Ando nisto há muitos anos, sei perfeitamente que pode acontecer o que referes, se conseguíssemos adivinhar o futuro éramos todos ricos.Lvsitano Escreveu: ↑31 mar 2025 15:37Repara, o PPR come-te 1.5% (exemplo) sobre o capital investido, ou seja, quanto mais tiveres mais te come, e mesmo nos anos em que a rentabilidade for negativa, o PPR continua a "comer-te" o capital.
O tratamento fiscal é apenas sobre as mais valias, ou seja, aquilo que na realidade ganhaste. Se em 20 anos conseguires uma rentabilidade muito superior no ETF, vai superar a diferença fiscal.

O meu objectivo é ganhar €€€, não é bater o mercado, como referi anteriormente, sei o que quero e porque quero, sei os riscos das minhas escolhas e isso deixa-me confortável.

Sinceramente agradeço as tuas sugestões/alertas, obviamente que vou monitorizando os resultados e se verificar que os resultados não estão a ir a encontro das minhas expectativas ajusto a estratégia, se houver um desvio que considere relevante nos PPR basta deixar de fazer reforços.
Essa é a uma das vantagens da minha estratégia, não estou "agarrado" apenas a um activo, o facto de ter 6, que se complementam para estar dentro dos parâmetros que idealizei permite uma flexibilidade enorme para responder a eventos, claro que posso estar enganado na minha previsão e se assim for corrijo, tudo se resolve, menos a morte.

Bons negócios!