Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
PNFreitas
Mensagens: 30
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 14 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por PNFreitas »

Totalmente! Eu quando falo dos meus investimentos a amigos ou familiares, e explico que apesar do covid, guerra e crise continuo no verde, tendo passado pouco tempo no vermelho. Dizem-me sempre, ah mas depois podes ficar no prejuízo, e eu digo, é verdade mas isso é um sinal de oportunidade de reforço é que não interessa o caminho, só interessa chegar à meta. Ficam um bocado confusos. Criou-se em Portugal um sentimento de medo e aversão ao investimento através da iletracia financeira atroz.
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 12:34 Totalmente! Eu quando falo dos meus investimentos a amigos ou familiares, e explico que apesar do covid, guerra e crise continuo no verde, tendo passado pouco tempo no vermelho. Dizem-me sempre, ah mas depois podes ficar no prejuízo, e eu digo, é verdade mas isso é um sinal de oportunidade de reforço é que não interessa o caminho, só interessa chegar à meta. Ficam um bocado confusos. Criou-se em Portugal um sentimento de medo e aversão ao investimento através da iletracia financeira atroz.
Não é ileteracia financeira. é mais gato escaldado de agua fria tem medo. A bolsa portuguesa esteve fechada durante varios anos apos a revolução de 1974 e quando abriu os investidores tinham em média perdido 98%. Conheço pessoalmente alguns que perderam TUDO.
é facil olhar para o SP500 e pensar que é sempre a subir e as quedas são oportunidades de investimento.
Mas com esta perspectiva é mais facil perceber a aversão dos portugueses aos mercados de capitais?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

helder8 Escreveu: 17 jul 2023 12:55
PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 12:34 Totalmente! Eu quando falo dos meus investimentos a amigos ou familiares, e explico que apesar do covid, guerra e crise continuo no verde, tendo passado pouco tempo no vermelho. Dizem-me sempre, ah mas depois podes ficar no prejuízo, e eu digo, é verdade mas isso é um sinal de oportunidade de reforço é que não interessa o caminho, só interessa chegar à meta. Ficam um bocado confusos. Criou-se em Portugal um sentimento de medo e aversão ao investimento através da iletracia financeira atroz.
Não é ileteracia financeira. é mais gato escaldado de agua fria tem medo. A bolsa portuguesa esteve fechada durante varios anos apos a revolução de 1974 e quando abriu os investidores tinham em média perdido 98%. Conheço pessoalmente alguns que perderam TUDO.
é facil olhar para o SP500 e pensar que é sempre a subir e as quedas são oportunidades de investimento.
Mas com esta perspectiva é mais facil perceber a aversão dos portugueses aos mercados de capitais?
Tens alguma razão, mas nos EUA, que também já passaram por tudo, não deixaram de investir, enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
Última edição por D@emoon em 17 jul 2023 13:06, editado 2 vezes no total.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 17 a 21 Julho 2023

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200438204
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1015
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 290 times
Been thanked: 515 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 12:34 Criou-se em Portugal um sentimento de medo e aversão ao investimento através da iletracia financeira atroz.
Evitem-se generalizações.

Sei minimamente como funcionam os fundos de investimento e mesmo assim prefiro ter o capital sempre a aumentar, mesmo que pouco. O D@emoon está contente por neste momento ter recuperado as desvalorizações do último ano, dadas as perspetivas de valorização futura. Eu prefiro ter valorizado 2,52% nos meus CA e (previsão) 2,88% nos próximos anos.

Não adotem essa abordagem de "quem não faz como eu é porque é ignorante/iletrado". Se calhar quem investe forte em crypto pensa (preconceituosamente) o mesmo de quem prefere fundos ou ETFs.

Menos desses julgamentos, por favor.
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 16 jul 2023 23:37
jcab Escreveu: 16 jul 2023 21:19 O rendimento mensal é dependente de que ? Não é fixo ?
A primeira é boa pergunta. A resposta à segunda é não.

Com 2.2% de rentabilidade YTD, 6.6% de distribuição está a ir ao capital próprio. Boa forma de pagar impostos sobre o nosso próprio dinheiro :lol:

Quem quiser eu imito a distribuição com o ACC e podem-me enviar o que pagam de impostos para o meu NIB directamente. Ficamos os dois felizes e só o Estado é que fica a arder!!
Se tiveres um ACC irás pagar imposto também, mas só no acto da venda. No DIST obviamente pagas imposto cada mês em cada cupão, e que tem isto de mau? Se eu vender o meu ACC mensalmente com parcelas muito pequenas, também irei pagar imposto.

