ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 16 ago 2023 01:17
Lvsitano Escreveu: 15 ago 2023 20:31 Por isso é que é melhor optar por ETF com acumulação, e não com distribuição... É um conselho já repetido por aqui várias vezes, embora saibamos que existem imensos pseudo-analistas financeiros que sugerem os de distribuição.
o que o helder8 disse tem razão. Mesmo os Acc pagam impostos sobre os dividendos. É o que é. Por mim era tudo recompra de acções. Mas nem todos os países têm as características fiscais do nosso.

Código: Selecionar todos

Quando se trata de um ETF acumulativo, não há pagamento de impostos sobre os dividendos por parte do investidor. Este terá apenas que suportar os impostos referentes às mais-valias quando decidir vender os seus ativos. De referir igualmente que este não incorre em custos uma vez que é o próprio gestor do fundo que faz este investimento automaticamente.
https://www.rankia.pt/etfs/etfs-de-acum ... ncia-los/#
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Não é isso que estamos a falar.

Mas vou dar um exemplo.

A M$ distribui dividendos aos seus accionistas. Isto inclui todos os fundos e ETFs que têm uma parte alocada à M$. Esses dividendos são sujeitos a retenção na fonte nos EUA, de acordo com as regras locais.

Depois se o fundo/ETF distribui ou acumula dividendos é outra etapa do fluxo de tributação (em PT mais vale fundos acumulativos, isso é mais que evidente).

Por isso é que os index funds/ETFs de gestão passiva replicam o índice "net return" e não o "total return" (este último inclui o reinvestimento de dividendos sem qualquer tipo de imposto sobre os dividendos entretanto distribuídos).
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Estas previsões terão alguma credibilidade?

Imagem

Imagem

Imagem

Se assim for é melhor esperar esperar um ano e meter a carne toda no assador das bonds!

Fonte: http://www.worldgovernmentbonds.com/
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Não. Mas em que parte do site esses "forcasts estão"?. Isso está asumir um aumento ao mesmo ritmo que estão.

Pode apertar mais um pouco (uma ou duas subidas de taxa de juro na Europa e uma nos EUA) mas os mercados já estão a "prever" inversão de ciclo.

Com base nos futuros:

https://www.cmegroup.com/markets/intere ... -tool.html

(As datas nos EUA são maradas. Estão no formato MM/DD/AAAA)
Anexos
Captura de ecrã 2023-08-17 123743.png
Captura de ecrã 2023-08-17 123743.png (46 KiB) Visto 1219 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 17 ago 2023 12:39 Pode apertar mais um pouco (uma ou duas subidas de taxa de juro na Europa e uma nos EUA) mas os mercados já estão a "prever" inversão de ciclo.
Também tenho essa ideia, e mesmo com mais uma ou duas subidas nas taxas não deverá ter impacto nas yields por esse motivo que referes.
Virtua Escreveu: 17 ago 2023 12:39 Mas em que parte do site esses "forcasts estão"?
Não encontro um acesso direto, faz o seguinte:

selecionas um país e escolhes uma maturidade
Imagem

em seguida tens por baixo do Historical Data o link para o forecast dessa maturidade
Imagem

para cada maturidade diferente repetes o processo
Imagem
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Queria cruzar o desempenho com as previsões ao longo do tempo de algumas bonds mas apenas encontro a factsheet atual.

Existe alguma maneira de consultar as factsheets anteriores de um determinado etf?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 19 ago 2023 11:48 Queria cruzar o desempenho com as previsões ao longo do tempo de algumas bonds mas apenas encontro a factsheet atual.

Existe alguma maneira de consultar as factsheets anteriores de um determinado etf?
Que previsões? As dos mercados que aqui coloquei?

Se são essas posso dizer que falham tanto como acertam a médio/longo prazo.

