Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Só para relembrar que tudo o que seja comissões directas tipo compra ou venda, dá para deduzir às mais-valias futuras no IRS.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 17:58 Olá, sou o Nuno, e o Vrtua colocou o post para mim.

Este fundo é excelente, replica bem o índice e foi o único que subscrevi até agora, mas preciso de outro.
Relativamente aos encargos paguei 5.20€ tem esse senão de ter comissão de reforço e é isso que me está a deixar de pé atrás, pois eu penso em reforçar de 3 em três meses, e são custos que em valores pequenos pesam bastante.

A ideia era um fundo sem comissão de subscrição ao reforço que se não poder acompanhar de perto o índice que ao menos apresente uma rentabilidade anualizada média de 7 ou 8 % por aí.
Com todo o respeito, esquece os custos de subscrição.
2,08% (sim, há que acrescentar o Imposto de Selo), são cerca de 21 euros a cada 1000 euros subscritos. É muito dinheiro? Podia ser usado em outro lado? Sim. Mas se esse é o fundo que mais gostas, vai em frente e olha para os 21 euros como "gastos não recorrentes", como 4 cafés a menos no mes, etc etc....
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

3rdWorldBuffett Escreveu: 17 jun 2024 18:21 No best apareceu-me este mas curiosamente não aparece para subscrever diretamente no site,

Vanguard Global Stock Index Fund Investor EUR Accumulation

IE00B03HCZ61

Este já dá para comprar no best e, se não me falha a memória, já o tive no passado

Schroder International Selection Fund Global Equity

LU0215106377
Estive nesse sim senhor e também tentei subscrever mas não aparece, ou seja pesquisa-se no site do BEST mas depois não permite a subscrição.
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Também gostei deste, o que acham?

Allianz Global Investors Fund - Allianz Best Styles Global Equity A EUR - LU1075359262
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

LU1075359262 - Este fundo é engraçado. Se for subscrito no AB não tem custos de subscrição e reforços. Se for no Banco Best tem 7€ de custos de subscrição, que em 250€ é muito.
Jmvlrs
Mensagens: 11
Registado: 03 set 2023 17:25
Has thanked: 4 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Jmvlrs »

No mínimo tens de comprar uma UP que neste momento está a 257,49€. Ao simular uma compra com 258€ o custo de subscrição é 0€ no best.


Imagem
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Jmvlrs Escreveu: 17 jun 2024 18:45 No mínimo tens de comprar uma UP que neste momento está a 257,49€. Ao simular uma compra com 258€ o custo de subscrição é 0€ no best.


Imagem
Confirma-se... Estranho
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 18:34
3rdWorldBuffett Escreveu: 17 jun 2024 18:21 No best apareceu-me este mas curiosamente não aparece para subscrever diretamente no site,

Vanguard Global Stock Index Fund Investor EUR Accumulation

IE00B03HCZ61

Este já dá para comprar no best e, se não me falha a memória, já o tive no passado

Schroder International Selection Fund Global Equity

LU0215106377
Estive nesse sim senhor e também tentei subscrever mas não aparece, ou seja pesquisa-se no site do BEST mas depois não permite a subscrição.
Se forem à primeira página, à frente de fundos da Vanguard tenho um aviso a dizer possível soft close.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 18:57
Jmvlrs Escreveu: 17 jun 2024 18:45 No mínimo tens de comprar uma UP que neste momento está a 257,49€. Ao simular uma compra com 258€ o custo de subscrição é 0€ no best.


Imagem
Confirma-se... Estranho
Onde viste essa suposta comissão de compra?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 34 times
Been thanked: 37 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Virtua Escreveu: 17 jun 2024 17:04 Se eu quisesse um Fundo estilo IWDA o que recomendariam?

@D@emoon
Eu tenho estes 2, o primeiro mais volátil que o segundo.
JPMorgan Funds - Global Focus Fund D (acc) - EUR
M&G (Lux) Global Sustain Paris Aligned Fund EUR A Acc


Imagem
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

D@emoon Escreveu: 17 jun 2024 20:44
nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 18:57
Jmvlrs Escreveu: 17 jun 2024 18:45 No mínimo tens de comprar uma UP que neste momento está a 257,49€. Ao simular uma compra com 258€ o custo de subscrição é 0€ no best.


Imagem
Confirma-se... Estranho
Onde viste essa suposta comissão de compra?
tem mesmo na página da Mornigstar comissão até 5%. Se fizeres 250 euros tens logo essa comissão
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 23:23
tem mesmo na página da Mornigstar comissão até 5%. Se fizeres 250 euros tens logo essa comissão
As comissões apresentadas na Morningstar são comissões máximas que depois os comercializadores podem ou não implementar, devem sempre ver a comissão cobrada onde estão a comprar o fundo, como podem ver na página do Best logo no primeiro separador, não tem comissão de compra:
Anexos
Allianz.png
Allianz.png (30.57 KiB) Visto 146 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Rmad
Mensagens: 75
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 16 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

Olá a todos.

1 - Aqui há dias abordamos o tema do NB Obrigações (também sou "fã" e estou a levar porrada) e ponderava descartar-me do mesmo no próximo trimestre. Agora, graças ao Sr. Macron, e com as taxas de juro da dívida europeia a subir (aparentemente) não sei não...

2 - Gostava de entrar num FI com distribuição de dividendos mas tenho uma questão: no caso de FI's com distribuição e localização/sede fora de Portugal (ISIN não PT), a haver distribuição, o IRS (28%) é cobrado à cabeça pelo comercializador? Ou temos de dar o toque ao contabilista?

3 - gostava de alterar uma composição na minha carteira e aumentar a exposição ao mercado do bloco oriental (Ásia, Pacífico, India, etc.). Procurava um FI misto (moderado, agressivo, etc.) ACC. Na verdade, apesar de muita procura, pesquisa e análise, confesso que ainda (por inaptidão minha, por certo) não encontrei este FI que me enchesse as medidas. Acresce o problema que entro com valores pequenos em DCA. Alguém com este tipo de exposição?

NOTA: sou investidor de longo prazo, entro com quantias relativamente baixas em DCA, utilizo FI's e apenas ACC (até à data).

Cumprimentos.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1826
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 627 times
Been thanked: 741 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

nunoyugen Escreveu: 17 jun 2024 23:23 Se fizeres 250 euros tens logo essa comissão
Experiência com 250 euros
compra fundo 1.png
compra fundo 1.png (29.05 KiB) Visto 123 vezes
Experiência com 260 euros
compra fundo 2.png
compra fundo 2.png (30.48 KiB) Visto 123 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Se não encontrar outro do mesmo gênero posso deixar um que já tenho feito para mim que é o BPI acções mundiais e fica para o outro filho e assim cada um já tem um de acções globais. O Fidelity MSCI para um e o BPI Ações Mundiais para o outro.

E como um tem mais capital poderia aplicar num de acções globais emergentes? Dos que vi investem muito na Ásia e o Global de acções tem uma percentagem curta na Ásia.

Que acham?
Responder