Refuto eu essa do fundo misto.
Porque o fundo misto da Acatis, de 80/20, fica atrás de um ETF semelhante (custos, custos, custos!)
O S&P 500 (via CSPX) é transacionado em USD, não será uma desvantagem tendo em conta taxas de cambio ou achas que o dólar "pesará" mais que o euro na altura de vender?Virtua Escreveu: ↑08 fev 2023 12:25
Diria que se o objectivo é 3% deverias olhar para os certificados, que já vão para 3.5% este mês (para quem fizer agora, ou seja, sem prémio de premanência). Junta uns pozinhos de MSCI World (via IWDA) ou S&P 500 (via CSPX). O primeiro tem uma rentabilidade histórica nos 9% e o segundo nos 10%+. Mas têm quedas de 50% de vez em quando e 30% não é nada de anormal.
Excelente contribuição, sem complicar e com a indicação dos produtos para eu estudar e comparar, não digo que vou replicar mas irei tirar daqui as bases para a minha carteira.CountMeIn Escreveu: ↑10 fev 2023 19:12 Aqui tens o que eu faria +- na tua posição:
- 50k Certificados Aforro (3 depósitos ao invés de manter tudo de uma vez, para ter sempre liquidez, ou seja, 20k em Fevereiro, (ficas com 30k contigo), 15k em Março (Ficas com 15k contigo), 15k em Abril ( e em Maio já podes levantar 20k se for necessário).
- 170k em IWDA (ETF de Ações das maiores empresas do Mundo, que devem continuar a vender produtos/serviços no mundo inteiro) investidos ao longo de 6 meses ( 50k agora, 20k no mês seguinte etc)
- 80k investidos em Obrigações Europeias - por exemplo LU1650490474 lump sum
- 30k investidos em Obrigações de empresas (com maior risco e retorno) - por exemplo IE00B6YX5M31
- 90k investidos num fundo de investimento Misto, gerido ativamente - por exemplo DE000A0X7541
- 50k investidos em ETF's ou FI's de setores - No meu caso setor bancário e Energético este ano, sendo que provavelmente alteraria este investimento no 3º trimestre de 2023. IE00B3Q19T94 e IE00BKWQ0F09 (Europa) ou IE00BM67HM91 (Mundial)
- 30k investidos em Ações individuais, principalmente Portuguesas, sendo que eu iria rodar este dinheiro regular e ativamente.
Cada user deste fórum irá ter uma opinião diferente, muitos não considerarão sequer as "apostas ativas" dos ETF's de setores e das ações, mas penso que o IWDA, Obrigações Europeias e um Fundo de Investimento Misto devem ser opções que ninguém refutará, podem sugerir alternativas mas devem de certeza concordar que são boas opções, pelo que se quiseres manter a coisa mais simples divide entre estes 3 produtos.
Boa sorte
Sim, inclusive abri hoje conta Best Trading Pro.
Estarás a falar do Unit Linked?
É esse, para mim só olho para as 3 carteiras mais conservadoras, as outras duas são geridas pela Haitong e não são tão interessantes acho.
As outras 2 é que são mais interessantes atéD@emoon Escreveu: ↑11 fev 2023 00:29É esse, para mim só olho para as 3 carteiras mais conservadoras, as outras duas são geridas pela Haitong e não são tão interessantes acho.
Para o que o Kosta pretende acho que não, mas é algo a analisar pelo próprio
Curiosamente o produto que tenho no Bankinter parece ser o mesmo Unit Linked, vou colocar aqui o extrato dos custos de gestão de 2021, só nos 3 primeiros meses foram quase 150€.
Impossível ser o mesmo, este é exclusivo no Best, gerido por eles em parceria com a GNB, os custos é a gestão que não vês tal como um fundo de investimento.
O CSPX é transaccionado em várias bolsas em Euros.
ETFs de obrigações só há basicamente dois que fazem sentido numa carteira como a que pretendes. World aggregate eur hedged ou euro gov. ETFs exemplo são o EUNA e o MTX (mas há muitos mais semelhantes). Podes pesquisar no just etf com os filtros. O importante é ser físico e accKosta Escreveu: ↑12 fev 2023 12:24 Após alguma leitura e pesquisa decidi avançar para os ETFs, numa primeira fase irei entrar com 10% do capital utilizando a plataforma Best Trading Pro, vou dividir a stake em 3 partes, 2 partes para ações e 1 parte para obrigações, portanto 66%/33%.
As ações serão as sugeridas aqui no tópico, MSCI World (via IWDA) + S&P 500 (via CSPX), quanto às obrigações ainda não consegui escolher.
Mundiais
Europeias
Gov
Aggregate
Corporate
Venham daí sugestões para eu comparar...
E tens noção do benefício fiscal de um Unit Linked a longo prazo , certo?Kosta Escreveu: ↑12 fev 2023 12:24 Após alguma leitura e pesquisa decidi avançar para os ETFs, numa primeira fase irei entrar com 10% do capital utilizando a plataforma Best Trading Pro, vou dividir a stake em 3 partes, 2 partes para ações e 1 parte para obrigações, portanto 66%/33%.
As ações serão as sugeridas aqui no tópico, MSCI World (via IWDA) + S&P 500 (via CSPX), quanto às obrigações ainda não consegui escolher.
Mundiais
Europeias
Gov
Aggregate
Corporate
Venham daí sugestões para eu comparar...
Não sei porque estás com perdas,podem ser de comissões. Não é app/ferramente que eu use por isso não sei. Mas o CSPX existe em EUR. Não necessitas comprar em londres em USD