Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Investimentos do Alex

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 131 times
Been thanked: 101 times

Re: Investimentos do Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 mar 2025 15:37
Alex Escreveu: 31 mar 2025 11:52 Já agora, referiste(e bem) as comissões da gestão activa mas não tens nada a dizer sobre a diferença de tratamento fiscal?

CSPX versus IWDA, o CSPX tem custos bastantes inferiores e rentabilidade histórica muito acima, não consideras melhor opção?
Repara, o PPR come-te 1.5% (exemplo) sobre o capital investido, ou seja, quanto mais tiveres mais te come, e mesmo nos anos em que a rentabilidade for negativa, o PPR continua a "comer-te" o capital.
O tratamento fiscal é apenas sobre as mais valias, ou seja, aquilo que na realidade ganhaste. Se em 20 anos conseguires uma rentabilidade muito superior no ETF, vai superar a diferença fiscal.
Ando nisto há muitos anos, sei perfeitamente que pode acontecer o que referes, se conseguíssemos adivinhar o futuro éramos todos ricos. :mrgreen:
O meu objectivo é ganhar €€€, não é bater o mercado, como referi anteriormente, sei o que quero e porque quero, sei os riscos das minhas escolhas e isso deixa-me confortável. ;)

Sinceramente agradeço as tuas sugestões/alertas, obviamente que vou monitorizando os resultados e se verificar que os resultados não estão a ir a encontro das minhas expectativas ajusto a estratégia, se houver um desvio que considere relevante nos PPR basta deixar de fazer reforços.
Essa é a uma das vantagens da minha estratégia, não estou "agarrado" apenas a um activo, o facto de ter 6, que se complementam para estar dentro dos parâmetros que idealizei permite uma flexibilidade enorme para responder a eventos, claro que posso estar enganado na minha previsão e se assim for corrijo, tudo se resolve, menos a morte. ;)

Bons negócios! :)
Alex

Mensagem por Alex »

O impacto do dia de ontem no meu portfólio de ações individuais ou em fundos/ETF, apesar de tudo até valorizou. :D

Imagem

A SBLK e a ARCC como são cotadas em dólares tiveram -2,65% devido à desvalorização do dolar, a TW e o Phoenix Group são em libras, foi quase -1% devido à desvalorização da libra em relação ao euro.

Hoje vai com -1% e o mercado americano ainda não abriu.
Alex

Mensagem por Alex »

Fim do 1º trimestre
Imagem

Se considerar a liquidez a rentabilidade é de 2,13%, inclui as mais valias realizadas (NOS) e os dividendos da The Navigator, SBLK e ARCC

Os dividendos tiveram a seguinte DY (já após impostos):
Navigator- 4,4% (1º dos resultados de 2024, haverá mais um)
SBLK- 0,6% (trimestral, ultimo de 2024)
ARCC-1,8% (trimestral ,ultimo de 2024)

Para o 2º trimestre vou fazer uma injeção de capital, mais 5,7%, em relação ao valor de 01/01/2025.
Alex

Mensagem por Alex »

Por curiosidade, no mesmo período (se não me enganei):
(ETF) IWDA: -6,63%
(indice)STOXX 600: 5,18%
(indice) SP500: -4,59%
Alex

Mensagem por Alex »

Alguma informação adicional.
-As obrigações das empresas(3) estão a cotar acima do par, não refleti nas contas porque não as tenciono vender, a ideia é levar até à maturidade.
-Numa situação em que não tivesse a isenção fiscal já não tinha a Novo Nordisk, mantenho para servir de crédito fiscal após 2028 caso ainda esteja negativa, caso esteja positiva será para vender (depende do contexto do momento), como referi não é estrutural para a minha estratégia.
-Foi uma surpresa a valorização da REN, não é relevante porque não é para vender mas nas contas globais tem bastante impacto, porque a 01/01/2025 representava 7,58% do meu "fundo de investimento", o objectivo é ter 10% de REN mas com a cotação actual e com a injeção de capital que vou fazendo trimestralmente, não vai ser fácil chegar e manter os 10%.
-A SBLK pagou dividendos trimestrais abaixo das minhas expectativas, não é uma novidade, nos anos maus tem um DY de +/-2%, nos anos bons chega aos 12%/14% e o histórico é de mais anos bons do que maus.
-Desenhar e montar o meu "fundo de investimento", na vertente rendimento deu uma trabalheira enorme (e ainda dá algum porque ando à procura de mais empresas que reúnem as condições que eu defini), tenho muitos dias investidos a ler relatórios de contas, nem sempre a informação disponibilizada nos sites de mercados está correta, é preciso mesmo ler os relatórios de contas para perceber os mercados em que as empresas estão, o seu peso, como distribuem os dividendos, etc..
-Não é fácil fazer as contas, tenho os activos em 7 entidades diferentes, com moedas diferentes, com dividendos pagos na moeda local (libra, dólar, coroa dinamarquesa e euro) que não são convertido para euros, ficam disponíveis na moeda original, tenho que tentar automatizar mais os cálculos.
-As tarifas vão afectar os lucros das empresas e claro que vai ter impacto na DY, espero que as cotações das empresas caiam para reforçar algumas das posições que já possuo de forma a minimizar a redução da DY, que tenho como objectivo ser 4,5%, já após os impostos.
Alex

Mensagem por Alex »

Estou a preparar uma folha de calculo para automatizar o processo de calculo de retorno dos meus investimentos e estou indeciso em utilizar a TWRR ou a XIRR, qual é que utilizam?
A 1ª é a mais adequada se quiser comparar o meu retorno com um ETF, a 2ª é mais adequada se quiser calcular o meu retorno real.
Bem, talvez calcule ambas. :)
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1027 times
Been thanked: 1320 times

Mensagem por Virtua »

Alex Escreveu: 26 abr 2025 19:10 Estou a preparar uma folha de calculo para automatizar o processo de calculo de retorno dos meus investimentos e estou indeciso em utilizar a TWRR ou a XIRR, qual é que utilizam?
A 1ª é a mais adequada se quiser comparar o meu retorno com um ETF, a 2ª é mais adequada se quiser calcular o meu retorno real.
ambas
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
hfilipe
Registado: 04 out 2022 19:33
Has thanked: 11 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por hfilipe »

Uso este programa para ter os cálculos de retorno dos meus investimentos: Portfolio Performance
Os primeiros passos não são muito fáceis mas depois de compreenderes o funcionamento consegues ter acesso a muita informação útil sobre os investimentos, sobretudo se comparado com uma folha de cálculo simples.
Alex

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 26 abr 2025 21:28
Alex Escreveu: 26 abr 2025 19:10 Estou a preparar uma folha de calculo para automatizar o processo de calculo de retorno dos meus investimentos e estou indeciso em utilizar a TWRR ou a XIRR, qual é que utilizam?
ambas
Utilizas algum programa especifico ou tens uma folha de calculo?
Alex

Mensagem por Alex »

hfilipe Escreveu: 26 abr 2025 21:33 Uso este programa para ter os cálculos de retorno dos meus investimentos: Portfolio Performance
Os primeiros passos não são muito fáceis mas depois de compreenderes o funcionamento consegues ter acesso a muita informação útil sobre os investimentos, sobretudo se comparado com uma folha de cálculo simples.
Pois, é como tu referiste, inicialmente a mecânica não é das melhores mas ao fim de algumas tentativas já consigo brincar com o bicho. :)
Alex

Mensagem por Alex »

Com o apagão deixei de ter acesso aos bancos e à IBKR (a rede movel já está em baixo), à Gobulling ainda tenho acesso porque não tem duplo factor de autenticação. Logo agora que eu queria ir às compras... :mrgreen:
Alex

Mensagem por Alex »

Curiosidades estatísticas, ao dia de hoje, dos 20 ativos que tenho de ações ou relacionados com ações (ETF e fundos), 5 estão negativos, isto não considerando o pagamento de dividendos, apenas o valor de aquisição versus a cotação ao dia de hoje, sendo que a maior valorização é da REN (27,40%) e a maior desvalorização é da Novo Nordisk (-28,62%) só que a posição da REN é 7,5x (preço de aquisição) maior que a da Novo Nordisk, :mrgreen:
blackbeardow
Registado: 08 abr 2025 11:15
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por blackbeardow »

hfilipe Escreveu: 26 abr 2025 21:33 Uso este programa para ter os cálculos de retorno dos meus investimentos: Portfolio Performance
Subscrevo esta dica, mas excel é excel. Podes sempre usar as duas, dependendo do teus objetivos e grau de conforto com o excel.
Alex

Mensagem por Alex »

Fim do 1º semestre:
Imagem

Rentabilidade parciais:
Acões, PPR e ETF de ações: 11,76%

No mesmo periodo:
iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) -6,47%
iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) -3,33%

Notas:
Não sou nenhum "mago" dos investimentos, 50% da rentabilidade na componente de "Acões, PPR e ETF de ações" deve-se à valorização da REN que tem bastante peso nessa componente. Como não tenciono vender (A REN é a "ancora" da componente rendimento) é só mesmo para ficar bem na fotografia, neste caso nas contas. :mrgreen:
As rentabilidades da tabela são YTD.
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 419 times
Been thanked: 48 times

Mensagem por atbreu »

Alex Escreveu: 01 jul 2025 16:40 Fim do 1º semestre:
Imagem

Rentabilidade parciais:
Acões, PPR e ETF de ações: 11,76%

No mesmo periodo:
iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) -6,47%
iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) -3,33%

Notas:
Não sou nenhum "mago" dos investimentos, 50% da rentabilidade na componente de "Acões, PPR e ETF de ações" deve-se à valorização da REN que tem bastante peso nessa componente. Como não tenciono vender (A REN é a "ancora" da componente rendimento) é só mesmo para ficar bem na fotografia, neste caso nas contas. :mrgreen:
As rentabilidades da tabela são YTD.
E a sonae?
Responder