Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pge »

Eu só acho estranho é o mercado achar os aumentos vão parar.
Do que vou lendo tenho ideia que a msg sempre foi, grande possibilidade de aumentos até ao final de 2023.
Louie
Mensagens: 263
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 108 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

pge Escreveu: 16 jun 2023 09:19 Eu só acho estranho é o mercado achar os aumentos vão parar.
Do que vou lendo tenho ideia que a msg sempre foi, grande possibilidade de aumentos até ao final de 2023.
É preciso perceber que uma coisa é aquilo que os mercados querem e outra coisa é aquilo que os bancos centrais tem de fazer para estabilizar a inflação.

Os mercados querem taxas baixas e easy money para poderem continuar no business as usual, no entanto sabe-se que a inflação só baixa com taxas de juro mais elevadas e medidas mais restritivas ao nível da liquidez que circula. Portanto os interesses de uns divergem do interesse de outros.

Os mercados agora acham que os aumentos das taxas vão parar mas já há cerca de um ano que achavam que no inicio/meio deste ano elas iriam baixar. A minha opinião é que lançam estas "previsões" mais na base do wishful thinking do que na evolução da situação económica e fazem-no também com a intenção de influenciar ou pressionar a que as decisões vão nesse sentido. Depois queixam-se que o tom dos BC's é hawkish. É hawkish precisamente para moderar estas expectativas que se criam. Só assim conseguem novamente ancorar as expectativas em valores mais baixos, idealmente no alvo de médio prazo de 2%.

Bem sei que a malta gosta de seguir o que dizem as gestoras e os investidores institucionais mas no que diz respeito à politica monetária mais vale ouvir os banqueiros centrais ;)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 16 jun 2023 09:19 Eu só acho estranho é o mercado achar os aumentos vão parar.
Há "muito" que os mercados estavam a pensar que a FED ia parar nesta reunião (desde a falência do SVB). Deixo resposta ao Louie em baixo tb relevante sobre isto.
Louie Escreveu: 16 jun 2023 12:30 A minha opinião é que lançam estas "previsões" mais na base do wishful thinking do que na evolução da situação económica e fazem-no também com a intenção de influenciar ou pressionar a que as decisões vão nesse sentido.
Quando eu digo os mercados, digo mesmo os mercados. Não o que dizem as blackrocks e fidelities da vida. Gosto de pensar que sigo o dinheiro e a hard data, não verborreia/opiniões. A ÚNICA coisa que sigo sobre este assunto é o CME FedWatch Tool, que é com base nos futuros. Ou seja mesmo com base onde estão a haver "apostas" sobre futuros aumentos ou descidas das taxas de juro.

Dito isto sou mesmo da opinião que os mercados estavam certos. A inflação está a descer a olhos vistos nos EUA. Ok, ainda é mais a headline inflation em vez de ser a core (que exclui energia e comida). A FED foca-se, correctamente, mais na Core para tomar as suas decisões. Mas acho que as coisas estão bem encaminhadas e não precisam de apertar mais o cinto.

É possível que o facto do mercado de trabalho nos EUA estar tão forte está por detrás da decisão deles mas preferia que dessem uns meses para a economia se adaptar a esta subida histórica da taxa de juro antes de voltarem a apertarem mais. Resumindo, preferia que parassem mais cedo e demorassem mais a inverter o ciclo. (para mim não faz sentido aumentarem a taxa de juro e voltarem a descer passado 3/4 meses que é como as coisas se estão a encaminhar.) Preferia que eles deixassem quase 1 ano no ponto que estão e "matassem" a inflação aos poucos, sem apertar mais.

O engraçado é que para mim, quer pessoal como profissionalmente, em temos de $, é mais vantajoso que eles sejam mais activos.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 263
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 108 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 16 jun 2023 12:53 Quando eu digo os mercados, digo mesmo os mercados. Não o que dizem as blackrocks e fidelities da vida. Gosto de pensar que sigo o dinheiro e a hard data, não verborreia/opiniões. A ÚNICA coisa que sigo sobre este assunto é o CME FedWatch Tool, que é com base nos futuros. Ou seja mesmo com base onde estão a haver "apostas" sobre futuros aumentos ou descidas das taxas de juro.
Certo. Generalizei mas claramente faz todo o sentido a distinção que fazes ;)
Virtua Escreveu: 16 jun 2023 12:53 Dito isto sou mesmo da opinião que os mercados estavam certos. A inflação está a descer a olhos vistos nos EUA. Ok, ainda é mais a headline inflation em vez de ser a core (que exclui energia e comida). A FED foca-se, correctamente, mais na Core para tomar as suas decisões. Mas acho que as coisas estão bem encaminhadas e não precisam de apertar mais o cinto.
Aqui na Europa a situação está semelhante, embora os EUA vão muito mais à frente no ciclo. Mas repara que descer dos 5%+ até 3,5%/4% é provavelmente muito mais fácil e rápido do que descer dos 3,5%/4% até aos 2%. É um processo que levará ainda algum tempo com a manutenção das taxas nestes níveis. Só lá para 2026/2027 é que se prevê (neste momento) que a inflação esteja abaixo ou no alvo dos 2%. Isto se entretantyo não surgir mais nenhum choque. Por isso eu acho que fazem bem em atacar o problema de forma decisiva. A meu ver é preferível resolver o problema mais cedo, ainda que custe uma ligeira recessão, do que prolongá-lo no tempo. Seria como uma hemorragia que continuaria a drenar o custo de vida, principalmente às familiar mais pobres.

