Conversa com o Smaug_ no tópico de ETFs para registo futuro:
Smaug_ Escreveu: ↑03 mar 2023 20:52
O SSO está disponível para subscrição?
Ou o LQQ?
ETFs americanos estão excluidos legalmente de ser comercializados na Europa.
Dito isto há ETFs alavancados europeus cuja comercialização se pode pedir. Eu já pedi CL2.
O que a Trading 212 tem para comercialização são:
Nasdaq 2x (o LQQ)
Euro stoxx 2x
FTSE 100 2x
S&P 500 2x (equivalente ao SSO)
- Captura de ecrã 2023-03-03 214235.png (61.21 KiB) Visto 4845 vezes
Smaug_ Escreveu: ↑03 mar 2023 22:47
Não sei como é que alguns bancos disponibilizam esses ETF americanos.
Tenho o SSO no invest e já tive o TQQQ no carregosa. E creio que continuam disponíveis.
No invest há vários alavancados, para um lado e para o outro.
E há imensos americanos disponíveis.
Mas obrigado por mostrares os que há na T212. Talvez abra conta e faça uma experiência de DCA com 2 ou 3 desses durante um ano.
Pois, eu tb não. Qualquer dia ainda vou perguntar a... certas pessoas. Mas realmente é invulgar.
Smaug_ Escreveu: ↑05 mar 2023 17:22
Hoje lá abri conta na T212.
Já criei duas tartes.
Uma pergunta: Se eu ativar o autoinvest o programa vai distribuir cada novo investimento de acordo com a percentagem inicial definida e com a periodicidade estipulada?
Se for assim acho uma ferramenta muito interessante.
Sim. A questão do autoinvest é que se a tua pie for 50/50 (por exemplo com dois activos). Ele vai reforçar 50/50. Por outro lado se reforçar a pie manualmente posso seleccionar o self-rebancing e ele vai fazer as compras com o objectivo de rebalancear a pie, o que pode dar origem por exemplo a compras 30/70.
Podes ver aqui na imagem ele a seleccionar pesos para rebalancear a pie, o que dá origem a valores diferentes do que coloquei na pie (que neste caso são 30/50/20).
Se fosse só auto-invest ele ia comprar mesmo 30/50/20.
As duas coisas juntas, auto-invest com auto-rebalance seria o ideal e está em pipeline. Para já, contornei a coisa mais chata que é a transferência, fazendo transferências programadas. Depois prefiro usar o self-rebance mais do que o auto-invest. Fica ao critério de cada um, porque de momento ou é um
ou outro.
Smaug_ Escreveu: ↑06 mar 2023 14:29
De facto o autoinvest + rebalanceamento automático seria o ideal.
Mas mesmo assim, poder fazer o rebalanceamento sem andar a fazer contas já é bem bom.
E também posso fazer o rebalanceamento, sei lá, trimestralmente ou semestralmente. Duvido que haja um impacto muito significativo no desempenho.
Mas achei tudo tão fácil e intuitivo que até fico com dúvidas se não é bom de mais para ser verdade.
De onde vem a rentabilidade da T212?
Empréstimo de títulos?
Spread bid/ask?
E também posso fazer o rebalanceamento, sei lá, trimestralmente ou semestralmente. Duvido que haja um impacto muito significativo no desempenho.
Na minha "conta principal", no Invest, faço reforços anuais, nem é só o rebalanceamento. Testes que já fiz não mostram grande diferença entre reforços mensais e anuais. Também estamos a falar de reforços anuais não superiores a 10% do montante total.
De onde vem a rentabilidade da T212? Empréstimo de títulos?
Também, mas nem é a principal fonte provavelmente. Ganham bastante nas contas CFD (aliás quem me dera que eles me pagassem um décimo do que aos afiliados de CFDs
) e estas contas "grátis" são muito a "droga de iniciação". Por outro lado estas correctoras normalmente têm venda de order flow ou as transações são "over-the-counter" onde podem potencialmente ter dark pools.
Eles usam a interactive brokers como "custodiante"/next entity in line (ler mais aqui:
https://helpcentre.trading212.com/hc/en ... -ownership). A IB tb lhe deve dar uns trocos pela liquidez deles. Devem ter um acordo semelhante ao que a IB tem com a tradestation!A IB está-se a tornar para o mundo o que a Saxo faz em Portugal/Europa. A maioria dos bancos tem uma plataforma de trading. Penso que Saxo tem no Best/Big e Carregosa. Invest é com a IB.