Discussão Sobre Mercados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 137 times
Been thanked: 106 times

Re: Discussão Sobre Mercados

Mensagem por Alex »

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 18:44
Malta do retail são os que mais diversificam blindly, acredita que os big money não "diversificam" porque sim. Até lá diversificar não apresenta bem o mesmo contexto que para nós.

Diversificar define-se a partir de 1+, assumindo a definição quantitativa e não qualitativa
Tendo em conta o portfólio da Berkshire (+/- 40 empresas cotadas em bolsa, fora as que não são cotadas), como entendes a afirmação do Warren Buffett, ele diversifica ou não?

No meu caso, diversificar tem como objetivos principais reduzir o risco e estar investido em áreas negocio/geografias que considero com potencial (uns na perspectiva de crescimento outros na perspectiva de rendimento), sendo que não diversifico só porque sim, avaliei-os dentro dos meus parcos conhecimentos e experiência.
Woman_Respector
Registado: 02 mai 2025 14:17
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por Woman_Respector »

Alex Escreveu: 13 mai 2025 19:05
Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 18:44
Malta do retail são os que mais diversificam blindly, acredita que os big money não "diversificam" porque sim. Até lá diversificar não apresenta bem o mesmo contexto que para nós.

Diversificar define-se a partir de 1+, assumindo a definição quantitativa e não qualitativa
Tendo em conta o portfólio da Berkshire (+/- 40 empresas cotadas em bolsa, fora as que não são cotadas), como entendes a afirmação do Warren Buffett, ele diversifica ou não?

No meu caso, diversificar tem como objetivos principais reduzir o risco e estar investido em áreas negocio/geografias que considero com potencial (uns na perspectiva de crescimento outros na perspectiva de rendimento), sendo que não diversifico só porque sim, avaliei-os dentro dos meus parcos conhecimentos e experiência.
Ninguém disse que ele não diversifica e não sei onde leste isso.

Tu “tentas” diversificar porque queres eliminar o risco específico, resta saber se essa diversificação tem um correlação perfeitamente negativa looking forward.

O portfólio do buffet pode ter 40, mas acredita que 40 é mesmo muito pouco para o tamanho daquilo. A teoria dele não é investir em mais para reduzir o risco, se fosse para eliminar o risco usas derivados lineares. ele investe e mais porque vê novas oportunidades de investimento a bons preços
Into Derivatives, Quant, Corporate Finance and Strategy
Alex

Mensagem por Alex »

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 19:14
De facto não sei qual o conceito de diversificar do Warren Buffett mas colocaram na pagina anterior uma afirmação que está associada a ser proferida por ele em 1996:

"We think diversification is — as practiced generally — makes very little sense for anyone that knows what they’re doing. Diversification is a protection against ignorance..."

A Berkshire tem cerca de 100 empresas (entre cotadas e não cotadas), por isso de uma forma tosca diria que tendo em conta a afirmação dele, não considera que esteja a diversificar. Como tu bem referes apenas está a seguir a estratégia dele (vê novas oportunidades de investimento a bons preços).
Considero que ter mais que um ativo não é forçosamente diversificar, depende do contexto.

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 19:14 Tu “tentas” diversificar porque queres eliminar o risco específico, resta saber se essa diversificação tem um correlação perfeitamente negativa looking forward.
Se fosse apenas para reduzir o risco comprava um ETF de indice e já tinha diversificação suficiente para esse objectivo. :mrgreen:
Mas não é só por causa do risco que diversifico. Faço-o também porque vou gerando recursos anualmente com algum peso (sobre o total da carteira) e tento encontrar oportunidades de investimento que vão ao encontro dos meus critérios.
Woman_Respector

Alex Escreveu: 13 mai 2025 19:57
De facto não sei qual o conceito de diversificar do Warren Buffett mas colocaram na pagina anterior uma afirmação que está associada a ser proferida por ele em 1996:

"We think diversification is — as practiced generally — makes very little sense for anyone that knows what they’re doing. Diversification is a protection against ignorance..."

A Berkshire tem cerca de 100 empresas (entre cotadas e não cotadas), por isso de uma forma tosca diria que tendo em conta a afirmação dele, não considera que esteja a diversificar. Como tu bem referes apenas está a seguir a estratégia dele (vê novas oportunidades de investimento a bons preços).
Considero que ter mais que um ativo não é forçosamente diversificar, depende do contexto.

