Tech teve grande boom nos últimos 10 anos...Patanisca Escreveu: ↑10 mar 2023 17:06 Oh mas esse foi só agora nos últimos 12m.
O Fidelity Global tech tem isto a 10 anos!!
19,37%
Eu comecei a investir em FI há precisamente 10 anos. Se tivesse logo metido exclusivamente neste, tinha agora dinheiro para um T0 a pronto em Lisboa a precisar de obras. xD
Fundos de Investimento
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 596 times
- Been thanked: 673 times
Re: Fundos de Investimento
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Criado o primeiro "O Estado da Nação". Acho que vão curtir o conceito.
Deixo aqui para os mais distraídos/quem não anda pelo fórum todo!
viewtopic.php?p=4141#p4141
Deixo aqui para os mais distraídos/quem não anda pelo fórum todo!
viewtopic.php?p=4141#p4141
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
-
- Registado: 05 out 2022 01:31
- Has thanked: 54 times
- Been thanked: 10 times
Não é por nada mas também tenho esse fundo é pena só o ter a 2 semana mas o que me saltou a vista foi a performance a médio longo prazo, só espero não ter entrado numa má altura
- D@emoon
Se te saltou à vista a performance a médio/longo prazo porque te preocupa agora teres entrado numa má altura?Pedro rosa Escreveu: ↑10 mar 2023 18:44 Não é por nada mas também tenho esse fundo é pena só o ter a 2 semana mas o que me saltou a vista foi a performance a médio longo prazo, só espero não ter entrado numa má altura
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
-
Não é que esteja preocupado, mas confesso que não estava habituado a fundos de ações sempre tive mais de obrigações e tesouraria que são bem mais calmos,mas como é óbvio já sabia que a volatilidade era bem maior e estava preparado para assumir isso para obter melhores resultados.D@emoon Escreveu: ↑10 mar 2023 18:54Se te saltou à vista a performance a médio/longo prazo porque te preocupa agora teres entrado numa má altura?Pedro rosa Escreveu: ↑10 mar 2023 18:44 Não é por nada mas também tenho esse fundo é pena só o ter a 2 semana mas o que me saltou a vista foi a performance a médio longo prazo, só espero não ter entrado numa má altura
Tenho pouca experiência em investimentos é certo mas pelo que tenho analizado em fundos de investimento quem tiver paciência a longo prazo dificilmente perde dinheiro... E o meu horizonte é sempre esse 10 anos ou mais, tenho é muitas dúvidas de quando devo sair,se devo sair... Ou ficar e reforçar nas quedas.
Não Tenho uma ideia ainda formada neste sentido
- D@emoon
Na minha opinião, quando se decide em investir nos mercados financeiros, não se pode entrar e já a pensar se devo sair e quando, sou da opinião que devemos ser investidores periódicos, investir sempre que se pode, principalmente nas quedas, temos de olhar para os fundos como se fossem a compra de um negócio, se eu comprar um restaurante não vou deixar aquilo sempre igual, terei de comprar novas máquinas, mudar decoração etc, ou seja, tenho de estar constantemente em Investir no meu negócio, é assim que olho para os fundos, são o meu negócio.
O mercado hoje não quis digerir os resultados dos payrolls nos EUA que até não foram maus, preferiu dar atenção à suposta queda do Silicon Valley Bank.
O mercado hoje não quis digerir os resultados dos payrolls nos EUA que até não foram maus, preferiu dar atenção à suposta queda do Silicon Valley Bank.
-
Eu por exemplo quando rebentou isto do covid resgatei tudo estava de ganha e não quiz arriscar e só agora voltei a entrar um pouco mais agressivo com fundos de ações também.
Agora imaginando uma situação como a que passamos que estava a vista que as bolsas iriam cair com tudo fechado pelo.mundo inteiro, não é aconselhável resgatar os fundos quê estão a ganhar e voltar possivelmente numa queda a comprar mais barato e manter só os fundos quê estiverem a perder e ir reforçando? Imagina agora a Rússia soltar uma bomba nuclear e eu ter um fundo com rentabilidade muito boa não será inteligente resgatar nestas situações que não são normais e que prevemos tempos difíceis?
Agora imaginando uma situação como a que passamos que estava a vista que as bolsas iriam cair com tudo fechado pelo.mundo inteiro, não é aconselhável resgatar os fundos quê estão a ganhar e voltar possivelmente numa queda a comprar mais barato e manter só os fundos quê estiverem a perder e ir reforçando? Imagina agora a Rússia soltar uma bomba nuclear e eu ter um fundo com rentabilidade muito boa não será inteligente resgatar nestas situações que não são normais e que prevemos tempos difíceis?