Além do mercado de trabalho estar resiliente e estar a contribuir (em muitos casos) para a manutenção da inflação, também os apoios governamentais às famílias e empresas estão a dificultar a tarefa e a prolongá-la no tempo. O BCE bem tem avisado mas continua tudo a cair em saco roto. Os políticos também não querem perder a popularidade...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
inflation.jpg
inflation.jpg (120.09 KiB) Visto 1610 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 16 jun 2023 14:07 Por isso eu acho que fazem bem em atacar o problema de forma decisiva. A meu ver é preferível resolver o problema mais cedo
"Hit hard and fast" tem sido a política da FED com o Powell. Antigamente achava que demoravam demasiado tempo a mexerem-se, agora acho que fazem demais, demasiado cedo. Mas sim, a política tem sido mais o resolver a situação actual e depois ir resolvendo o fallout. Não sei se concordo a 100%. Sou mais de meio termo. Aliás acho que se no covid não tivessem essa intensidade de actuação agora estariamos numa melhor posição.

Não acho que agora devemos carregar demasiado no travão, como na altura do COVID achei que não se devia ter carregado tanto no acelerador. Senão parecemos maluquinhos. Agora carregam demasiado no travão e criam uma recessão, depois baixam imenso as taxas de juro para incentivar a economia e criam inflação/sobreaquecimento outra vez. O ciclo repete-se ad eternum? (claro que sei que se vai repetindo mas o nosso objectivo devia ser diminuir os picos, altos e baixos, em vez de os incentivar/descentivar e/ou andar sempre um passo atrás).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 263
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 108 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 16 jun 2023 15:17
Louie Escreveu: 16 jun 2023 14:07 Por isso eu acho que fazem bem em atacar o problema de forma decisiva. A meu ver é preferível resolver o problema mais cedo
"Hit hard and fast" tem sido a política da FED com o Powell. Antigamente achava que demoravam demasiado tempo a mexerem-se, agora acho que fazem demais, demasiado cedo. Mas sim, a política tem sido mais o resolver a situação actual e depois ir resolvendo o fallout. Não sei se concordo a 100%. Sou mais de meio termo. Aliás acho que se no covid não tivessem essa intensidade de actuação agora estariamos numa melhor posição.

Não acho que agora devemos carregar demasiado no travão, como na altura do COVID achei que não se devia ter carregado tanto no acelerador. Senão parecemos maluquinhos. Agora carregam demasiado no travão e criam uma recessão, depois baixam imenso as taxas de juro para incentivar a economia e criam inflação/sobreaquecimento outra vez. O ciclo repete-se ad eternum? (claro que sei que se vai repetindo mas o nosso objectivo devia ser diminuir os picos, altos e baixos, em vez de os incentivar/descentivar e/ou andar sempre um passo atrás).
Percebo o que dizes e concordo. Também achei que os estímulos na pandemia foram em demasia e agora estamos a pagar o preço. Por acaso nas últimas décadas, desde o pico dos anos 70, até se tem conseguido evitar bastante esses picos. Por isso apelidam esta era como a da grande moderação. Mas sabes que as politicas económicas e monetárias levam o seu tempo a produzir efeitos, são como um grande navio que necessita de tempo para acelerar, travar e ser manobrado. É difícil fazer o fine tuning até porque há choques que tem o condão de criar disrupção em todo o lado muito rapidamente, como a pandemia e a GCFI.
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

vamos lá ver se a semana começa mais uma vez no verde a aproveitar as negociações EUA China.
Estava para feixar cair alguns fundos mas talvez ainda vá esperar mais um pouco
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-encolher

Com efeito, os grandes ganhos que levaram os índices a negociar em mercado touro provêm em grande medida de umas quantas empresas da área tecnológica, com a inteligência artificial a dar um grande impulso. São estas chamadas cotadas mega-cap (com elevadas capitalizaões bolsistas) que estão a puxar os mercados acionistas norte-americanos para patamares mais risonhos, aponta a CNN.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 19 a 23 Junho 2023

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200438028
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Mensagens: 263
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 108 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

superkinas Escreveu: 18 jun 2023 23:46 https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-encolher

Com efeito, os grandes ganhos que levaram os índices a negociar em mercado touro provêm em grande medida de umas quantas empresas da área tecnológica, com a inteligência artificial a dar um grande impulso. São estas chamadas cotadas mega-cap (com elevadas capitalizaões bolsistas) que estão a puxar os mercados acionistas norte-americanos para patamares mais risonhos, aponta a CNN.
Tal como no passado, as big tech continuam a fazer o heavy lifting. A Apple a valer mais que o Russell 2000? :shock:

https://www.ft.com/content/b5281dfd-54a ... b3aa8f3272
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Paywall. Partilha se quiseres!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Mas acho piada a este tema. Em 2021 tb só se falava nisto. Mas o ano passado foram as que mais cairam, e não li nada de "As 7 empresas que mais contribuem para a queda do S&P 500". LOL

Lembro-me de ir ver um estudo e sempre foi mais ou menos assim. Se calhar não pronunciado mas houve uma altura que eram as petrolíferas que dominavam. Agora é as tech. Nos século XIX eram as railroad. etc etc Aliiás no stocks for the long run, para dados do século XIX ele teve de exvluir uma empresas que representava cerca de 50% do indíce (estou a falar a percentagem de cor, mas posso ir confirmar).

Há sempre uma área que está a fazer crescer a produtividade da economia e a ganhar rios de dinheiro.
Última edição por Virtua em 19 jun 2023 12:01, editado 1 vez no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 263
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 108 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 19 jun 2023 11:56
Paywall. Partilha se quiseres!
Copia e cola no google. Depois abre e já deves conseguir ver ;)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 19 jun 2023 12:00 Copia e cola no google. Depois abre e já deves conseguir ver ;)
Que é que achas que foi a primeira coisa que fiz :lol: Para pirata pirata e meio :roll: Mas não deu.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder