Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 13 fev 2024 19:27
Virtua Escreveu: 13 fev 2024 19:12
USD Escreveu: 13 fev 2024 18:46 Alguém compreende/sabe o motivo destes 2 fundos não terem o mesmo nivel de risco?
a) Square CA Património Crescente A FIIA (Risco 1)
b) Square Property Core Real Estate A FIIA (Risco 2)

Obrigado
Porque o Square Property Core Real Estate é mais recente e pequeno, por isso até teve perdas no início e mesmo agora volta e meia tem subidas de 0.5% num dia. Maior volatilidade = maior risco
Tenho uma pergunta específica para o Virtua. Creio que no forum anterior (talvez em 2022), referia-se a estes fundos como fundos menos transparentes...Não tenho certeza que a expressão usada tenha sido esta.
Ainda mantém essa ideia? Porquê?
Se estou a fazer uma enorme confusão, apenas ignore a minha questão.
Obrigado
Ele falou nisso porque são fundos que sobem todos os dias 🤣 faz-lhe confusão isso, há até quem ache que é tipo fundos de tesouraria do BES, mas o que não falta é transparência em ambos os fundos, outros não conheço, basta ir à CMVM e ver as carteiras, quando são feitas as avaliações etc.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

USD Escreveu: 13 fev 2024 19:27 referia-se a estes fundos como fundos menos transparentes...Não tenho certeza que a expressão usada tenha sido esta.
Não acho os fundos menos transparentes, não gosto é de certas práticas dos fundos, entre as quais valorizações contabilisticas. Claramente o fundo não é risco 1 ou risco 2, porque neste fundos não se pode medir o risco pela volatilidade. É um fundo com uma politica de investimentos e os respectivos ganhos cujos risco não são refletidos nas variações diárias, levando muita gente a pensar que têm menos risco do que têm.

Mais info, de qualidade aqui:

Aproveito para dizer que no vídeo quer o Franklin como eu achamos algumas respostas insatisfatórias, como a de não ter descido em 2008 ou na crise europeia. Este fundo só sobe. Nunca desce, nem um dia. Mesmo em crise mundial e/ou europeia :lol:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 fev 2024 19:49
USD Escreveu: 13 fev 2024 19:27 referia-se a estes fundos como fundos menos transparentes...Não tenho certeza que a expressão usada tenha sido esta.
Não acho os fundos menos transparentes, não gosto é de certas práticas dos fundos, entre as quais valorizações contabilisticas. Claramente o fundo não é risco 1 ou risco 2, porque neste fundos não se pode medir o risco pela volatilidade. É um fundo com uma politica de investimentos e os respectivos ganhos cujos risco não são refletidos nas variações diárias, levando muita gente a pensar que têm menos risco do que têm.

Mais info, de qualidade aqui:

Aproveito para dizer que no vídeo quer o Franklin como eu achamos algumas respostas insatisfatórias, como a de não ter descido em 2008 ou na crise europeia. Este fundo só sobe. Nunca desce, nem um dia. Mesmo em crise mundial e/ou europeia :lol:
Basicamente é como eu ter a minha casa avaliada em 150.000€ mas quando eu precisar de vender pode ser por 140.000€ ou 200.000€, acho isso perfeitamente natural na questão das avaliações, acho que o mais importante neste tipo de fundo é continuarem a receberem as rendas.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2024 20:39 Basicamente é como eu ter a minha casa avaliada em 150.000€ mas quando eu precisar de vender pode ser por 140.000€ ou 200.000€
Pois, mas a desculpa do "Ah e tal não vendi" pode ser de uma pessoa, não de um fundo com avaliações semestrais. O facto de não terem vendido imóveis nada deveria ter a ver. Os imóveis deveriam ser avaliados a preços de mercado. Vender ou não é irrelevante!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 fev 2024 21:23
D@emoon Escreveu: 13 fev 2024 20:39 Basicamente é como eu ter a minha casa avaliada em 150.000€ mas quando eu precisar de vender pode ser por 140.000€ ou 200.000€
Pois, mas a desculpa do "Ah e tal não vendi" pode ser de uma pessoa, não de um fundo com avaliações semestrais. O facto de não terem vendido imóveis nada deveria ter a ver. Os imóveis deveriam ser avaliados a preços de mercado. Vender ou não é irrelevante!
Portanto coloca-se em causa as entidades avaliadoras neste fundo...🧐

Para além disso não esquecer as rendas, o Property tem tido um objetivo de uma yield de quase 7% nas rendas, o que ajuda mesmo no cenário de avaliações não tão boas.

Virtua

Mensagem por Virtua »

Virtua Escreveu: 13 fev 2024 21:23 Portanto coloca-se em causa as entidades avaliadoras neste fundo...🧐
Ou as entidades avaliadoras ou a gestão do fundo. Pesoalmente coloco a gestão do fundo. A valorização é claramente contabilistica e só podem estar a valorizar os imóveis a um preço diferente do mercado. É perfetamente visivel quando as valorizações são positivas. O Property teve dias de valorização de 0.4/0.5%. Só estranho subir quando as valorizações são positivas, não desce quando são negativas? Ou não há desvalorizações de imóveis?
D@emoon Escreveu: 13 fev 2024 21:45 Para além disso não esquecer as rendas, o Property tem tido um objetivo de uma yield de quase 7% nas rendas, o que ajuda mesmo no cenário de avaliações não tão boas.
Claro que sim. Por isso sobe a médio/longo prazo. Não invalida UM dia negativo aquando da avaliação dos imóveis (1 apenas era suficiente), ou os imóveis deste fundo não desvalorizaram como o resto do mercado de imóveis nacionais? A última vez que vi há 10/12 anos houve uma queda jeitosa até.

