Mas se em vez de dividendos, forem mais valias, no caso de englobamento funciona da mesma maneira pros escalões de irs?D@emoon Escreveu: ↑13 fev 2023 23:07 Só o exemplo que dei porque sou eu que faço o IRS lol.
No ano passado a totalidade de dividendos recebidos foram de cerca de 4.500€, reteve á volta dos 1.260€, não tem mais nenhum tipo de rendimento, recebeu cerca de 1.000€ de IRS.
Mas mesmo para quem tenha rendimentos, devem sempre fazer simulações no caso de terem juros de depósitos a prazo por exemplo ou este tipo de fundo, pode compensar declarar.
GNB Obrigações 2026
Re: GNB Obrigações 2026
Recebeu... mais ou menos. Pagou foi menos do que teria a pagar se não englobasse
Mas de facto não me lembrei das deduções à colecta do imposto, as quais em casos limites se perdem se não existirem rendimentos suficientes (tenho de me lembrar disto antes de chegar a 31 de dezembro ).
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 597 times
- Been thanked: 675 times
Não tem mais rendimentos, o único rendimento são os dividendos, recebeu quase tudo o que reteve nos fundos.Gajo Escreveu: ↑13 fev 2023 23:15Recebeu... mais ou menos. Pagou foi menos do que teria a pagar se não englobasse
Mas de facto não me lembrei das deduções à colecta do imposto, as quais em casos limites se perdem se não existirem rendimentos suficientes (tenho de me lembrar disto antes de chegar a 31 de dezembro ).
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 586 times
E ainda se abatem as despesas (filhos, gerais, saúde, etc) bem como o benefício fiscal por aplicar em PPR. Pode-se acabar por pagar muito pouco (ou nenhum) IRS.Gajo Escreveu: ↑13 fev 2023 22:51Na realidade o que se passa é que engloba os dividendos (que são sujeitos a retenção na fonte a 28% se pagos por um banco nacional*). Dado que não tem mais rendimentos, paga o imposto de acordo com os escalões de IRS. Se os rendimentos não ultrapassarem o limite do 1o escalão, paga o imposto a 14,5%, logo vai recuperar a diferença para os 28%.
Mesmo assim, continua a ser ineficiente fiscalmente. Porque na mesma situação, se fosse a resgar as UPs, pagava a mais-valia à mesma taxa de imposto (e só no ano seguinte), mas apenas sobre o ganho de capital. Enquanto que sobre os dividendos paga sobre a totalidade do valor recebido.
*Não tenho a certeza absoluta, mas não me apetece ir abrir o CIRS para confirmar.
Também trato da declaração de pessoas nessa situação. Algumas delas, com reduzidos rendimentos, recebem de volta toda a retenção.
[Contas Poupança] As vantagens de optar pelo englobamento
Simples. Imagina que o fundo não sobe (nem precisa de descer) no ano x => Comprei 100 euros => Ele distribui 10 euros. Pago 2.8 euros de imposto => Fiquei com 90 euros de fundo + 7.2 euros da distribuição (97.2 euros no total)
Versão acc => fundo ficou a 100 euros => vendi 10 euros => fiquei com 90 euros fundo + 10 euros da minha venda, porque não tive nenhum lucro por isso não tinha impostos a pagar
Na versão de distribuição "desapareceram" 2.8 euros que foram impostos pagos sobre... o capital próprio!
Não é um exemplo teórico. Vi isto tantas vezes que já sabia em que banco as pessoas tinham o fundo quando se vinham queixar à minha pessoa.
P.S. => E na prática só tem de não subir mais do que o que distribui para pelo menos uma parte ser do capital próprio.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- D@emoon
Mas os fundos têm necessariamente de subir? os dividendos distribuídos não vêm dos dividendos recebidos de acções ou dos cupões de obrigações?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Testa isso. Tens um ano bastante mau em 2022 que de se certeza apanhou muita gente que está negativo. Lembra-te que é um fundo de obrigações, não uma obrigação. Aqui o conceito, para mim, de capital próprio é o capital investido.
Imagina duas pessoas que compraram no início de 2022 e o Pimco Income distribuiu 5% vs uma pessoa que tem a versão acc e vendeu o montante equivalente. Tens as cotações de ambos, podes ir ver quais foram as distribuições e é como o outro diz "é só fazer as contas".
(Um dia faço esse exercício quando fizer um blog post com nome "Fundos que distribuem são um cancro" )
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
-
- Registado: 14 jan 2023 11:39
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 70 times
Mas, mas... os youtubers portugueses dizem que,
"Eu recebo ReNdImEnTo PaSsIvO, é dinheiro na minha conta sem fazer nada, e vejam é dinheiro que eu posso usar para comprar mais unidades do mesmo (juntar nome do veículo de investimento que estejam a falar) sem sequer ter que mexer no meu dinheiro, é incrível! e...(saca do excel) este mês já ganhei 100€ em dividendos, e estou sempre a comprar mais com estes dividendos pelo que daqui a uns anos estimo que vou receber 1000€ por mês desta forma, também vocês o podem fazer!"
Gosto particularmente quando mostram o portfolio constituído por várias empresas de qualidade duvidosa mas.... pagam um dividendo alto... aposto que no longo prazo essas empresas estão aí todas com força e sem desvalorização nenhuma.
- D@emoon
Mas os youtubers só falam em acções, os youtubers não investem em fundos de investimento, eles são traders de acções e forex3rdWorldBuffett Escreveu: ↑16 fev 2023 09:10Mas, mas... os youtubers portugueses dizem que,
"Eu recebo ReNdImEnTo PaSsIvO, é dinheiro na minha conta sem fazer nada, e vejam é dinheiro que eu posso usar para comprar mais unidades do mesmo (juntar nome do veículo de investimento que estejam a falar) sem sequer ter que mexer no meu dinheiro, é incrível! e...(saca do excel) este mês já ganhei 100€ em dividendos, e estou sempre a comprar mais com estes dividendos pelo que daqui a uns anos estimo que vou receber 1000€ por mês desta forma, também vocês o podem fazer!"
Gosto particularmente quando mostram o portfolio constituído por várias empresas de qualidade duvidosa mas.... pagam um dividendo alto... aposto que no longo prazo essas empresas estão aí todas com força e sem desvalorização nenhuma.
- D@emoon
Por curiosidade fui ver como está este fundo devido à saída de outro igual no Best agora, está com +3,79% a 1 ano, bem melhor que o NB Obrigações Europa que vai com -3,9%!!!
-
- Registado: 04 out 2022 11:32
- Has thanked: 14 times
- Been thanked: 20 times
- D@emoon
Normal que seja, as yields estão como estão, mas em comparação com outros fundos de obrigações podia estar pior