ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Re: ETFs
Sim. Só a partir de valores mais altos é que convém diversificar de gestora/ETF ("não deixar todos os ovos, etc"). Felizmente existem várias alternativas ao VWCE que investem basicamente no mesmo (all world com e sem mercados emergentes).
Entao quando chegar a valores mais altos convem obter mais um ou dois etfs que tambem invistam em todo o mundo? Não serà irrelevante devido à sobreposição de acções de um etf para o outro?Sim. Só a partir de valores mais altos é que convém diversificar de gestora/ETF ("não deixar todos os ovos, etc"). Felizmente existem várias alternativas ao VWCE que investem basicamente no mesmo (all world com e sem mercados emergentes).
Imagina o seguinte caso hipotético.
Tens 100k no VWCE. E a Vanguard Ireland tem um problema qualquer de manipulação de contas. Eventualmente o SII é accionado e recuperas 20k.
Agora imagina que tinhas apenas 60k no VWCE e 40k no IWDA. Perdes 40k do VWCE mas manténs os 40k do IWDA. Sim é lixado mas... podia ser pior!
Não é por causa da sobreposição de acções que diversificas de ETF/gestora (ou até de correctora).
Ah entendi o raciocínio. No meu caso provavelmente investirei apenas num ETF, dado que já tenho uma quantia considerável investido num roboadvisor na Finax que é composto por várias ETF's com ações e obrigações, e também no PPR novas tendências no banco Invest, também composto por ações e obrigações.
Os etf's têem diferentes SII's?
O SII é o Sistema de Indemnização ao Investidor. A meu ver aplica-se por entidade. Se tiveres 10 ETFs da Vanguard Ireland e a mesma tiver problemas graves (mesmo worst-case scenario) aplicas os 20k apenas uma vez e o resto ardeu.JMaia Escreveu: ↑24 mar 2024 15:20 Ah entendi o raciocínio. No meu caso provavelmente investirei apenas num ETF, dado que já tenho uma quantia considerável investido num roboadvisor na Finax que é composto por várias ETF's com ações e obrigações, e também no PPR novas tendências no banco Invest, também composto por ações e obrigações.
Muita gente desconhece que os EUA são o maior produtor de Petróleo do mundo nos últimos anos!
- Anexos
-
- The-Worlds-Biggest-Oil-Producers-2023_Website_03212024.jpg (1.11 MiB) Visto 1762 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Tendo vindo a bater records ano após ano, não me parece que política tenha tido muito efeito (poderá vir a ter no futuro, mas em 3 anos de Biden, 3 anos de maior output). Só a pandemia fez abrandar o crescimento
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2024-03-29 000018.png (40.49 KiB) Visto 1653 vezes
Amundi MSCI World UCITS ETF Acc (C) (IE000BI8OT95) é full replication e o SPDR MSCI World UCITS ETF (IE00BFY0GT14) é optimized sampling. Como são cerca de 1400 holdings, fará grande diferença a longo prazo a diferença da replicação?
Provavelmente não. Ainda por cima parece-me que são só 20 holdings (potencialmente os menos líquidos e mais pequenos)
Amundi MSCI World UCITS ETF Acc (C) - Holdings - 1,472
SPDR MSCI World UCITS ETF0GT14 - Holdings - 1,456
Para além que o SPDR é 5 vezes maior
Uso principalmente o investing. Mas potencialmente tb a boerse-frankfurt. Exemplo: https://www.boerse-frankfurt.de/en/etf/ ... rrency=EUR