Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Mensagens: 102
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 38 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Patanisca Escreveu: 03 jul 2024 15:35
Futsal78 Escreveu: 03 jul 2024 11:20
Virtua Escreveu: 03 jul 2024 11:13

Acho que a morningstar tem tido problemas. já está a funcionar
Mas sempre são 5k inicial?
Não faço ideia, os valores que movimento nunca me bateram na trave, só num fundo da Vanguard que pedia 1M€ de entrada inicial. :D
Acho que já não pedem mais isso....
Creio que agora é apenas 1UP
superkinas
Mensagens: 404
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 26 times
Been thanked: 79 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

D@emoon Escreveu: 03 jul 2024 12:39
Virtua Escreveu: 03 jul 2024 11:45
Futsal78 Escreveu: 03 jul 2024 11:20

Mas sempre são 5k inicial?
No Best é 1 euro: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... entType=FO

(pesquisa por: Montante mínimo inicial , no canto inferior direito da primeira página)
1€ é impossível, o valor da Up é de 40 e tal euros, mal a mal é 1Up.
o valor de subscrição é 1 UP.
Tenho este fundo
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 103
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 36 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Joseba Escreveu: 03 jul 2024 19:54
Patanisca Escreveu: 03 jul 2024 15:35
Futsal78 Escreveu: 03 jul 2024 11:20

Mas sempre são 5k inicial?
Não faço ideia, os valores que movimento nunca me bateram na trave, só num fundo da Vanguard que pedia 1M€ de entrada inicial. :D
Acho que já não pedem mais isso....
Creio que agora é apenas 1UP
Pelos vistos nem sequer têm os fundos interessantes disponíveis para compra no Best. Tentei subscrever o Vanguard U.S. 500 Stock Index Fund Investor EUR Accumulation (IE0032620787)
mas na lista só aparece isto:
Imagem
Futsal78
Mensagens: 100
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 46 times
Been thanked: 10 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Futsal78 »

Já comprei o Fundo, obrigado.

PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, é o único fundo que tenho negativo em vários anos da carteira, devo deixar, ou aceitar a perda e trocar?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 04 jul 2024 09:39
Pelos vistos nem sequer têm os fundos interessantes disponíveis para compra no Best. Tentei subscrever o Vanguard U.S. 500 Stock Index Fund Investor EUR Accumulation (IE0032620787)
mas na lista só aparece isto:
Imagem
1a página, já se tinha falado nisso:

FUNDOS INDEX
Investem nas acções de empresas que constam de um determinado índice.

Pictet-USA Index R EUR

Pictet-China Index R EUR

Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc

Vanguard US 500 Stock Index Inv EUR Acc possível soft close

Fidelity MSCI World Index EUR P Acc

Vanguard Global Stock Index Inv EUR Acc possível soft close

Fidelity MSCI Europe Index EUR P Acc

Vanguard European Stock Idx Inv EUR Acc possível soft close
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 103
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 36 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Futsal78 Escreveu: 04 jul 2024 09:42 Já comprei o Fundo, obrigado.

PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, é o único fundo que tenho negativo em vários anos da carteira, devo deixar, ou aceitar a perda e trocar?
Nunca se deve "deixar estar e esperar que recupere". O activo que lá tens, esteja ele no vermelho ou no verde, é dinheiro teu, os FI têm precisamente essa vantagem de ter a liberdade de alocar e realocar as vezes que quiseres o dinheiro entre veículos.
Eu quando tenho um bad performer, nunca fico à espera que de repente se torne um Cristiano Ronaldo dos fundos, vendo-o e movo o dinheiro (esteja em ganho ou perda) para outro FI.

Nunca consegui compreender a malta que se recusa a resgatar um fundo em perda porque "agora tenho que esperar que recupere para sair". É parvo isso.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2344
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 524 times
Been thanked: 586 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Futsal78 Escreveu: 04 jul 2024 09:42 Já comprei o Fundo, obrigado.

PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, é o único fundo que tenho negativo em vários anos da carteira, devo deixar, ou aceitar a perda e trocar?
Obrigações desde o ano de 2022 em que caíram o que nunca tinham caído nos últimos 40 anos tardam em recuperar, houve alguma recuperação o ano passado mas insuficiente para se sair do negativo, há fundos que recuaram 10 anos!!, não quer dizer que sejam maus, apenas querem dizer que estão correlacionados com o mercado que no fundo é o que queremos, mas é duro, eu saí do NB porque este ano o mais provável é fazer o 4.º ano de queda, nem tem a ver com o 2022, já esse ao menos tem-se aguentado bem, a questão é, atualmente que fundos de obrigações estão a "bombar"? eu diria que nenhum, nem os de HY, só os de obrigações de muito curto prazo é que têm estado acima da linha de água.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Futsal78
Mensagens: 100
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 46 times
Been thanked: 10 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Futsal78 »

Patanisca Escreveu: 04 jul 2024 10:00
Futsal78 Escreveu: 04 jul 2024 09:42 Já comprei o Fundo, obrigado.

PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, é o único fundo que tenho negativo em vários anos da carteira, devo deixar, ou aceitar a perda e trocar?
Nunca se deve "deixar estar e esperar que recupere". O activo que lá tens, esteja ele no vermelho ou no verde, é dinheiro teu, os FI têm precisamente essa vantagem de ter a liberdade de alocar e realocar as vezes que quiseres o dinheiro entre veículos.
Eu quando tenho um bad performer, nunca fico à espera que de repente se torne um Cristiano Ronaldo dos fundos, vendo-o e movo o dinheiro (esteja em ganho ou perda) para outro FI.

Nunca consegui compreender a malta que se recusa a resgatar um fundo em perda porque "agora tenho que esperar que recupere para sair". É parvo isso.
Sendo assim é melhor " avançar para outra"...

Vão ficar então cerca de 2k disponiveis, algum outro fundo que se recomende?
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 103
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 36 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

:D O recomendar sem se saber o perfil é sempre subjetivo, já estás farto de saber. Mas porque não colocas no que já tens em carteira? Aqueles dois que referi, uma carteira 50/50 com eles e tens a coisa feita.
Eu consolidei a minha carteira recentemente desta maneira: 100% stocks com extremo foco em EUA. Não precisava de tanto fundo, mas eu gosto de ter redundância nas categorias, então tenho 2 FI globais blend, 2 FI EUA blend, 2 FI Tech e 1 FI global growth. Eventualmente teria um retorno similiar com apenas aqueles dois que referi da JPM, o EUA e o Global.

Imagem
Futsal78
Mensagens: 100
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 46 times
Been thanked: 10 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Futsal78 »

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc
M&G Global Dividend EUR A
Pictet Quest Global
Pictet USA
Fidelity funds
GNB Obrigações Europa
GNB Rendimento Plus FIA
Invesco Funds
Invesco Development
Amundi Pioneer
Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc ( a resgatar)
Threadneedle Amer Sm
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc
JPMorgan Funds - America Equity Fund D (acc) - EUR ( já comprei 1000€)
pintob
Mensagens: 13
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 15 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

IMHO, não é uma boa altura para resgatar fundos de obrigações só por causa das perdas.

As obrigações são mais previsíveis que as ações. E finalmente, após cerca de 15 anos de taxas próximas ou abaixo de 0%, as obrigações valem a pena. O PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, por exemplo, está com uma Yield to Maturity de 6,99% (descontar TER e etc)! Portanto, tudo indica que estes fundos vão recuperar e passar a dar alguma yield no futuro.

Eu invisto no NB Obrig Europa e aproveitei para reforçar. Esse fundo tem apostado em obrigações de longa duração (20+) para potenciar o rendimento à medida que o ECB desce taxas.

Mas claro, não se fiem em mim que não percebo muito disto :P
superkinas
Mensagens: 404
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 26 times
Been thanked: 79 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

Em obrigaçoes tenho apenas cadriam HY e nos PPR.
Nunca resgatei mas tb não tenho itenção de reforçar.
Para equilibrar carteira vou mais para Square Property Core Real Estate
não está correlacionado com mercado e rende proximo 5% ao ano
superkinas
Mensagens: 404
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 26 times
Been thanked: 79 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

D@emoon Escreveu: 04 jul 2024 10:13
Futsal78 Escreveu: 04 jul 2024 09:42 Já comprei o Fundo, obrigado.

PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc, é o único fundo que tenho negativo em vários anos da carteira, devo deixar, ou aceitar a perda e trocar?
Obrigações desde o ano de 2022 em que caíram o que nunca tinham caído nos últimos 40 anos tardam em recuperar, houve alguma recuperação o ano passado mas insuficiente para se sair do negativo, há fundos que recuaram 10 anos!!, não quer dizer que sejam maus, apenas querem dizer que estão correlacionados com o mercado que no fundo é o que queremos, mas é duro, eu saí do NB porque este ano o mais provável é fazer o 4.º ano de queda, nem tem a ver com o 2022, já esse ao menos tem-se aguentado bem, a questão é, atualmente que fundos de obrigações estão a "bombar"? eu diria que nenhum, nem os de HY, só os de obrigações de muito curto prazo é que têm estado acima da linha de água.
o meu candriam HY está 2.5 ao ano.
conta desta queda das obrigações o que tb tem levado forte é os PPR, maioritariamente os que tem carteira maioritariamente obrigações
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 103
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 36 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

superkinas Escreveu: 04 jul 2024 11:17 Em obrigaçoes tenho apenas cadriam HY e nos PPR.
Nunca resgatei mas tb não tenho itenção de reforçar.
Para equilibrar carteira vou mais para Square Property Core Real Estate
não está correlacionado com mercado e rende proximo 5% ao ano
No momento em que eu quiser um FI mais estável é precisamente um desse género de imobiliário direto. Se rende à volta de 5% ao ano e é super estável, só lhes vejo os inconvenientes das comissões de resgate antecipado muito agressivas e janelas de resgate rígidas, que o torna pouco flexível. Mas face a um DP, é muito bom para estacionar dinheiro e vencer a inflação.
superkinas
Mensagens: 404
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 26 times
Been thanked: 79 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

Square Property Core Real Estate

mais 1065 dias a condicao resgate é 0.5.
tem sempre comissão de resgate correto ?
Responder