=> Questionário sobre correctoras aqui: Questionário sobre as corretoras em Portugal. Nem precisam de se registar para ajudar à literacia financeira nacional. Obrigado.

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
USD
Mensagens: 35
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 24 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por USD »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 08:48 Mas porque acham esse fundo muito bom ? É de acumulação?

A gestora onde temos o fundo, é importante a sua reputação?
É de acumulação (ACC) sim. Secalhar, é mais importante a performance do mesmo nos últimos 10 ou 15 anos, do que propriamente a gestora.
Acho estes dois fundos:
a) AB American Growth C EUR
b) FTGF CB US Lg Cp Gr A EUR Acc
muito similares.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Em relação aos dois fundos, tenho o Clearbridge há muitos anos e não pretendo mudar, dentro da mesma categoria e da oferta do banco onde tenho conta existe outro muito semelhante que se encontra na 1ª página que pode ser mais interessante em termos de rentabilidade que é o AB American Growth C EUR.

Se formos analisar na ferramenta matriz do banco best, notem que o ponto azul é a média, os pontos cinzentos toda a oferta do banco da categoria, e o ponto vermelho o fundo AB, apresenta uma boa relação entre rentabilidade e volatilidade entre a concorrência a 10 anos, 5 anos e 3 anos, perdendo a 1 ano, de salientar que há alguns pontos cinzentos estão em USD o que não interessa:
1a.png
1a.png (62.51 KiB) Visto 200 vezes
3a.png
3a.png (64.8 KiB) Visto 200 vezes
5a.png
5a.png (64.67 KiB) Visto 200 vezes
10.png
10.png (65.05 KiB) Visto 200 vezes
Nos últimos 5 anos, o AB ( dados do lado esquerdo ) só perdeu na rentabilidade para o Clearbridge ( dados do lado direito ) em 2023 e em termos de estatística de risco temos o AB superior no Sharpe, Volatilidade e no Alfa:
estatistica.png
estatistica.png (48.97 KiB) Visto 200 vezes
Agora onde é que o Clearbridge bate o AB? nas condições:
condições.png
condições.png (20.89 KiB) Visto 200 vezes
O AB tem mínimo inicial de 2.000€ e 750€ adicional
O Clearbridge 1.000€ de inicial e mínimo 1Up adicional.

O AB tem uma comissão de gestão de 1,95%
O Clearbridge de 1,25%

Como sabem eu estou-me a marimbar para as comissões de gestão, como podem ver aqui o Clerabridge tem menos comissão mas o AB tem ganho em rentabilidade.

EDIT: Estava a fazer o post e fui na App tentar simular as compras, o AB apresenta mínimo inicial de 750€ e adicional também, o Clearbridge o que escrevi acima.

Para quem tem o Clearbridge vale a pena mudar? eu diria que não, para quem entra de novo e pretende exposição a acções dos EUA eu diria que o AB pode ser melhor opção.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Excelente análise d@emoon, obrigado.

Como eu já tenho num fundo 70% EUA, das-me algum Conselho de como posso complementar esta oferta? Pensei num de acções emergentes globais, ou até num de acções Europa. Ou seja a minha forma de pensar será um fundo onde aposte maioritariamente em zonas geográficas onde o MSCI world não aposta e que é Ásia, Europa... Etc portanto fora USA ou que tenha pouco USA
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 09:43 Excelente análise d@emoon, obrigado.

Como eu já tenho num fundo 70% EUA, das-me algum Conselho de como posso complementar esta oferta? Pensei num de acções emergentes globais, ou até num de acções Europa. Ou seja a minha forma de pensar será um fundo onde aposte maioritariamente em zonas geográficas onde o MSCI world não aposta e que é Ásia, Europa... Etc portanto fora USA ou que tenha pouco USA
É algo que só tu conseguirás ver, cada um calça um número diferente de sapatos :D eu prefiro EUA + Europa à Ásia, mas tudo depende da idade que temos, da volatilidade que queremos assumir, o horizonte temporal, eu mais uns 5/10 anos no máximo vou vender tudo e vai tudo para tesouraria ou/e fundo imobiliário :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Eu são fundos para 15 a 20 anos
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Então complementavas com de acções globais Europa?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 10:09 Então complementavas com de acções globais Europa?
Acções Europa sim, a minha ideia é que se deve ter exposição no mínimo a EUA e Europa, são os dois maiores blocos económicos do mundo, isto não quer dizer que depois não se exponham a Àsia etc, mas quem está a iniciar acho que EUA e Europa no mínimo ( para mim até chega ).
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

D@emoon Escreveu: 20 jun 2024 10:15
nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 10:09 Então complementavas com de acções globais Europa?
Acções Europa sim, a minha ideia é que se deve ter exposição no mínimo a EUA e Europa, são os dois maiores blocos económicos do mundo, isto não quer dizer que depois não se exponham a Àsia etc, mas quem está a iniciar acho que EUA e Europa no mínimo ( para mim até chega ).
Certo e neste caso tendo EUA 70% num fundo que também tem uns 10% Europa.

O outro fundo deve ter 100% Europa ou existe algum que tenha por exemplo 70% Europa e 30% EUA por exemplo?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 10:32
D@emoon Escreveu: 20 jun 2024 10:15
nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 10:09 Então complementavas com de acções globais Europa?
Acções Europa sim, a minha ideia é que se deve ter exposição no mínimo a EUA e Europa, são os dois maiores blocos económicos do mundo, isto não quer dizer que depois não se exponham a Àsia etc, mas quem está a iniciar acho que EUA e Europa no mínimo ( para mim até chega ).
Certo e neste caso tendo EUA 70% num fundo que também tem uns 10% Europa.

O outro fundo deve ter 100% Europa ou existe algum que tenha por exemplo 70% Europa e 30% EUA por exemplo?
Os fundos globais são mais versáteis, podes ter só 10% Europa hoje mas daqui a uns tempos mais ou menos, eles vão ajustando.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Sim foi por isso que escolhi um global mas não acredito que venham a ter maior exposição à Europa que aos EUA
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 11:08 Sim foi por isso que escolhi um global mas não acredito que venham a ter maior exposição à Europa que aos EUA
Se os profissionais acham que a rentabilidade europeia não vai ser maior que a americana, porquê achas que tu tens informação melhor ao pensar ao contrário? E a querer dar um peso maior à Europa?
Será bias por morar cá?

Apenas uma pergunta honesta... Eu também já passei por essa fase de queres fazer uma carteira toda XPTO, com Europa, Asia, Africa, sectores, isto, aquilo. Hoje em dia tenho apenas SP500 e toca a andar de mota
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Não tenho qualquer tipo de informação e não disse nada disso, ou veste-me em algum lado dizer que a rentabilidade Europeia seria maior ou até onde viste escrito que eu penso isso?
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 11:37 Não tenho qualquer tipo de informação e não disse nada disso, ou veste-me em algum lado dizer que a rentabilidade Europeia seria maior ou até onde viste escrito que eu penso isso?
Só comentei no sentido de andares a procurar dar um peso maior à Europa do que aquele que geralmente os índices Mundo dão...
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Mas não foi isso que eu disse. Vai lá ler novamente com atenção.

O que eu disse é que já tendo um fundo que investe mais de 70% no mercado EUA, poderia subscrever um segundo fundo onde esses 70% fossem por exemplo Europa. Isto é diversificar o risco
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

nunoyugen Escreveu: 20 jun 2024 11:47 Mas não foi isso que eu disse. Vai lá ler novamente com atenção.

O que eu disse é que já tendo um fundo que investe mais de 70% no mercado EUA, poderia subscrever um segundo fundo onde esses 70% fossem por exemplo Europa. Isto é diversificar o risco
Se tens já um fundo Global, onde tens 70% USA e geralmente apenas 10 a 15% de Europa, o que achas que acontece à tua carteira se acrescentares um fundo que tenha maioritariamente Europa? A tua carteira vai ter menos USA que um fundo global, e mais Europa que um fundo global...

E é aquilo que já aqui foi falado n vezes. Achas mesmo que no dia que USA for ao fundo, que a Europa também não irá?
Mais uma vez digo, na minha opinião, diversificar geograficamente não diversifica risco, apenas reduz rentabilidade. Queres reduzir risco então complementa com outros activos, sejam eles Obrigações, Ouro, ou Bitcoin.
O @Virtua tem umas análises interessantes de carteiras com diversos pesos desses activos (ex-BTC).

Edit: Página 74 do tópico dos ETFs.... lá em baixo....
Última edição por Joseba em 20 jun 2024 12:07, editado 1 vez no total.
Responder