ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 18 fev 2024 08:18 Falta aí 100% stocks.
Não é uma carteira do fórum. É um ETF :lol: (mas fora de brincadeiras, já pensei em adicionar só como "benchmark")
100Medos Escreveu: 18 fev 2024 08:18 Ainda devem estar bastante abaixo dos máximos de Dez 2021.
Bastante não sei, mas sim, provavelmente abaixo. Até o S&P está abaixo de máximos reais (ajustados à inflação)
Anexos
Captura de ecrã 2024-02-18 122514.png
Captura de ecrã 2024-02-18 122514.png (99.85 KiB) Visto 1101 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 116
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 39 times

Re: ETFs

Mensagem por tcs »

Virtua Escreveu: 18 fev 2024 12:27
100Medos Escreveu: 18 fev 2024 08:18 Falta aí 100% stocks.
Não é uma carteira do fórum. É um ETF :lol: (mas fora de brincadeiras, já pensei em adicionar só como "benchmark")
Não? :mrgreen:

Também acho que fazia sentido ter como benchmark 100% stocks (e 100% bonds só para ver como se comportam).
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 98
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 45 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Interessante!
Nada de novo, mas é sempre engraçado recordar porque a gestão passiva faz tanto sentido...

https://www.bankeronwheels.com/9-reason ... difficult/
litfin
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Bom dia,
Registo fresco e primeira participação no forum, pelo que desculpem se não é o local correto.

A minha carteira de ETFs é, atualmente, 80% IWDA e 20% QDVG.
Não fazia DCA mensal, mas passarei a fazer este mês, e quero alterar/melhorar a carteira. O objetivo é sempre longo prazo (tenho 38 anos).

Por esse motivo tenho pensado em alterar a carteira para adicionar mais risco (VVSM ou VUAA) e ao mesmo tempo bonds e/ou ouro.

Vi que no forum há a sugestão de carteira 70-10-20, a qual até me revejo, no entanto, é boa altura para acrescentar estas bonds e ouro? Faz sentido neste momento ou o melhor é esperar uns anos?

Por outro lado, contemplando que queria acrescentar mais risco, uma carteira (exemplo) 70% IWDA - 20% VVSM - 10% SGLD tem lógica neste momento?

Sei que cada um de nós tem a sua ideia e lógica, mas por mais que estude e analize, falta-me uma opinião mais informada sobre a forma correta de balançar a carteira neste momento (1º trimestre 2024).

PS: o QDVG vou manter, não vou vender. Não estou a contar com ele na "alteração" da carteira porque irá ficar reduzido ao longo do tempo e farei esses ajustes.

Muito obrigado pela ajuda.
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

O melhor dia para investir é hoje, o segundo melhor é amanhã. Faz sentido esperar se tiveres uma bola de cristal e conseguires prever o futuro.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

litfin Escreveu: 21 fev 2024 12:48 falta-me uma opinião mais informada sobre a forma correta de balançar a carteira neste momento (1º trimestre 2024).
A opinião é sempre a mesma. Ng sabe o futuro. A tua carteira, no curto prazo, deve refletir a alocação que pretendes a longo prazo. Pode ser, ou não, bom momento para comprar ouro e bonds.

Se te focares no curto prazo nunca vais ter a carteira para atingires os teus objectivos de médio/longo prazo porque nunca te vai parecer boa altura para fazeres alterações. Ou o mercado está alto demais, ou então já desceu 30% mais ainda vai descer mais.

Foca-te no que pretendes a longo prazo, e ajusta a carteira para isso. Depois faz DCA
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
litfin
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Lvsitano Escreveu: 21 fev 2024 21:14 O melhor dia para investir é hoje, o segundo melhor é amanhã. Faz sentido esperar se tiveres uma bola de cristal e conseguires prever o futuro.
Compreendo a resposta, mas o intuito da pergunta não era futurologia de todo.

O propósito era mesmo perceber com factos técnicos se o contexto do mercado (taxas de juro a descer lentamente) se adequava para acrescentar neste momento bonds/ouro.

Este é um exemplo de algo que sei que influencia, mas há muitos outros factores a ter em conta seguramente.
litfin
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Virtua Escreveu: 21 fev 2024 22:53
litfin Escreveu: 21 fev 2024 12:48 falta-me uma opinião mais informada sobre a forma correta de balançar a carteira neste momento (1º trimestre 2024).
A opinião é sempre a mesma. Ng sabe o futuro. A tua carteira, no curto prazo, deve refletir a alocação que pretendes a longo prazo. Pode ser, ou não, bom momento para comprar ouro e bonds.

Se te focares no curto prazo nunca vais ter a carteira para atingires os teus objectivos de médio/longo prazo porque nunca te vai parecer boa altura para fazeres alterações. Ou o mercado está alto demais, ou então já desceu 30% mais ainda vai descer mais.

Foca-te no que pretendes a longo prazo, e ajusta a carteira para isso. Depois faz DCA
Agradeço a resposta pois também vai se encontro à outra vertente das minhas dúvidas atuais.