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 19:14 Tu “tentas” diversificar porque queres eliminar o risco específico, resta saber se essa diversificação tem um correlação perfeitamente negativa looking forward.
Se fosse apenas para reduzir o risco comprava um ETF de indice e já tinha diversificação suficiente para esse objectivo. :mrgreen:
Mas não é só por causa do risco que diversifico. Faço-o também porque vou gerando recursos anualmente com algum peso (sobre o total da carteira) e tento encontrar oportunidades de investimento que vão ao encontro dos meus critérios.
Não basta um ETF, para correctly diversify, nem com ouro, bonds e equity chegam lá
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 42 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por faraine82 »

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 22:40

Não basta um ETF, para correctly diversify, nem com ouro, bonds e equity chegam lá
Podes elaborar :)
Por acaso são os 3 ETF que tenho mas quero aprender mais :)
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1043 times
Been thanked: 1339 times

Mensagem por Virtua »

Women_Respector, anda cá, responde ao Home :lol:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Woman_Respector

faraine82 Escreveu: 13 mai 2025 23:05
Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 22:40

Podes elaborar :)
Por acaso são os 3 ETF que tenho mas quero aprender mais :)
Uma carteira diversificada assume-se perfeitamente diversificada se a sua correlação for p=-1

Chegarmos a p = -1, é fácil, no meio de tantos ativos há pelos menos alguns que se correlacionam negativamente de forma perfeita p = -1

O dificil:

Manteres p= -1 em market stress events.

Existe correlation risk, podemos assumir correlation risk como risco da nossa correlação estática mudar/evoluir ao longo do tempo.

Aliás tens um professor português com um artigo muito interessante publicado sobre correlation risk premium.https://www.sciencedirect.com/science/a ... 6621003502

Aliás, o problema não vem em bull runs, nem é crab markets. O problema vem quando não se sabe o que se passa.

Como vejo isso?

Podes fazer esses testes por ti com analises monte Carlo com regime switching (mudas os tipos de mercados e os preços evoluem estocasticamente consoante essa narrativa) podes usar VARs que até mesmo com 99% de nível de confiança um senhor famoso nos hedge fund disse sobre VARs " An airbag that works all the time, except when you have a car accident "

Diversificar é facil mas dificil, daí a magia das finanças.

Aliás foi um dos grandes problemas de Credit Default Swaps quando se aplicava default correlations.

note: Podemos tirar proveito do facto da correlação desaparecer durante uma crise, vendendo correlação ao mercado. O que acontece é que muitos investidores de retalho, por não quererem escolher ativos específicos dentro de uma classe de ativos, tendem a comprar (baskets). Como também procuram capital protection, acabam por comprar opções sobre esses baskets.
Ao vender essas opções, o mercado— fica exposto negativamente à correlação entre os ativos do cesto. E está geralmente disposto a pagar caro para recomprar essa exposição, sobretudo quando a correlação dispara (como acontece em períodos de crise). É precisamente isso que muitos traders de hedge funds fazem, usam opções binárias duplas (dual binaries) e derivados semelhantes.
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 42 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por faraine82 »

Muito obrigado pela resposta.

Agora tenho que estudar para perceber melhor o que foi dito :D
Virtua

Mensagem por Virtua »

faraine82 Escreveu: 14 mai 2025 10:09 Agora tenho que estudar para perceber melhor o que foi dito :D
Tudo simples, se tirares o jargão. Mas aqui um resumo do chat GPT que confirmo que está correcto sobre o que foi dito, sendo que para efeitos práticos, para nós como investidores comuns o principal é o ponto 2 e 3. Também confirmo que o woman_respector está correcto :lol:

Ponto 2: viewtopic.php?t=489
Ponto 3: viewtopic.php?t=505 (com exactamente o exemplo de acções, obrigações e ouro a caírem em simultâneo)

1- O que está em discussão

Estão a falar sobre o que significa "diversificar" nos investimentos.
Warren Buffett uma vez disse que diversificar é algo que as pessoas fazem quando não sabem bem o que estão a fazer, ou seja, espalham o dinheiro por muitos sítios só para se protegerem do desconhecido.

Mas depois lembram que a empresa dele, a Berkshire Hathaway, tem dezenas de empresas diferentes, por isso parece que ele próprio diversifica. A ideia que explicam é que ele não está a diversificar só por diversificar — está a escolher investimentos que ele acredita serem boas oportunidades.

2 - Ter vários ativos não é o mesmo que estar diversificado

Ter várias coisas diferentes não significa obrigatoriamente que a carteira está bem protegida.
Por exemplo, ter ações, obrigações e ouro não garante que a tua carteira se comporte bem em todas as situações.

3 - O problema das crises

Em alturas normais, é fácil dizer que estás diversificado, porque há sempre coisas que se mexem em direções opostas (umas sobem quando outras descem).
Mas em tempos de crise, normalmente quase tudo se move na mesma direção, e aí a suposta diversificação desaparece. Este é o chamado "risco da correlação mudar".

