Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
pintob
Mensagens: 13
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 15 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Joseba Escreveu: 09 mar 2024 23:05 No caso do Best (falo por mim), ETF não considero porque paga mais para vender/comprar (7 euros por operação?) e depois paga comissão trimestral (5 euros?) de custódia....
Salvo erro, o Best tem o serviço Best Trading Pro que não tem custos de adesão, manutenção, nem custódia de títulos. O custo de transação na maior parte das bolsas é de 0,08%, mas cobram no mínimo 10,40€.

Esse custo mínimo penaliza bastante investimentos "pequenos". O custo só é efetivamente de 0,08% para valores acima de 13000€.

Ainda assim, no cenário da bolsa tens a opção de juntar capital para minimizar o impacto da comissão, enquanto que no caso do fundo não há hipótese.

Por exemplo, se tens 520€ para investir por mês, vais pagar 10,40€/mês (o que equivale a 2%). Contudo, se investires trimestralmente (tens 1560€) baixas o custo de 2% para 0,67%.
3rdWorldBuffett
Mensagens: 139
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Pensei que o BTP tinha encargos com esse serviço!
Vou ter que ver isso então, neste momento não estou a reforçar por lá mas se puder deixar de pagar a comissão de custódia já é algum que ganho.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

Confirmo que no BTP não existe comissão de custódia de valores:

https://www.bancobest.pt/bestsite/best_ ... pdf#page=4
Paulo
Mensagens: 6
Registado: 04 out 2022 14:01
Been thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Paulo »

Virtua Escreveu: 10 mar 2024 00:18
Joseba Escreveu: 09 mar 2024 23:05 No caso do Best (falo por mim), ETF não considero porque paga mais para vender/comprar (7 euros por operação?) e depois paga comissão trimestral (5 euros?) de custódia....
ok. Esqueci-me da costódia no caso do Best. Mas pessoalmente nuncapercebi quem compra este fundo index. 2% de comissão é imenso, quando pago 0.15% em ETFs (ou 0.3% round trip)

Olá virtua,

Não tenho nenhum problema com ETFs, estou aberto a isso também.

Portanto posso refazer a pergunta. Quais são as combinações de banco/ (ETFs ou Fundos Índex) que apresentam menor taxas para um prazo de 20anos?

No Best
Já vi que o ongoing charge do Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc é de 0,07% o de VUAA também.
A taxa de subscrição é 2% para Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc. Para o VUAA é de 0,26%, mínimo 12€.
VUAA tem uma custódia de ~7,4€ trimestre, ~29€ ano.

O VUAA vale a pena sim, para valores acima das dezenas de milhares de €, onde a custódia se dispersa.

Agora com o BTP, o caso muda de questão, vou ver isso melhor.

Mas para quem tem filhos, abriram contas separadas ou há maneiras de separar as carteiras numa só conta?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Atenção que BTP não é terem as coisas no Best/banco nacional. É Saxo Bank. Para abrirem numa correctora mais vale abrirem na interactiva brokers na minha opinião
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 11 a 15 de Março 2024

"Os Estados Unidos mudam para a hora de Verão e, por conseguinte, nas próximas 3 semanas, entre os dias 11 a 29 de Março, o horário de negociação das bolsas norte-americanas será entre as 13h00 às 20h00 e regressará ao normal, depois da alteração da hora em Portugal no dia 31 de Março.

Nos Estados Unidos será divulgada a taxa de inflação de Fevereiro na Terça-feira e os economistas esperam que se mantenha nos 3,1%, em termos homólogos, e que a inflação "core" desacelere para 3,7% em Fevereiro, de 3,9% no mês anterior.

Na Sexta-feira, será o fecho trimestral de futuros e opções, que poderá aumentar a volatilidade nos mercados significativamente nas horas de vencimento dos vários contratos porque aumenta o volume de negociação à medida que os investidores fecham as suas posições".

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200440108
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 136
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 61 times
Been thanked: 23 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Kosta »

3rdWorldBuffett Escreveu: 10 mar 2024 12:48 Pensei que o BTP tinha encargos com esse serviço!
Não existe custódia e as comissões são mais baixas que no Best Net.
Bolsas Europa 0,08% exceto Londres que é 0,15% mas atenção aos valores mínimos, pode não compensar para quem investe pouco mensalmente.
Virtua Escreveu: 10 mar 2024 19:56 Atenção que BTP não é terem as coisas no Best/banco nacional. É Saxo Bank. Para abrirem numa correctora mais vale abrirem na interactiva brokers na minha opinião
A IBKR ganha em tudo (comissões de 0,05% e uma oferta de produtos muito superior) exceto no suporte, no BTP tens atendimento telefónico em português e são super rápidos e prestáveis.

