Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

Partilhei isso aqui +/-: viewtopic.php?p=2063#p2063

Mas não coloquei o gráfico da saída dos certificados do tesouro. Aqui está ele, desactualizado. Imagino que Dezembro e Janeiro sejam péssimos tb!!

Dados de Dezembro são -311 milhões nos certificados do tesouro e +1916 milhões nos certificados de aforro. Vou colocar isso no site se calhar. Parece interessante esta info.
Anexos
Captura de ecrã 2023-02-01 155120.png
Captura de ecrã 2023-02-01 155120.png (50.05 KiB) Visto 1282 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 147
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 66 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Só para deixar a nota que o site está a apresentar a taxa deste mês como,

Taxa Actual:
2023-02 => 4,403%

O cálculo dos juros também está a ser feito com base nesse "bónus" de 1%.

A calculadora hipotética está OK.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

3rdWorldBuffett Escreveu: 01 fev 2023 17:57 Só para deixar a nota que o site está a apresentar a taxa deste mês como,

Taxa Actual:
2023-02 => 4,403%
É a pensar nas subscrições com 6+ anos :D
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

Vocês não perdoam. Fiz esse erro há meia hora :lol:

Já está bem ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 152
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 25 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Kosta »

Boa noite, este é o meu primeiro post aqui no fórum, tenho uma duvida pertinente e talvez algum de vocês me possa responder.

Nos últimos anos consegui amealhar um capital interessante a trabalhar com crypto e trading desportivo que tenho depositado em contas a ordem e gostaria de aplicar em CA pelo menos uma parte (250k), como devem imaginar são atividades sem legislação em Portugal (nas crypto vai ser a partir de agora) e como tal são rendimentos que não foram tributados, como não quero ter problemas com o fisco tenho de tomar algumas precauções com as manifestações de riqueza.

Recentemente foi aprovada uma lei que obriga as instituições financeiras a comunicar anualmente ao fisco todos os clientes com património superior a 50k (como se fosse uma fortuna), portanto a minha duvida é se o mesmo acontece relativamente ao capital aplicado nos CA, alguém me saberá esclarecer sobre o assunto?
Última edição por Kosta em 16 fev 2023 10:48, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2025
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 712 times
Been thanked: 842 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Virtua »

o homem da fiscalidade é o
Gajo Escreveu:
Mas honestamente estando tu numa zona cinzenta eu pessoalmente não arriscaria. Não sei se vale a pena. Por outro lado eram áreas não tributadas, nomeadamente crypto. Não me parece que vá haver retroativos!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por D@emoon »

Os Certificados de Aforro são dívida do estado, se eles não souberem o que cada um lá tem...mal iria o sistema 😂
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pge
Mensagens: 149
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 68 times
Been thanked: 26 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por pge »

Kosta Escreveu: 02 fev 2023 22:23 trading desportivo que tenho depositado em contas a ordem e gostaria de aplicar em CA pelo menos uma parte (250k), como devem imaginar são atividades sem legislação em Portugal (nas crypto vai ser a partir de agora)
Crypto era um vazio legal, trading desportivo não é bem isso, se é q me faço entender... Se já o meteste num banco português, eu ficava o mais quietinho possivel.
Kosta
Mensagens: 152
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 25 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 02 fev 2023 22:31 o homem da fiscalidade é o
Gajo Escreveu:
Mas honestamente estando tu numa zona cinzenta eu pessoalmente não arriscaria. Não sei se vale a pena. Por outro lado eram áreas não tributadas, nomeadamente crypto. Não me parece que vá haver retroativos!!
Precisamente por causa do risco é que eu ainda não o fiz mas custa ter o dinheiro parado a perder valor todos dias quando as taxas começam a ficar interessantes.
Certamente não haveria retroativos mas iria comprometer o meu trabalho daqui para a frente.
Vamos ver se o homem da fiscalidade aparece por aqui.
D@vid Escreveu: 02 fev 2023 23:03 Os Certificados de Aforro são dívida do estado, se eles não souberem o que cada um lá tem...mal iria o sistema 😂
Segundo esta noticia, os capitais aplicados em CA tem um tratamento diferente dos outros.
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-do-fisco

