Não conheço a IBKR nem tenho como ver como ele terá comprado, até podia pedir para simular uma compra mas só estou pessoalmente com ele de longe a longe.
Uma coisa que acho estranho é que ele só tem 2 posições abertas neste momento, uma sobre o NASDAQ que compra fraccionado, e não conheço mas que tem um valor unitário elevado daí ele comprar fraccionado.
No entanto a outra que ele compra unidades inteiras eu conheço, pois é que também compro, e de facto o ticker é o VWCE, o preço estava nos 111€ que o preço do meu, a única diferença é que a minha bolsa na Degiro aparece Xetra e no dele aparece Ibis2, no entanto isso confirmei no google e é o mesmo.
No resumo das posições dele realmente aparecem os tickers certos, variações % e informações similares, mas depois indo à parte do resumo total aparece esse mesmo valor numa linha agregada onde diz CFD.
Juros acho que não está a pagar senão teria-se queixado, ele é daqueles que vê a carteira 3x por diaVirtua Escreveu: ↑04 fev 2024 10:49
Estou com o 100medos. Isso é muito estranho, embora eu não seja cliente da IB. O facto de o teu amigo usar CFDs nada tem a ver com unidades fraccionadas acho. CFD penso que até pagas juros diários (nunca comprei nenhum mas recordo-me de algo semelhante). Penso que ele está a confundir coisas. Recomendo muito que ele faça um post no reddit de literacia financeira com print de onde diz CFDs e perguntar se é normal (o que duvido).
De certeza que lá encontra alguém que sabe fazer e fez fractional shares de ETFs na IB.
P.S. É possível que o teu amigo não te ouça, mas pelo menos já fizeste o teu papel. Ele que veja pelo menos se está a pagar juros de CFDs
Eu quando lhe disse que achava isso estranho ele disse que ia contactar o serviço de apoio para tentar esclarecer.