Os índices americanos continuam em queda livre. Segunda vai ser complicado na Europa.
Infelizmente hoje fui as compras perto do mínimo do dia no ETF que costumo comprar, mas segunda vai abrir mais abaixo...
Isto tudo porque há um problema com o Sillycon Ballet Bank? Acho que superam a negociação de outro banco que já estava a perder 40%... 2008 de novo?
Infelizmente hoje fui as compras perto do mínimo do dia no ETF que costumo comprar, mas segunda vai abrir mais abaixo...
Isto tudo porque há um problema com o Sillycon Ballet Bank? Acho que superam a negociação de outro banco que já estava a perder 40%... 2008 de novo?
- D@emoon
Pedro eu sou da opinião que temos de deitar a cabeça na almofada no final da noite de forma tranquila, se estamos preocupados com perda de capital o melhor é fazer o que fizeste, é proteger de alguma forma o nosso património, no entanto, se alguém que tivesse investido por exemplo no S&P 500 ( eu falo muito no índice por ser um dos mais importantes e serem um barómetro para o mercado ) antes da queda que teve em 2020, tinha visto o seu capital desvalorizar salvo erro cerca de 35% em apenas pouco mais de 1 mês, se não tivesse mexido até hoje estava com uma valorização de cerca de 17%... é isto o mercado, se tivesse resgatado tinha assumido uma perda de 35%, e provavelmente só voltava ao mercado já meses depois do mesmo estar a subir e agora não estava a ganhar 17%...
O ideal nessa altura era não tocar nos fundos a verde e sim reforçar os que estavam a vermelho ou a cair mais, mas percebo que isso não é fácil, mas é assim que se faz dinheiro, eu na altura confessei que perdi oportunidade de reforço por não ter capital para isso, desta vez estou a reforçar, vai valer a pena estes reforços? Não sei, secalhar se voltarmos para valores do Covid não, em termos de capital, mas comprei mais unidades de participação que mais lá à frente me vai tornar alguém com mais património que hoje.
Fica esta imagem é gira...
O ideal nessa altura era não tocar nos fundos a verde e sim reforçar os que estavam a vermelho ou a cair mais, mas percebo que isso não é fácil, mas é assim que se faz dinheiro, eu na altura confessei que perdi oportunidade de reforço por não ter capital para isso, desta vez estou a reforçar, vai valer a pena estes reforços? Não sei, secalhar se voltarmos para valores do Covid não, em termos de capital, mas comprei mais unidades de participação que mais lá à frente me vai tornar alguém com mais património que hoje.
Fica esta imagem é gira...
- Anexos
-
- stock.jpg (115.1 KiB) Visto 998 vezes
-
Entendi e faz todo o sentido, até já estou com vontade de reforçar está queda sem medos obrigado
Por exemplo só para eu ter uma noção, quando eu compro um fundo no meu caso eu não vou precisar daquele dinheiro provavelmente nos próximos 15 a 20 anos, mesmo com fundos de acções voláteis devo manter um fundo e ir reforçando por tanto tempo isto pode fazer sentido se ele se comportar minimamente claro?
Por exemplo só para eu ter uma noção, quando eu compro um fundo no meu caso eu não vou precisar daquele dinheiro provavelmente nos próximos 15 a 20 anos, mesmo com fundos de acções voláteis devo manter um fundo e ir reforçando por tanto tempo isto pode fazer sentido se ele se comportar minimamente claro?
- D@emoon
Como falei anteriormente, um investidor deve investir de forma períodica sempre que pode, se eu meter 1.000€ num fundo e ele me render em média 10% ao ano durante 20 anos tenho lá 7.000€, é bom, mas só que eu conseguisse reforçar todos meses 100€ durante esse tempo eu teria 83.000€.Pedro rosa Escreveu: ↑11 mar 2023 08:17 Entendi e faz todo o sentido, até já estou com vontade de reforçar está queda sem medos obrigado
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 27 times
- Been thanked: 85 times
Na minha opinião depende da volatilidade. Se a volatilidade for grande acho que pode compensar vários reforços. Se for baixa poderá não haver muita diferenca
-
- Registado: 04 out 2022 11:32
- Has thanked: 14 times
- Been thanked: 20 times
Bem, o IE00BYX5MX67 corrigiu 2%, o que significa que a taxa de subscrição de 2% está paga se eu subscrever agora
Resta saber se irá cair ainda mais…
Resta saber se irá cair ainda mais…
- D@emoon
Os fundos não têm cotação em bolsa, têm sempre uns 2 dias pelo menos de atraso, não vale a pena fazer market timming com eles.