Já estive a ler o Decreto-Lei n.º 64/2016 e não encontro qualquer referencia a CA e CT mas decifrar aquela algaraviada não é fácil.
pge Escreveu: 02 fev 2023 23:52
Kosta Escreveu: 02 fev 2023 22:23 trading desportivo que tenho depositado em contas a ordem e gostaria de aplicar em CA pelo menos uma parte (250k), como devem imaginar são atividades sem legislação em Portugal (nas crypto vai ser a partir de agora)
Crypto era um vazio legal, trading desportivo não é bem isso, se é q me faço entender... Se já o meteste num banco português, eu ficava o mais quietinho possivel.
O trading desportivo também foi um vazio legal durante anos até 2015 e sim tenho não em um mas dividido por vários bancos em PT por causa da treta dos 50k.
Um inspetor tributário aqui no fórum dava um jeitão :D
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por D@emoon »

Kosta só os bancos são obrigados a reportar os 50k porque o fisco não tem controlo, mas num produto que é do Estado, que tens de abrir uma conta no IGCP, achas mesmo que eles não têm acesso?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 152
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 25 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Kosta »

D@vid Escreveu: 03 fev 2023 11:57 Kosta só os bancos são obrigados a reportar os 50k porque o fisco não tem controlo, mas num produto que é do Estado, que tens de abrir uma conta no IGCP, achas mesmo que eles não têm acesso?
Claro que tem acesso, isso é obvio mas o cruzamento de dados não é um processo manual e se o sistema não estiver preparado para o fazer tal como faz com a informação dos bancos fica ali uma janela aberta.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 551 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 03 fev 2023 11:48 Um inspetor tributário aqui no fórum dava um jeitão :D
Querias ter um inspetor tributário a ler estas tuas mensagens no tópico? :shock:

Creio que a questão se pode simplificar da seguinte forma. Nos bancos, os saldos abaixo de 50k não precisam ser comunicados e provavelmente não o são pois aplica-se o regime de sigilo bancário. Em relação ao IGCP não se conhece regime equivalente, portanto é de assumir (pela cautela) que podem comunicar qualquer saldo a qualquer momento por qualquer razão.
Lvsitano
Mensagens: 460
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 146 times
Been thanked: 127 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por Lvsitano »

Kosta Escreveu: 02 fev 2023 22:23 Nos últimos anos consegui amealhar um capital interessante a trabalhar com crypto e trading desportivo que tenho depositado em contas a ordem e gostaria de aplicar em CA pelo menos uma parte (250k
Não vejo qual é o problema. Se o capital já está em conta à ordem, isso já foi reportado à AT. A legislação dos criptativos não é retroativa, portanto não há qualquer problema. Estar numa conta à ordem ou aplicado em CA, é igual para a AT. Para si é que não é igual, está ali a sofrer desvalorização devido à inflação, podendo amenizar essa perda com CA é uma opção.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 04 fev 2023 18:01
Kosta Escreveu: 02 fev 2023 22:23 Nos últimos anos consegui amealhar um capital interessante a trabalhar com crypto e trading desportivo que tenho depositado em contas a ordem e gostaria de aplicar em CA pelo menos uma parte (250k
Não vejo qual é o problema. Se o capital já está em conta à ordem, isso já foi reportado à AT. A legislação dos criptativos não é retroativa, portanto não há qualquer problema. Estar numa conta à ordem ou aplicado em CA, é igual para a AT. Para si é que não é igual, está ali a sofrer desvalorização devido à inflação, podendo amenizar essa perda com CA é uma opção.
Supostamente não tem sido reportado porque deve haver várias contas abaixo dos 50k :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder