ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

O TER do EUR hedged são 0,25%.
O TER do USD são 0,39%.
Portanto não estou a perceber muito bem porque dizem que o hedged é mais caro :)
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

jcab Escreveu: 29 dez 2023 23:30 O TER do EUR hedged são 0,25%.
O TER do USD são 0,39%.
Portanto não estou a perceber muito bem porque dizem que o hedged é mais caro :)
Outra hipótese é o xetra gold - Ter = 0%
Guernica
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08
Os mercados já estão a descontar baixas +/- significativas. Acho que já passamos mesmo a primeira estação (estava na dúvida até ao discurso do Powell). Até a Euribor já está a corrigir. Vamos a ver, se houver um novo apertar ainda lá vou.
Pois é, o comboio passou a tanta velocidade que agora está a voltar para trás, caiu 4% em dois dias, parece que estou a negociar Bitcoin :o

Que eu saiba o BCE não anunciou subida nos juros, a que se deve esta volatilidade toda? Liquidações de final do ano?

Imagem
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

jcab Escreveu: 29 dez 2023 23:30 O TER do EUR hedged são 0,25%.
O TER do USD são 0,39%.
Portanto não estou a perceber muito bem porque dizem que o hedged é mais caro :)
O custo com a protecção cambial (que o fundo paga) não está incluído no TER (que é o custo que a gestora cobra directamente ao fundo).

É o mesmo com ETFs alavancados, o seu custo total para o investidor é superior ao TER que é cobrado ao fundo pela gestora.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 30 dez 2023 11:15
Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08
Os mercados já estão a descontar baixas +/- significativas. Acho que já passamos mesmo a primeira estação (estava na dúvida até ao discurso do Powell). Até a Euribor já está a corrigir. Vamos a ver, se houver um novo apertar ainda lá vou.
Pois é, o comboio passou a tanta velocidade que agora está a voltar para trás, caiu 4% em dois dias, parece que estou a negociar Bitcoin :o

Que eu saiba o BCE não anunciou subida nos juros, a que se deve esta volatilidade toda? Liquidações de final do ano?

Imagem
Acho que é mais o qu disseste: "o comboio passou a tanta velocidade que agora está a voltar para trás"

Continuo a achar que os mercados se estão a adiantar demasiado em relação à baixa de taxas de juro e vai ter de nivelar.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

Boa tarde comunidade, antes de mais desejo um bom ano a todos com excelentes retornos 👍
Não sendo eu um expert na matéria e tendo a maior parte da carteira em fundos de investimento, este ano gostava de subscrever mais um ETF.
Tendo eu o ETF world recomendo na primeira página faz algum sentido entrar no ETF S&O500?

Outra questão é faz algum sentido ir reforçando todos os meses ou é melhor reforçar quantidades maiores por exemplo 2 ou 3 vezes ao ano?

Desculpem a ignorância 🤔
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 15:31 Boa tarde comunidade, antes de mais desejo um bom ano a todos com excelentes retornos 👍
Não sendo eu um expert na matéria e tendo a maior parte da carteira em fundos de investimento, este ano gostava de subscrever mais um ETF.
Tendo eu o ETF world recomendo na primeira página faz algum sentido entrar no ETF S&O500?
Resposta curta: se já tens um ETF de acções mundiais, já estás exposto às empresas que pertencem ao SP500. Logo não faz sentido investir nesse ETF, a não ser que acredites que o SP500 terá maiores retornos no futuro que o resto das geografias. Mas então, nesse caso, deves fazer all-in nessa aposta daqui para a frente.

Resposta mais longa: tens de analisar toda a tua carteira de investimentos como um todo, ou seja, não podes separar a "carteira de ETFs" da "carteira de fundos". Fundos e ETFs não são activos, são meros veículos de investimento que usamos para investir em determinados activos. E não sabendo o resto da carteira, poderão existir casos onde sim, até poderá fazer sentido investir num ETF que segue o SP500. Basta que a carteira de fundos esteja sub-alocada por alguma razão aos EUA (lá está, requer uma análise mais aprofundada).
Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 15:31 Outra questão é faz algum sentido ir reforçando todos os meses ou é melhor reforçar quantidades maiores por exemplo 2 ou 3 vezes ao ano?

Desculpem a ignorância 🤔
Depende sempre dos custos de cada investimento. Se os custos forem negligenciáveis, a diferença entre investir 12x por ano ou 2 ou 3x por ano há ser pouco relevante no longo-prazo, logo poderá fazer mais sentido investir todos os meses. There is no right or wrong answer.
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

Desde já muito obrigado pelo esclarecimento, vou adicionar a lista dos fundos que tenho para se poder ajudar ainda mais.
Na verdade a posição que tenho em ETF world foi 100€ da trading 212 para teste mas gostei bastante do resultado então pretendo reforçar essa posição mas no activo banco(não sei porque sinto mais seguro) e lá cobram 10€ por cada compra, dai a minha pergunta se não Faria mais sentido juntar e reforçar menos vezes mas também tem a questão de estar de fora e perder esse tempo 🤔
Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 17:30 dai a minha pergunta se não Faria mais sentido juntar e reforçar menos vezes mas também tem a questão de estar de fora e perder esse tempo
É como eu faço. Já fiz vários testes. Uma vez por ano vs uma vez por mês a diferença é neglegênciável (embora acho que ligeiramente nelhor uma vez por mês, mas já não me lembro bem). Para o ano volto a fazer esses testes.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

E na questão da corretora? Tenho os fundos no Novo banco e no activo banco, tendo somente 100€ no ETF na trading 212 🤔
Fico sempre com receio porque imaginando que estamos a investir para um horizonte de 20 a 30 anos, será que uma corretora online dura esse tempo 😅?

