Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Então fiz mal aplicar no SP 500?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 09:36 Então fiz mal aplicar no SP 500?
Porquê? não tem uma média anual de praticamente 10%? a não ser que seja um investimento de curto prazo ;)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
USD
Mensagens: 35
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 24 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por USD »

nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 09:36 Então fiz mal aplicar no SP 500?
Não é por aí.
Verdadeiramente ninguém sabe quando as crises vão chegar. Há uma enorme tendência humana para pensamentos especulativos!
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 11 times
Been thanked: 13 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

Nuno, aconselho-te a leres os tópicos de literacia financeira neste fórum. Como por exemplo o Qual a importância de sabermos o Horizonte Temporal do investimento? #05.

Todos os fundos e ações têm períodos em que descem, faz parte dos ciclos económicos que dependem de uma imensidão de fatores, mas a tendência verificada no passado tem sido de crescimento, apesar de rentabilidades passadas não garantirem rentabilidades futuras.

Também já houve períodos em que o mercado estava "em alta", e acabou por subir ainda mais e não voltaram a atingir um valor "tão baixo". É impossível prever com 100% de exatidão.
nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 09:36 Então fiz mal aplicar no SP 500?
Para poderes responder a isso, tens de compreender a tua tolerância ao risco e o horizonte temporal em que pretendes investir. Tem também atenção que deves diversificar e nunca invistas dinheiro que precises para o dia-a-dia.

Ontem estive a ver os fundos que colocaste e queria perceber a sobreposição de posições, mas não consegui encontrar nenhuma ferramenta de comparação que tivesse todos disponíveis. Atenção que investir num fundo global neste momento é ter uma exposição de ~70% aos EUA.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1826
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 627 times
Been thanked: 741 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 07:55 asério acham que o SP500 vai abaixo?
Vai abaixo e vai acima. É assim que o mercado funciona. Mas se o investimento é de longo prazo tens pouco que te preocupar na minha opinião.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Sr IRS,

Sim eu sei que neste momento a % de alocação aos EUA ronda os 70 mas precisamente por isso é que prefiro os fundos de acções globais porque eles ajustam-se e se por algum motivo houver uma crise nos EUA eles podem vender e realocar mais% em outras partes do Globo.

Eu como disse um miúdo coloquei o fidelity MSCI World.
No outro poderia colocar tudo no Allianz mas preferi dividir com o SP500 pela maior rentabilidade que este tem tido
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

No meio disto tudo, o melhor fundo de investimento EUA do mundo :lol: falo obviamente no Clearbridge, vai com 20% este ano ( limpinhos de comissões de gestão e mais que o S&P 500)... só naquela... :lol: tomem lá seus haters de fundos :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Já passou meia hora e não há comentários... :roll: :lol: :lol:

Agora mais a sério, próxima semana PCE nos EUA, números importantes para a reunião do FED no final de julho, que pode culminar na pré decisão de baixar os juros em Setembro.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 34 times
Been thanked: 37 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 11:15 por isso é que prefiro os fundos de acções globais porque eles ajustam-se e se por algum motivo houver uma crise nos EUA eles podem vender e realocar mais% em outras partes do Globo.
Se houver uma crise nos EUA, o globo todo vai de arrasto, vale de pouco. Mal por mal, prefiro estar overweight nos EUA, ao menos aproveita-se melhor as subidas.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 19 jun 2024 12:42
nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 11:15 por isso é que prefiro os fundos de acções globais porque eles ajustam-se e se por algum motivo houver uma crise nos EUA eles podem vender e realocar mais% em outras partes do Globo.
Se houver uma crise nos EUA, o globo todo vai de arrasto, vale de pouco. Mal por mal, prefiro estar overweight nos EUA, ao menos aproveita-se melhor as subidas.
Sempre foi essa a minha opinião, até porque quando se fala em "Global" o mais certo é terem exposição de mais de 50% aos EUA.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
USD
Mensagens: 35
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 24 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por USD »

Também estou com muito mais peso nos EU, do que na Europa. Respeitando a posição do D@emoon, gostava de perguntar o motivo de ter tanto peso na Europa? Comprei Jupiter European Growth L EUR Acc em Nov./2021 que ainda está no vermelho.
P.S. Tenho outras compras do Jupiter European Growth L EUR Acc realizadas noutras datas, que estão no verde.
Cumprimentos
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Então fiz mesmo bem pois nos três fundos tem mais de 70% EUA :) e todos são fundos que tentam replicar o índice.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 19 jun 2024 13:29 Também estou com muito mais peso nos EU, do que na Europa. Respeitando a posição do D@emoon, gostava de perguntar o motivo de ter tanto peso na Europa? Comprei Jupiter European Growth L EUR Acc em Nov./2021 que ainda está no vermelho.
P.S. Tenho outras compras do Jupiter European Growth L EUR Acc realizadas noutras datas, que estão no verde.
Cumprimentos
Segundo o X Ray do Best tenho 40% na Europa, 57% EUA e 3% Ásia.

Acho que é uma posição equilibrada, por mim podia ter 0% na Ásia, mas o Acatis deve ter ali uns pózinhos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 19 jun 2024 13:33 Então fiz mesmo bem pois nos três fundos tem mais de 70% EUA :) e todos são fundos que tentam replicar o índice.
O que interessa sempre é quando existir uma queda de 25% ( vai acontecer ), se estarás nessa altura tranquilo ou nervoso, quando sobe está sempre tudo bem, quando há as quedas começamos a questionar tudo.

Por cada 1.000€ se cair 250€ estarei na boa? se tiver capital vou aproveitar para comprar mais? ou fico nervoso sem dormir?

De salientar que a média de um bear market ( quedas superiores a 20% ) costumam durar 10 meses como foi no último em 2022, já tivemos mais curto ( 1mês no Covid ) ou de quase 2 anos como em 2007/2009 falando nos mais recentes.

Investir deve ser algo recorrente e para 20 anos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Hoje é feriado nos States.... logo só teremos mais 2 dias para atingir os cinco cinco :lol:
Responder