Podes ver aqui o quanto são imprecisas: https://www.chathamfinancial.com/insigh ... l-accuracy

Ng sabe futuro mas estará mais próximo das projecções do mercados (mudança de ciclo) do que das do world of bonds (continuação das subidas ao ritmo a que vão). Honestamente como aforrador até preferia que as europeias chegassem a 5%tb.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 19 ago 2023 13:03 Que previsões?
Pelo que percebi as factsheets dos etfs são atualizadas mensalmente ou algo parecido, eu queria consultar as factsheets dos meses ou anos anteriores para confirmar se realmente o etf teve o desempenho previsto no passado.

As bonds são um produto complexo e quando na forma de etf ainda mais, ter acesso ao arquivo documental e não apenas a gráficos ia me ajudar a compreender a dinâmica, perceber quando foram pagos os cupões, o impacto de certos eventos e outros pormenores relevantes.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 19 ago 2023 23:07 Pelo que percebi as factsheets dos etfs são atualizadas mensalmente ou algo parecido, eu queria consultar as factsheets dos meses ou anos anteriores para confirmar se realmente o etf teve o desempenho previsto no passado.
Desculpa. Ainda não percebi a que previsões te referes. Nas factsheets? Que desempenho é previsto nas factsheets?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 145
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Talvez não me tenha explicado bem ou até posso estar a fazer alguma confusão, vou dar um exemplo....

iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) - IE00BYXPSP02
Imagem

Ao abrir a factsheet deste etf tenho lá a informação relevante do produto que me diz entre outras coisas que se eu mantiver este ativo durante ~2 anos e depois o liquidar terei de volta o meu capital investido acrescido de ~10% de juros, certo?

Sendo isto um etf sem maturidade fixa eu tenho algumas duvidas que isto seja assim tão linear mas terei de esperar 2 anos para comprovar se realmente as contas finais serão estas.

Por outro lado se eu tivesse acesso à factsheet dos últimos 2 anos poderia ver quais foram as yields previstas anteriormente e se realmente se comprovou ou não essas previsões na rentabilidade do etf, digamos que fazia uma retrospetiva.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 20 ago 2023 11:59Ao abrir a factsheet deste etf tenho lá a informação relevante do produto que me diz entre outras coisas que se eu mantiver este ativo durante ~2 anos e depois o liquidar terei de volta o meu capital investido acrescido de ~10% de juros, certo?
Não é isso que está escrito na factsheet.

Não confundas a dividend yield de uma obrigação com a dividend yield de um fundo.
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

O que acham deste ETF: LU1248511575

Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-USD
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 20 ago 2023 14:19 O que acham deste ETF: LU1248511575

Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-USD
Um ETF em USD é o objectivo?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 20 ago 2023 11:59 Talvez não me tenha explicado bem ou até posso estar a fazer alguma confusão, vou dar um exemplo....

iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) - IE00BYXPSP02
Imagem

Ao abrir a factsheet deste etf tenho lá a informação relevante do produto que me diz entre outras coisas que se eu mantiver este ativo durante ~2 anos e depois o liquidar terei de volta o meu capital investido acrescido de ~10% de juros, certo?

Sendo isto um etf sem maturidade fixa eu tenho algumas duvidas que isto seja assim tão linear mas terei de esperar 2 anos para comprovar se realmente as contas finais serão estas.

Por outro lado se eu tivesse acesso à factsheet dos últimos 2 anos poderia ver quais foram as yields previstas anteriormente e se realmente se comprovou ou não essas previsões na rentabilidade do etf, digamos que fazia uma retrospetiva.
O que pretendes funcionará melhor com ETFs com maturidade fixa.

Testes demonstram que a YTM representa 70 a 90% da rentabilidade do fundo no periodo da maturidade média do fundo (principalmente para governamentais). Mas não há nenhuma **"volta do meu capital investido"**. Isso só com os de maturidade fixa! Para além que se tiveres um movimento brusco da taxa de juro mesmo no final dos 2 anos a rentabilidade pode diminuir bastante.

O teste que querias fazer eu também queria mas não tenho dados para isso.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 20 ago 2023 14:51
jcab Escreveu: 20 ago 2023 14:19 O que acham deste ETF: LU1248511575

Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-USD
Um ETF em USD é o objectivo?
Erro meu…queria referir ao “ Lyxor Smart Overnight Return UCITS ETF C-EUR”
Responder