ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

sim concordo apenas no caso dos grandes bancos (3 ou 4 deles).
Nos outros bancos pode ser um tiro no escuro, mesmo que estejam a perder mais 10%.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
Captura de ecrã 2023-03-15 144423.png
Captura de ecrã 2023-03-15 144423.png (11.17 KiB) Visto 2403 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
André Ventura
Mensagens: 17
Registado: 22 fev 2023 10:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por André Ventura »

É sinal que os mercados estão mesmo mal.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

André Ventura Escreveu: 15 mar 2023 19:29 É sinal que os mercados estão mesmo mal.
"Os mercados" não são só o S&P 500. Uma carteira diversificada está-se a portar bem.

viewtopic.php?p=4273#p4273
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
fhff
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 39 times
Been thanked: 12 times

Re: ETFs

Mensagem por fhff »

Hoje, o meu melhor activo passou a ser o ETF de Ouro.
fhff
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 39 times
Been thanked: 12 times

Re: ETFs

Mensagem por fhff »

Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Não tenho obrigações no meu porfolio (tirando exposição indirecta via AR PPR e Certificados de Aforro (que não são bem obrigações)).
Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

fhff Escreveu: 18 mar 2023 16:12 Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Não tenho obrigações no meu porfolio (tirando exposição indirecta via AR PPR e Certificados de Aforro (que não são bem obrigações)).
Muito obrigado.
Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.

acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 124
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 42 times

Re: ETFs

Mensagem por tcs »

Virtua Escreveu: 18 mar 2023 18:40 Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.

acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Achas que os CAs se poderão portar melhor a 5 ou 8 anos?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

tcs Escreveu: 18 mar 2023 19:29
Virtua Escreveu: 18 mar 2023 18:40 Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.

acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Achas que os CAs se poderão portar melhor a 5 ou 8 anos?
Sim, As taxas estão mais ou menos em linha com o esperado dos CA nesses período e sempre tens um produto que "Só sobe" ;)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
fhff
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 39 times
Been thanked: 12 times

Re: ETFs

Mensagem por fhff »

Virtua Escreveu: 18 mar 2023 18:40
fhff Escreveu: 18 mar 2023 16:12 Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Não tenho obrigações no meu porfolio (tirando exposição indirecta via AR PPR e Certificados de Aforro (que não são bem obrigações)).
Muito obrigado.
Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.

acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Muito obrigado. Boa questão. A ideia seria ir para um ETF generalista que englobe todas as maturidades, tipo o EUNA/AGGH.
Se calhar estou a complicar. Posso manter-me apenas nos CA.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

fhff Escreveu: 20 mar 2023 21:55 Muito obrigado. Boa questão. A ideia seria ir para um ETF generalista que englobe todas as maturidades, tipo o EUNA/AGGH.
Se calhar estou a complicar. Posso manter-me apenas nos CA.
Pessoalmente continuo a comprar EUNA (ETF generalista que englobe todas as maturidades), mas com maturidade média de 8 anos. É como um IWDA de bonds :lol:. Só não esperes retornos mais altos que CA, só isso. No curto prazo até pode correr bem, como na crise bancária dos últimos 15 dias, nunca se sabe, mas...

P.S. => Podes ver aqui como as coisas têm corrido:viewtopic.php?t=185
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: ETFs

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 20 mar 2023 22:00
fhff Escreveu: 20 mar 2023 21:55 Muito obrigado. Boa questão. A ideia seria ir para um ETF generalista que englobe todas as maturidades, tipo o EUNA/AGGH.
Se calhar estou a complicar. Posso manter-me apenas nos CA.
Pessoalmente continuo a comprar EUNA (ETF generalista que englobe todas as maturidades), mas com maturidade média de 8 anos. É como um IWDA de bonds :lol:. Só não esperes retornos mais altos que CA, só isso. No curto prazo até pode correr bem, como na crise bancária dos últimos 15 dias, nunca se sabe, mas...

P.S. => Podes ver aqui como as coisas têm corrido:viewtopic.php?t=185
Levantaram uma questão interessante e que por acaso já há algum tempo venho a colocar a mim próprio, sobre bonds vs CA.

Com as taxas atuais e que se prevê que se venham a manter no médio prazo, porque é que não preferes investir em CA?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Pá, posso-te tentar justificar de mil e uma formas (fiscalidade sendo uma delas). Verdade? Não vejo diferença de rentabilidades previstas que justifique alterar o plano. Já o mudei tanto ao longo dos últimos 10 anos que sinto que deixei bastante "dinheiro na mesa". Jurei que esta alteração onde incluí o ouro era a "última". Vou ter de parar com as brincadeiras/alterações senão começo a colocar o plano em risco.

Dito isto, quem quiser fazer CA para diversificar não me parece assim tão mau plano.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
André Ventura
Mensagens: 17
Registado: 22 fev 2023 10:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por André Ventura »

O ETF CSPX que está no site é em USD é que o mesmo na XTB é em USD.
Na bolsa de Londres
Obrigado
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

André Ventura Escreveu: 21 mar 2023 22:29 O ETF CSPX que está no site é em USD é que o mesmo na XTB é em USD.
Na bolsa de Londres
Obrigado
Não uso nada em USD. Sempre eur. Teria de ver o que há na XTB. Pesquisa pelo ISIN: IE00B5BMR087 e procura por qualquer coisa em EUR por exemplo na alemanhã. Pode ter outro ticker como o SXR8
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder