Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 674 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 03 mar 2023 20:00
fhff Escreveu: 03 mar 2023 19:41
D@emoon Escreveu: 02 mar 2023 16:12 Tudo acima dos 4%...que apetecíveis que estão.
Desculpem a pergunta de leigo: não é estranho as bonds US 2 anos estarem com maior taxa do que as de maiores maturidades?
É, porque normalmente prazos maiores = maiores taxas. Chama-se inverted yield curve e antecipou uma grande percentagem de recessões nos últimos 40/50 anos (quando eu digo alta é mesmo alta, tipo 90% das recessões)

Em baixo podes ver o diferencial entre a taxa de 2 anos e a de 10 anos. Quando vai a negativo quer dizer que a de dois anos está mais alta e é como disse a curva taxa de juro investida. As barras a cinza são recessões, que como podes ver vierem sempre a seguir a uma inversão da curva de taxa de juro.

P.S. - Nem a pergunta foi de leigo e mesmo que fosse ng tem de perdir desculpa por não saber algo. Acabei um mestrado em finanças e o pouco que aprendi foi que a yield e as obrigações movimentam-se em sentidos opostos (na altura não saberia responder ao que acabaste de perguntar).
Engraçado foi o facto de a meios de 2019 ter acontecido isso e já se falava em recessão, e ela veio mesmo em 2020 mas por causa do Covid...meses antes do primeiro caso na China.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
fhff
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 40 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por fhff »

Obrigado @Virtua.
Muito interessante a relação com as recessões. Dá para ficar apreensivo...
whitepolaroid
Registado: 04 out 2022 16:36
Been thanked: 2 times

Mensagem por whitepolaroid »

Esta semana li uma boa análise sobre o risco/recompensa no Seeking Alpha, mas infelizmente não guardei o link. Segundo o autor, a relação neste momento não é a melhor.

O passado actualmente de pouco nos serve para fazer previsões, pois estamos num contexto económico e financeiro que nunca se verificou antes, nomeadamente o facto de os Bancos Centrais terem aplicado taxas de juro negativas (ainda por cima, durante vários anos). A quebra no início do Covid foi "panic selling". A recuperação foi muito rápida, não se poderá falar em recessão (se bem que a definição de recessão é assunto que dá pano para mangas). Os cerca de 4800 pontos foram um recorde absoluto do S&P 500 devido a uma grande injecção de liquidez nos mercados.
Não vejo que os fundamentais estejam a apontar para uma subida consistente, mas os últimos anos têm sido tão anormais que nem sei o que pensar. No entanto, se o S&P chegar aos 3200, entro com tudo. Por enquanto, e enquanto não termina a incerteza com as taxas de juro, prefiro estar em certificados de aforro. Tendo em conta que muitos já perfazem um ano de permanência ou irão fazê-lo este ano, a taxa já será de 4% e não de 3,5%. Não compensa a inflação, mas não vejo melhores alternativas rendibilidade risco neste momento (vamos a ver se as obrigações recuperam de forma consistente a partir do próximo semestre).
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 03 mar 2023 20:00 Em baixo podes ver o diferencial entre a taxa de 2 anos e a de 10 anos. Quando vai a negativo quer dizer que a taxa 2 anos está mais alta que a de 10 anos e a curva da taxa de juro fica invertida. As barras a cinza são recessões, que como podes ver, vierem sempre a seguir a uma inversão da curva de taxa de juro.

Continuo sem perceber como é que oficialmente não houve nenhuma recessão em 2022, quando o PIB americano desceu no Q1 e Q2 desse ano... :roll: :roll: :roll:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 05 mar 2023 13:26
Virtua Escreveu: 03 mar 2023 20:00 Em baixo podes ver o diferencial entre a taxa de 2 anos e a de 10 anos. Quando vai a negativo quer dizer que a taxa 2 anos está mais alta que a de 10 anos e a curva da taxa de juro fica invertida. As barras a cinza são recessões, que como podes ver, vierem sempre a seguir a uma inversão da curva de taxa de juro.

Continuo sem perceber como é que oficialmente não houve nenhuma recessão em 2022, quando o PIB americano desceu no Q1 e Q2 desse ano... :roll: :roll: :roll:
Shiuuuuu
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 05 mar 2023 13:26

Ao contrário da rule of thumb de "bear market é uma queda de 20%" a rule of thumb "Recessão são 2 trimestres negativos" tem uma resposta oficial.