Nunca vou adivinhar o mercado, se tivesse entrado 6 meses mais cedo do que realmente fiz, estaria numa posição muito melhor agora. Mas isso não importa, eram receios naturais de principiante, que agora não me preocupam, por isso não espero mais pelo que não sei.

O que espero é ter uma boa solução para mim e é aí que estão as dúvidas.

Apesar de considerar que a tua carteira 70-10-20 é interessante, a minha perspectiva inicial seria só adicionar bonds/ouro daqui a 15 anos ou mais, ou seja, quando estivesse mais proximo da reforma. No entanto, acrescentar bonds/ouro traria mais equilíbrio atualmente e de futuro, mas tenho receio que isso seja uma posição demasiado conservadora para a minha idade e não seja a melhor estratégia de momento.

Era neste sentido que procurava uma opinião mais factual sobre o tema, espero ter-me explicado melhor.

Obrigado pelas vossas respostas
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 98
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 45 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:27 O que espero é ter uma boa solução para mim e é aí que estão as dúvidas.

Imagino que sim, acho que aí estamos todos no mesmo barco. :lol:
Mas percebe que uma boa solução para ti pode não o ser para outra pessoa.
É uma coisa muito pessoal e tens que ser tu a encontrá-la em função da tua situação financeira particular.
Como nós desconhecemos a tua realidade, os teus objetivos, a tua capacidade e tolerância ao risco, não te podemos aconselhar sobre a alocação de ativos que deverás ter na tua carteira.
Até porque como já te disseram, ninguém sabe o futuro, pelo que não há uma resposta certa.

Agora uma coisa eu posso dizer-te, não há almoços grátis, e se queres mais retorno tens que correr mais risco.
Tu por um lado dizes que queres mais risco, mas ao mesmo tempo também equacionas adicionar bonds para ter um portfólio mais equilibrado. A redução da volatilidade paga-se com a redução do retorno. Tens que decidir o que queres privilegiar….

Foca-te nos teus objetivos, e estrutura a carteira para o teu perfil de risco e horizonte temporal.
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:17
Lvsitano Escreveu: 21 fev 2024 21:14 O melhor dia para investir é hoje, o segundo melhor é amanhã. Faz sentido esperar se tiveres uma bola de cristal e conseguires prever o futuro.
Compreendo a resposta, mas o intuito da pergunta não era futurologia de todo.

O propósito era mesmo perceber com factos técnicos se o contexto do mercado (taxas de juro a descer lentamente) se adequava para acrescentar neste momento bonds/ouro.

Este é um exemplo de algo que sei que influencia, mas há muitos outros fatores a ter em conta seguramente.
O ouro tem um track recordo conhecido, e desde o final dos anos 90 que tem estado sempre a subir. Rentabilidades passadas, não são garantidas no futuro, mas é pouco provável que o preço do ouro vá cair ainda para mais os custos de extração têm tendência a aumentar, o ouro é um bem limitado e a procura aumenta. Investires em ouro perto da reforma não me parece que seja uma boa ideia, primeiro porque não sabes como vai estar nessa altura, e depois porque não é um ativo que te vá render horrores de dinheiro em pouco tempo.

A sugestão do @Virtua é mais do que sensata, foca-te no longo prazo e faz DCA.
litfin
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

100Medos Escreveu: 22 fev 2024 08:20
litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:27 O que espero é ter uma boa solução para mim e é aí que estão as dúvidas.

Imagino que sim, acho que aí estamos todos no mesmo barco. :lol:
Mas percebe que uma boa solução para ti pode não o ser para outra pessoa.
É uma coisa muito pessoal e tens que ser tu a encontrá-la em função da tua situação financeira particular.
Como nós desconhecemos a tua realidade, os teus objetivos, a tua capacidade e tolerância ao risco, não te podemos aconselhar sobre a alocação de ativos que deverás ter na tua carteira.
Até porque como já te disseram, ninguém sabe o futuro, pelo que não há uma resposta certa.

Agora uma coisa eu posso dizer-te, não há almoços grátis, e se queres mais retorno tens que correr mais risco.
Tu por um lado dizes que queres mais risco, mas ao mesmo tempo também equacionas adicionar bonds para ter um portfólio mais equilibrado. A redução da volatilidade paga-se com a redução do retorno. Tens que decidir o que queres privilegiar….

Foca-te nos teus objetivos, e estrutura a carteira para o teu perfil de risco e horizonte temporal.
Agradeço a observação porque de facto entendo que mesmo dando alguns dados (as minhas sugestões de carteira), não fica fácil para que me possam ajudar sem mais contexto e informação. O contexto também é simples, casa paga, 2 carros pagos, 1 criança de 4 anos. Temos de estar sempre preparados para imprevistos, por isso não invisto tudo, e por esse motivo o objetivo é mesmo o longo prazo.

Não tenho problemas em ter risco e o objetivo é +20 anos, pelo que percebo a contradição daquilo que disse anteriormente. Mas, como em qualquer momento de decisões, pondero o que pode ser o mais adequado sem que isso se torne numa má decisão, daí ter procurado a vossa opinião.

