Virtua Escreveu: ↑16 abr 2023 18:46
Por acaso gostei bastante desse artigo. Começando no título LOL "Niguém fica rico a poupar"
Começando do zero, acho que "o mais fácil" é ficar rico a trabalhar e a gastar bastante menos do que se recebe, com os investimentos a darem uma ajuda. Caso se deixe de trabalhar, os investimentos servem para ir mantendo o capital apesar das despesas.
Há obviamente caminhos alternativos, como conseguir um fluxo regular de grandes mais-valias na venda de imóveis. Ou outras "receitas" que mais alguém queira partilhar
JRJordao Escreveu: ↑16 abr 2023 19:02
Isso diz ele agora, mas nem tudo tem sido rosas.
Ainda bem. Não vá o pessoal pensar que é só fazer dinheiro!! Dá para perceber o risco. Essa "honestidade" é uma das razões qe simpatizo com ele, independentemente de saber que tem gaps de conhecimentos financeiros significativos.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua Escreveu: ↑16 abr 2023 18:46
Por acaso gostei bastante desse artigo. Começando no título LOL "Niguém fica rico a poupar"
Começando do zero, acho que "o mais fácil" é ficar rico a trabalhar e a gastar bastante menos do que se recebe, com os investimentos a darem uma ajuda. Caso se deixe de trabalhar, os investimentos servem para ir mantendo ou aumentando um pouco o capital apesar das despesas.
Há obviamente caminhos alternativos, como conseguir um fluxo regular de grandes mais-valias na venda de imóveis. Ou outras "receitas" que mais alguém queira partilhar
A minha estratégia de ter mais um bocadinho a longo prazo foi começar por ter um fundo de emergência de 6 meses das minhas despesas ( que ao longo da vida pode ter ajustes, mas tentar nunca mexer, o que dá logo uma grande segurança ), depois é me conter em gastos supérfluos ( comprar telemóveis não mais de 300€ em vez de 1.500€ por exemplo ) colocar o que ia sobrando em mais outro fundo que chamo de maneio, e sempre que atinge um determinado valor investir esse dinheiro na minha carteira de fundos e/ou abater algum crédito que tenha como o carro, e tenho conseguido assim aumentar o meu património anualmente ( uso a aplicação boonzi para controlo de gastos e ganhos e faz gráficos interessantes para ver a evolução ), passei depois a ter um apartamento arrendado que tem dado para pagar a prestação e demais gastos com o mesmo.
Continuo com o meu Ibiza há 8 anos e levo à séria aquela máxima de: Mais vale ter um carro de 10.000€ e ter 50.000€ investidos que um carro de 50.000€ e ter 10.000€ investidos lol.
JRJordao Escreveu: ↑16 abr 2023 19:02
Isso diz ele agora, mas nem tudo tem sido rosas.
Ainda bem. Não vá o pessoal pensar que é só fazer dinheiro!! Dá para perceber o risco. Essa "honestidade" é uma das razões qe simpatizo com ele, independentemente de saber que tem gaps de conhecimentos financeiros significativos.
Sim, é muito transparente e usa uma linguagem muito acessível. Daí a popularidade, creio.
E vai a "todas", entrega do IRS, ajudas do estado, poupança na fatura da luz/gás, preço dos combustíveis, produtos de poupança (CA) e investimento, ...
Última edição por JRJordao em 16 abr 2023 19:51, editado 3 vezes no total.
D@emoon Escreveu: ↑16 abr 2023 19:35
Continuo com o meu Ibiza há 8 anos e levo à séria aquela máxima de: Mais vale ter um carro de 10.000€ e ter 50.000€ investidos que um carro de 50.000€ e ter 10.000€ investidos lol.
Vou substituir nos próximos meses o meu carro de 19 anos com 160.000 km.
Do ponto de vista mecânico continua funcional, mas quase todos os últimos anos tem precisado de substituir uma peça (poucas a algumas centenas de euros).
Partes do interior (plásticas) começaram literalmente a desfazer-se. Os materiais não foram pensados para tal longevidade.
Pois, mas há o transparente e o pseudo-transparente, sem afectar a popularidade. Neste caso sempre o achei transparente, tive um pouco pena quando se "juntou" a outras pessoas.
Mas honestamente a transparência do Anderson só vai fazer com que eles se queimem a longo prazo, mesmo que a curto prazo tenha sido uma aposta vencedora em termos de marketing (não falo de cor, sei que no dia em que ele falou do produto foi o dia de maior subscrição do mesmo, até àquela data).
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua Escreveu: ↑16 abr 2023 19:50
Mas honestamente a transparência do Anderson só vai fazer com que eles se queimem a longo prazo, mesmo que a curto prazo tenha sido uma aposta vencedora em termos de marketing (não falo de cor, sei que no dia em que ele falou do produto foi o dia de maior subscrição do mesmo, até àquela data).
Também já me ocorreu que, quando algo que ele "aconselhou" (apesar de com avisos sobre os riscos) correr mal, muitos dos seguidores mais "cegos" (leia-se, menos letrados) poderão ter uma reação violenta. E, mesmo sem razão objetiva, hoje em dia as redes sociais são suficientes para "cancelar" alguém. Ou seja, ele poderá vir a ser uma vítima da sua própria popularidade.
Virtua Escreveu: ↑16 abr 2023 19:50
Também já me ocorreu que, quando algo que ele "aconselhou" (apesar de com avisos sobre os riscos) correr mal, muitos dos seguidores mais "cegos" (leia-se, menos letrados) poderão ter uma reação violenta. E, mesmo sem razão objetiva, hoje em dia as redes sociais são suficientes para "cancelar" alguém. Ou seja, ele poderá vir a ser uma vítima da sua própria popularidade.
Qual foi o produto que ele “sugeriu”?
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham
"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Isto ja foi falado algumas vezes mas precisava de uma ajuda para declarar as vendas no irs:
1- fazer apenas uma linha por isin, meter o preço da 1ª compra, calcular um preço de venda equivalente para que dê a maior ou menor valia correcta. Ou posso apenas entrar com o total do valor comprado e total do valor vendido independente dos isins?
2- os pprs resgatados ao abrigo da nova lei, tratá-los como simples fundos PT, logo anexo G.
Rmad Escreveu: ↑17 abr 2023 21:06
Qual foi o produto que ele “sugeriu”?
ETFs e PPR sem capital garantido. acho que são a esse que o JRJordão se está referir!1
Yep
Creio que ele informou nos posts do blog dele que são sem capital garantido e que existe a possibilidade de perderem tudo.
E os ETF's e PPR que menciona (tenho a ideia) são sólidos no mercado. Espero que não se virem contra ele. O serviço que faz na análise das contas (água, luz, acesso aos subsídios estatais, etc.) creio ser relevante para muta gente com muita e pouca literacia.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham
"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
ETFs e PPR sem capital garantido. acho que são a esse que o JRJordão se está referir!1
Yep
Creio que ele informou nos posts do blog dele que são sem capital garantido e que existe a possibilidade de perderem tudo.
E os ETF's e PPR que menciona (tenho a ideia) são sólidos no mercado. Espero que não se virem contra ele. O serviço que faz na análise das contas (água, luz, acesso aos subsídios estatais, etc.) creio ser relevante para muta gente com muita e pouca literacia.
Claro que sim e concordo contigo.
Mas sabes que há quem só leia as coisas na diagonal (ler e pensar dá trabalho) e/ou que quando as coisas dão para o torto em vez de assumirem a sua própria responsabilidade fazem-se de vítimas de "engano" por parte alheia (lesados do Contas Poupança).