Vanguard Lifestrategy vs EUNA/VWCE

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Re: Vanguard Lifestrategy vs EUNA/VWCE

Mensagem por Virtua »

Dados US claro. O sharpe do 80/20 é maior sim senhor ;-)
Anexos
1.PNG
1.PNG (20.12 KiB) Visto 1950 vezes
2.PNG
2.PNG (42.13 KiB) Visto 1967 vezes
3.PNG
3.PNG (32.42 KiB) Visto 1967 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Actualização da análise aqui: https://tinyurl.com/2nht5gog
Anexos
Captura de ecrã 2023-02-20 182622.png
Captura de ecrã 2023-02-20 182622.png (53.54 KiB) Visto 1828 vezes
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

Não há forma de ver o V80A a recuperar :x todos os dias menos um pouco.
Stormer

Mensagem por Stormer »

Estou a levar uma paulada neste ETF e no EEM em USD que já começa a doer e neste momento com o que se passa nos EUA nem a reforçar me atrevo para já.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Quanto é "uma paulada" em termos de %?
Stormer

Mensagem por Stormer »

Sei que vão dizer que não é nada mas foi em muito pouco tempo por isso digo que foi uma paulada :-)

V80A 8.33%
EEM 7.57%
Virtua

Mensagem por Virtua »

Stormer Escreveu: 12 mar 2023 15:15 Sei que vão dizer que não é nada mas foi em muito pouco tempo por isso digo que foi uma paulada :-)

V80A 8.33%
EEM 7.57%
Por acaso uma das coisas que eu gostaria de fazer nas Apps é mesmo a estatística de quanto é uma variação "normal" ou "anormal" de determinado activo.

Estou agora a ver o V80A. O movimento de Sexta é capaz de ter sido "anormal" (-3.6%) mas a um mês parece-me pacifico (-4.8%). Não vale a pena forcares-te no curto prazo se o investimento é de 3/5/10 anos. É só masoquismo. Eu sei que é difícil de nos afastarmos, às vezes, mas acredita que é o melhor, quer psicológicamente, quer para a tua carteira.
Stormer

Mensagem por Stormer »

Vamos acompanhando o que se passa nos EUA e com o USD que me está aparecer um colapso forte massssss.
Stormer

Mensagem por Stormer »

Já viste a quantidade de capital que aquele SVB tinha em tesouro dos EUA com a inflação a subir.
Stormer

Mensagem por Stormer »

Bom ontem esteve ao rubro que tombo hoje mais vale assim estar sem mexer que a levar mais tombo. :D
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 12 mar 2023 15:20
Stormer Escreveu: 12 mar 2023 15:15 Sei que vão dizer que não é nada mas foi em muito pouco tempo por isso digo que foi uma paulada :-)

V80A 8.33%
EEM 7.57%
Por acaso uma das coisas que eu gostaria de fazer nas Apps é mesmo a estatística de quanto é uma variação "normal" ou "anormal" de determinado activo.

Estou agora a ver o V80A. O movimento de Sexta é capaz de ter sido "anormal" (-3.6%) mas a um mês parece-me pacifico (-4.8%). Não vale a pena forcares-te no curto prazo se o investimento é de 3/5/10 anos. É só masoquismo. Eu sei que é difícil de nos afastarmos, às vezes, mas acredita que é o melhor, quer psicológicamente, quer para a tua carteira.
Como é que fazes essa distinção? Ou melhor, como é que classificas como normal e anormal?
Comparas com os desvios médios do ativo? Em que proporções?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 14 mar 2023 16:59 Como é que fazes essa distinção? Ou melhor, como é que classificas como normal e anormal?
Outliers. É um conceito estatístico conhecido. Aliás, o box plot em python/seaborn até os coloca automáticamente. Com base no desvio padrão. Vou-te dar o exemplo de um activo do site (neste caso IWDA, mas tenho em todos os activos).

Rentabilidade nos diferentes períodos.
Captura de ecrã 2023-03-14 174905.png
Captura de ecrã 2023-03-14 174905.png (26.71 KiB) Visto 1496 vezes
https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/IWDA

Podes ver perfeitamente que rentabilidades acima de 42% (+/-) a 1 ano são "anormais". Assim como CAGRs a 3 anos abaixo de 2% (+/-) foram históricamente anormais.

Como é baseado em cenas históricas usar as carteiras com os benchmark é o que faz mais sentido. Podes tb fazer VaR paramétrico (com base na distribuição normal), mas costuma substimar a força das quedas (se bem que neste caso não interessa muito, porque vai na mesma dizer que foi uma queda "anormal" mais ou menos no mesmo sitio que a análise histórica).

P.S. => Podes ler aqui mais sobre box plots e o IQR (que é o que é usado para distinguir o que é um outlier ou não) aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Box_plot
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 14 mar 2023 17:54
Louie Escreveu: 14 mar 2023 16:59 Como é que fazes essa distinção? Ou melhor, como é que classificas como normal e anormal?
Outliers. É um conceito estatístico conhecido. Aliás, o box plot em python/seaborn até os coloca automáticamente. Com base no desvio padrão. Vou-te dar o exemplo de um activo do site (neste caso IWDA, mas tenho em todos os activos).

Rentabilidade nos diferentes períodos.

Captura de ecrã 2023-03-14 174905.png

https://sitedoinvestidor.pt/dashboards/IWDA

Podes ver perfeitamente que rentabilidades acima de 42% (+/-) a 1 ano são "anormais". Assim como CAGRs a 3 anos abaixo de 2% (+/-) foram históricamente anormais.

Como é baseado em cenas históricas usar as carteiras com os benchmark é o que faz mais sentido. Podes tb fazer VaR paramétrico (com base na distribuição normal), mas costuma substimar a força das quedas (se bem que neste caso não interessa muito, porque vai na mesma dizer que foi uma queda "anormal" mais ou menos no mesmo sitio que a análise histórica).

P.S. => Podes ler aqui mais sobre box plots e o IQR (que é o que é usado para distinguir o que é um outlier ou não) aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Box_plot
Estou familiarizado com os conceitos porque já levei com estatística e métodos quantitativos.
Fui reler o teu comentário e de facto até mencionaste "anormal" mas nem associei a Outliers :oops:

PS: tinha dado jeito ter-te como colega de curso :lol:
Responder