4 - Como testar isto

Dizem que podes testar estas situações simulando mercados com diferentes cenários (por exemplo, usando simulações de computador chamadas Monte Carlo). Mas avisam que estas ferramentas não são garantidas, porque podem falhar exatamente quando mais precisas delas — como um airbag que só falha quando tens um acidente.

5 - Como os profissionais lucram com isto

Explicam que alguns investidores profissionais conseguem ganhar dinheiro com o facto das pessoas acreditarem que estão protegidas, mesmo que não estejam.

Por exemplo:

As pessoas compram "cestos" de investimentos (como ETFs) e compram proteções (opções) para se sentirem seguras.

Os profissionais vendem essa proteção ao mercado.

Quando acontece uma crise e a tal "diversificação" falha, esses profissionais ganham porque a proteção que venderam aumenta muito de valor.
Alex

Mensagem por Alex »

Woman_Respector Escreveu: 13 mai 2025 23:50 Uma carteira diversificada assume-se perfeitamente diversificada se a sua correlação for p=-1

Chegarmos a p = -1, é fácil, no meio de tantos ativos há pelos menos alguns que se correlacionam negativamente de forma perfeita p = -1

O dificil:

Manteres p= -1 em market stress events.

Existe correlation risk, podemos assumir correlation risk como risco da nossa correlação estática mudar/evoluir ao longo do tempo.

Aliás tens um professor português com um artigo muito interessante publicado sobre correlation risk premium.https://www.sciencedirect.com/science/a ... 6621003502

Aliás, o problema não vem em bull runs, nem é crab markets. O problema vem quando não se sabe o que se passa.

Como vejo isso?

Podes fazer esses testes por ti com analises monte Carlo com regime switching (mudas os tipos de mercados e os preços evoluem estocasticamente consoante essa narrativa) podes usar VARs que até mesmo com 99% de nível de confiança um senhor famoso nos hedge fund disse sobre VARs " An airbag that works all the time, except when you have a car accident "

Diversificar é facil mas dificil, daí a magia das finanças.

Aliás foi um dos grandes problemas de Credit Default Swaps quando se aplicava default correlations.

note: Podemos tirar proveito do facto da correlação desaparecer durante uma crise, vendendo correlação ao mercado. O que acontece é que muitos investidores de retalho, por não quererem escolher ativos específicos dentro de uma classe de ativos, tendem a comprar (baskets). Como também procuram capital protection, acabam por comprar opções sobre esses baskets.
Ao vender essas opções, o mercado— fica exposto negativamente à correlação entre os ativos do cesto. E está geralmente disposto a pagar caro para recomprar essa exposição, sobretudo quando a correlação dispara (como acontece em períodos de crise). É precisamente isso que muitos traders de hedge funds fazem, usam opções binárias duplas (dual binaries) e derivados semelhantes.
Não é necessário utilizar a panoplia de instrumentos que referes para ganhar dinheiro nos mercados de forma consistente, o Warren Buffett é a prova disso, nunca investiu em ouro, por exemplo. E não sei se há algum investidor que tenha um histórico melhor que o dele.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Alex Escreveu: 14 mai 2025 14:21 Não é necessário utilizar a panoplia de instrumentos que referes para ganhar dinheiro nos mercados de forma consistente
Não me parece que tenha sido o que ele disse nem foi assim que eu interpretei. Não foi dito que só assim se ganha dinheiro.
Alex

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 14 mai 2025 14:57
Alex Escreveu: 14 mai 2025 14:21 Não é necessário utilizar a panoplia de instrumentos que referes para ganhar dinheiro nos mercados de forma consistente
Não me parece que tenha sido o que ele disse nem foi assim que eu interpretei. Não foi dito que só assim se ganha dinheiro.
Também não é isso que afirmo. :)

Clarificando para evitar uma discussão inútil, não é preciso ter uma carteira perfeitamente diversificada (entenda-se perfeitamente diversificada com os parâmetros indicados no post do(a) Woman_Respector ) para ganhar dinheiro nos mercados, de uma forma consistente a longo e a muito longo prazo.
Última edição por Alex em 15 mai 2025 15:01, editado 1 vez no total.
Alpha
Registado: 06 mar 2025 15:17
Has thanked: 23 times
Been thanked: 45 times

Mensagem por Alpha »

Virtua

Mensagem por Virtua »

Três anos de crescimento surpreendente chegam ao fim: a economia russa estagna

Depois de um desempenho económico que desafiou previsões durante os últimos três anos, a Rússia parece ter perdido o fôlego. Novos dados divulgados pelo Goldman Sachs e por instituições financeiras russas revelam que, após um crescimento robusto em 2023 e no início de 2024, a economia do país estagnou subitamente. Indicadores de atividade empresarial e estimativas oficiais reconhecem uma quebra generalizada na produção, enquanto o próprio Banco Central admite que a procura interna está a registar uma queda acentuada.