Opinião de quem usa os dois serviços, uma menção honrosa também à plataforma do Carregosa (GoBulling) que é muito idêntica ao BTP.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 11 mar 2024 12:10 uma menção honrosa também à plataforma do Carregosa (GoBulling) que é muito idêntica ao BTP.
É o mesmo serviço, só muda a roupagem! Saxo bank
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 404
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 26 times
Been thanked: 79 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

Não existem fundos ouro físico só empresas mineração certo ?
Ouro físico só etf
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 12 mar 2024 19:39 Não existem fundos ouro físico só empresas mineração certo ?
Ouro físico só etf
Correcto. E acho que mesmo com o ouro a fazer máximos as mineiras não têm vindo a subir!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

A minha carteira tem-se aguentado bem em relação a uma carteira simples de ETFs maioritariamente vista como interessante IWDA e EUNA, coloquei a exposição 80/20 visto ser a mais aproximada em relação à minha carteira, a data de inicio de análise foi a que foi permitida fazer pela nossa App, de salientar que a maioria das carteiras de investimento activas tiveram um ano de 2022 bastante mau, e os índices recuperaram mais depressa:

Portfolio1 D@emoon
Portfolio 2 ETFs
Anexos
Carteiras.png
Carteiras.png (64.68 KiB) Visto 1073 vezes
Grafico.png
Grafico.png (100.94 KiB) Visto 1073 vezes
CAGR.png
CAGR.png (9.83 KiB) Visto 1073 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1835
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 632 times
Been thanked: 744 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 17 mar 2024 12:49 A minha carteira tem-se aguentado bem em relação a uma carteira simples de ETFs maioritariamente vista como interessante IWDA e EUNA, coloquei a exposição 80/20 visto ser a mais aproximada em relação à minha carteira, a data de inicio de análise foi a que foi permitida fazer pela nossa App, de salientar que a maioria das carteiras de investimento activas tiveram um ano de 2022 bastante mau, e os índices recuperaram mais depressa:

Portfolio1 D@emoon
Portfolio 2 ETFs
Devias fazer isso na secção da tua carteira :-) (ou pelo menos tb fazer lá)

A tua carteira não é comparável a 80/20 (ou melhor ser até pode ser mas não é uma carteira para "competir" com a tua, ganhe ou perca)

P.S.Os teus screenshots deu para me aperceber que esta versão das appsdoinvestidor está mais bonita 8-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 mar 2024 15:01
D@emoon Escreveu: 17 mar 2024 12:49 A minha carteira tem-se aguentado bem em relação a uma carteira simples de ETFs maioritariamente vista como interessante IWDA e EUNA, coloquei a exposição 80/20 visto ser a mais aproximada em relação à minha carteira, a data de inicio de análise foi a que foi permitida fazer pela nossa App, de salientar que a maioria das carteiras de investimento activas tiveram um ano de 2022 bastante mau, e os índices recuperaram mais depressa:

Portfolio1 D@emoon
Portfolio 2 ETFs
Devias fazer isso na secção da tua carteira :-) (ou pelo menos tb fazer lá)

A tua carteira não é comparável a 80/20 (ou melhor ser até pode ser mas não é uma carteira para "competir" com a tua, ganhe ou perca)

P.S.Os teus screenshots deu para me aperceber que esta versão das appsdoinvestidor está mais bonita 8-)
Nada de competição, apenas curiosidade para ver a evolução da carteira com os índices principais, se desse para colocar só o índice não metia os ETFs, não vá ferir suscetibilidades :D

No tópico da carteira vou só colocar a carteira.

Sim está mais bonita, só falta alguns pormenores, alterar o nome dos portfolios etc.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 18 a 22 de Março 2024

"Os principais bancos centrais deverão anunciar as suas decisões de política monetária na próxima semana. As autoridades monetárias dos seguintes países irão realizar as suas reuniões: Japão e Austrália (dia 19), Estados Unidos (dia 20), Reino Unido, Suíça e Noruega (dia 21).

Os economistas não esperam alterações nas taxas de juro directoras pela Reserva Federal EUA, tendo em conta que a inflação norte-americana continua resiliente mas os investidores estarão atentos às pistas em relação ao "timing" dos futuros cortes das taxas de juro".


https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200440177
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Anny
Mensagens: 12
Registado: 20 mar 2024 16:39
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Anny »

Boa tarde, primeira vez por aqui…
NQSE.DE ou SXRV.DE?
Obrigada.
Responder