A minha estratégia era manter a minha carteira de fundos acima mencionada e subscrever um ETF replicado o S&P500 e ir reforçando todos os meses.
Exemplo entrar com 20k ou 30k e ir reforçando todos os meses com 200 ou 300 euros.

Estive a fazer um simulação com uma calculadora de juros compostos e achei uma estratégia bastante interessante, visto que o SP500 a longo prazo rende em média 10% ano 😅
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Mete num DP ou assim e investe em Novembro/Dezembro que é a melhor altura para fazer o reforço anual (últimos 30 a 50 dias do ano).

Por exemplo no Invest (que é o que eu uso) eles têm um Depósito que até vai buscar via débito directo a outra conta tua. Depois no final do ano compras tudo de uma vez.

P.S. => É o money box. Neste momento com 2.5% TANB. Vão buscar via débito directo a outra conta tua o montante desejado no dia que definires. Mobilização para DO para investimento em ETFs é imediato acho eu. https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-i ... /money-box
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 20:50 E na questão da corretora? Tenho os fundos no Novo banco e no activo banco, tendo somente 100€ no ETF na trading 212 🤔
Fico sempre com receio porque imaginando que estamos a investir para um horizonte de 20 a 30 anos, será que uma corretora online dura esse tempo 😅?
A minha estratégia era manter a minha carteira de fundos acima mencionada e subscrever um ETF replicado o S&P500 e ir reforçando todos os meses.
Exemplo entrar com 20k ou 30k e ir reforçando todos os meses com 200 ou 300 euros.
Estive a fazer um simulação com uma calculadora de juros compostos e achei uma estratégia bastante interessante, visto que o SP500 a longo prazo rende em média 10% ano 😅
Porque não subscrever na T212 até 20.000 € se o problema é a garantia?
Se não me engano o depositário é o JP Morgan.
É de pensar 2 vezes pois dar 10€ de comissão é um roubo.
Guernica
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 15:31 Não sendo eu um expert na matéria e tendo a maior parte da carteira em fundos de investimento, este ano gostava de subscrever mais um ETF.
Tendo eu o ETF world recomendo na primeira página faz algum sentido entrar no ETF S&P500?
Outra questão é faz algum sentido ir reforçando todos os meses ou é melhor reforçar quantidades maiores por exemplo 2 ou 3 vezes ao ano?
Faz sentido investir no S&P 500 pois, embora exista uma sobreposição parcial, vais ter dois instrumentos com resultados diferentes e, assim, podes ir investindo naquele que achares mais conveniente em cada momento.
Reforçando periodicamente estás a usar uma técnica que é o DCA (dollar-Cost Averaging) que é praticada por quem não tem tempo ou não quer fazer market timing (procura na net DCA e vais encontrar diversa literatura sobre o tema).
Se reforçares algumas vezes por ano é um sistema adequado, no entanto, fazer market timing é complicado pois o mercado é imprevisível.
Bom, bom é conseguir-se fazer como recomenda Warren buffet - buy low and sell high.
Enfim, investe com o teu estilo e como te sentires mais confortável.
Guernica
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:02
Pedro rosa Escreveu: 30 dez 2023 20:50 E na questão da corretora? Tenho os fundos no Novo banco e no activo banco, tendo somente 100€ no ETF na trading 212 🤔
Fico sempre com receio porque imaginando que estamos a investir para um horizonte de 20 a 30 anos, será que uma corretora online dura esse tempo 😅?
A minha estratégia era manter a minha carteira de fundos acima mencionada e subscrever um ETF replicado o S&P500 e ir reforçando todos os meses.
Exemplo entrar com 20k ou 30k e ir reforçando todos os meses com 200 ou 300 euros.
Estive a fazer um simulação com uma calculadora de juros compostos e achei uma estratégia bastante interessante, visto que o SP500 a longo prazo rende em média 10% ano 😅
Porque não subscrever na T212 até 20.000 € se o problema é a garantia?
Se não me engano o depositário é o JP Morgan.
É de pensar 2 vezes pois dar 10€ de comissão é um roubo.
Sim também me está a custar muito dar tanto dinheiro ainda por cima queria entrar com um montante inicial considerável.
Eu gosto bastante da trading 212 tem uma plataforma bastante intuitiva, a minha dúvida é se será uma corretora confiável para fazer um investimento a logo prazo(25 a 30 anos) com um montante bastante considerável?

Em caso de falência da corretora ficamos sem os activos?
3rdWorldBuffett
Mensagens: 145
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Guernica Escreveu: 31 dez 2023 01:02
Em caso de falência da corretora ficamos sem os activos?
Em caso de falência és notificado para transferir os títulos para outra instituição.
Havendo burla/práticas lesivas é que já pode ser outro assunto.
Última edição por 3rdWorldBuffett em 31 dez 2023 14:24, editado 1 vez no total.
Responder