Da análise que fiz o fundo teve uns 5 dias negativos em 20 anos. Até fiquei a pensar se não seriam erros dos dados da morningstar :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 fev 2024 22:32
Virtua Escreveu: 13 fev 2024 21:23 Portanto coloca-se em causa as entidades avaliadoras neste fundo...🧐
Ou as entidades avaliadoras ou a gestão do fundo. Pesoalmente coloco a gestão do fundo. A valorização é claramente contabilistica e só podem estar a valorizar os imóveis a um preço diferente do mercado. É perfetamente visivel quando as valorizações são positivas. O Property teve dias de valorização de 0.4/0.5%. Só estranho subir quando as valorizações são positivas, não desce quando são negativas? Ou não há desvalorizações de imóveis?
D@emoon Escreveu: 13 fev 2024 21:45 Para além disso não esquecer as rendas, o Property tem tido um objetivo de uma yield de quase 7% nas rendas, o que ajuda mesmo no cenário de avaliações não tão boas.
Claro que sim. Por isso sobe a médio/longo prazo. Não invalida UM dia negativo aquando da avaliação dos imóveis (1 apenas era suficiente), ou os imóveis deste fundo não desvalorizaram como o resto do mercado de imóveis nacionais? A última vez que vi há 10/12 anos houve uma queda jeitosa até.

Da análise que fiz o fundo teve uns 5 dias negativos em 20 anos. Até fiquei a pensar se não seriam erros dos dados da morningstar :lol:
Deve ser sempre contabilística, até porque um imóvel não é uma acção ou índice bolsista, podemos olhar para um determinado índice imobiliário mas nunca saberemos a real valorização ou não de um imóvel comercial, será que um McDonald's desvaloriza? As avaliações serem de 6 em 6 meses também podem ter um impacto, bem mas não sei, acho que cada um tem de avaliar como em tudo o que se investe.

Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

Sempre vi esses fundos como um capote. Não gosto muito deles por causa da fraca liquidez e penalizações de saída antecipada. Mas o histórico inspira confiança para um prazo de 2 ou mais anos. É boa alternativa às obrigações, para quem quer estacionar dinheiro por muito tempo sem surpresas (até ver).
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 25 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por USD »

Muito obrigado ao Virtua e ao D@emoon pelos imputs relativamente aos fundos geridos pela Square :-)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 14 fev 2024 09:35 Sempre vi esses fundos como um capote. Não gosto muito deles por causa da fraca liquidez e penalizações de saída antecipada. Mas o histórico inspira confiança para um prazo de 2 ou mais anos. É boa alternativa às obrigações, para quem quer estacionar dinheiro por muito tempo sem surpresas (até ver).
Tenho o Property desde Setembro de 2020, ainda apanhei penso que 1 ou 2 meses negativos quando não existiam ainda imóveis em carteira.

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 14 fev 2024 11:25 Tenho o Property desde Setembro de 2020, ainda apanhei penso que 1 ou 2 meses negativos quando não existiam ainda imóveis em carteira.
Isso foi um caso muito especifico de quando o fundo abriu. Se fosse de outra forma é que acharia estranho!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 14 fev 2024 14:23
D@emoon Escreveu: 14 fev 2024 11:25 Tenho o Property desde Setembro de 2020, ainda apanhei penso que 1 ou 2 meses negativos quando não existiam ainda imóveis em carteira.
Isso foi um caso muito especifico de quando o fundo abriu. Se fosse de outra forma é que acharia estranho!
Sim claro, até expliquei isso várias vezes aqui, estava negativo porque o fundo estava só a ter despesa e impostos para pagar :lol: assim que começou a ter imóveis ( primeira compra em finais de Outubro ) recebeu a renda o fundo começou a subir, e ainda fechou o 2020 flat com +0,03%.

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

O que se passa com o Caixa Líderes Globais?
Em tempos um dos meus favoritos, quando eu só estava na CGD e ainda não tinha aberto conta no Best (dona inércia). Sempre teve um desempenho bastante bom para um fundo nacional, ideal para quem queria exposição a um mercado global de ações large cap e ainda era iniciante. Mas recentemente tem sido sofrível.
Representa-me atualmente 6% da carteira, e está com destino traçado para ser substituido pelo M&G (Lux) Global Sustain Paris Aligned Fund EUR A Acc em Abril, data em que perfaz 1 ano desde as minhas últimas subscrições. O fundo tem comissão de resgate antecipado de 1%. É um grande contra deste fundo e há melhores alternativas no Best.

Imagem

Em notícias mais animadoras, os fundos que mais gosto atualmente na minha carteira são o JPM America Equity D (acc) EUR e o AB American Growth C EUR.

Imagem
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Patanisca Escreveu: 14 fev 2024 15:12
Em notícias mais animadoras, os fundos que mais gosto atualmente na minha carteira são o JPM America Equity D (acc) EUR e o AB American Growth C EUR.

Imagem
Essa JPM tive muitos anos em carteira, vendi tudo no final de 2022/início de 2023 quando fiz restruturação e simplificação da carteira que estava com demasiados fundos e complicava os reforços.

Até fui ao baú ver a primeira compra que fiz pois esse era um dos fundos que fazia reforços trimestrais,
Anexos
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (25.27 KiB) Visto 758 vezes
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Deixaste de o usar em detrimento de quê?
Responder