Este abrandamento marca o fim de uma fase de expansão impulsionada pelo esforço de guerra, pelo aumento do investimento público e pelos preços elevados das matérias-primas. No entanto, três factores principais estão agora a travar a economia russa. Em primeiro lugar, a transformação estrutural da economia para um modelo militarizado e virado para os mercados asiáticos está praticamente concluída. A despesa militar, que registou um aumento superior a 50% no ano passado, cresce agora a um ritmo muito mais moderado em 2025. Em segundo lugar, numa tentativa de controlar uma inflação que superou os 10% no início do ano, o Banco Central mantém a taxa de juro nos 21%, o nível mais elevado desde o início dos anos 2000, desincentivando o consumo e o investimento empresarial.

Por fim, o agravamento do contexto externo está a infligir novos danos. A queda dos preços do petróleo, associada à revisão em baixa do crescimento da China — o maior cliente do petróleo russo —, está a reduzir drasticamente as receitas de exportação e a penalizar as contas públicas. O Ministério das Finanças já reviu em alta a previsão do défice orçamental para 1,7% do PIB, face aos 0,5% inicialmente previstos, depois de cortar em 24% a estimativa de receitas energéticas.

Se, por um lado, o Kremlin pode considerar este arrefecimento económico um preço aceitável para conter a inflação, por outro, a magnitude da desaceleração revela-se mais grave do que o esperado. Sem margem para novo estímulo interno e com os mercados externos em deterioração, a economia russa volta a dar sinais preocupantes de fragilidade.

Fonte: https://www.economist.com/finance-and-e ... sputtering
Alex

Mensagem por Alex »

É capaz de ser pior..
Russian economy in worse shape than Moscow says, report for EU shows

BRUSSELS, May 13 (Reuters) - The Russian economy is in an increasingly precarious state as a result of a shift to a war mode and of Western sanctions over Moscow's invasion of Ukraine, a report by the Stockholm Institute of Transition Economics (SITE) said on Tuesday.
The report, prepared for talks of European Union finance ministers, said that while still relatively stable, the Russian economy was only superficially resilient and that underlying imbalances and structural weaknesses were growing.

"The fiscal stimulus of the war economy has kept the economy afloat in the short term, but the reliance on opaque financing, distortionary resource allocation, and shrinking fiscal buffers makes it unsustainable in the long term. Contrary to Kremlin narratives, time is not on Russia's side," it said.
The EU has imposed 16 packages of sanctions on Russia since the start of the war in Ukraine in February 2022, targeting Moscow's main sources of revenue - oil, gas and coal exports. Other Western powers, including the United States, Canada, Britain and Japan also imposed sanctions.
Keen to show Western sanctions are pointless, Russia says its gross domestic product grew 4.3% in 2024 after 3.6% expansion in 2023.
But Torbjorn Becker, who presented the SITE report to EU finance ministers, said Russian GDP numbers could not be trusted because Moscow was most likely strongly understating inflation which affected real GDP calculations.
"Russia claims inflation is 9-10%. Why would they then have a policy rate of 21% at the central bank? Which regular central bank would have a policy rate that's basically 11.50 percentage points higher than the inflation rate? If any of our central banks were doing something like that, they would be out of their job the next day," Becker told reporters.
"That's a very clear indication that inflation may not actually be the right number. If you understate inflation, you will then overstate real GDP numbers," he said.

LIKELY HIGHER BUDGET DEFICIT
He also pointed to Russia's budget constraints caused by falling revenues from oil, gas and coal and rising military spending. Since the start of its invasion of Ukraine and despite its massive war effort, Russia has been reporting a budget deficit of 2% of GDP every year.
"Fiscal numbers in Russia don't really correspond to what we think that they are putting into the war effort," Becker said.
He said much of the financing of the war machine was going through the banking system. "So if you add that to the fiscal numbers, their fiscal deficits would be ballpark twice as high as what they have shown in the official statistics," he said.
This, in turn, was building up financial risks in the banking system, Becker said, because banks were reporting high credit growth.
"These are all indicators that we usually look at when we want to predict the banking crisis," Becker said.
European Economic Commissioner Valdis Dombrovskis said the European Commission agreed with the SITE report.
"Their analysis highlights the unreliability of Russian statistics, and how the Russian economy is not performing as well as its official statistics suggest," Dombrovskis told reporters after the EU ministers' meeting.
"The Commission broadly agrees with this analysis and the overall increasing fragility of the Russian economy. This underlines the importance of the international community's ongoing efforts to limit the Kremlin's capacity to continue its war of aggression against Ukraine," he said.

https://www.reuters.com/world/europe/ru ... 025-05-13/
Responder