Esse PIMCO existe também em ACC?
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:05 enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
Eu comprei IWDA para o meu bebé de 2 anos :D
Só tenho pena de ter entrado só com 5k e de estar com 10% e de ter deixado uma parcela grande à ordem à espera de correção :(
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 17 jul 2023 13:45
D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:05 enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
Eu comprei IWDA para o meu bebé de 2 anos :D
Só tenho pena de ter entrado só com 5k e de estar com 10% e de ter deixado uma parcela grande à ordem à espera de correção :(
Como assim à espera de correcção? lol, isso é um investimento para pelo menos 16 anos, no máximo é fazer DCA, não market timming na minha opinião.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 17 jul 2023 13:42
Virtua Escreveu: 16 jul 2023 23:37
jcab Escreveu: 16 jul 2023 21:19 O rendimento mensal é dependente de que ? Não é fixo ?
A primeira é boa pergunta. A resposta à segunda é não.

Com 2.2% de rentabilidade YTD, 6.6% de distribuição está a ir ao capital próprio. Boa forma de pagar impostos sobre o nosso próprio dinheiro :lol:

Quem quiser eu imito a distribuição com o ACC e podem-me enviar o que pagam de impostos para o meu NIB directamente. Ficamos os dois felizes e só o Estado é que fica a arder!!
Se tiveres um ACC irás pagar imposto também, mas só no acto da venda. No DIST obviamente pagas imposto cada mês em cada cupão, e que tem isto de mau? Se eu vender o meu ACC mensalmente com parcelas muito pequenas, também irei pagar imposto.

Esse PIMCO existe também em ACC?
Ficarás com menos unidades disponiveis, num INC mantens as mesmas porque o dividendo não é um resgate.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

jcab Escreveu: 17 jul 2023 13:42 Se eu vender o meu ACC mensalmente com parcelas muito pequenas, também irei pagar imposto.
No caso dos dividendos, pagas os 28% (se não englobares) sobre a totalidade do valor que recebes.

Se resgatares UPs, só pagas os 28% (e é no final do ano, saldo positivo entre mais e menos valias que obtiveste sobre todos os rendimentos do mesmo tipo) sobre o ganho que obtiveste (aplicando a regra do FIFO).

Logo, ainda assim o Acc acaba por ser fiscalmente mais eficiente mesmo que resgates unidades para "fazer de conta como dividendos".
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:49
jcab Escreveu: 17 jul 2023 13:45
D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:05 enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
Eu comprei IWDA para o meu bebé de 2 anos :D
Só tenho pena de ter entrado só com 5k e de estar com 10% e de ter deixado uma parcela grande à ordem à espera de correção :(
Como assim à espera de correcção? lol, isso é um investimento para pelo menos 16 anos, no máximo é fazer DCA, não market timming na minha opinião.
Sim, a ideia sempre foi fazer DCA, mas à espera de correção
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

Gajo Escreveu: 17 jul 2023 14:06
jcab Escreveu: 17 jul 2023 13:42 Se eu vender o meu ACC mensalmente com parcelas muito pequenas, também irei pagar imposto.
No caso dos dividendos, pagas os 28% (se não englobares) sobre a totalidade do valor que recebes.

Se resgatares UPs, só pagas os 28% (e é no final do ano, saldo positivo entre mais e menos valias que obtiveste sobre todos os rendimentos do mesmo tipo) sobre o ganho que obtiveste (aplicando a regra do FIFO).

Logo, ainda assim o Acc acaba por ser fiscalmente mais eficiente mesmo que resgates unidades para "fazer de conta como dividendos".
Podes adicionar a isso o facto de so pagares impostos quando vendes, o que te permite controlar os impostos que pagas. Com dividendos, pagas impostos quer queiras quer nao.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1938
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 786 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:51 Ficarás com menos unidades disponiveis
e? Tens duas opções. Ficares com menos UPs ou pagar impostos sobre capital próprio. Eu sei qual seria a minha decisão! Mas cada um sabe da sua vida. (Penso que é a única coisa que discordo mesmo de ti :lol: )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 14:30
D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:51 Ficarás com menos unidades disponiveis
e? Tens duas opções. Ficares com menos UPs ou pagar impostos sobre capital próprio. Eu sei qual seria a minha decisão! Mas cada um sabe da sua vida. (Penso que é a única coisa que discordo mesmo de ti :lol: )
Lol, não é uma questão de concordar ou não, eu não estou a defender A ou B, estou a falar em factos para depois poderem decidir.

Alguém perguntou, sim há versão ACC, é o IE00B84J9L26.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por helder8 »

Esse fundo tem uma "ongoing fee" de 1.45%. :shock:
Responder