PPR em forma de fundo no IRS
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
PPR em forma de fundo no IRS
Viva,
Nos guias fiscais há secções sobre fundos de investimento e sobre PPRs. Quando um produto é ambos, está sujeito a que regras?
Um PPR em forma de fundo pode ser utilizado na declaração de IRS como um fundo de investimento nacional, declarando-se no anexo G as vendas de UPs com a respetiva mais- ou menos-valia em opção de englobamento? Quem tenha resgatado um desses PPRs com prejuízo poderia vender UPs de um outro fundo (não PPR) com lucro e abater um ao outro?
E qual o impacto das aplicações no PPR terem sido declaradas para obtenção de benefício fiscal? Sem obtenção de benefício o fundo PPR "transforma-se" num fundo de investimento normal do ponto de vista fiscal, com benefício obtido passa a ter um tratamento diferenciado?
Nos guias fiscais há secções sobre fundos de investimento e sobre PPRs. Quando um produto é ambos, está sujeito a que regras?
Um PPR em forma de fundo pode ser utilizado na declaração de IRS como um fundo de investimento nacional, declarando-se no anexo G as vendas de UPs com a respetiva mais- ou menos-valia em opção de englobamento? Quem tenha resgatado um desses PPRs com prejuízo poderia vender UPs de um outro fundo (não PPR) com lucro e abater um ao outro?
E qual o impacto das aplicações no PPR terem sido declaradas para obtenção de benefício fiscal? Sem obtenção de benefício o fundo PPR "transforma-se" num fundo de investimento normal do ponto de vista fiscal, com benefício obtido passa a ter um tratamento diferenciado?
Re: PPR em forma de fundo no IRS
Não tendo a certeza de tudo o que perguntas, se não declarares o PPR para benefício de dedução fiscal, podes vender a qualquer altura sem penalização (por parte da AT, tens que ver se existe comissão de resgate antecipado do próprio produto), sendo que tens à mesma a redução de "taxa liberatória": 21,5% até aos 5 anos, 17,2% entre 5 e 8 anos e 8% após os 8 anos.
PPR. Basicamente são os que estão mais na moda aqui entre o pessoal dos investimentos, sejam os do Invest, o Stoik ou o da casa de investimentos.
Ficas com o dinheiro "preso" até aos 65 ou usas para levantamentos "legais" como de qualquer outro PPR, caso de desemprego de longa duração, pagamento de CH etc etc
Não. Tens várias vantagens mesmo não pedido o benefício fiscal inicial. Beneficia de vantagens fiscais nos resgates com 5 anos mais um dia e oito anos mais um dia. Mesmo que seja menos de 5 anos a taxa liberatória é inferior.
Fonte: https://www.montepio.org/ei/apreciar/ir ... -declarar/"Antes do 5.º ano
Caso o reembolso ocorra antes do 5.º ano de vigência do contrato, a taxa liberatória de 21,5% incide sobre a totalidade dos rendimentos.
Quando o reembolso ocorre após o 5.º ano e antes do 8.º ano de vigência do contrato, a taxa liberatória de 21,5% incide sobre 4/5 (80%) dos rendimentos. Ou seja, 1/5 (20%) dos rendimentos fica excluído de tributação. Na prática, é como se a totalidade dos rendimentos fosse tributada a uma taxa liberatória de 17,2%.
É necessário, porém, que o valor das entregas na primeira metade da vigência do contrato corresponda pelo menos a 35% da totalidade das mesmas. Caso contrário, a taxa liberatória aplica-se à totalidade dos rendimentos.
Após o 8.º ano
Se o reembolso acontecer depois do 8º ano de vigência do contrato, a taxa liberatória de 21,5% incide sobre 2/5 (40%) dos rendimentos. Ou seja, 3/5 (60%) dos rendimentos ficam excluídos de tributação. Na prática, é como se a totalidade dos rendimentos fosse tributada a uma taxa liberatória de 8,6%.
É necessário, porém, que o valor das entregas na primeira metade da vigência do contrato corresponda pelo menos a 35% da totalidade das mesmas. Caso contrário, a taxa liberatória aplica-se à totalidade dos rendimentos."
Por acaso não sei isso. Se se pode abater perdas a fundos/ETFs normais
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- JRJordao
Obrigado pelas respostas.
Esta questão foi levantada noutro espaço por pessoas que estão a fazer resgates-IAS sobre fundos PPR atualmente desvalorizados. Como são igualmente detentores de fundos de investimento "normais", colocou-se a hipótese de venderem algumas UPs de forma a obter o mesmo montante de mais-valias que o de menos-valias dos resgates-IAS, e assim rentabilizarem o prejuízo.
No fundo a questão acaba por ser se o tratamento privilegiado dos PPR, nomeadamente a nível da inferior retenção, os impede de serem declarados no anexo G como fundos de investimento.
Esta questão foi levantada noutro espaço por pessoas que estão a fazer resgates-IAS sobre fundos PPR atualmente desvalorizados. Como são igualmente detentores de fundos de investimento "normais", colocou-se a hipótese de venderem algumas UPs de forma a obter o mesmo montante de mais-valias que o de menos-valias dos resgates-IAS, e assim rentabilizarem o prejuízo.
No fundo a questão acaba por ser se o tratamento privilegiado dos PPR, nomeadamente a nível da inferior retenção, os impede de serem declarados no anexo G como fundos de investimento.
Vou confirmar. Amanhã já te digo algo!!
Assumo que para estarem a fazer resgates-IAS é porque usufruiram dos beneficios no IRS. Estas coisas só mesmo vendo com fiscalistas mas o que me estão a dizer é que dessa forma muito possivelmente não podem abater prejuízos. Possívelmente só daria se não tivessem usufruido das vantagens no IRS.JRJordao Escreveu: ↑12 abr 2023 15:42 Obrigado pelas respostas.
Mas como disse nem me costumo meter nestas cenas e a pessoa(s) precisa de informação mais assertiva, mesmo não sendo vinculativa. O que é que a AT directa diz? (ou lá como se chama o chat da AT)
Última edição por Virtua em 13 abr 2023 15:08, editado 2 vezes no total.
- JRJordao
e-balcão
Ainda não disse nada, porque os interessados diretos (onde não me incluo) não lhe perguntaram. Sabes que dá menos trabalho perguntar num fórum
Obrigado pelo tempo dispendido e esclarecimentos prestados.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 591 times
- Been thanked: 669 times
Não sei se está lá a explicação mas eu tenho um guia fiscal só de 525 páginas da ordem dos contabilistas lol, lá explica tudinho, posso partilhar por 10€ para o fórum
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
784 páginas!
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 591 times
- Been thanked: 669 times
Yes mas o meu tem 525 lol, não sei onde está a diferença mas sim é isso.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- JRJordao
Não era eu o interessado (estava apenas a tentar ajudar) e não voltei a ouvir dos interessados. Ter que arregaçar as mangas e tomar iniciativa é um grande filtro.
Pessoalmente, partilho a opinião em como os PPR que tenham sido declarados para dedução não possam acumulativamente ser declarados como fundo de investimento vendido.