Kosta Escreveu: ↑12 ago 2023 23:46
Pelo que me deu a entender o artigo, euro hedged será melhor, no entanto fala em desvantagens mas sem as enumerar...
Cobertura câmbial tem custos. E não são baixos. Cerca de 1.5% ao ano.
caí na asneira de comprar em Fevereiro o S&P 500 em USD e metade da valorização foi dissolvida pela desvalorização do dólar face ao euro.
Tanto faz ser em euros ou em dólares. O que conta é se tem cobertura câmbial ou não. Se tivesses comprado em EUR tinhas levado na mesma com a desvalorização câmbial dos activos que o ETF detem, caso estes sejam em USD. Se tens o S&P500 para longo prazo fizeste boa compra, o ser em USD ou EUR é meramente estético no teu caso. A rentabilidade seria a mesma.
Pensa nos ETFs como uma certeira, valoriza ou desvaloriza consoante os activos que tem. Pensa na cotação em algo contabilistico. Tanto faz se é cotado em EUR, USD ou yen. O que conta são os activos que o ETF tem, e as moedas destas, caso o ETF não tenha cobertura câmbial.
Daí o meu foco estar nas treasuries, acho que as euro bonds nunca irão chegar a estes valores.
Verdade. Mas tb não tens risco câmbial. Os 5% é muito bonito mas como viste podes potêncialmente perder mais em câmbio. Tens de pensar se o risco câmbial vale os dois pontos percentuais extra.
A menos que tenhas uma conta em USD para o longo prazo ter obrigações em USD tem o potêncial de ver a rentabilidade a desaparacer com a desvalorização da moeda.