Certificados Aforro
Re: Certificados Aforro
Qual o risco de pôr (quase) todas as poupanças que tenho em DP nos CA?
Sei que têm capital garantido pelo estado português, mas qual a probabilidade do estado ir à falência?
Quando em fevereiro deste ano descobri os Certificados de Aforro abri logo um conta CA e neste momento já lá tenho 85k, agora queria pôr lá também o restante dos depósitos (40k que estavam a render 1,05% TANB).
Sei que têm capital garantido pelo estado português, mas qual a probabilidade do estado ir à falência?
Quando em fevereiro deste ano descobri os Certificados de Aforro abri logo um conta CA e neste momento já lá tenho 85k, agora queria pôr lá também o restante dos depósitos (40k que estavam a render 1,05% TANB).
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Diz-se sempre que não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto, pois ficas com todo o capital dependente de uma só entidade/garantia.
Acho que a probabilidade de um evento afetar os valores aplicados em CA é muito baixa. Mas garantias ninguém em boa consciência te poderá dar.
Acho que a probabilidade de um evento afetar os valores aplicados em CA é muito baixa. Mas garantias ninguém em boa consciência te poderá dar.
O que o @JRJordao disse é a verdade. Contudo acho que mesmo não sabendo nada de absoluto ("qual a probabilidade de...") acredito que se possa saber em termos relativos, isto é, acho que a probabilidade de "o estado ir à falência" é inferior à de um banco (principalmente nestes últimos tempos).
Irónicamente as coisas sem menos risco de crédito são, na minha opinião, sem capital garantido... mas isso seria conversa longa e terias de perceber obrigações, maturidades, durations etc etc
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Eu já sou reformado e apesar de receber uma boa pensão (do estrangeiro) não queria pôr em risco a minha poupança.
Para além dos DP também tenho cerca de 1/3 em algumas obrigações (OT e privadas), portanto mesmo depois de mudar todos os DP para CA não vou ficar com tudo no mesmo cesto…
Os DP estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (https://www.fgd.pt/), enquanto os CA não têm essa garantia…
Mas também estou de acordo com o que o @Virtua disse:
Obrigado @JRJordao e @Virtua.
Para além dos DP também tenho cerca de 1/3 em algumas obrigações (OT e privadas), portanto mesmo depois de mudar todos os DP para CA não vou ficar com tudo no mesmo cesto…
Os DP estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (https://www.fgd.pt/), enquanto os CA não têm essa garantia…
Mas também estou de acordo com o que o @Virtua disse:
Enquanto os CA renderem bastante mais do que os DP, vou arriscar, depois logo se vê…Virtua Escreveu: O que o @JRJordao disse é a verdade. Contudo acho que mesmo não sabendo nada de absoluto ("qual a probabilidade de...") acredito que se possa saber em termos relativos, isto é, acho que a probabilidade de "o estado ir à falência" é inferior à de um banco (principalmente nestes últimos tempos).
Obrigado @JRJordao e @Virtua.
E quem é que dá a garantia do fundo de depósitos?hlps Escreveu: ↑28 mar 2023 21:55 Os DP estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (https://www.fgd.pt/), enquanto os CA não têm essa garantia…
Também já estava a pensar nisso.. claro que é o estado português.Virtua Escreveu: ↑28 mar 2023 22:27E quem é que dá a garantia do fundo de depósitos?hlps Escreveu: ↑28 mar 2023 21:55 Os DP estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (https://www.fgd.pt/), enquanto os CA não têm essa garantia…
Portanto fazendo-se as contas, vai tudo dar ao mesmo.
Pensava que o FGD é um fundo com participação da banca, em que todos os bancos contribuem. Obrigações é que têm maior risco, no caso da falência do emissor, como sucedeu no caso BES. Desde que o emissor não dê o berro, estás garantido. Se quer separar os "ovos em vários cestos", pode colocar a prazo onde rende mais, como por exempo no Banco Invest a 2.5%.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 595 times
- Been thanked: 671 times
O FGD é um fundo com a contribuição da banca, obviamente que se amanhã alguns dos maiores bancos falirem ao mesmo tempo não dá para pagar a todos.
Em relação ao risco, deixo aqui uma imagem interessante, e vejam onde colocam a dívida sénior e os depósitos nas prioridades de um resgate:
Em relação ao risco, deixo aqui uma imagem interessante, e vejam onde colocam a dívida sénior e os depósitos nas prioridades de um resgate:
- Anexos
-
- Priority.jpg (82.03 KiB) Visto 1196 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- JRJordao
Mas será que mesmo nesse caso os depositantes não mantém o direito a serem ressarcidos no futuro quando a situação o permitir? É que isso para mim continua a ser bem melhor que uma situação em, que se não há neste momento fundos, adeus.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 595 times
- Been thanked: 671 times
Aí só se entrar o estado, porque se formos a ver os valores que temos em depósitos ( à ordem e a prazo ) e o valor que tem o FGD, não dá para pagar a todos, ou seja, mais vale ter o € em bancos pequenos , no limite na CGD... para já só tiveram de pagar no BPP.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
As diferenças entre os depósitos e as taxas de outros productos indexados às euribores do mundo não foi só em portugal!! Caso USA aqui
- Anexos
-
- mmf_vs_adr.png (74.76 KiB) Visto 1139 vezes
JRJordao Escreveu: ↑31 mar 2023 16:53 [eco] Famílias ajudam Estado a evitar pressão dos mercados
Obrigado a nós!
[eco] O erro do SVB foi não ter certificados de aforroNa verdade, daqui a uns tempos o Estado português pode até sofrer uma pequena “vingança” por parte da banca comercial, a quem tem “roubado” milhares de milhões em aforros: imaginemos que, com novos aumentos por parte do BCE, a banca decide começar a pagar 4% nos depósitos a prazo, com possibilidade de novas atualizações. Com a mesma velocidade com que muitos portugueses acorreram aos CAs, podem então decidir resgatar o seu dinheiro para o voltar a colocar nos bancos. Numa situação de mercado, os aforradores teriam de fazer como o SVB e assumir uma perda com a desvalorização do seu instrumento inicial. Mas, no caso dos CAs, como o Estado garante o capital, poderá ter de vir a emitir dívida a 4% para assegurar o reembolso de certificados que o financiavam a 3,5%. Pagam os contribuintes o almoço grátis dos aforradores. O erro do SVB foi não ter certificados de aforro…