Exemplo: pondero semicondutores e ouro, vocês poderiam dizer: "O quê? Estás doido. Os materiais XYZ e o contexto político ABC não alimentam essa ideia." Mesmo sabendo que aqui só falamos de opiniões, não recomendações, era natural ouvir algum comentário factual e técnico (e o que procurava).

Em todo o caso, esta conversa faz-me para já realmente abdicar das bonds. Ponderei por me querer agarrar a alguma segurança, mas não faz sentido nesta altura. Vou manter o plano inicial de apenas as considerar mais lá para a frente.

Obrigado
litfin
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Lvsitano Escreveu: 22 fev 2024 09:01
litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:17
Lvsitano Escreveu: 21 fev 2024 21:14 O melhor dia para investir é hoje, o segundo melhor é amanhã. Faz sentido esperar se tiveres uma bola de cristal e conseguires prever o futuro.
Compreendo a resposta, mas o intuito da pergunta não era futurologia de todo.

O propósito era mesmo perceber com factos técnicos se o contexto do mercado (taxas de juro a descer lentamente) se adequava para acrescentar neste momento bonds/ouro.

Este é um exemplo de algo que sei que influencia, mas há muitos outros fatores a ter em conta seguramente.
O ouro tem um track recordo conhecido, e desde o final dos anos 90 que tem estado sempre a subir. Rentabilidades passadas, não são garantidas no futuro, mas é pouco provável que o preço do ouro vá cair ainda para mais os custos de extração têm tendência a aumentar, o ouro é um bem limitado e a procura aumenta. Investires em ouro perto da reforma não me parece que seja uma boa ideia, primeiro porque não sabes como vai estar nessa altura, e depois porque não é um ativo que te vá render horrores de dinheiro em pouco tempo.

A sugestão do @Virtua é mais do que sensata, foca-te no longo prazo e faz DCA.
Muito obrigado por esta partilha. Era também este tipo de observação que procurava ouvir.

Entendo esse contexto e tem todo o nexo. Sempre achei relavante ter uma commoditie na carteira pelo que continua a fazer sentido para mim, mas a partir do momento atual e não lá para a frente.

Também descobri que há o 4GLD, com TER a 0, em EUR, o que se revela uma vantagem.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

litfin Escreveu: 22 fev 2024 11:04
(...)

Agradeço a observação porque de facto entendo que mesmo dando alguns dados (as minhas sugestões de carteira), não fica fácil para que me possam ajudar sem mais contexto e informação. O contexto também é simples, casa paga, 2 carros pagos, 1 criança de 4 anos. Temos de estar sempre preparados para imprevistos, por isso não invisto tudo, e por esse motivo o objetivo é mesmo o longo prazo.

(...)
Um dos "erros" (aspas aspas) que vejo muita gente cometer é considerar de forma separada o seu networth líquido (desconsiderando o imóvel onde vives) entre diversas componentes.

Vou levar a um exemplo extremo.

Imagina que tens 1 milhão em certificados de aforro (é um exemplo, não me chateiem com a impossibilidade legal disso :lol: ). E depois resgatas "apenas" 100k e investes tudo num ETF que segue o SP500.

Ora, essa carteira não é 100% SP500. Na realidade é 90% cash (equivalente aos CAs) e 10% acções.

Outra questão:

Notem que cash e equivalentes mais não são que o equivalente a bonds de curto prazo (0-1Y). Se tiverem 100k em CAs e depois 100k em obrigações do tesouro com uma maturidade média de 20Y, então isso é +/- o equivalente a terem obrigações do tesouro com uma maturidade média de 10Y.

Posto isso, sem saber o resto do networth líquido (percentualmente, não em termos de valores absolutos sobre os quais ninguém tem nada a ver com isso), se calhar aqueles 10% ou 20% de ouro e obrigações que falas antes são de tal forma pequenos sobre o total do networth líquido que se calhar nem vale a pena pensar muito nisso.
Joseba
Mensagens: 102
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 38 times

Re: ETFs

Mensagem por Joseba »

Tens algum fundo de pensão atraves da empresa? Isso tambem pode ser a componente bonds do teu portfolio...
Depois é tudo muito pessoal.
Pra mim é index SP500, o resto é perda de tempo. Para outros pode ser interessante neste ano estar na Turquia, no próximo Índia, e assim por diante.... o problema é se tens uma aposta má, para recuperar leva tempo.
Alguém pôs nos ultimos dias um link a falar sobre isso, creio que foi no topico dos fundos de investimentos.

Em relacao ao ouro.... mais uma vez muito pessoal. Eu pessoalmente creio que o novo ouro é a Bitcoin....

O mais importante é ler várias opiniões mas no final do dia dormires descansado com as tuas opcoes...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:27
Em linha com o que o gajo está a dizer estás a considerar o fundo de emergência/reserva na tua carteira? Os 20% de bonds se calhar são aí ;)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder