Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Investimentos do Alex

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 131 times
Been thanked: 101 times

Investimentos do Alex

Mensagem por Alex »

Boa tarde,

Apesar de acompanhar os mercados financeiros há muitos anos, só em 2008 é que comecei a negociar, sendo que em 2013 parei porque os ganhos não justificavam o tempo despendido. De 2013 até 2023 fiquei-me apenas por divida publica, obrigações e um fundo imobiliário.
Em 2023 comecei a preparar a saída do mercado de trabalho para ocorrer idealmente entre 2028 e 2029. Como atualmente tenho mais capital e mais tempo era claro que para deixar de trabalhar mais cedo era importante voltar aos mercados.
Assim decidi dividir os meus investimentos em duas vertentes, uma de crescimento e outra de rendimento, sendo que a de rendimento tem como objetivo pagar as despesas gerais do dia-a-dia. Um dado importante a ter em conta nas minhas opções é o facto que após deixar de trabalhar quero essencialmente viajar sem ter preocupações com os mercados, este fator é relevante na escolha dos activos.
Para já estou a fazer algumas experiências e a estudar activos assim como corretoras.

Situação actual(valor a 31/12/2024 ou de aquisição já em 2025):

Na vertente de crescimento a carteira é actualmente constituída por:
Fundo imobiliário CA Património Crescente (4,4%)
Fidelity Global Technology E ACC (2,3%)
Novo Nordisk (1%)
Mota-Engil (0,97%)
WDEF (0,93%)
ESIN (0,98%)
Certificados de aforro serie E(43%)

Vertente rendimento:
REN (7,58%)
Carteira de obrigações internacionais (6,83%)
Obrigações CUF (3,91%)
Obrigações Vista Alegre (1,96%)
Obrigações GreenVolt (2,93%)
Sonae (0,99%)
The Navigator (1,77%)
SBLK (0,50%)
ARCC (0,48%)
TW (0,50%)
Phoenix Group (0,50%)
Credit Agricole (0,52%)
Carrefour (0,50%)
Engie (0,48%)
EDP (1,89%)

Liquidez (15,08%)

Assim que possivel partilharei mais informação.
Tenho avaliado outros activos e foi numa dessas buscas que vim para ao fórum, sendo que pareceu-me interessante o pouco que li, assim decidi expor as minhas ideias para ter feedback.

Agradeço desde já os vossos comentários e bons negócios. :)
Alex

Re: Investimentos do Alex

Mensagem por Alex »

Boa noite,

Um facto relevante para a escolha de ativos para investir é que devido a uma situação fiscal pessoal, até ao final de 2028 não pago IRS sobre mais valias de activos mobiliários, nem sobre dividendos de empresas estrangeiras ou seja se receber dividendos de empresas estrangeiras pago as taxas para não residentes desses pais, assim comprei ações inglesas (0%), francesas (12,8%), EUA (15%), ainda estive tentado a comprar holandesas (15%) mas perdi o momento.

Abri conta na IBKR para ações americanas e inglesas, no caso das americanas já recebi dividendos taxados a 15% (ARCC) e 0% (SBLK, esta é grega apesar de ser cotada nos EUA e talvez por isso não tenha pago imposto), as inglesas em breve saberei. No caso das francesas vamos ver se a Gobulling Pro também funciona bem.
As empresas alvo para a vertente de rendimento têm que ter:
-um longo historial de distribuição de dividendos
-o valor distribuído tem que ser sempre inferior aos lucros
-Longevidade e peso relevante ou monopólio nos mercados que actuam
-a DY deverá ser superior a 4,5% (após impostos) tendo em conta o valor de aquisição
-não devem estar em máximos a quando da aquisição

As empresas que tenho actualmente cumprem quase todos os pontos referidos apesar de ter facilitado na ARCC mas como são experiências para validar taxas e custos escondidos e o peso no capital é residual não me preocupa.
A REN, EDP, SONAE e Navigator estão já como definitivas, agora é aguardar valores mais simpáticos para aumentar as posições, especialmente REN e SONAE.

O meu objectivo é ter cerca de 50% de todo o meu capital em activos na vertente de rendimento, sendo que daqui a 4 anos , a DY de 4,5% já após os impostos deverá assegurar as despesas diárias (ficam fora as despesas com férias, carros, obras nas casa, etc...) . Aqui a dificuldade é encontrar empresas que tenham todos os pontos que referi, sendo que exceptuando empresas que tenham um monopólio (como a REN), o peso não deve ultrapassar os 4%, no caso da REN ou similares o peso pode ir até aos 10%.

Alex

Mensagem por Alex »

Boa noite,

Ainda na componente rendimento tenho cerca de 16% em obrigações, todas adquiridas diretamente em OPS excepto a carteira de obrigações internacionais que está a ser gerida pelo banco.
Invisto em obrigações há muitos anos, nunca tive perdas, não tendo um potencial de rendimento grande (excepto quando comprei obrigações da republica portuguesa com 40% de desconto) são consistentes nos rendimentos, Vista Alegre 5,3%, CUF 4,75% e GreenVolt 5,2%, apesar de terem uma taxa liquida inferior ao objectivo da componente de rendimento servem para diversificar. Não existindo alternativas com taxas de rendimento superiores em principio será para manter até à maturidade.

A carteira de obrigações internacionais foi uma proposta do banco, até ao final de 2027 ficará resgatada. Para já a rentabilidade obtida fica aquém das expectativas, eu tenho melhor rentabilidade nas minhas obrigações, aceitei a proposta porque desta forma tinha acesso a obrigações de valor nominal de 100000€, algo que não conseguiria sozinho.

Agradeço desde já os vossos comentários e bons negócios.
Alex

Mensagem por Alex »

Boa noite,

Para concluir a vertente rendimento falta partilhar os resultados (esperados) para 2025.
Considerando a informação já disponibilizada pelas empresas referente ao ano de 2024, na componente dividendos a yield liquida deverá ser cerca de 5,5% em relação ao valor de aquisição, na componente obrigações deverá ser cerca de 3,3% liquida. Globalmente será cerca de 4,4% liquida, muito perto do objectivo de 4,5%.

O desafio é conseguir aumentar a componente de ações com as premissas anteriormente referidas isto porque atualmente tenho valorizações de cerca de 20% na REN e SONAE. ENGIE, Credit Agricole e Phoenix Group mais de 10%. As negativas são EDP, ARCC e The Navigator.

Durante a próxima semana partilharei a minha estratégia para a vertente crescimento.

Alex

Mensagem por Alex »

Boa noite,

No que diz respeito à vertente crescimento, o activo mais antigo é o Fundo imobiliário CA Património Crescente, no acumulado (5 anos) está com +/-25%, no último ano foi cerca de 6,5% sendo que fiz um reforço há 2 anos e meio.
Salvo um terramoto em Lisboa considero muito pouco provável que aconteça uma desvalorização acentuada deste fundo. Lisboa está na moda, entrou na 1º liga das cidades para investir em imobiliário e daqui já não deve sair. A minha intenção é manter este fundo mais uns anos. O único ponto menos positivo é a questão do resgate que demora algum tempo até ter o dinheiro disponível.
Quanto ao peso na carteira (4,4%) está dentro do parâmetro com o qual estou confortável (4%).

Esta vertente esteve bastante tempo “suspensa” de uma correção relevante nos mercados, algo que não aconteceu até agora, dai o peso dos certificados de aforro (43%) mas depois de analisar n ETF, fundos, etc… e tendo em conta a situação política do mundo penso que está na hora de começar a construir uma base diversificada.

Tirando este ano, os ETF com maior rentabilidade são os indexados ao S&P, fiz n simulações e confesso que num prazo de 10 a 20 anos não encontrei nenhum com mais rentabilidade, se sabem de algum agradeço desde já que indiquem.

O único ponto que considero menos positivo é estar exposto essencialmente ao mercado americano, mercado que eu considero que deverá ter um declínio nos próximos anos, além disso penso que o Trump vai “danificar” bastante a economia americana, em contrapartida penso que a Europa vai fazer pela vida, temos uma base de arranque em quase todos os setores, excepto a tecnologia.

Assim as minhas escolhas são:
Fidelity Global Technology E ACC
WDEF
ESIN
MSE ou ETDD (ainda não decidi qual)
PPR Invest tendências globais (100% ações)
PPR Save and Grow (100% ações)

Se o peso for igual para os 6, significa ter uma exposição a empresas europeias/americanas de 61/31, os restantes 8% são principalmente China e Tawan, sendo que a componente americana é fortemente tecnológica exactamente a área onde a Europa é bem mais fraca.

O facto de ter vários produtos e em várias instituições permite minimizar o risco de existir um evento que tenha um impacto negativo profundo no meu património.

O fundo e os ETF caso tenha mais valias serão para vender no fim de 2028 para não pagar IRS e depois será para comprar novamente, os PPR é porque ao fim de 5 anos posso resgatar pagando “só” 8% de IRS sobre as mais valias, ou seja, não havendo alterações legislativas estes 2 PPR logo de início têm uma rentabilidade após impostos em relação aos ETF de +20%. E mesmo após a reforma posso continuar a investir em PPR, parece-me uma opção bastante boa para pagar menos impostos (haja mais valias! :mrgreen: ).

O investimento em ações (Mota-Engil, Novo Nordisk e outras que possam surgir) nesta vertente é apenas para ser feito enquanto não deixo de trabalhar, já que estou o dia inteiro à frente do PC posso acompanhar os mercados, não são estruturais.

E com esta mensagem dou por concluída a partilha da minha estratégia para tentar ganhar dinheiro nos mercados financeiros, até agora não houve comentários, não sei se por ser disparatada, ser complexa ou outro motivo mas realmente gostava de saber a opinião de outros investidores. :)

Bons negócios.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 510 times
Been thanked: 929 times

Mensagem por JRJordao »

O fundo e os ETF caso tenha mais valias serão para vender no fim de 2028 para não pagar IRS e depois será para comprar novamente, os PPR é porque ao fim de 5 anos posso resgatar pagando “só” 8% de IRS sobre as mais valias, ou seja, não havendo alterações legislativas estes 2 PPR logo de início têm uma rentabilidade após impostos em relação aos ETF de +20%. E mesmo após a reforma posso continuar a investir em PPR, parece-me uma opção bastante boa para pagar menos impostos (haja mais valias! :mrgreen: ).
Porque contas não pagar IRS sobre as mais-valias do fundo e ETF ao vender em 2028?

Os resgates de PPR após 5 anos com 8% IRS, é porque resgatas para pagar prestações de crédito habitação?

Quando dizes que os PPR começam com +20% que os ETF, deduzo que os 20% digam respeito à dedução em IRS. Mas estás a assumir que a rentabilidade do PPR chega à do ETF "correspondente"? Não parece ser o caso: Análise PPRs 100% acções

Ao investir em PPR após a reforma, não tens os 20% de dedução (não sei se estavas a contar com isso).
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 359 times
Been thanked: 430 times

Mensagem por Lvsitano »

Dedução essa que nem sempre existe, pois há agregados que atingem o máximo de deduções à coleta, logo o benefício fiscal do PRR é nulo nesses casos.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 30 mar 2025 22:20 Dedução essa que nem sempre existe, pois há agregados que atingem o máximo de deduções à coleta, logo o benefício fiscal do PPR é nulo nesses casos.
E situações em que a coleta não é suficiente para utilizar a dedução, por rendimentos reduzidos ou por isenção IRS Jovem.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 30 mar 2025 22:08 Porque contas não pagar IRS sobre as mais-valias do fundo e ETF ao vender em 2028?
Como referi na minha 2ª mensagem:
"devido a uma situação fiscal pessoal, até ao final de 2028 não pago IRS sobre mais valias de activos mobiliários, nem sobre dividendos de empresas estrangeiras"
JRJordao Escreveu: 30 mar 2025 22:08 Os resgates de PPR após 5 anos com 8% IRS, é porque resgatas para pagar prestações de crédito habitação?
Não, uma das condições para resgatar um PPR é estar reformado, algo que posso decidir fazer dentro em breve, é uma opção minha, a partir dos 60 anos posso pedir a reforma.
JRJordao Escreveu: 30 mar 2025 22:08 Quando dizes que os PPR começam com +20% que os ETF, deduzo que os 20% digam respeito à dedução em IRS. Mas estás a assumir que a rentabilidade do PPR chega à do ETF "correspondente"? Não parece ser o caso: Análise PPRs 100% acções
Não estou a incluir a dedução fiscal nas minhas contas, o montante investido torna irrelevante a dedução fiscal.
A questão é, as mais valias de um ETF ou fundo para um residente fiscal em Portugal pagam 28% de IRS, as de um PPR pagam 8%. Claro que pode existir uma diferença entre rentabilidades de um ETF versus os PPR que indiquei em que a diferença do tratamento fiscal não compense.
Mas isso só saberei daqui a uns anos. :)

JRJordao Escreveu: 30 mar 2025 22:08Ao investir em PPR após a reforma, não tens os 20% de dedução (não sei se estavas a contar com isso).
Não tenciono utilizar a dedução fiscal.

E obrigado pelos comentários. ;)
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 30 mar 2025 22:08 Mas estás a assumir que a rentabilidade do PPR chega à do ETF "correspondente"? Não parece ser o caso: Análise PPRs 100% acções
Nesse tópico, como podes ver no gráfico referente a "Análise desde 2022-07", as diferenças entre os 2 PPR que referi e o IWDA são relativamente pequenas, nesta situação a diferença de tratamento fiscal entre PPR e ETF tem um impacto enorme na rentabilidade liquida.

Aliás, foi por eu andar à procura desta analise que encontrei o fórum. :)

Não é certo que os PPR que indiquei tenham melhor rentabilidade que o IWDA ou o inverso, se soubesse era fácil decidir.

Ter vários produtos permite uma flexibilidade para gerir a alocação dos activos conforme o que se considere relevante.
Investir apenas num ETF de índice, é simples sem duvida mas na minha ótica é demasiado rígido.
Investi bastante tempo na analise, sei o que quero e porque quero, sei os riscos das minhas escolhas e isso deixa-me confortável. ;)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 30 mar 2025 22:49 Como referi na minha 2ª mensagem:
"devido a uma situação fiscal pessoal, até ao final de 2028 não pago IRS sobre mais valias de activos mobiliários, nem sobre dividendos de empresas estrangeiras"
Falha minha, não tinha lido as mensagens anteriores.
Alex Escreveu: 30 mar 2025 22:49 Não, uma das condições para resgatar um PPR é estar reformado, algo que posso decidir fazer dentro em breve, é uma opção minha, a partir dos 60 anos posso pedir a reforma.
Aqui, não me ocorreu que já pudesses estar perto dessa marca (mesmo não estando eu muito mais longe ;) ).
Podes resgatar aos 60 anos mesmo que não te reformes. São dois motivos distintos previstos por lei.
Alex Escreveu: 30 mar 2025 22:49 A questão é, as mais valias de um ETF ou fundo para um residente fiscal em Portugal pagam 28% de IRS, as de um PPR pagam 8%.
As mais-valias de um ETF, fundo, ação, etc pagam 25,2%/22,4%/19,6% se o mesmo for detido por 2/5/8 anos (novidade).
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 30 mar 2025 23:09 Nesse tópico, como podes ver no gráfico referente a "Análise desde 2022-07", as diferenças entre os 2 PPR que referi e o IWDA são relativamente pequenas, nesta situação a diferença de tratamento fiscal entre PPR e ETF tem um impacto enorme na rentabilidade liquida.
Se leres também a análise, vais ver que 2 anos não são suficientes para tirar conclusões. O que é certo e garantido é a TER desses PPR, que durante anos vai andar a comer o capital que nem um glutão do Presto :lol: Esses PPR por terem gestão ativa, mais tarde ou mais cedo, quem os gere vai cometer erros. 94% dos investidores profissionais não batem os mercados.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 31 mar 2025 00:05
As mais-valias de um ETF, fundo, ação, etc pagam 25,2%/22,4%/19,6% se o mesmo for detido por 2/5/8 anos (novidade).
É tão novidade que nem me lembrei disso. :D
É bastante positivo, tudo o que seja pagar menos IRS é bom, vamos ver até quando se mantém, será que dura 8 anos? ;)
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 31 mar 2025 08:40
Alex Escreveu: 30 mar 2025 23:09 Nesse tópico, como podes ver no gráfico referente a "Análise desde 2022-07", as diferenças entre os 2 PPR que referi e o IWDA são relativamente pequenas, nesta situação a diferença de tratamento fiscal entre PPR e ETF tem um impacto enorme na rentabilidade liquida.
Se leres também a análise, vais ver que 2 anos não são suficientes para tirar conclusões. O que é certo e garantido é a TER desses PPR, que durante anos vai andar a comer o capital que nem um glutão do Presto :lol: Esses PPR por terem gestão ativa, mais tarde ou mais cedo, quem os gere vai cometer erros. 94% dos investidores profissionais não batem os mercados.
Sim, li a analise completa e também concordo que 2 anos é pouco tempo. É relevante o histórico da gestão, no caso de Save and Grow houve algumas decisões que não correram bem mas agora parece-me que estão mais acertivos.
Neste momento não tenho tempo para investigar sobre o desempenho de fundos /ETF geridos de forma activa versus passiva mas partilho da tua opinião que a maioria dos activos não que conseguem ter melhor desempenho.

Pelos motivos que expus nas mensagens anteriores estou disposto a" pagar para ver" pela flexiblidade na alocação de activos a meu gosto e diria que mesmo com a alteração na fiscalidade a vantagem fiscal é muito significtiva nos PPR 100% de ações.

Já agora, referiste(e bem) as comissões da gestão activa mas não tens nada a dizer sobre a diferença de tratamento fiscal?

CSPX versus IWDA, o CSPX tem custos bastantes inferiores e rentabilidade histórica muito acima, não consideras melhor opção?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 31 mar 2025 11:52 Já agora, referiste(e bem) as comissões da gestão activa mas não tens nada a dizer sobre a diferença de tratamento fiscal?

CSPX versus IWDA, o CSPX tem custos bastantes inferiores e rentabilidade histórica muito acima, não consideras melhor opção?
Repara, o PPR come-te 1.5% (exemplo) sobre o capital investido, ou seja, quanto mais tiveres mais te come, e mesmo nos anos em que a rentabilidade for negativa, o PPR continua a "comer-te" o capital.
O tratamento fiscal é apenas sobre as mais valias, ou seja, aquilo que na realidade ganhaste. Se em 20 anos conseguires uma rentabilidade muito superior no ETF, vai superar a diferença fiscal.
Responder