Ora muito boa tarde a todos.
Eu e o D@emoon queremos mesmo fazer algo diferente no que diz respeito a comunidades, e não só em Portugal. Penso que uma comunidade como a nossa tem imensa força que raramente vejo a ser usada*
Espero que estes posts sejam mensais ou sempre que haja algo de relevante para comunicar à comunidade.
Porquê agora e o que é "algo de relevante"? Relevante será praticamente tudo o que tenha a ver com dinheiro da comunidade. Wait what? Dinheiro da comunidade perguntam vocês? Quem está mais atento já foi lendo algumas dicas minhas em posts, incluindo no da Trading 212 onde disse:
Ora no primeiro mês que tivemos o acordo de afiliados com a Trading 212 não atingimos o montante mas quase... e eu vou compensar esse quase. Irei comprar um ano de um servidor AWS t3.small para as apps do investidor. Neste momento o servidor está-me a sair do bolso e está "caro" porque não está no "pacote" anual.Virtua Escreveu: ↑03 out 2022 21:21 O nosso objectivo não é ficar com o dinheiro de afiliados, sobre isso teria imenso que falar e penso que se crescermos vai ser uma necessidade. Haverá SEMPRE devolução de coisas para a comunidade. Neste momento o montante iria para pagar um servidor amazon/AWS t3.small para o appsdoinvestidor.pt ou de um ano ($107.00) ou 3 anos ($206.00).
O custo a seguir é de $117.78 dólares. Os 117.78 usd são 2 anos de hosting na hostinger, onde o fórum está alojado.
Porque 2 anos e não 1 ou 4? Porque 1 me parece pouco e 4 demasiado, pois penso que podemos já ter passado para a Invision, que por seu lado também tem custos: https://invisioncommunity.com/buy (eles têm uma versão de 50 euros/mês chamada Beginner que parece um bom sitio para começarmos).
Para já como são custos não estou a tomar uma posição democrática mas o futuro é um excel com "ganhos" e "custos" semi-detalhados da comunidade e quando há um excedente de lucros votarmos, como comunidade, no caminho a dar ao dinheiro extra. O Excel neste momento também está limitado pelo acordo com a Trading 212. Eles não querem revelar quanto nos pagam. Por isso só quando tivermos outros acordos de afiliados poderemos juntar tudo numa rúbrica "ganhos com afiliados".
Pretendo ter mais correctoras assim como a amazon, bookdepository e outras coisas que se alinhem com os nossos objectivos como comunidade. O pretendido é termos quem nos "pague" pelas coisas que queremos. Dito isto é importante que não abusem dos acordos de afiliados pois podem sempre nos colocar de lado MAS nós fazemos coisas no dia a dia: abrimos uma conta numa correctora para experimentar, abrimos uma conta revolut porque dá jeito, fazemos compras numa amazon.es com regularidade, etc, etc e a comunidade pode beneficiar um pouco com isso fazendo acordos com essas entidades e como estamos a falar de mais de 1000 pessoas a passar pelo fórum todos os meses esse pouco vai-se acumulando.
O facto de nestes fóruns sermos muitos é que é a vantagem. Ir para a invision eram 50 cêntimos/ano a cada uma dessas 1000 pessoas. Menos que um café. A ideia é irmos buscar esses pequenos valores a estes acordos (haverá numa segunda fase outras formas das pessoas contribuirem mais directamente, mesmo sem entrar numa situação de donativos).
Deixo aqui os dados de tráfego do fórum desde que abriu, porque é algo que gosto imenso e vejo diáriamente. Pode ser um gosto que partilhem também.
*Só o vi uma vez quando li um artigo sobre um fórum de carros Japoneses em que muita gente se juntava e iam todos comprar o mesmo carro ao mesmo stand, por atacado, e conseguiram bons descontos