Quem decide, desde os anos '20, se há ou não recessão nos USA é a NBER. Têm é um lag do caraças. Um ano em média. Lá para o final deste ano sabes se houve recessão em 2022 :lol:

https://www.nber.org/research/business- ... -questions

De qualquer das formas fui agora ver o GDP e o FRED diz-me que houve crescimento em todos os trimestres de 2022. Reviram em alta?

https://fred.stlouisfed.org/series/GDP
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos;

Agenda Semanal - 06 a 10 Março 2023

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200437257

Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Se não estou em erro, as yields já estão invertidas desde o último trimestre de 2022 e recessão nem vê-la... ainda :)
tcs
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Mensagem por tcs »

Louie Escreveu: 06 mar 2023 09:54 Se não estou em erro, as yields já estão invertidas desde o último trimestre de 2022 e recessão nem vê-la... ainda :)
Desde Julho de 2022 (3º Trimestre): https://fred.stlouisfed.org/series/T10Y2Y

Nunca acompanhei este tema mas por falarem fui analisar o gráfico e, pelo histórico, uma possível recessão só acontece quando a diferença entre 10y e 2y é positiva. Ainda está negativa (-0.89). E mesmo assim só acontece 3 a 6 meses depois desta diferença ser positiva.

Desde 1980/1981 esta diferença não era tão negativa...
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 05 mar 2023 22:00 De qualquer das formas fui agora ver o GDP e o FRED diz-me que houve crescimento em todos os trimestres de 2022. Reviram em alta?

https://fred.stlouisfed.org/series/GDP

Epá... *************

Imagem

https://www.bea.gov/data/gdp/gross-domestic-product
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

tcs Escreveu: 06 mar 2023 10:26
Louie Escreveu: 06 mar 2023 09:54 Se não estou em erro, as yields já estão invertidas desde o último trimestre de 2022 e recessão nem vê-la... ainda :)
Desde Julho de 2022 (3º Trimestre): https://fred.stlouisfed.org/series/T10Y2Y

Nunca acompanhei este tema mas por falarem fui analisar o gráfico e, pelo histórico, uma possível recessão só acontece quando a diferença entre 10y e 2y é positiva. Ainda está negativa (-0.89). E mesmo assim só acontece 3 a 6 meses depois desta diferença ser positiva.

Desde 1980/1981 esta diferença não era tão negativa...
Exceto entre 80/82, que a diferença era negativa.
Curiosamente foi um período bastante semelhante com a conjuntura atual:
https://www.federalreservehistory.org/e ... of-1981-82

PS: Boa partilha ;)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 06 mar 2023 10:55 Epá... *************
Eu sei. Lembro-me que na altura até deu celeuma e o pessoal estava a dizer que a Administração Biden estava a querer alterar o conceito de "recessão". Tb achei estranho no FRED ter sempre com crecimento por isso questionei.

Mas a verdade é que o NBER não anunciou (ainda?) nenhuma recessão.
tcs Escreveu: 06 mar 2023 10:26 Desde 1980/1981 esta diferença não era tão negativa...
E a profundidade tem impacto. Eu sou fã da FED mas mesmo assim não acredito que se vão safar. Uma recessão leve é o melhor que estou a ver no futuro (soft landing). Se eles se safam de uma recessão o Powell passa a ser uma lenda. E honestamente nem sei se seria o melhor, não vão eles tirar as conclusões "erradas" e no futuro criem periodos inflacionistas para resolver crises.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 72 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 02 mar 2023 16:54
Principalmente a de dois anos. Estou aqui a fazer contas à vida. Se calhar vou fazer uma apostazinha para o curto prazo. Mas por enquanto ainda +/- em linha com os CA, em termos das taxas europeias. Se subirem mais queria fazer umas experiências (se calhar vou fazer na mesma mas queria que as Europeias subissem mais um pouco e se alinhassem com as Americanas que aí colocaste :lol: )
Conta-nos lá isso :)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

pge Escreveu: 06 mar 2023 22:42
Virtua Escreveu: 02 mar 2023 16:54
Principalmente a de dois anos. Estou aqui a fazer contas à vida. Se calhar vou fazer uma apostazinha para o curto prazo. Mas por enquanto ainda +/- em linha com os CA, em termos das taxas europeias. Se subirem mais queria fazer umas experiências (se calhar vou fazer na mesma mas queria que as Europeias subissem mais um pouco e se alinhassem com as Americanas que aí colocaste :lol: )
Conta-nos lá isso :)
Deve ser algum ETF 😂, uma aposta em algum de treasury de muito curto prazo lol.

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 06 mar 2023 23:05 Deve ser algum ETF 😂, uma aposta em algum de treasury de muito curto prazo lol.
Inside information não vale :lol:

Treasuries eras tu :D
pge Escreveu: 06 mar 2023 22:42 Conta-nos lá isso :)
Depois de fazer as contas digo. Mas de qualquer das formas é mais lá para o final do ano, altura em que está previsto a euribor/taxas de juro começarem a descer ;)

Sempre gostei de bonds pelo aspecto matemático da coisa, está na hora de pôr a coisa à prova 8-)
Responder