ser estes) têm performances iguais ou superiores a etf conhecidos (iwda, etc.).

Adicionalmente a diversificação do fidelity é maior (500 empresas vs 40 do amundi).

Creio que este FI (fidelity) já foi discutido (talvez no fórum antigo) nós mesmo moldes, agora que penso nisso.

Cumprimentos

Nota: este fórum é cinco estrelas para este tipo de discussão e aprendizagem mútua. Muito obrigado a todos.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Rmad Escreveu: 04 fev 2023 11:44 literacia aumentará e talvez mude mais a jusante.
Estamos aqui para isso. Ainda percebo quem vai para os fundos mas index funds com 2% de subscrição acho que é algo desnecessário face a ETFs.

Porque te sentes mais confortável com FI? Eu percebo a questão da familiaridade mas tem de haver mais alguma coisa por detrás. Vejo isso em imensa gente!
Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Rmad »

Virtua Escreveu: 04 fev 2023 15:05
Rmad Escreveu: 04 fev 2023 11:44 literacia aumentará e talvez mude mais a jusante.
Estamos aqui para isso. Ainda percebo quem vai para os fundos mas index funds com 2% de subscrição acho que é algo desnecessário face a ETFs.

Porque te sentes mais confortável com FI? Eu percebo a questão da familiaridade mas tem de haver mais alguma coisa por detrás. Vejo isso em imensa gente!
Os custos da transação em bolsa nos bancos nos etfs maioritariamente e a questão mental da bolsa e a transação na mesma que domino incomensuravelmente menos que com os FI.
Talvez mais mental. FI é mais linear. Percebo melhor.

Como digo: poderá mudar eventualmente mas não me sinto ainda confortável no meu conhecimento para entrar com etfs.

Dito isto o fidelity tem um bom comportamento e o preço dos fi deverá começar a diminuir dada a fuga de capitais para etfs.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Responder